1. Identificação da Reunião

Data

Horário

Local

Coordenador da reunião

18/01/2023

Início

10h10

Término

12h10

Sala do LABOR

Juiz Auxiliar da Presidência e Presidente da Comissão Gestora do PLS

     Objetivos da Reunião

  1. a. Apresentação do resultado consolidado do PLS para o ano de 2022. 

  2. b. Apreciação de propostas de alteração de metas. 

  3. c. Apreciação de propostas de ações a serem implementadas. 

2. Participantes

Nome

Lotação

Cargo

Lindinaldo Silva Marinho

JAP

Juiz Auxiliar da Presidência

Simone Farias Perussi

GDG

Diretora Geral da Secretaria

Max Frederico Feitosa G. Pereira

SEGGEST

Secretário de Governança e Gestão Estratégica

Jackson Bertamoni de Lima

SEGGEST

Chefe da Seção de Gestão Socioambiental

Rossana Maria Ismael Espinola de Carvalho

SEGEPE

Secretária de Gestão de Pessoas e Pagamento de Pessoal

Emerson Santos Maul de Andrade

CAEMA

Coordenador de Arquitetura, Engenharia e Manutenção, Conservação e Limpeza.

Valéria Ferreira da Rocha

CMP

Coordenadora do Material e Patrimônio

Adenilson Borba Lopes da Silva

SEGGEST

Seção de Gestão Socioambiental

 

 

 

3. Discussão da Pauta

Assunto

  1. a. 

Abertura da reunião.

- O presidente da Comissão Gestora do PLS, juiz Lindinaldo Silva Marinho, iniciou a reunião e passou a palavra ao secretário de Governança e Gestão Estratégica, Max Frederico Feitosa Guedes Pereira. O secretário fez uma breve introdução sobre o Plano de Logística Sustentável (PLS) e sobre o Índice de Desempenho da Sustentabilidade (IDS) e seus reflexos no prêmio CNJ de Qualidade, para situar os novos integrantes da Comissão Gestora do PLS sobre a temática.

- Max informou que, no ano de 2022, o PLS fechou com 22 indicadores dentro da meta e 3 deles com resultado fora da meta, o que significou um atingimento de 88% do PLS. Com isso, a meta do Planejamento estratégico para o PLS, que era de 86% foi superada. Os indicadores que ficaram fora da meta do PLS foram: telefonia fixa, manutenção de veículos e serviços gráficos (apoio às atividades administrativas).

- Na sequência, Max passou a palavra para o chefe da Seção de Gestão Socioambiental que apresentou os resultados dos indicadores. Jackson iniciou pela apresentação da evolução dos dados de consumo de Energia e Água e Esgoto, por serem estes dois os indicadores de maior peso na apuração do IDS. Ficou demonstrado que o TRT tem diminuído o consumo destes dois recursos ao ongo do tempo, fruto das ações que vem sendo desenvolvidas pelo Tribunal na área da sustentabilidade.

- Seguindo, Jackson apresentou a relação de indicadores cujas metas devem ser revisadas porque as metas estabelecidas na concepção do PLS deste ciclo já não correspondem ao cenário atual, graças a melhoria no consumo responsável e consciente do Regional. Foi sugerido que a Comissão analisasse novas metas para os seguintes indicadores: papel, copos, água mineral, impressões, reforma e construção, telefonia fixa, manutenção de veículos e serviços gráficos (apoio aos serviços administrativos).

  1. b. 

Deliberações da Comissão Gestora do PLS:

PAPEL PARA IMPRESSÃO -  a Comissão Gestora decidiu pelo seguinte:

a) Varas do Trabalho: reduzir o limite de fornecimento de 7 para 5 resmas por ano.

b) Gabinetes de Desembargador: manter o limite de fornecimento em 2 resmas/ano.

c) Outros Setores: redução de 30% do limite estabelecido para 2022, mantendo o mínimo de 1 resma por setor para aqueles em que a aplicação da redução significar menos do que 1 unidade/ano. Tabela com os novos limites de fornecimento de papel seguirá anexada nesta Ata.

d) Maiores consumidores de 2022: serão visitados pelo chefe da Seção de Gestão Socioambiental e pelo presidente da Comissão Gestora do PLS para discussão de necessidade de impressão e alternativas para redução de consumo de papel.

COPOS DESCARTÁVEIS - a Comissão Gestora decidiu pelo seguinte:

a) NUSA e EJUD: redução de 30% no limite de fornecimento estabelecido para 2022.

b) Portarias dos Fóruns: será limitado o fornecimento para 1 cento/ano para cada.

c) Varas do Trabalho: limitado a 2 centos/ano para cada.

d) Portaria da Sede: este consumo, antes atendido por solicitações da CAEMA (conservação e limpeza), entendido como sendo para atendimento ao público externo durante as sessões do Pleno, deverá ser atendido por solicitações no SCMP diretamente pelas SEGEJUD, secretarias de 1ª e 2ª Turma. O limite de fornecimento ficou estabelecido em 33 centos/ano a ser distribuído entre o Pleno e as 2 Turmas.

- Considerando que haverá eventos da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos e Secretaria de Gestão de Pessoas e Pagamento de Pessoal, para público externo, estará liberado o fornecimento de copos descartáveis para estes setores e a meta de limite de fornecimento será construída com o histórico de consumo.

- Tabela com os novos limites de fornecimento de copos seguirá anexada nesta Ata.

TELEFONIA FIXA - a Comissão Gestora decidiu pelo seguinte:

a) Manter a meta estabelecida no PLS e aguardar pelos desdobramentos na licitação dos serviços de telefonia VOIP.

VEÍCULOS:

a) Será realizada reunião entre o chefe da Seção de Gestão Socioambiental, o presidente da Comissão Gestora do PLS e os responsáveis pela manutenção da frota para definir as novas metas.

SERVIÇOS GRÁFICOS - a Comissão Gestora decidiu pelo seguinte:

a) Manter as metas anuais e alinhar com os setores responsáveis por contratações de impressos que antes de qualquer contratação deverão observar o planejado no PLS.

Nesta reunião não houve tempo para deliberar sobre novas metas para os indicadores: água mineral, impressões e reforma e construção.

- Dando sequência, Jackson apresentou proposta de alteração da métrica de avaliação do indicador 12, que trata da destinação de resíduos do Tribunal. Na formatação atual a meta é “destinar, adequadamente, 100% dos resíduos e rejeitos coletados no Tribunal”. Foi apresentada proposta de alterar para “Implantar coleta seletiva em todas as unidades do TRT13” com metas de 70% em 2023, 90% em 2024, alcançando 100% em 2025. Com isso, todas as edificações do Tribunal passariam, a partir de 2025, a ter separação adequada dos resíduos gerados, facilitando a sua destinação adequada. A proposta foi aprovada pela Comissão.

- Continuando, o chefe da Seção Socioambiental apresentou propostas a serem implementadas para aprimorar o desempenho do indicador Água e Esgoto. A primeira proposta foi a de melhorar a execução da ação 9 do plano de ação do indicador Água e Esgoto – estudar a viabilidade de ampliação de captação e utilização de águas pluviais para fins não potáveis. Por exemplo, ampliar a coleta de água da chuva no Fórum de Santa Rita, pois lá já há uma caixa de água de 5 mil litros instalada para coleta da água do galpão e há espaço disponível para mais reservatórios. A Comissão aprovou a proposta e sugeriu demandar estudo para a CAEMA a fim de identificar a possibilidade de instalar coleta de água da chuva em outros prédios do Tribunal, inclusive nas Varas do Trabalho. Outra proposta foi a de implementar acompanhamento semanal dos hidrômetros em todas as unidades do Tribunal, com o objetivo de identificar precocemente eventuais vazamentos. Sobre esta proposta ficou determinado que a Seção Socioambiental confeccione uma planilha para o registro das leituras semanais que deverão ser preenchidas pelos gestores das unidades (Planilha compartilhada pelo google workplace), inclusive com o gestor do contrato da CAGEPA, semanalmente. Este compartilhamento deverá ser feito inclusive com o gestor do contrato da DAESA. O presidente da Comissão Gestora definirá quem deve oficiar aos gestores a preencher a planilha de registro dos hidrômetros.

- Continuando, o chefe da Gestão Socioambiental informou que devido a falhas de comunicação, ocorreu desperdício de água tratada durante a execução das limpezas de caixas d’água e cisternas no segundo semestre do ano passado. Devem ser adotadas outras medidas para que de fato haja o consumo da água antes da limpeza dos reservatórios. A Comissão aprovou o seguinte: que a CAEMA vai montar os coronogramas de limpeza com a empresa contratada e informará ao GDG. Ao GDG caberá oficiar os responsáveis pelos prédios para que tomem as ações tempestivamente de forma que evitem o despejo de água tratada.

- Sem mais tempo para deliberar, a reunião foi encerrada pelo presidente da Comissão.

4. Pendência identificada

Decisão

Responsável pela ação

Data limite

  1.  

-

 -

 -

5. Fechamento da Ata

Data da ata

Assinatura do Presidente da Comissão Gestora do PLS

 

 

João Pessoa/PB, 18 de janeiro de 2023.

 

 

 

 

 

 

Juiz Auxiliar da Presidência

Presidente da Comissão Gestora do PLS