TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA13ª REGIÃO
Secretaria de Governança e Gestão Estratégica
Reunião Comissão Gestora do PLS - 2024
Identificação da Reunião
Data
Horário
Local
Coordenador da reunião
05/07/2024
Início
13h30
Término
14h30
Sala de reuniões
Juiz Auxiliar da Presidência e
Presidente da Comissão Gestora
do PLS
Objetivos da Reunião
a. Revisão do Plano de Logística Sustentável do TRT-13 - PLS 2024
b. Apreciação de propostas para o Plano de Ação.
1. Participantes
Lotação
Cargo
JAP
Juiz Auxiliar da Presidência
GDG
Diretora Geral da Secretaria
SEGGEST
Secretário de Governança e Gestão Estratégica
SEGGEST
Chefe da Seção de Gestão Socioambiental
SEGGEST
Chefe da Seção de Inteligência de Dados
SGP
Assessora Técnica da Secretaria Geral da Presidência
CLC
Coordenador de Licitações e Contratos
SEGEPE
Secretária de Gestão de Pessoas e Pagamento de Pessoal
CAEMA
Coordenador de Arquitetura, Engenharia e Manutenção,
Conservação e Limpeza.
CMP
Coordenadora do Material e Patrimônio
SEGGEST
Seção de Gestão Socioambiental
2. Discussão da Pauta
Assunto
a.
Abertura da reunião.
- Na data e horário acima especificado, foram abertos os trabalhos pelo Juiz Auxiliar da
Presidência, Juiz Lindinaldo Silva Marinho, que passou a palavra ao Secretário de
Governança e Gestão Estratégica, Max Frederico Feitosa Guedes Pereira, que fez uma
análise do Índice de desempenho de sustentabilidade (IDS) apresentado no Balanço de
Sustentabilidade de Poder Judiciário. Com o auxílio de uma ferramenta desenvolvida pelo
chefe da Seção de Inteligência de Dados Adenilson Borba, a comissão gestora de PLS fez
simulações e análises dos indicadores que são considerados no IDS, traçando as melhores
estratégias para alavancar o desempenho do TRT-13.
- Diante dos cenários apresentados, o comité estudou possíveis ações nos indicadores de
telefonia, impressora, resíduos recicláveis, veículos, consumo de água, energia elétrica e
copos descartáveis
.
- O chefe da Seção de Gestão Socioambiental Jackson Bertamoni apresentou as alterações
trazidas pela Resolução CNJ 550/2024, destacando os seguintes pontos:
Inclusão de um indicador que trata da equidade e diversidade;
Alteração na contagem de veículos movidos por fontes alternativas de combustível
(retirada da palavra “exclusivamente” do item 13 da Resolução CNJ 400/2021,
permitindo que os carros híbridos sejam computados como veículos movidos por fonte
alternativa).
- Foram discutidas e as seguintes alterações no PLS:
Retomar o indicador de Aquisições e Contratações, uma vez que este foi mantido pela
Resolução CNJ 550/2024, continuando a ser um dos indicadores mínimos elencados
LINDINALDO
SILVA
MARINHO
24/07/2024 10:36
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA13ª REGIÃO
Secretaria de Governança e Gestão Estratégica
no Anexo da Resolução 400/2021. A meta estabelecida para o indicador foi de
100%.
Alteração do indicador “Promoção da acessibilidade e inclusão” para “Promoção da
acessibilidade e inclusão social”, ampliando o escopo do indicador para incluir as
ações externas do TRT-13.
Inclusão dos indicadores 23 - Quantidade de capacitações em equidade e
diversidade, cujo indicador estabelecido foi a “Quantidade de capacitações em
equidade e diversidade”, com meta de 5 ações anuais, cada uma com carga horária
mínima de 4h. Responsável: EJUD e Seção de Gestão Socioambiental.
Inclusão do indicador 24 - Quantidade de ações de promoção da equidade e
diversidade, cujo indicador estabelecido foi “Quantidade de sensibilizações em
equidade e diversidade”, com meta de 10 ações por ano. Responsável: ASPROS e
Seção de Gestão Socioambiental.
- Acerca do Plano de Ação do PLS, ficou definido que o Secretário de Governança e Gestão
Estratégica se reunirá com os diretores das demais pastas para sugerir ações. Após 10 dias,
o comitê analisará a proposta e fará sua deliberação.
b.
Deliberações da Comissão Gestora do PLS:
- Dentre os indicadores analisados para o IDS, a comissão decidiu concentrar esforços para
reduzir o consumo de água, de energia elétrica e de copos descartáveis através da adoção
das seguintes medidas:
Implantação do sistema de captação de águas pluviais por meio do projeto piloto no
CMP;
Estudo da redução do horário de funcionamento do Tribunal;
Aquisição de copos de vidro e carrinhos de armazenamento, que serão distribuídos
para a Escola Judicial, ASPROS, CIJUS, Sede do TRT-13 e Fórum Irineu Joffily.
- O comitê definiu que sugerirá à Presidência oficiar ao CNJ para implementação de cadastro
de evidências das práticas adotadas pelos tribunais, para cada item do Sistema PLS-JUD, a
exemplo do IGovTIC-Jud.
- O Comitê deliberou também que todos os valores relativos ao consumo de energia elétrica
serão informados ao CNJ com base no consumo faturado apresentado pela empresa
concessionária.
- O PLS foi aprovado pela comissão gestora e será submetido ao Tribunal Pleno.
Pendência identificada
Decisão
Responsável pela ação
Data limite
Elaboração do plano de ação do PLS
Max Frederico Feitosa G.
Pereira
05/08/2024
Fechamento da Ata
Data da ata
Assinatura do Presidente da Comissão Gestora d
PLS
João Pessoa/PB, 05 de julho de 2024.
Juiz Auxiliar da Presidência
Presidente da Comissão Gestora do PLS