Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2017 > 01 > Degustador de bebidas vítima de alcoolismo sofre dano moral. Por Dorgival Terceiro Neto Júnior
Conteúdo

Notícias

Degustador de bebidas vítima de alcoolismo sofre dano moral. Por Dorgival Terceiro Neto Júnior

Correio Trabalhista, do dia 03.01.2017
publicado: 05/01/2017 12h30 última modificação: 05/01/2017 12h30

A Quinta Turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais, sob a relatoria do juiz convocado Antônio Carlos Rodrigues Filho, decidiu que o empregado que se tornou alcoólatra após dois anos de trabalho como provador de bebidas alcoólicas sobre dano moral.

A empresa alegou não existir a função de degustador, mas sim um banco de profissionais voluntários, onde os interessados se submetem a testes, exames e recebem curso específico de degustação, mas sendo livres para deixar de compor o banco de degustadores a qualquer tempo.

Alegou ainda empresa que a quantidade de bebida alcoólica ingerida era pouca, não sendo nociva ao organismo, além de que o autor não era usuário apenas de álcool.

Mas o relator refutou os argumentos após constatar que o autor trabalhava como operador e participou do quadro de provadores por dois anos.

Anotou o relator que, ao longo de todo esse tempo, a ré comprovou a realização de exames médicos específicos apenas para ingresso na função, não agindo, assim, com cautela e vigilância com a saúde do empregado inserido na atividade de degustação.

O magistrado também não se convenceu de que a quantidade de bebida alcoólica ingerida fosse ínfima e insuficiente para a afetar a saúde do trabalhador. Ele registrou que os controles de degustação juntados com a defesa, denominados "avaliação sensorial", não continham as quantidade ingeridas e se referiam apenas ao ano de 2012, enquanto uma testemunha declarou haver degustação todos os dias.

A prova testemunhal esclareceu ainda que eram oferecidos prêmios ao degustador, tais como caixa de cerveja, cooler, balde, pelo que o juiz anotou que até a premiação oferecida consistia em bebida alcoólica, além de acessórios que induzem ao consumo.

O relator considerou espantosa a revelação de que a empresa convocava os trabalhadores em plena jornada de trabalho para experimentar bebidas alcoólicas e depois retornar à operação de máquinas, sendo que, no caso do reclamante, as funções incluíam lidar com garrafas de vidro e cacos de vidro.

Testemunhas ouvidas confirmaram a aparência de embriaguez do operador no trabalho, com "fala devagar e enrolada", sentindo diferença de comportamento do autor antes e depois da degustação. Antes era normal, depois passou a ficar "recuado, nervoso, alterava a voz".

O magistrado não encontrou prova de que a fabricante de bebidas tivesse adotado medidas de prevenção do risco a que sujeitou o reclamante, porque os treinamentos oferecidos eram apenas para garantir a qualidade do produto fabricado.

Quanto ao uso de outras substâncias psicoativas pelo operador, entendeu o relator que o fato não afasta da culpa da empresa de bebidas, porque a análise do processo se limitava ao consumo de álcool por ela oferecido, onde não havia controle de saúde do trabalhador.

Ao final, a Turma proveu parcialmente o recuso da empresa apenas para reduzir o valor da indenização por dano moral de R$ 100 mil para R$ 50 mil.

(TRT 3ª Região – 5ª Turma -Proc. 0011017-82.2015.5.03.0039)