TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO
13ª REGIÃO
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA
Reunião Comissão Gestora do PLS
Identificação da Reunião
Data
Horário Local Coordenador da reunião
10/06/2022 Início 11h00 Término 12h30
Sala de Reunião do
GDG
Juiz Auxiliar da Presidência e
Presidente da Comissão
Gestora do PLS
Objetivos da Reunião
a. Apreciação das propostas apresentadas pelos GEx do PLS sobre as metas de consumo de papel, consumo de
copos descartáveis e treinamentos com a temática da sustentabilidade.
b. Apreciação de proposta elaborada pela AGE sobre fornecimento de copo e papel, com metas individuais por
unidade.
1. Participantes
Nome Lotação Cargo
Paulo Roberto Vieira Rocha JAP Juiz Auxiliar da Presidência
Aryoswaldo José Brito Espinola, substituindo
Alexandre Gondim Guedes Pereira
SADM
Diretor da Secretaria Administrativa substituindo
do Diretor-Geral da Secretaria
Max Frederico Feitosa G. Pereira AGE Assessor de Gestão Estratégica
Jackson Bertamoni de Lima AGE Chefe da Seção de Gestão Socioambiental
Edgard Saeger Neto SEGEPE
Chefe da Seção de Estratégia e Política de
Pessoas
Ronaldo Vieira de Aragão NL Chefe do Núcleo de Licitação
Emerson Santos Maul de Andrade CAEMA
Coordenador de Arquitetura, Engenharia e
Manutenção, Conservação e Limpeza.
Weberte Araujo Silveira CMP Coordenador do Material e Patrimônio
Samuelson Wagner de Araújo e Silva SGP Secretário Geral da Presidência – Convidado
Pericles Costa Matias CAEMA Servidor da CAEMA - Convidado
2. Discussão da Pauta
Assunto
a.
Abertura da reunião.
- O assessor da gestão estratégica Max Frederico Feitosa Guedes Pereira iniciou a reunião com a
apresentação da pauta, passando a palavra ao chefe da seção de gestão socioambiental Jackson
Bertamoni de Lima para falar sobre as propostas apresentadas pelos grupos executivos do PLS,
motivadas por deliberação da última reunião da Comissão Gestora do PLS em 11/03/2022.
- Ao grupo executivo GEx1 coube analisar as metas de consumo de PAPEL e COPOS
DESCARTÁVEIS estabelecidas no PLS ciclo 2021-2026, apresentando novas propostas de metas
caso entendessem mais adequadas.
- Sobre o consumo de papel, o GEx1 apresentou as seguintes propostas: 1- Fazer reunião com
diretores das VT e gestores de unidades para mostrar os dados de consumo e pactuar metas
individuais por Vara/unidade para os próximos anos de vigência do PLS. 2- Adotar como meta para
2022 o valor anteriormente estabelecido para 2024 e antecipar os anos subsequentes. Nos anos
que ficarem sem as metas devido à antecipação, reduzir em 5% por ano.
Ata Reunião Comissão Gestora do PLS - 10_06_2022.odt
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Reunião Comissão Gestora do PLS
- Sobre o consumo de copos descartáveis, o GEx1 apresentou as seguintes propostas: 1- Como
proposta inicial, manter a meta abaixo de 500 centos por ano, com fornecimento apenas para as
VT, EJUD, CT1 e CT2. 2- Fazer reunião com diretores das VT e gestores de unidades para mostrar
os dados de consumo e proposição de metas individuais por Vara/unidade para os próximos anos
de vigência do PLS.
- Ao grupo executivo GEx2 coube analisar as metas de telefonia móvel estabelecidas no PLS ciclo
2021-2026. Esta reunião não foi realizada porque o presidente da Comissão Gestora do PLS
informou ao assessor de gestão estratégica que havia deliberado com o presidente do Tribunal
sobre este tema e que a meta estabelecida no PLS continuará conforme proposta inicialmente.
- Ao grupo executivo GEx3 coube analisar as metas das “Ações de capacitação na temática
socioambiental” estabelecidas no PLS ciclo 2021-2026 e estabelecer novas se julgassem mais
adequadas. O GEx3 concluiu que a meta adequada para o indicador de número de capacitações é
de 1 por semestre e meta de 15 participantes por evento.
- A Comissão aprovou a proposta do GEx3 que deverá integrar o PLS 2021-2025, devendo a AGE
provocar a Presidência do Tribunal para a edição do respectivo Ato de alteração. As propostas do
GEx1 sobre copos e papel deixaram para ser analisadas em conjunto com as propostas
elaboradas pela AGE, que foram as seguintes:
- COPOS DESCARTÁVEIS: Para fornecimento de copos descartáveis, Max Frederico apresentou
duas propostas denominadas de CENÁRIO 1 e CENÁRIO 2. Nas duas propostas receberiam
copos as Varas do Trabalho, as portarias dos Fóruns e da Sede (unidades que atendem público
externo), mais as unidades de saúde e a EJUD. Na proposta do CENÁRIO 1, seria fornecida a
mesma quantidade do ano de 2019 para todos os setores. Na proposta do CENÁRIO 2, seria
fornecida a mesma quantidade de copos do ano de 2019 para as portarias dos Fóruns e da Sede,
mais as unidades de saúde e a EJUD. Para as Varas do Trabalho, seria considerado o número de
processos novos do ano anterior e esse valor multiplicado por 2 (2 copos por processo novo). O
número 2 foi adotado pela divisão entre o número de copos consumidos pelas Varas do Trabalho
pelo número de processos novos, que resultou no número de 1,98 copos/processo novo,
arredondado para 2 copos/processo novo.
- Pela proposta do CENÁRIO 1, seriam fornecidos 83.000 unidades (830 centos) de copos
descartáveis/ano.
- Pela proposta do CENÁRIO 2, seriam fornecidas as mesmas quantidades de 2019 para as
unidades de saúde, EJUD e portarias dos Fóruns e da Sede, significando 41.800 unidades (418
centos), e mais 42.768 unidades (428 centos) para as 27 Varas do Trabalho, considerando o
número respectivo de processos novos recebidos em 2021 (21.384 processos) multiplicado pelo
fator 2. O montante total a ser distribuído no CENÁRIO 2 seria de 84.568 unidades (846 centos)
de copos/ano.
- O presidente da Comissão, Dr. Paulo Roberto Vieira Rocha, fez a ressalva de que neste ano de
2022, pouco menos da metade dos processos não são “Juízo Digital” e que estes não têm
presença física das partes nas Varas do Trabalho, o que significa que margem para redução no
fornecimento de copos. A Comissão entendeu também que os consumos com base em 2019 das
outras unidades referenciadas no CENÁRIO 2 podem ser reduzidos em 50%. Assim, a Comissão
aprovou a proposta do CENÁRIO 2 para copos descartáveis, com as seguintes modificações:
a) que o cálculo para o fornecimento de copos para as Varas do Trabalho seja de 50% do número
de processos novos do ano de 2019, multiplicado pelo fator 2 (2 copos/processo) e para o cálculo
de fornecimento de copos para as demais unidades referenciadas seja de 50% do consumido no
ano de 2019.
- PAPEL PARA IMPRESSÃO: Para fornecimento de papel, Max Frederico apresentou uma
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proposta elaborada pela AGE que considera o consumo médio entre os anos de 2019, 2020 e
2021, excluídos os dados extremos superiores através da ferramenta estatística do diagrama de
extermos ou Blox Plot.. As unidades consumidoras foram separadas em 5 grupos a saber: Vara do
Trabalho, Gabinete de Desembargador, Setor Administrativo, Fóruns, Arquivo e Outros.
Considerando-se as médias de consumo dos 3 anos, a distribuição de papel ficaria da seguinte
forma: Vara do Trabalho: 7 resmas/Vara/ano, Gabinete de Desembargador: 2 resmas/GD/ano,
Administrativo: 3 resmas/unidade/ano, Arquivo e Outros: 4 resmas/unidade/ano. Para definir as
quantidades individuais para cada uma das unidades consumidoras agrupadas em Administrativos,
Arquivos e Outros foi considerada a proporção de impressões de cada uma delas dentro do seu
grupo, neste ano de 2022. A respectiva proporção de impressão foi multiplicada pelo total de
resmas de papel definida para o seu grupo, resultando na sua cota individual.
- A Comissão aprovou a proposta. Assim, o total de resmas a ser distribuído por ano entre as
unidades será de 348 resmas.
- A AGE deve encaminhar para o CMP as tabelas com os fornecimentos individuais de copo e
papel, por unidade consumidora.
- O coordenador da CMP, Weberte Araújo Silveira, deverá consultar a SETIC sobre a possibilidade
de adicionar no SCMP uma funcionalidade que alerte a unidade requisitante sobre a sua cota de
copo e papel, no momento em que acessar o sistema para cadastrar novo pedido.
- Esgotado o tempo, o assessor de gestão estratégica Max Frederico encerrou a reunião.
Pendência identificada
Decisão Responsável pela ação Data limite
- - -
Fechamento da Ata
Data da ata Assinatura do Presidente da Comissão Gestora do PLS
João Pessoa/PB, 10 de junho de 2022.
Paulo Roberto Vieira Rocha
Juiz Auxiliar da Presidência
Presidente da Comissão Gestora do PLS
Ata Reunião Comissão Gestora do PLS - 10_06_2022.odt
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Assinado digitalmente por PAULO ROBERTO VIEIRA
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DN: C=BR, O=ICP-Brasil, OU=Autoridade Certificadora
da Justica - AC-JUS, OU=Cert-JUS Institucional - A3,
OU=09142068000180, OU=Tribunal Regional do
Trabalho da 13 Regiao-TRT13, OU=Magistrado,
CN=PAULO ROBERTO VIEIRA ROCHA:104258445
Razão: Eu sou o autor deste documento
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Data: 2022.06.14 14:20:21-03'00'
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PAULO ROBERTO
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