Resultados da Pesquisa de Clima
Organizacional e de Satisfação dos
Servidores - Ano 2014
Parte 2 – Descrição da Pesquisa de Clima organizacional com os Servidores
Tabela 1: Perfil dos Servidores (N=522)
Categorias Frequência %
nculo
Servidor (a) Efetivo (a) 483 92,53
Servidor (a) Requisitado (a) 37 7,09
Não respondeu 2 0,38
Total 522 100,00
Sexo
Masculino 284 54,41
Feminino 237 45,40
Não respondeu 1 0,19
Total 522 100,00
20 a 33 43 8,24
34 a 44 78 14,94
45 a 55 305 58,43
Acima de 55 85 16,28
Não respondeu 11 2,11
Total 522 100,00
Função
Cargo em Comissão 53 10,15
Função Comissionada 385 73,75
Sem Função Comissionada 83 15,90
Não respondeu 1 0,19
Total 522 100,00
Tempo de Trabalho (anos)
Menos de 03 anos 25 4,79
De 03 a 10 anos 66 12,64
De 11 a 20 anos 82 15,71
Mais de 20 anos 348 66,67
Não Respondeu 1 0,19
Total 522 100,00
Local de Atividade
Vara de trabalho da Capital 103 19,73
Vara de trabalho do Interior 124 23,75
Tribunal – Área Judiciária 123 23,56
Tribunal – Área Administrativa 172 32,95
Total 522 100,00
Escolaridade
Ensino Fundamental 10 1,92
Ensino Médio 30 5,75
Superior Incompleto 35 6,70
Superior 131 25,10
Especialização 295 56,51
Mestrado 19 3,64
Doutorado 1 0,19
Não Respondeu 1 0,19
Total 522 100,00
Faixa Etárias
Média = 48,09 Desvio-padrão = 8,31 (variando de 22 a 68)
Em relação à Percepção Institucional, a mesma obteve um percentual de
concordância de 83%. De acordo com o Gráfico 11 abaixo, os itens de maiores médias
incluem o aspecto de que o seu trabalho contribui para a Justiça Social, que o TRT
prioriza a qualidade do atendimento e a agilidade na prestação dos serviços e o de que o
Tribunal transmite uma imagem positiva para sociedade Da mesma forma que nos anos
anteriores, o item de menor média foi o relativo a preocupação com a satisfação dos
servidores.
Gráfico 11: Avaliação Média da Percepção Institucional
3. Saúde e Bem-Estar composta por cinco itens que avaliam a percepção do
quanto à execução do trabalho afeta a saúde física e mental dos servidores, assim como
se a instituição cuida desses aspectos.
Percebo que aqui no TRT há uma preocupão com a satisfão dos servidores.
O salário e os benefícios que recebo no TRT são os grandes motivadores do meu trabalho.
Considero-me envolvido com o planejamento estratégico do meu órgão.
No Tribunal, os planos estratégicos são acompanhados e respeitados, de modo a garantir a ....
Utilizo as orientações do planejamento estratégico nas minhas atividades cotidianas.
No Tribunal há a preocupação com a modernizão e a melhoria continuada dos processos de .....
Conheço a Missão e Visão do TRT 13ª Região.
Trabalho em um Órgão Público que transmite uma imagem positiva ao público externo.
Trabalho em um órgão público que prioriza a qualidade no atendimento e a agilidade na ....
Com o meu trabalho contribuo para a realização da Justiça Social.
3,12
3,42
3,57
3,57
3,61
3,80
4,08
4,19
4,32
4,56
O Gráfico 20 indica o nível de adequação dos servidores com as atividades que
executam, bem como as oportunidades de qualificação e atualização que estes possuem
na instituição. Nele, observa-se que 80% concordam que as atividades de capacitação
atendem às necessidades de suas funções, enquanto 17% discordam e 2% afirmaram
não ter opinião formada sobre o tema. O item com a menor média foi o de que No meu
setor, as necessidades de capacitação são identificadas e tratadas em tempo hábil.”.
Gráfico 21: Avaliação Média da Capacitação
8.
Lideraa composta por sete itens que avaliam os aspectos
perceptivos do papel gerencial dos líderes, a exemplo de tratamento com os servidores,
independentemente do cargo ou função, capacidade para solucionar problemas, dar
autonomia para se propor melhorias na execução do trabalho, etc.
No meu setor, as necessidades de capacitação são identificadas e tratadas em tempo hábil pelo ....
As datas e horários de realizão de eventos pedagógicos possibilitam minha participação.
O TRT 13ª Região/SEGEPE me incentiva a buscar novos conhecimentos para o desenvolvimento...
O Tribunal tem possibilitado a participação em cursos para a melhoria das atividades exercidas no ....
Tenho oportunidade de participar dos treinamentos oferecidos pelo TRT 13ª REGIÃO/SEGEPE que ....
O que tenho aprendido nos treinamentos oferecidos pelo TRT melhora minha produtividade.
Tenho o conhecimento necessário para utilizar as ferramentas de informática disponibilizadas ....
Tenho a chance de aproveitar minhas habilidades e conhecimentos na realizão do meu trabalho.
3,35
3,49
3,66
3,84
3,92
4,03
4,09
4,13
Gráfico 27: Análise Percentual da Satisfação de 2009 a 2014
De acordo com os Gráficos 27 e 28, pode-se constatar que o percentual geral
de satisfação dos servidores 88%, aumentou 1% em relação à 2013. Todavia, observa-
se que a categoria dos satisfeitos vem ascendendo e a dos muito satisfeitos vem
decrescendo.
Muito Satisfeito Satisfeito Nem satisfeito, nem insatisfeito Insatisfeito Muito Insatisfeito Não Respondeu
53
33
5
7
2
0
48
35
13
4
0 0
42
45
9
2
1
0
39
48
8
4
1
0
36
52
9
3
1
0
2009 2010 2.011 2013 2014
Gráfico 28: Análise da Satisfação Geral de 2009 a 2013
Pontos Fortes e Fracos segundo os Servidores
Tabela 4: Pontos Fortes segundo os Servidores
(Quanto mais alto o percentual de concordância, melhor)
Pontos Fortes %
Liderança 91
Relacionamento Interpessoal 88
Infraestrutura 85
Percepção Institucional 83
Organização no Trabalho 81
Capacitação 80
Comunicação 75
Saúde 61
Justiça Organizacional 55
2009 2010 2011 2013 2014
86
83
87 87
88
Pelo exposto na Tabela 4 acima, verificam-se como pontos fortes todos os
aspectos analisados ou sejam Liderança, Relacionamento Interpessoal, Infraestrutura,
Percepção Institucional, Organização no Trabalho, Capacitação, Comunicação, Saúde e
Justiça Organizacional não ficando nenhuma dimensão abaixo da média.
Comparando-se os percentuais das dimensões entre os anos de 2013 e
2014 (Gráfico 29), observa-se que os dados corroboram com os dados dos pontos fortes
descritos anteriormente, apesar dos índices de todas as dimensões apresentarem
redução em relação à 2013, com exceção da dimensão infraestrutura que manteve o
índice.
Gráfico 29: Análise Percentual Comparativa das Dimensões de 2009 a 2013
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51
87
57
77
59
47
74
71
45
48
64
44
61
55
56
59
70
39
47
70
42
69
62
56
65
81
39
80
84
68
89
84
85
83
93
61
75
83
61
88
81
85
80
91
55
2009 2010 2011 2013 2014