Data | Horário | Local | Coordenador da reunião | |||
18/01/2023 | Início | 10h10 | Término | 12h10 | Sala do LABOR | Juiz Auxiliar da Presidência e Presidente da Comissão Gestora do PLS |
a. Apresentação do resultado consolidado do PLS para o ano de 2022.
b. Apreciação de propostas de alteração de metas.
c. Apreciação de propostas de ações a serem implementadas.
Nome | Lotação | Cargo |
Lindinaldo Silva Marinho | JAP | Juiz Auxiliar da Presidência |
Simone Farias Perussi | GDG | Diretora Geral da Secretaria |
Max Frederico Feitosa G. Pereira | SEGGEST | Secretário de Governança e Gestão Estratégica |
Jackson Bertamoni de Lima | SEGGEST | Chefe da Seção de Gestão Socioambiental |
Rossana Maria Ismael Espinola de Carvalho | SEGEPE | Secretária de Gestão de Pessoas e Pagamento de Pessoal |
Emerson Santos Maul de Andrade | CAEMA | Coordenador de Arquitetura, Engenharia e Manutenção, Conservação e Limpeza. |
Valéria Ferreira da Rocha | CMP | Coordenadora do Material e Patrimônio |
Adenilson Borba Lopes da Silva | SEGGEST | Seção de Gestão Socioambiental |
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Assunto | |
| Abertura da reunião. - O presidente da Comissão Gestora do PLS, juiz Lindinaldo Silva Marinho, iniciou a reunião e passou a palavra ao secretário de Governança e Gestão Estratégica, Max Frederico Feitosa Guedes Pereira. O secretário fez uma breve introdução sobre o Plano de Logística Sustentável (PLS) e sobre o Índice de Desempenho da Sustentabilidade (IDS) e seus reflexos no prêmio CNJ de Qualidade, para situar os novos integrantes da Comissão Gestora do PLS sobre a temática. - Max informou que, no ano de 2022, o PLS fechou com 22 indicadores dentro da meta e 3 deles com resultado fora da meta, o que significou um atingimento de 88% do PLS. Com isso, a meta do Planejamento estratégico para o PLS, que era de 86% foi superada. Os indicadores que ficaram fora da meta do PLS foram: telefonia fixa, manutenção de veículos e serviços gráficos (apoio às atividades administrativas). - Na sequência, Max passou a palavra para o chefe da Seção de Gestão Socioambiental que apresentou os resultados dos indicadores. Jackson iniciou pela apresentação da evolução dos dados de consumo de Energia e Água e Esgoto, por serem estes dois os indicadores de maior peso na apuração do IDS. Ficou demonstrado que o TRT tem diminuído o consumo destes dois recursos ao ongo do tempo, fruto das ações que vem sendo desenvolvidas pelo Tribunal na área da sustentabilidade. - Seguindo, Jackson apresentou a relação de indicadores cujas metas devem ser revisadas porque as metas estabelecidas na concepção do PLS deste ciclo já não correspondem ao cenário atual, graças a melhoria no consumo responsável e consciente do Regional. Foi sugerido que a Comissão analisasse novas metas para os seguintes indicadores: papel, copos, água mineral, impressões, reforma e construção, telefonia fixa, manutenção de veículos e serviços gráficos (apoio aos serviços administrativos). |
| Deliberações da Comissão Gestora do PLS: PAPEL PARA IMPRESSÃO - a Comissão Gestora decidiu pelo seguinte: a) Varas do Trabalho: reduzir o limite de fornecimento de 7 para 5 resmas por ano. b) Gabinetes de Desembargador: manter o limite de fornecimento em 2 resmas/ano. c) Outros Setores: redução de 30% do limite estabelecido para 2022, mantendo o mínimo de 1 resma por setor para aqueles em que a aplicação da redução significar menos do que 1 unidade/ano. Tabela com os novos limites de fornecimento de papel seguirá anexada nesta Ata. d) Maiores consumidores de 2022: serão visitados pelo chefe da Seção de Gestão Socioambiental e pelo presidente da Comissão Gestora do PLS para discussão de necessidade de impressão e alternativas para redução de consumo de papel. COPOS DESCARTÁVEIS - a Comissão Gestora decidiu pelo seguinte: a) NUSA e EJUD: redução de 30% no limite de fornecimento estabelecido para 2022. b) Portarias dos Fóruns: será limitado o fornecimento para 1 cento/ano para cada. c) Varas do Trabalho: limitado a 2 centos/ano para cada. d) Portaria da Sede: este consumo, antes atendido por solicitações da CAEMA (conservação e limpeza), entendido como sendo para atendimento ao público externo durante as sessões do Pleno, deverá ser atendido por solicitações no SCMP diretamente pelas SEGEJUD, secretarias de 1ª e 2ª Turma. O limite de fornecimento ficou estabelecido em 33 centos/ano a ser distribuído entre o Pleno e as 2 Turmas. - Considerando que haverá eventos da Assessoria de Projetos Sociais e Promoção dos Direitos Humanos e Secretaria de Gestão de Pessoas e Pagamento de Pessoal, para público externo, estará liberado o fornecimento de copos descartáveis para estes setores e a meta de limite de fornecimento será construída com o histórico de consumo. - Tabela com os novos limites de fornecimento de copos seguirá anexada nesta Ata. TELEFONIA FIXA - a Comissão Gestora decidiu pelo seguinte: a) Manter a meta estabelecida no PLS e aguardar pelos desdobramentos na licitação dos serviços de telefonia VOIP. VEÍCULOS: a) Será realizada reunião entre o chefe da Seção de Gestão Socioambiental, o presidente da Comissão Gestora do PLS e os responsáveis pela manutenção da frota para definir as novas metas. SERVIÇOS GRÁFICOS - a Comissão Gestora decidiu pelo seguinte: a) Manter as metas anuais e alinhar com os setores responsáveis por contratações de impressos que antes de qualquer contratação deverão observar o planejado no PLS. Nesta reunião não houve tempo para deliberar sobre novas metas para os indicadores: água mineral, impressões e reforma e construção. - Dando sequência, Jackson apresentou proposta de alteração da métrica de avaliação do indicador 12, que trata da destinação de resíduos do Tribunal. Na formatação atual a meta é “destinar, adequadamente, 100% dos resíduos e rejeitos coletados no Tribunal”. Foi apresentada proposta de alterar para “Implantar coleta seletiva em todas as unidades do TRT13” com metas de 70% em 2023, 90% em 2024, alcançando 100% em 2025. Com isso, todas as edificações do Tribunal passariam, a partir de 2025, a ter separação adequada dos resíduos gerados, facilitando a sua destinação adequada. A proposta foi aprovada pela Comissão. - Continuando, o chefe da Seção Socioambiental apresentou propostas a serem implementadas para aprimorar o desempenho do indicador Água e Esgoto. A primeira proposta foi a de melhorar a execução da ação 9 do plano de ação do indicador Água e Esgoto – estudar a viabilidade de ampliação de captação e utilização de águas pluviais para fins não potáveis. Por exemplo, ampliar a coleta de água da chuva no Fórum de Santa Rita, pois lá já há uma caixa de água de 5 mil litros instalada para coleta da água do galpão e há espaço disponível para mais reservatórios. A Comissão aprovou a proposta e sugeriu demandar estudo para a CAEMA a fim de identificar a possibilidade de instalar coleta de água da chuva em outros prédios do Tribunal, inclusive nas Varas do Trabalho. Outra proposta foi a de implementar acompanhamento semanal dos hidrômetros em todas as unidades do Tribunal, com o objetivo de identificar precocemente eventuais vazamentos. Sobre esta proposta ficou determinado que a Seção Socioambiental confeccione uma planilha para o registro das leituras semanais que deverão ser preenchidas pelos gestores das unidades (Planilha compartilhada pelo google workplace), inclusive com o gestor do contrato da CAGEPA, semanalmente. Este compartilhamento deverá ser feito inclusive com o gestor do contrato da DAESA. O presidente da Comissão Gestora definirá quem deve oficiar aos gestores a preencher a planilha de registro dos hidrômetros. - Continuando, o chefe da Gestão Socioambiental informou que devido a falhas de comunicação, ocorreu desperdício de água tratada durante a execução das limpezas de caixas d’água e cisternas no segundo semestre do ano passado. Devem ser adotadas outras medidas para que de fato haja o consumo da água antes da limpeza dos reservatórios. A Comissão aprovou o seguinte: que a CAEMA vai montar os coronogramas de limpeza com a empresa contratada e informará ao GDG. Ao GDG caberá oficiar os responsáveis pelos prédios para que tomem as ações tempestivamente de forma que evitem o despejo de água tratada. - Sem mais tempo para deliberar, a reunião foi encerrada pelo presidente da Comissão. |
Decisão | Responsável pela ação | Data limite | |
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Data da ata | Assinatura do Presidente da Comissão Gestora do PLS |
João Pessoa/PB, 18 de janeiro de 2023.
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Juiz Auxiliar da Presidência Presidente da Comissão Gestora do PLS
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