PLS - TRT13
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL
2021-2026
APROVADO PELA RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA TRT13 101/2021 DE 04/11/2021.
Atualizado pela Comissão Gestora em 28/05/2023
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO - PARAÍBA
Av. Corálio Soares de Oliveira, S/N, Centro
João Pessoa/PB - (próximo à Praça da Independência)
CEP: 58013-260 - CNPJ: 02.658.544/0001-70
Fone: (83) 3533-6000
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 1 REGIÃO
Administração Biênio 2023/2024
Presidente
DESEMBARGADOR THIAGO DE OLIVEIRA ANDRADE
Vice-Presidente e Corregedor
DESEMBARGADORA MARGARIDA ALVES DE ARAÚJO SILVA
Ouvidor
DESEMBARGADOR EDUARDO SERGIO DE ALMEIDA
Juiz Auxiliar da Presidência
LINDINALDO SILVA MARINHO
Secretário-Geral da Presidência
HYDERLANDSON COELHO DA COSTA
Diretora-Geral de Secretaria
SIMONE FARIAS PERRUSI
Secretário de Governança e Gestão Estratégica
MAX FREDERICO FEITOSA GUEDES PEREIRA
Comissão de Responsabilidad e Socioambiental (Ato TRT SGP N º
039/2023)
I - LINDINALDO SILVA MARIN HO
Juiz Auxiliar da Presidência Presidente da Comissã o;
II - JACKSON BERTAMONI DE LIMA
Representante Secretaria d e Governança e Gestão Estratégica;
III - ROSSANA LOURENÇO GOMES MA RINHO
Representante da Diretoria-Geral da Secretaria;
IV - DAVID LIRA DE OLIVEIRA
Representante da Se cretaria Administrava;
V - ANDRÉ LUIZ DE LUCENA MONTEIRO
Representante da Se cretaria de Gestão de Pessoas e Pagamento de
Pessoal;
VI - BRENO MORENO LUNA
Representante da Se cretaria de Tecnologia da Informação e
Comunicação;
VII - VANESSA KASTER BERALDIN
Representante da Coo rdenadoria de Material e Patrimônio;
VIII - THATIANE CARRILHO SIMÕES LEMOS
Representante Secretaria d e Governança e Gestão Estratégica;
IX HYDERLANDS ON COLEHO DA COSTA
Secretário Geral da Presidência;
X - KARLA FONSECA MARANHÃO - Assessora Jurídica da
Presidência.
2
Comissão Gestora do PLS (ATO TRT SGP 025/2023)
LINDINALDO SILVA MARINHO
Juiz Auxiliar da Presidência Presidente da Comissão
SIMONE FARIAS PERRUSI
Diretora-Geral da Secretaria
MAX FREDERICO FEITOSA GUEDES PEREIRA
Secretário de Governança e Gestão Estratégica
EMERSON SANTOS MAUL DE ANDRADE
Coordenador de Arquitetura, Engenharia, Manutenção,
Conservação e Limpeza
VALERIA FERREIRA DA ROCHA
Coordenadora de Material e Patrimônio
JACKSON BERTAMONI DE LIMA
Chefe da Seção de Gestão Socioambiental
KARINA PEREIRA DINIZ
Secretária de Gestão de Pessoas e Pagamento de Pessoal
RONALDO VIEIRA DE ARAGÃO
Coordenador de Licitações e Contratos
HYDERLANDSON COELHO DA COSTA
Secretário-Geral da Presidência
KARLA FONSECA MARANHÃO
Assessora Jurídica da Presidência
Grupos Execuvos do PLS (ATO TRT SGP 42/2021)
1. Grupo Execuvo de Compras, Contratações Sustentáveis e Consumos de
Recursos Administravos:
I - VANESSA KASTER BERALDIN - Representante da Coordenadoria de Material e
Patrimônio;
II - LUIZ ALBERTO ALVES DOS SANTOS - Representante da Secretaria de Te cnologia
da Informação e Comunicação;
III - RONALDO VIEIRA DE ARAGÃO - Representante da área de Contratações;
IV - JACKSON BERTAMONI DE LIMA - Representante da Seção de Gestão
Socioambi ental.
2. Grupo Execuvo de Consumos de Recursos Naturais:
I - EMERSON SANTOS MAUL DE ANDRADE - Representante da Coordenação de
Arquitetura, Engenharia, Manutenção, Conservação e Limpeza;
II - JOSÉ CORREIA DE ALBUQUERQUE JUNIOR - Representante do Fórum
Maximiano Figueiredo;
III - JEFFERSON PEREIR A DA COSTA E SILVA - Representante da Coordenadoria de
Segurança Instucional;
IV - JACKSON BERTAMONI DE LIMA - Representante da Seção de Gestão
Socioambi ental.
3. Grupo Execuvo de Qualidade de Vida, Ca pacitação para Sustentabilidade,
Acessibilidade e Inclusão:
I - RODOLFO LUIZ MARQUES REIS - Representante do Núcleo d e Saúde;
II - ROSSANA LOURENÇO GOMES MARINHO - Representante da Escola Judicial;
III - MÁRCIA VALÉRIO - Representante da Seção de Gestão de Acessibilidade e
Inclusão;
IV - JACKSON BERTAMONI DE LIMA - Representante da Seção de Gestão
Socioambi ental.
3
Introdução
A Constuição Federal, no seu argo 225, dene que Todos têm
direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso
comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao
poder público e à colevidade o dever de defendê-lo e preservá-lo
para as presentes e futuras gerações.
Isso posto, é dever de todos dedicar esfoos em favor da
sobrevivência do planeta, contribuindo para o desenvolvimento
sustentável.
Nesse sendo, o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, em
consonância com a Resolução CNJ 400/2021, apresenta o seu
Plano de Logísca Sustentável PLS, revisado, como um instrumento
que deverá nortear as ações de sustentabilidade e racionalização do
uso de bens e recursos desta Corte.
Alinhado ao Planejamento Estratégico Instucional, o PLS e stabelece
ações, metas, indicadores, atribui responsabilidades e dene prazos,
colocando-se como uma ferramenta indispensável a adoção de
prácas sustentáveis que colaborem com a manutenção dos recursos
naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das
futuras gerações.
Objevos Gerais
O Plano de Logísca Sustentável do TRT 13ª Região tem como
objevos gerais:
A promoção da cultura de responsabilidade socioambiental
no âm bito deste Tribunal, incenvando prácas de
sustentabilidade e racionalização de gastos.
O esmulo à reexão e à mudança dos padrões de compra,
consumo e gestão.
A busca pelo aperfeiçoamento connuo da qualidade do
gasto público.
O uso sustentável de recursos naturais e bens p úb licos.
A redução do impacto negavo das avidades do órgão no
meio a mbiente com a adequada gestão dos resíduos gerados.
A promoção de contratações sustentáveis.
A sensibilização e capacitação do corpo funcional, força de
trabalho auxiliar e de outras partes interessadas.
A promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
4
Conceitos
Plano de Logísca Sustentável PJ: instrumento vinculado ao
planejamento estratégico do Poder Judiciário, com objevos e
responsabilidades denidas, ações, metas, prazos de execução,
mecanismos de mo nitoramento e avaliação de resultados, que
permitem estabe lecer e acompanhar prácas de sustentabilida-
de, racionalização e qualidade que objevem uma melhor e-
ciência do gasto p úblico e da gestão dos processos de trabalho,
considerando a visão sistêmica do órgão.
Logísca Sustentável: processo de coordenação do uxo de ma-
teriais, de serviços e de informações, do fornecimento ao desfa-
zimento, que considerando o ambientalmente correto, o social-
mente justo e o desenvolvimento econômico equilibrado.
Sustentabilidade: ações e avidades humanas que visam suprir
as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprome ter as
gerações futuras.
Critérios de Sustentabilidade: métodos ulizados para avaliação
e comparação de bens, materiais ou serviços em função do seu
impacto ambiental, social e econômico.
Prácas de Sustentabilidade: ações que tenham como obje-
vo a construção de um novo modelo de cultura instu cional vi-
sando à inserção de critérios de sustent abilidade nas avidades
do Poder Judiciário .
Coleta Seleva: coleta de resíduos sólidos previamente separa-
dos conforme sua constuição ou composição com desnação
ambientalmente adequada.
Meio ambien te: elementos natu rais e arciais que circundam os
seres humano s e aguram - se essenciais para a manutenção da
sua integridade sica e psíquica.
Responsabilidade Socioambiental: adoção, por parte das organi-
zações, de forma voluntária, de posturas, comportamentos e
ações que promovam o bem-estar dos seu s públicos interno e
externo.
5
Metodologia:
Para elaboração deste documento foram observadas as diretrizes
da Resolução CNJ n. 400, de 16 de jun ho de 2021.
Também foi considerado o alinhamento com a visão de futuro,
prevista nos 17 Objevos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
da Agenda 2030 da Organização d as Nações Unidas.
Elaboração do PLS para o ciclo 2021-2026:
O Plano d e Logísca Sustenvel do TRT13 foi elaborado através de
um t rabalho conjunto entre os Grupos Execuvos do PLS e a
Comissão Gestora do PLS, com a colaboração da Secretaria de
Governança e Gestão Estratégica e da Seção de Gestão
Socioambiental.
Os Grupos Execuvos do PLS foram criados seguindo a s orientações
do caderno orientador do CNJ, com importante papel na condução
desta revisão do Plano de Logísca Sustentável, considerando que os
membros são servid ores com experiência práca nos temas tratados.
A parr da experiência acumulada nas edições anteriores do PLS,
foram analisados os temas condos na Resolução CNJ 400/2021 e
apresentadas as propostas de metas para o perído 2023-2026, além
do p lano de ação para a consecução dos objevos propostos.
A Comissão Gestora do PLS, dentro das suas atribuições, a nalisou as
propostas e nalizou a concepção desta revisão do Plano de Logísca
Sustentável do tribunal Regional do Trabalho para o ciclo 2023- 2026.
Avaliação e Monitoramento
A avaliação e monitoramento do PLS TRT13 serão feitos pelos
Grupos Execuvos do PLS, pela Comissão Gestora do PLS, e pelo
Comitê de Governança Instucional, com o auxílio da Seção de
Gestão So cioambiental da Assessoria de Gestão Estratégica AGE.
Metas Gerais:
Acompanhar os Planos de Ação e Indicadores;
Realizar, pe lo menos 2 vezes por ano, Reuniões de Avaliação da
Sustentabilidade (RAS) doPLS.
Avaliar os resultados e replanejar as ações, se for o caso;
Divulgar o s resultados nos meios eletrônicos disponíveis.
6
Vigência e revisão:
A vigência deste Plano d e Logísca Sustentável do TRT13 compreende
o ciclo 2023 a 2026, podendo ser revisado e reeditado para os ajustes
considerados ne cessários. Poderão ser criados novos indicadores e
altera dos os aqui propostos, sempre com a nalidade de aprimorar a
gestão da sustentabilidade do TRT13.
O PLS buscou alinhar as suas metas e seu planejamento com os 17
Objevos do Desenvolvimento Sustenvel (ODS) da Organização
das Nações Unidas, agenda 2030:
Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável
7
SUMÁRIO
PAPEL............................... .. ........................................ ............. ....................... ............. ............. ..................................................... ..................... .14
INDICADOR 1 - CONSUMO DE PAPEL PARA IM PRESSÃO................................................................................................. ................. ........16
PLANO DE AÇÃO - CONSUMO DE PAPEL PARA IMPRESSÃO............... ........... ...................... ....................................... .............................17
COPOS DESCARTÁVEIS...... ............. ......................... ........... ............. ................................ ........... ............. .............................. ............. .............18
INDICADOR 2 - CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS............................. ...................... ....................................... ............................ .......20
PLANO DE AÇÃO - CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS.................................................... .............................. ...................... ........ .......21
ÁGUA ENVASADA................................ ......................... ...................... ................. ...................... .............................. ...................... ....................22
INDICADOR 3 - CONSUMO DE ÁGUA ENVASADA EM EMBALAGENS RETORNÁVEIS..................................................... ............. ............24
PLANO DE AÇÃO - CONSUMO DE ÁGUA ENVASADA EM EMBALAGENS RETORNÁVEIS.............. ............. .............. ............... ............. ...25
IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS........... ............. ...................... ............. ............. .................................. ............. ..................... ............. ............. ..26
INDICADOR 4 QUANTIDADE DE IMPRESSÕES....................................................... .............................................. ....................................28
INDICADOR 5 QUANTIDADE DE EQUIPAMENTOS DE IMPRESSÃO......... .................... ....................................................... ....................29
PLANO DE AÇÃO IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS...................................... ................................................ .............................................30
TELEFONIA.................................... ................. ............................... ................. ............................... ....................................... ..............................32
INDICADOR 6 GASTO COM TELEFONIA FIXA........................ ............... ............. ....................... ............. ............. ....................... ............. ...34
INDICADOR 7 GASTO COM TELEFONIA MÓVEL...................................................................................... .................... ................... ..........34
PLANO DE AÇÃO TELEFO NIA................................... ................................. ........ ...................... ...................... .............................. ...............35
ENERGIA ELÉTRICA......... ............. .............. ............... ............. ............. ....................... ............. ............. .. .................................. .. ............. ..........36
INDICADOR 8 CONSUMO R ELATIVO DE ENERGIA ELÉTRICA (kWh/m
2
)......... .................... .............................................. ......................38
PLANO DE AÇÃO ENERGIA ELÉTRICA.......................... ............................. ...............................................................................................39
ÁGUA E ESGOTO........................................................................................................................... .......................... ..........................................41
8
INDICADOR 9 CONSUMO R ELATIVO DE ÁGUA E ESGOTO (m
3
/m
2
).......................................................... ........................ .......................43
PLANO DE AÇÃO ÁGUA E ESGOTO.................................................... ................................................ .................... ............................ .......44
GESTÃO DE RESÍDUOS......................... ....................... ...................... ............. ......................................... .............................. ...................... .....45
INDICADOR 10 DESCARTE DE RESÍDUOS..... ................ ............................... ..................................... ................................................ .......47
PLANO DE AÇÃO DESCARTE DE RESÍDUOS................................. ...................... .............................. ...................... .................................48
REFORMAS E ALTERAÇÕES DE LAYOUT....... ........... .......................................... ................... ........... ...................... ..................... ..................50
INDICADOR 11 GASTOS COM REFORMAS E A LTERAÇÕES DE LAYOUT..............................................................................................52
PLANO DE AÇÃO GASTOS COM REFORMAS E ALTERAÇÕES DE LAYOUT................... ........................ ...............................................53
LIMPEZA...................... ............. ................... ............. ............. .............................. ............. ............. ................... ............. ........................ ..............54
INDICADOR 12 GASTO COM CONTRATO DE LIMPEZA POR ÁREA CONTRATADA (R$/m
2
)......................................... .........................56
INDICADOR 13 GASTO COM MATERIAL DE LIMPEZA POR ÁREA CONTRATADA (R$/m
2
)....... ............. ............. ..................... ...............57
PLANO DE AÇÃO LIMPEZA................................... .................................................................................. ....................................................58
VIGILÂNCIA..................... ............................................................ ................... ........... ............. ......................................... ............. .......................59
INDICADOR 14 GASTO COM VIGILÂNCIA ARMADA.............................................. .............................................. ......................................61
PLANO DE AÇÃO VIGILÂNCIA...... ............. ............ .. ........................ ........... ................................ ............. ................... .. ...............................62
VEÍCULOS.......... ........... .................................................................................. ............................... ................................................ .....................63
INDICADOR 15 GASTO COM MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS................................................................................................... .................65
PLANO DE AÇÃO VEÍ CULOS............................................................... ................... ............. ............. ........... .................................. ........... ...66
COMBUSTÍVEL..... ............. ............. ............................. ............. ............. ....................... ............. ............. ........ ............. ............. ............. ..............67
INDICADOR 16 CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (ETANOL, GASOLINA, DIESEL)........................................................... ...................... .....69
PLANO DE AÇÃO COMBUSTÍVEL..................................... ............................... .......................................................................... .................70
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO................... ....... ................................... .............................................................. ........ ...........................71
9
INDICADOR 17 PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES VOLTADAS PARA A QUALIDADE DE VIDA........................................................................73
INDICADOR 18 QUANTIDADE DE AÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA....... ............. ............. ................................................... ........... .........74
INDICADOR 19 PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES SOLIDÁRIAS............. ...........................................................................................................74
INDICADOR 20 AÇÕES DE INCLUSÃO PARA SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA....... ........... ......................... ...................... ...................75
PLANO DE AÇÃO QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO.......................................... ..................................................... ............................76
CAPACITAÇÃO SOCIOAMBIENTAL....................................................................... ................... ...................... ........... ................................ .......77
INDICADOR 21 AÇÕES DE CAPACITAÇÃO E S ENSIBILIZAÇÃO NA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL....................... ........................ ......79
INDICADOR 22 PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DE PROMOÇÃO E CAPACITAÇÃO NA TEMÁ TICA SOCIOAMBIENTAL............................80
PLANO DE AÇÃO CAPACITAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO NA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL........... .........................................................81
APOIO AO SERVIÇO ADMINISTRATIVO......................................................................................................... .......................... ........... .............82
INDICADOR 23 GASTOS COM SERVIÇOS GRÁFICOS............................ ....................................... ...................... .....................................84
PLANO DE AÇÃO GASTOS COM SERVIÇOS GRÁFICOS.......................................... .............................. ............. .............................. .......85
AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES......................... ... ........... ........................ ........... ................................ ........... ................................ ................86
INDICADOR 24 PERCENTUAL DE AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS.......... ................................................................88
PLANO DE AÇÃO AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES.................................... ............. ...................................................................... ..........89
10
Matriz de Responsabilidade
Indicador Descrição
Unidade Responsável pela
informação
Grupo Executivo do PLS
1 CONSUMO DE PAPEL PARA IMPRESSÃO
Coordenadoria de Material e
Patrimônio - CMP
GEx de Compras, Contratações
Sustentáveis e Consumos de Recursos
Administrativos
2 CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS
Coordenadoria de Material e
Patrimônio - CMP
GEx de Compras, Contratações
Sustentáveis e Consumos de Recursos
Administrativos
3
CONSUMO DE ÁGUA ENVASADA EM EMBALAGENS
RETORNÁVEIS
Seção de Conservação e Limpeza
GEx de Compras, Contratações
Sustentáveis e Consumos de Recursos
Administrativos
4 QUANTIDADE DE IMPRESSÕES
Secretaria de Tecnologia da
Informação e Comunicação - SETIC
GEx de Compras, Contratações
Sustentáveis e Consumos de Recursos
Administrativos
5 QUANTIDADE DE EQUIPAMENTOS DE IMPRESSÃO
Secretaria de Tecnologia da
Informação e Comunicação - SETIC
GEx de Compras, Contratações
Sustentáveis e Consumos de Recursos
Administrativos
6 GASTO COM TELEFONIA FIXA Secretaria Administrativa
GEx de Consumos de Recursos
Naturais
7 GASTO COM TELEFONIA MÓVEL E INTERNET
Secretaria de Gestão de Pessoas e
de Pagamento de Pessoal
GEx de Consumos de Recursos
Naturais
8 CONSUMO RELATIVO DE ENERGIA ELÉTRICA
Coordenadoria de Arquitetura,
Engenharia, Manutenção,
Conservação e Limpeza
GEx de Consumos de Recursos
Naturais
9 CONSUMO RELATIVO DE ÁGUA E ESGOTO
Coordenadoria de Arquitetura,
Engenharia, Manutenção,
Conservação e Limpeza
GEx de Consumos de Recursos
Naturais
11
10 DESCARTE DE RESÍDUOS Seção de Conservação e Limpeza
GEx de Consumos de Recursos
Naturais
11 GASTOS COM REFORMAS E ALTERAÇÕ ES DE LAYOUT
Coordenadoria de Arquitetura,
Engenharia, Manutenção,
Conservação e Limpeza
GEx de Consumos de Recursos
Naturais
12
GASTO COM CONTRATO DE LIMPEZA POR ÁREA
CONTRATADA
Coordenadoria de Contratos
GEx de Compras, Contratações
Sustentáveis e Consumos de Recursos
Administrativos
13
GASTO COM MATERIAL DE LIMPEZA POR ÁREA
CONTRATADA
Coordenadoria de Contratos
GEx de Compras, Contratações
Sustentáveis e Consumos de Recursos
Administrativos
14 GASTO COM VIGILÂNCIA ARMADA Coordenadoria de Contratos
GEx de Compras, Contratações
Sustentáveis e Consumos de Recursos
Administrativos
15 GASTO COM MANUTENÇÃO DE VEÍCU LOS
Coordenadoria de Segurança
Instituciona l
GEx de Consumos de Recursos
Naturais
16 CONSUMO DE COMBUST ÍVEL
Coordenadoria de Segurança
Instituciona l
GEx de Consumos de Recursos
Naturais
17
PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES VOLTADAS PARA A
QUALIDADE DE VIDA
Coordenadoria de Saúde/ Secretaria
de Gestão de Pessoas e Pagamento
de Pessoal
GEx de Qualidad e de Vida,
Capacitação para Sustentabilidade,
Acessibilidade e Inclusão
18 QUANTIDADE DE AÇÕES DE QUALIDADE DE VIDA
Coordenadoria de Saúde/ Secretaria
de Gestão de Pessoas e Pagamento
de Pessoal
GEx de Qualidad e de Vida,
Capacitação para Sustentabilidade,
Acessibilidade e Inclusão
19 PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES SOLIDÁRIAS Secretaria de Gestão de Pessoas e GEx de Qualidad e de Vida,
12
de Pagamento de Pessoal/
Coordenadoria de Cerimoni al e
Eventos
Capacitação para Sustentabilidade,
Acessibilidade e Inclusão
20
AÇÕES DE IN CLUSÃO PARA SERVIDORES COM
DEFICIÊNCIA
Escola Judicial/Seção de
Acessibilidade e Inclusão/ Secretaria
de Gestão de Pessoas e de
Pagamento de Pessoal
GEx de Qualidad e de Vida,
Capacitação para Sustentabilidade,
Acessibilidade e Inclusão
21
AÇÕES DE CAPACITAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO NA
TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL
Escola Judicial
GEx de Qualidad e de Vida,
Capacitação para Sustentabilidade,
Acessibilidade e Inclusão
22
PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO E
CAPACITAÇÃO NA TEM ÁTICA SOCIOAMBIENTAL
Escola Judicial
GEx de Qualidad e de Vida,
Capacitação para Sustentabilidade,
Acessibilidade e Inclusão
23 GASTOS COM SERVIÇOS GRÁFICOS
Gabinete da Direção-Geral de
Secretaria
GEx de Compras, Contratações
Sustentáveis e Consumos de Recursos
Administrativos
24
PERCENTUAL DE AQ UISIÇÕES E CONTRATAÇÕES
COM CRITÉR IOS DE SUSTENTABILIDADE
Seção de Gestão Socioambiental
GEx de Compras, Contratações
Sustentáveis e Consumos de Recursos
Administrativos
13
PAPEL
14
Série histórica até 2020
PAPEL U.M 2018 2019 2020 2021 2022
CPnrc - Consumo de papel contratado Resmas 0 0 0 0 0
CPt - Consumo de papel próprio Resmas 1.803 1.285 485 375 248
CPp - Gasto com papel próprio
R$ 28.829,12 20.301,91 9.922,41 6.924,42 4.344,90
INDICADOR 1 - CONSUMO DE PAP EL PARA IMPRESSÃO
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
Responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
1
CONSUMO DE PAPEL PARA
IMPRESSÃO (resmas)
Reduzir o consumo em 80% com base no consumido
em 2019, a partir do ano de 2023 em diante.
GEx1 Mensal
5% 10% 80% 80% 80% 80%
1.220 1.156 410 410 410 410
Fórmula de cálculo [1- (consumo medido no ano corrente/consumo medido em 2019)] x 100
Descrição do indicador: mede o consumo de resmas de papel para impressão.
16
PLANO DE AÇÃO - CONSUMO DE PAPEL PARA IMPRESSÃO
O QUÊ QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Definir os limites de fornecimento
de papel para as unidades
administrativas e judiciárias.
CG do PLS/ GEx1/
SGSociambiental
Realizar estudo de consumo histórico e
comparativo entre unidades similares para definir
o limite de consumo de papel.
Aprovar planilha com limites de fornecimento.
Maiores consumidores de 2022: reunião com a
Seção de Gestão Socioambiental e presidente da
Comissão Gestora do PLS para discussão de
necessidade de impressão e alternativas para
redução de consumo de papel.
Janeiro/
2023
Abril/2023
2
Estabelecer os critérios de
sustentabilidade na especificação
do papel a ser adquirido.
GEx1/
SGSociambiental/
CMP
Utilizar os critérios existentes no Guia de
Contratações sustentáveis da Justiça do
Trabalho.
Janeiro/
2023
Janeiro/
2024
3
Criar ferramenta de divulgação
periódica dos consumos por
unidade.
SGSociambiental
Divulgar através da Intranet, e-mail ou outro meio
relatório per iódico para as unidades informando o
seu desempenho individual.
Janeiro/
2023
Ação
contínua
4
Manter campanha de sensibilização
para r edução no consumo de papel.
SGSociambiental
Demonstrar que é possível revisar, grifar,
sublinhar textos em PDF, sem a necessidade de
realizar a impressão.
Demonstrar que é possível assinar documentos
digitalmente em arquivos PDF-A e arquivos do
WORD.
Janeiro/
2023
Ação
contínua
17
COPOS
DESCARTÁVEIS
18
Série histórica até 2020
COPOS DESCARTÁVEIS U.M 2018 2019 2020 2021 2022
CCa - Consumo de copos descartáveis (200 ml) Centos 2.970 1.380 323 214 124
CCc - Consumo de copos descartáveis (50 ml) Centos 851 460 103 62 13
CCt - Consumo de copos descartáveis total Centos 3.821 1.840 426 276 137
INDICADOR 2 - CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
Responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
2
CONSUMO DE COPOS DE SCARTÁVEIS
(centos)
GEx1 Mensal
1% 2% - - - -
1.821 1.803 165 165 165 165
Fórmula de cálculo [1- (consumo medido no ano corrente/consumo medido em 2019)] x 100
Descrição do indicador: mede o consumo de copos descartáveis (água + café).
20
PLANO DE ÃO - CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS
O QUÊ QUEM COMO INÍCIO
FIM
1
Definir os limites de fornecimento
de copos para as unidades
administrativas e judiciárias.
CG do PLS/ GEx1/
SGSociambiental
Realizar estudo de consumo histórico e
comparativo entre unidades similares para definir o
limite de consumo.
Aprovar planilha com limites de fornecimento.
Janeiro/
2023
Abril/2023
2
Estimular o uso das canecas não
descartáveis.
SGSociambiental
Manter e atualizar as campanhas para a utilização
das canecas não descartáveis que foram
distribuídas pelo Tribunal.
Janeiro/
2023
Ação
contínua
3
Elaborar estudo técnico para a
aquisição e instalação de
bebedouros de pressão para o
público externo e locais de grande
fluxo, eliminando gradativamente o
uso de copos descartáveis.
SGSociambiental
Consultar outros Tribunais que fizeram este
estudo ou que tenham implantado os
bebedouros.
Consultar o NUSA se riscos à saúde no uso de
tais equipamentos.
Janeiro/
2023
Maio/2023
4
Criar ferramenta de divulgação
periódica dos consumos por
unidade.
SGSociambiental
Divulgar através da Intranet, e-mail ou out ro meio,
relatório periódico para as unidades informando o
seu desempenho individual.
Janeiro/
2023
Junho/
2023
5
Adquirir substitutos para os copos
descartáveis.
CMP/
SGSociambiental
Fazer estudo de aquisição de xícaras para uso nas
unidades, com o objetivo de zerar o fornecimento
de copos de 50 ml a partir do fornecimento das
xícaras.
Janeiro/
2023
Janeiro/
2024
21
ÁGUA ENVASADA
22
Série histórica até 2020
ÁGUA ENVASADA U.M 2018 2019 2020 2021 2022
CEr - Consumo de embalagens retornáveis
para água mineral (20 litros)
unidade 7.229 7.133 2.669 2.767 2.320
GAer - Gasto com água mineral em
embalagens retornáveis ( 20 litros)
R$ 42.927,00 45.573,65 16.158,08 19.009,29 18.064,80
INDICADOR 3 - CONSUMO DE ÁGUA ENVASADA EM EMBALAGENS RETORNÁVEIS
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
Responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
3
CONSUMO DE ÁGUA ENVASADA EM
EMBALAGENS RETORNÁVEIS
(unidades de 20 litros)
A partir de 2023, manter o limite de consumo em 3.000
unidades de 20 litros
GEx1 Mensal
6.562 6.419 3.000 3.000 3.000 3.000
Fórmula de cálculo [1- (consumo medido no ano corrente/consumo medido em 2019)] x 100
Descrição do indicador: mede o consumo de água envasada em embalagens retor náveis (unidades de 20 litros).
24
PLANO DE ÃO - CONSUMO DE ÁGUA ENVASADA EM EMBALAGENS RETORVEIS
O Q QUEM COMO INÍCIO FIM
1 Instalar purificadores de água. CAEMA
Instalar purificadores de água nas Varas do
Trabalho do interior e no FIJ.
Janeiro/
2023
Janeiro/
2024
2
Implementar plano de manutenção
preventiva dos purificadores
(limpeza e troca de filtros).
CAEMA
Propor à CAEMA que implemente um plano de
manutenção do s filtros dos purificadores.
Propor à SADM que se implemente um plano de
amostragem e análise da qualidade da água da
saída dos reservatórios e da saída dos
purificadores e bebedouros.
Janeiro/
2023
Janeiro/
2024
3
Elaborar estudo técnico para a
aquisição e instalação de
bebedouros de pressão para o
público externo e locais de grande
fluxo, eliminando gradativamente o
uso de copos descartáveis.
SGSociambiental
Consultar outros Tribunais que fizeram este
estudo ou que tenham implantado os
bebedouros.
Consultar o NUSA se riscos à saúde no uso
de tais equipamentos.
Janeiro/
2023
Janeiro/
2024
4
Informar dados de consumo às
unidades.
SGSociambiental
Enviar aos diretores das unidades o consumo
acumulado no ano.
Janeiro/
2023
Ação
contínua
25
IMPRESSÃO DE
DOCUMENTOS
26
Série histórica até 2020
IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS U.M 2018 2019 2020 2021 2022
QI - Quantidade de impressões unidade 1.061.122 797.566 286.422 264.748 268.451
QEI - Quantidade de equipamentos de impressão
unidade 307 307 307 149 151
GCo - Gasto com contratos de terceirização de
impressão
R$ 0,00 0,00 10.945,19 12.797,47 15.358,75
Consumo de toner Unidade 152 92 57 86 57
INDICADOR 4 QUANTIDADE DE IMPRESSÕES
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
Responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
4
QUANTIDADE DE IMPRESSÕES
(unidades impressas)
A partir de 2023 limitar em 280.000 o número de
impressões
GEx1 Mensal
757.687 717.809 280.000 280.000 280.000 280.000
Fórmula de cálculo [1- (total de impressões no ano corrente/total de impressões em 2019)] x 100
Descrição do indicador: mede a quantidade de impressões realizadas.
28
INDICADOR 5 QUANTIDADE DE EQ UIPAMENTOS DE IMPRESSÃO
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
Responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
5
QUANTIDADE DE EQUIPAMENTOS
DE IMPRESSÃO (nº de impressoras)
Cumprir o ATO de nivelamento de equipamentos de TI
(Ato TRT SGP 152/2019)
GEx1 Mensal
207 207 146 146 146 146
Descrição do indicador: mede a quantidade de impressoras instaladas em todas as unidades do Tribunal.
29
PLANO DE ÃO IMPRESO DE DOCUMENTOS
O Q QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Manter e aperfeiçoar o
monitoramento de quantidade de
impressões de forma individualizada
por impressora.
SETIC
Solicitar à SETIC um inventário da quantidade de
impressoras em uso nas unidades do Tribunal.
Identificar quais não estão ligadas na rede e
requisitar, onde for possível, a ligação na rede
para a contagem de impressões possa ser
monitorada.
Janeiro/
2023
Janeiro/
2024
2
Adequar o de im pressoras com o
que está determinado no Ato TRT
SGP 034/2022.
SETIIC/CMP
Propor a execução da adequação do número de
impressoras por setor, conforme prescrito no ATO
de nivelamento dos ativos de informática do
TRT13 (Ato TRT SGP 034/2022).
Janeiro/
2023
Dezembro/
2023
3
Manter campanha de sensibilização
para r edução de impressão.
SGSociambiental
Divulgar tutoriais explicando a utilização de
funcionalidades específicas em sistemas e
aplicativos que reduzam a necessidade de
impressão.
Demonstrar que é possível revisar, grifar,
sublinhar textos em PDF, sem a necessidade de
realizar a impressão.
Demonstrar que é possível assinar documentos
digitalmente em arquivos PDF-A e arquivos do
WORD.
Janeiro/
2023
Ação
contínua
30
4
Propor estudo técnico para contratar
solução de impressão terceirizada.
SETIC/GEx1/
SGSociambiental
Analisar a opção de não substituir as impressoras
ao término da garantia, mas sim, propor estudo
técnico para a melhor solução de m anutenção
(terceirização da manutenção).
Janeiro/
2023
Janeiro/
2024
5
Fazer a divulgação periódica das
impressões por unidade.
SGSociambiental
Divulgar através da Intranet, e-mail ou outro meio
relatório periódico para as unidades informando o
seu desempenho individual.
Janeiro/
2023
Ação
contínua
31
TELEFONIA
32
Série histórica até 2020
TELEFONIA U.M 2018 2019 2020 2021 2022
GTf - Gasto com telefonia fixa R$ 157.107,24 155.517,76 148.276,75 155.133,00 174. 739,00
LTf - Linha telefônicas fixas
unidade 733 733 733 733 733
GTm - Gasto com telefonia móvel
R$ 141.637,87 202.018,37 216.799,44 228.207,00 215. 022,00
INDICADOR 6 GASTO COM TELEFONIA FIXA
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
6
GASTO COM TELEFONIA FIXA
(R$)
Reduzir o gasto em 0,3% sobre o realizado em 2019.
GEx 2 Mensal
0,3% 0,3% 0,3% 0,3% 0,3% 0,3%
R$
155.051,20
R$
155.051,20
R$
170.000,00
R$
170.000,00
R$
170.000,00
R$
170.000,00
Fórmula de cálculo [1- (gasto medido no ano corrente/gasto medido em 2019)] x 100
Descrição do indicador: mede o valor gasto com telefonia f ixa nas unidades do TRT13.
INDICADOR 7 GASTO COM TELEFONIA MÓVEL
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
7
GASTO COM TELEFONIA
MÓVEL E INTERNET (R$)
Limitar o valor gasto em R$ 226.000,00 ao ano até 2026.
GEx 2 Mensal
R$
226.000,00
R$
226.000,00
R$
226.000,00
R$
226.000,00
R$
226.000,00
R$
226.000,00
Fórmula de cálculo Variação dos gastos = [1- (gasto medido no ano corrente/gasto medido no anterior)] x 100
Descrição do indicador: mede o valor gasto com telefonia m óvel e internet
34
PLANO DE AÇÃO TELEFONIA
O Q QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Incentivar o uso do e- mail
corporativo como alternativa ao
telefone.
ACS/SADM/SETIC/
GEx 2
Incentivar servidores e magistrados a
priorizarem o uso do e-mail corporativo como
forma de comunicação institucional.
Janeiro/2023 Ação contínua
2 Revisão dos contratos de telefonia. SADM
Verificar com o gestor do contrato e com a
SADM se espaço para negociação dos
contratos de telefonia.
Janeiro/2023 Julho/2023
3
Pesquisar novas modelos de
contrato de tefefonia.
CG do PLS/ GEx1/
SGSociambiental
Pesquisar a possibilidade de implementar a
tecnologia Voip
Janeiro/2023 Julho/2023
4
Divulgar periodicamente os gasto s
com telefonia.
SGSocioambiental
Criar painel com o ranking de gasto e
informar individualmente aos diretores a sua
posição frente a outras unidades similares.
Janeiro/2023 Ação contínua
35
ENERGIA ELÉTRICA
36
Série histórica até 2020
ENERGIA ELÉTRICA U.M 2018 2019 2020 2021 2022
CE - Consumo de Energia Elétrica kWh 2.540.781 2.704.414 1.717.415 1.550.989 1.952.658
CRE - Consumo relativo de energia elétrica
kWh/m
2
52,54 51,65 33,44 30,21 38,03
GE - Gasto com Energia Elétrica R$ 1.821.079,29 2.146.079,37 1.409.497,07 1.296.159,00 1.495.416,55
GRE - Gasto relativo com energia elétrica R$/m
2
37,66 41,00 27,45 25,24 29,12
m
2
Total - Área total em m
2
m
2
48.356,34 52.352,88 51.345,62 51.345,62 51.345,62
INDICADOR 8 CONSUMO RELATIVO DE ENERGIA ELÉTRICA (kWh/m
2
)
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
8
CONSUMO RELATIVO DE
ENERGIA ELÉTRICA (kWh/
m
2
)
Em 2021, reduzir em 30% com base no consumido em 2019. A partir
de 2022, reduzir gradualmente até alcançar 11% de redução em
2026, com base no realizado em 2019.
GEx 2 Mensal
30% 7% 8% 9% 10% 11%
36,15 48,03 47,52 47,00 46,48 45,96
Fórmula de cálculo
Variação do consumo = [1- (Consumo por m
2
do ano corrente/Consumo por m
2
de 2019)] x 100
Consumo por m
2
do ano corrente = Σ dos kWh consumidos/área total
Descrição do indicador: mede o consumo de energia elétrica por m
2
de área total.
38
PLANO DE ÃO ENERGIA ETRICA
O QUÊ QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Revisar o contrato de fornecimento
de energia com base na real
demanda.
SADM
Solicitar à ENERGISA a redução da demanda da
potência contratada com base no estudo do
Protocolo 5604/2020.
Janeiro/2023 Janeiro/2024
2
Substituir equipamentos de ar
condicionado antigos por
equipamentos com melhor eficiência
energética.
CAEMA
Ao substituir equipamentos, adquirir
exclusivamente por aqueles que possuam ENCE
da classe A (mais eficientes).
Janeiro/2023 Janeiro/2026
3
Manter campanha para o uso
eficiente e racional de energia
elétrica.
SGSociambiental
Fazer campanha de economia de consumo.
Fazer campanha para desligamento das luzes e
de equipamentos que não estejam sendo usados.
Janeiro/2023
Ação
contínua
4
Ampliar a capacidade de geração de
energia fotovoltaica.
CAEMA
Implantar placas de energia solar em todas as 12
unidades do TRT.
Janeiro/2023
Dezembro/
2024
5
Instalar os sensores de presença
nos banheiros, escadas e locais de
pouco acesso do FMF e FIJ.
CAEMA
Consultar as secretarias dos Fóruns para
identificar se os sensores enviados foram todos
instalados e se demanda por mais sensores.
Janeiro/2023 Janeiro/2024
6
Substituir lâmpadas fluorescentes
por LED
CAEMA
Verificar se foram substituídas as lâmpadas de
baixa eficiência por iluminação tipo LED nos
ambientes que permitam a sua utilização.
Identificar os locais o nde ainda não foram
substituídas.
Propor a continuidade das substituições.
Janeiro/2023 Janeiro/2024
7
Propor o desligamento automático
dos computadores ao final do
expediente.
GEx 2/
SGSociambiental
Consultar a SETIC sobre a viabilidade técnica da
ação.
Janeiro/2023 Janeiro/2024
39
8
Divulgar periodicamente o consumo
de energia elétrica por edificação.
SGSociambiental
Divulgar através da Intranet, e-mail ou outro
meio, relatório periódico para as unidades
informando o seu desempenho individual.
Janeiro/2023
Ação
contínua
40
ÁGUA E ESGOTO
41
Série histórica até 2020
ÁGUA E ESGOTO U.M 2018 2019 2020 2021 2022
CA - Consumo de Água e esgoto m
3
8.194 12.440 6.956 6.698 9.746
CRA - Consumo relativo de água e esgoto m
3
/m
2
0,169 0,237 0,135 0,131 0,189
GA - Gasto com Água e esgoto R$ 276.984,71 398.085,44 263.258,05 201.490,97 231.743,13
GRA - Gasto relativo com água e esgoto R$/m
2
5,72 7,60 5,12 3,92 4,51
m
2
Total - Área total em m
2
m
2
48.356,34 52.352,88 51.345,62 51.345,62 51.345,62
INDICADOR 9 CONSUMO RELATIVO DE ÁGUA E ESGOTO (m
3
/m
2
)
Indicador
Metas
GEx
Responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
9
CONSUMO RELATIVO DE ÁGUA
E ESGOTO (m
3
/m
2
)
Em 2021, reduzir em 30% com base no consumido em 2019. A
partir de 2022, reduzir gradualmente até alcançar 3%de redução
em 2026, com base no realizado em 2019.
GEx 2 Mensal
30% 1% 1,5% 2% 2,5% 3%
0,165 0,234 0,233 0,232 0,231 0,229
Fórmula de cálculo
Variação do consumo = [1- (Consumo por m
2
do ano corrente/Consumo por m
2
de 2019)] x 100
Consumo por m
2
do ano corrente = Σ do s m
3
consumidos/área construída total
Descrição do indicador: mede o consumo de água e esgoto por m
2
de área total.
43
PLANO DE ÃO ÁGUA E ESGOTO
O Q QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Garantir que os hidrômetros
estejam funcionais.
CAEMA
Adotar plano de inspeções periódicas em t odos
os hidrômetros para investigar existência de
defeitos ou outros problemas que dificultem a
leitura.
Janeiro/
2023
Dezembro/
2023
2
Divulgar, periodicamente, o
consumo de água e esgoto pelas
unidades.
SGSociambiental
Divulgar através da Intranet, e-mail ou outro
meio, relatório periódico para as unidades
informando o seu desempenho individual.
Janeiro/
2023
Ação
contínua
3
Substituir descargas para
acionamento duplo nos wc's
femininos e masculinos e substituir
dos vasos convencionais por vasos
com caixa acoplada.
CAEMA
Fazer a análise do quantitativo necessário e o
levantamento de custo.
Janeiro/
2023
Janeiro/2024
4
Monitorar o consumo de água das
unidades de modo a identificar
consumos acima da média.
CAEMA/
SGSocioambiental
Acompanhar o histórico dos consumos.
Janeiro/
2023
Ação
contínua
5
Estudar a viabilidade de ampliação
de captação e utilização de águas
pluviais para fins não potáveis.
CAEMA/
SGSocioambiental
Listar outros possíveis im óveis do TRT 13ª
Região em condições de instalar equipamentos
para captação de águas pluviais.
Fazer levantamento de custo. Apresentar projeto
à Administração.
Janeiro/
2023
Janeiro/2024
6
Consumir t oda a água das caixas e
cisternas antes da limpeza.
CAEMA
Coordenar com as unidades o cronograma de
limpeza das caixas de água e cisternas, para
que o volume de água destes reservatórios
sejam consumidos, não desperdiçados.
Janeiro/
2023
Ação
contínua.
44
GESTÃO DE
RESÍDUOS
45
Série histórica até 2020
GESTÃO DE RESÍDUOS U.M 2018 2019 2020 2021 2022
Dpa - Destinação de papel Kg 309 508 2.593 1.813 3.560
Dpl - Destinação de plásticos
Kg 28 75 226 82 244
Dmt - Destinação de metais Kg 38 161 1 1.214 1.687
Dvd - Destinação de vidros
Kg 39 28 0 87 0
Dri - Destinação de resíduos de informátic a Kg 0 13 150 591 2.072
Dsi - Destinação de suprimentos de impressão
Kg 67 29 166 87 228
Dpb - Destinação de pilhas e baterias Kg 54 0 3.360 0 117
Dlp - Destinação de lâmpadas
unidade 166 560 176 744 1.774
Drs - Destinação de resíduos de saúde
Kg 27 111 60 136 3.900
Dob - Destinação de resíduos de obras e
reformas
m
3
0 314 80 0 0
INDICADOR 10 DESCARTE DE RESÍDUOS
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
10 DESCARTE DE RESÍDUOS
Implantar coleta seletiva em todas as unidades do
Tribunal.
GEx 2 Mensal
58% 66% 83% 100%
7 8 10 12
Fórmula de cálculo
Percentual de unidades com coleta seletiva = [Quantidade de unidades com coleta seletiva
implementada/Quantidade de unidades do TRT13)] x 100
Descrição do indicador: mede o percentual de unidades do TRT13 com coleta seletiva de resíduos implementada.
47
PLANO DE ÃO DESCARTE DE RESÍDUOS
O Q QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Ampliar a coleta de recicláveis
(papel e plástico).
CAEMA/
SGSocioambiental
Colocar caixa ao lado das impressoras para
coletar papéis A4 usados de forma a garantir
que os papéis não sejam contaminados com
resíduos orgânicos.
Promover campanha de sensibilização sobre a
importância da coleta seletiva. Fazer campanha
nos setores para que o lixo orgânico não seja
misturado com os recicláveis.
Realizar, periodicamente, treinamento dos
servidores da área de limpeza e conservação e
dos terceirizados.
Janeiro/
2023
Ação
Contínua
2
Habilitar e selecionar cooperativas
de catadores para coleta de
resíduos eletroeletrônicos
produzidos pelo Tribunal.
SGSocioambiental
Realizar a seleção de associações e/ou
cooperativas de catadores de materiais
recicláveis, aptos a r ealizar a coleta seletiva e
destinação final ambientalmente adequada dos
resíduos sólidos recicláveis gerados pelo TRT.
Janeiro/
2023
Janeiro/2024
48
3
Intensificar campanhas sobre o
descarte e a separação de
resíduos.
SGSocioambiental
Orientar servidores, magistrados e t erceirizados
para que os materiais sejam segregados na
fonte (não misturar os resíduos).
Montar m aterial descritivo para a segregação
dos diferentes tipos de r esíduos.
Janeiro/
2023
Ação
contínua
4
Manter a padronização das lixeiras,
visando a separação de resíduos na
fonte geradora;
SGSocioambiental
Definir e padronizar os t ipos de lixeiras para as
unidades.
Verificar se todos os setores possuem as lixeiras
definidas.
Janeiro/
2023
Ação
contínua
5
Elaborar o Plano de Gerenciamento
de Resíduos Sólidos PGRS.
SGSocioambiental
Construir e implementar o PGRS de acordo com
a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei
12.305, de 2 de agosto de 2010 e suas
atualizações).
Janeiro/
2023
Dezembro/
2024
6
Criar ponto de coleta de recicláveis
(ECOPONTO).
SGSocioambiental
Criar pontos de coleta de recicláveis (pilhas,
óleo de cozinha usado, resíduos eletrônicos)
para estimular o descarte correto destes
materiais e fomentar a cultura da separação
correta.
Janeiro/
2023
Janeiro/2024
7
Divulgar dados da coleta e
destinação de resíduos gerados
pelo Tribunal.
SGSocioambiental
Construir painel para informar a evolução dos
indicadores do PLS às partes interessadas.
Ação
Contínua
Ação
Contínua
49
REFORMAS E
ALTERAÇÕES DE
LAYOUT
50
Série histórica até 2020
REFORMAS E ALTERAÇÕES DE LAYOUT U. M 2018 2019 2020 2021 2022
GRB - Gasto com reformas no período-base R$ 231.476,92 2.145.491,57 2.052.809,92 1.766.570,00 857. 654,00
INDICADOR 11 GASTOS COM REFORMAS E ALTERAÇÕES DE LAYOUT
INDICADOR
META PLURIANUAL GEx
responsáve
l
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
11
GASTOS COM REFORMAS E
ALTERAÇÕES DE LAYO UT (R$)
GEx 2 Mensal
1,5 mi 1,5 mi 1,5 mi 1,5 mi
Fórmula de cálculo
Descrição do indicador:
52
PLANO DE ÃO GASTOS COM REFORMAS E ALTERAÇÕES DE LAYOUT
O Q QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Elaborar os Termos de Referência
em conformidade com o Guia de
Contratações Sustentáveis da
Justiça do Trabalho.
SADM/
SGSocioambiental
Adotar o Guia de Contratações Sustentáveis da
Justiça do Trabalho como referência nas
contratações relacionadas a Limpeza;
Janeiro/
2023
Ação
contínua.
53
LIMPEZA
54
Série histórica até 2020
LIMPEZA U.M 2018 2019 2020 2021 2022
GLB - Gastos com contratos de limpeza no período-
base
R$ 2.018.251,15 2.536.623,00 2.396.502,05 2.321.988,98 2.424.041,61
m²Cont - Área contratada
m
2
29.212 62.253 57.037 57.037 53.794
GRL - Gasto relativo com contratos de limpeza
R$/m
2
69,09 40,75 42,02 40,71 45,06
GML - Gasto com material de limpeza
R$ 122.826,68 53.667,09 27.157,81 23.349,97 24.351,68
Gasto com material de limpeza por m
2
R$/m
2
4,20 0,86 0,47 0,39 0,45
INDICADOR 12 GASTO COM CONTRATO DE LIMPEZA POR ÁREA CONTRATADA (R$/m
2
)
INDICADOR
META PLURIANUAL
Grupo
Responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
12
GASTO COM CONTRATO DE
LIMPEZA POR ÁREA
CONTRATADA (R$/m
2
)
Limitar o aumento dos gastos em 10% ao ano em relação ao
ano anterior, tendo com base o realizado em 2019.
GEx1 Anual
10% 10% 10% 10% 10% 10%
44,82 49,30 54,23 59,66 65,62 72,19
Fórmula de cálculo
Gastos por m
2
= Σ gastos com contratos de limpeza no ano corrente (R$)/ área contratada (m
2
)
Variação dos gastos = [(Gastos por m
2
do ano corrente/ gastos por m
2
do ano anterior) x 100] - 100
Descrição do indicador: mede o valor gasto com contrato de limpeza por m
2
de área contratada.
56
INDICADOR 13 GASTO COM MAT ERIAL DE LIMPEZA POR ÁREA CONTRATADA (R$/m
2
)
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
13
GASTO COM MATERIAL DE LIMPEZA
POR ÁREA CONTRATADA (R$/m
2
)
Limitar o aumento dos gastos em 10% ao ano em relação
ao ano anterior, tendo com base o valor estimado no
Protocolo 10622/2020 (R$ 6,61/m
2
).
GEx1 Mensal
10% 10%
6,61 7,27 4,00 4,00 4,00 4,00
Fórmula de cálculo
Gastos por m
2
= Σ gastos com material de limpeza no ano corrente (R$)/ área contratada (m
2
)
Variação dos gastos = [(Gastos por m
2
do ano corrente/gastos por m
2
do ano anterior) x 100] -
100
Descrição do indicador: mede o valor gasto com material de limpeza por m
2
de área contratada.
57
PLANO DE ÃO LIMPEZA
O Q QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Promover a inclusão e a integração
dos empregados das empresas
terceirizadas nas atividades
SGSocioambiental
Através amostras, palestras e encontros
ofertadas pelo Tribunal.
Janeiro/
2023
Ação
contínua.
2
Utilizar nos editais para contratação
de serviços de limpeza e
conservação, como condição prévia
à assinatura do contrato e durante a
vigência contratual, sob pena de
rescisão contratual, o atendimento
das seguintes condições:
SADM/
SGSocioambiental
Através das seguintes exigências:
I. Não possuir inscrição no cadastro de
empregadores flagrados explorando
trabalhadores em condições análogas às de
escravo e
II. Não ter sido condenada, a contratada ou seus
dirigentes, por infringir as leis de combate à
discriminação de raça ou de gênero, ao trabalho
infantil e ao trabalho escravo.
Janeiro/
2023
Ação
contínua.
3
Elaborar os Termos de Referência
em conformidade com o Guia de
Contratações Sustentáveis da
Justiça do Trabalho.
SADM/
SGSocioambiental
Adotar o Guia de Contratações Sustentáveis da
Justiça do Trabalho e correlatos.
Janeiro/
2023
Ação
contínua.
4
Publicar periodicamente os dados
de consumo.
SGSocioambiental
Construir painel para informar a evolução dos
indicadores do PLS às partes interessadas.
Ação
contínua.
Ação
contínua.
58
VIGILÂNCIA
59
Objetivos específicos:
Racionalizar os gastos com serviços de vigincia.
Assegurar a integridade sica de magistrados, servidores e demais colaboradores no desempenho de suas
atividades, e ainda daqueles que eventualmente transitam pelas instalações do óro, contribuindo para a
qualidade de vida das pessoas e sensão de bem-estar.
Garantir melhores condições de trabalho.
Contribuir para o alcance da meta 8.7 (Tomar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado,
acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas, e assegurar a proibição e eliminão das piores
formas de trabalho infantil, incluindo recrutamento e utilização de crianças-soldado, e a 2025 acabar com o
trabalho infantil em todas as suas formas) da Agenda 2030.
60
Série histórica até 2020
VIGILÂNCIA U.M 2018 2019 2020 2021 2022
GVab - Gastos com contratos de vigilância
armada no período-base
R$ 2.797.237,92 3.305.907,00 2.243.227,23 1. 981.733,06 2.122.433,18
QVab - Quantidade de postos de vigilância
armada
Postos 38 69 47 30 30
GRVa - Gasto relativo com vigilância armada R$/Posto 73.611,52 47.911,70 47.728,23 66.057,76 70.747,77
INDICADOR 14 GASTO COM VIGILÂNCIA ARMADA
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuraçã
o
2021 2022 2023 2024 2025 2026
14
GASTO COM
VIGILÂNCIA ARMADA
(R$)
Limitar o aumento dos gastos em 10% em relação ao ano anterior, tendo
como base o realizado em dezembro de 2020 para a projeção em 2021.
GEx1 Anual
-
10% 10% 10% 10% 10%
R$
2.029.974,88
R$
2.232.972,36
R$
2.456.269,60
R$
2.701.896,57
R$
2.972.086,22
R$
3.269.294,84
Fórmula de cálculo Variação dos gastos = [(Gastos do ano corrente/ gastos do ano anterior) x 100] - 100
Descrição do indicador: mede o valor gasto com contrato de vigilância armada.
61
PLANO DE ÃO VIGINCIA
O Q QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Utilizar nos editais para contratação
de serviços de limpeza e
conservação, como condição prévia
à assinatura do contrato e durante a
vigência contratual, sob pena de
rescisão contratual, o atendimento
das seguintes condições:
SADM/
SGSocioambiental
Através das seguintes exigências:
I. Não possuir inscrição no cadastro de
empregadores flagrados explorando
trabalhadores em condições análogas às de
escravo e
II. Não ter sido condenada, a contratada ou seus
dirigentes, por infringir as leis de combate à
discriminação de raça ou de gênero, ao trabalho
infantil e ao trabalho escravo.
Janeiro/
2023
Ação
contínua.
2
Elaborar os Termos de Referência
em conformidade com o Guia de
Contratações Sustentáveis da
Justiça do Trabalho.
SADM/
SGSocioambiental
Adotar o Guia de Contratações Sustentáveis da
Justiça do Trabalho e correlatos.
Janeiro/
2023
Ação
contínua.
62
VEÍCULOS
63
Série histórica até 2020
VEÍCULOS U.M 2018 2019 2020 2021 2022
Km Quilometragem total km 121.543 121.941 44.766
VF Quantidade de Veículos flex
veículo 21 21 21 21 21
VD Quantidade de Veículos Diesel veículo 6 7 7 7 7
QVe - Quantidade de veículos veículo 27 28 28 28 28
Gmv - Gasto com manutenção de veículos R$ 35.879,93 43.409,61 19.544,70 32.701,00 53.668,00
INDICADOR 15 GASTO COM MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
15
GASTO COM MANUTENÇÃO DE
VEÍCULOS (R$)
Limitar o aumento de gastos em 10% ao ano, tendo como
base para 2021 o mesmo valor r ealiza do em 2019.
GEx 2 Mensal
-
10% 10% 10% 10% 10%
R$
43.409,61
R$
47.750,57
R$
78.787,13
R$
86.665,84
R$
95.332,43
R$
104.865,67
Fórmula de cálculo Variação dos gastos = [(Gasto no ano corrente/gastos do ano anterior) x 100] - 100
Descrição do indicador: mede o gasto com manutenção de veículos no ano.
65
PLANO DE ÃO VEÍCULOS
O QUÊ QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Elaborar estudo técnico para
analisar o tamanho adequado da
frota do Tribunal.
CSI/
SGSocioambiental
Elaborar estudo técnico que contemple a
aferição de número adequado de veículos para
atendimento das demandas do órgão.
Janeiro/
2023
Janeiro/2024
2
Manter programa de capacitação
dos condutores sobre boas práticas
de condução e condução defensiva.
CSI
Manter conforme previsto no plano de
reciclagem anual dos agentes de polícia judicial,
elaborado pelo CNJ e aplicado por todos os
órgãos do judiciário.
Ação
contínua.
Ação
contínua.
3 Publicar os dados periodicamente. SGSocioambiental
Construir painel para informar a evolução dos
indicadores do PLS às partes interessadas.
Manter painel atualizado com as informações do
PLS.
Janeiro/
2023
Ação
Contínua
66
COMBUSTÍVEL
67
Série histórica até 2020
COMBUSTÍVEL U.M 2018 2019 2020 2021 2022
CG - Consumo de gasolina litros 13.778 13.997 4.669 3.312 7.694
CE - Consumo de etanol
litros 0 0 0 59 1.150
CD - Consumo de diesel litros 3429 4825 2.554 2.503 1.750
Consumo tota de combustível Litros 17.207 18.821 7.223 5.874 10.594
Km rodados
km 121.543 121.941 44.766 47.9 92 81.233
INDICADOR 16 CONSUMO DE COMBUSTÍVEL (ETANOL, GASOLINA, DIESEL)
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
16
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
(ETANOL, GASOLINA, DIESEL)
(litros)
Não ultra passar 20.000 litros de combustível no ano, a
partir de 2023
GEx 2 Mensal
9.410 18.444 20.000 20.000 20.000 20.000
Fórmula de cálculo Variação d o consumo = [1- (Consumo no ano corrente/Consumo do ano anterior)] x 100
Descrição do indicador: mede o consumo de combustível no ano (etanol + diesel).
69
PLANO DE ÃO COMBUSVEL
O Q QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Fazer estudo com vistas a
modernizar a frota de veículos do
Tribunal.
CSI/
SGSocioambiental
Priorizar a aquisição de veículos mais modernos
e de acordo com as novas características de
serviços.
Estudar a aquisição de modelos flex, híbridos ou
elétricos para veículos de representação e
transporte institucional.
Janeiro/
2023
Janeiro/2024
2
Aprimorar a gestão do uso da frota
oficial de veículos.
CSI
Otimizar viagens através do sistema de
chamado eletrônico existente que permite à CSI
fazer a gestão das demandas pelo uso dos
veículos of iciais.
Janeiro/
2023
Ação
contínua.
3
Publicar periodicamente os dados
de consumo.
SGSocioambiental
Construir painel para informar a evolução dos
indicadores do PLS às partes interessadas.
Janeiro/
2023
Ação
contínua
70
QUALIDADE DE
VIDA NO
TRABALHO
71
Objetivos específicos:
Aumentar a participação do corpo funcional nas ões de Qualidade de Vida no Trabalho.
Desenvolver uma cultura institucional centrada no bem-estar das pessoas, com foco no engajamento e
performance organizacional.
Contribuir para o alcance da meta 3.4 (a 2030, reduzir em um teo a mortalidade prematura por doenças não
transmissíveis via prevenção e tratamento, e promover a saúde mental e o bem-estar) da Agenda 2030.
72
Série histórica até 2020
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO U.M 2018 2019 2020 2021 2022
PVQ - Participação em ações voltadas para a
qualidade de vida
participantes 3.293 2.631 7.413 5.428 3.083
AQV - Quantidade de ações de qualidade de
vida
ações 65 65 28 26 33
PS Participação de servidores em ações
solidárias
participantes 417 1.074 1.095 1.092 1.345
AS - Quantidade de ações solidárias ações 5 4 3 2 5
Alnc - Ações de inclusão para servidores com
deficiência
ações 1 7 1 6 2
INDICADOR 17 PARTICIPAÇÃO EM ÕES VOLTADAS PARA A QUALIDADE DE VIDA
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
17
PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES
VOLTADAS PARA A QUALIDADE
DE VIDA (nº de participantes)
Manter acima de 2.000 participações por ano em ações voltadas
para a QVT .
GEx 3 Mensal
2.000 2. 000 2.000 2.000 2.000 2.000
Fórmula de cálculo
Resultado = Quantidade de servidores, magistrados, estagiários e terceirizados que
participaram em cada ação de QVT, em números absolutos.
Descrição do indicador: mede a participação da força de trabalho em ações voltadas para a Qualidade de Vida no Trabalho.
73
INDICADOR 18 QUANTIDADE DE ÕES DE QUALIDADE DE VIDA
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
18
QUANTIDADE DE AÇÕES DE
QUALIDADE DE VI DA
Promover pelo menos 30 ações por ano voltadas para a QVT
GEx 3 Mensal
30 30 30 30 30 30
Fórmula de cálculo Resultado = Quantidade de ações pr omovidas, em números absolutos.
Descrição do indicador: mede a quantidade de ações voltadas para a Qualidade de Vida no Trabalho, promovidas pelo TRT13
INDICADOR 19 PARTICIPAÇÃO EM ÕES SOLIRIAS
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
19
PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES
SOLIDÁRIAS (nº de participantes)
Manter acima de 1.000 participações por ano em ações
solidárias
GEx 3 Mensal
1.000 1.000 1.000 1.000 1.000 1.000
Fórmula de cálculo
Resultado = Quantidade de servidores, magistrados, estagiários e terceirizados que
participaram em ações solidárias, em números absolutos.
Descrição do indicador: mede a participação da força de trabalho em ações solidárias promovidas pelo TRT13.
74
INDICADOR 20 ÕES DE INCLUO PARA SERVIDORES COM DEFICNCIA
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
20
AÇÕES DE INCLUSÃO PARA
SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA
(no de ações)
Realizar ao menos 2 ações por ano para a inclusão de
servidores com deficiência
GEx 3 Mensal
2 2 2 2 2 2
Fórmula de cálculo
Resultado = Quantidade de ações realizadas que promovam a inclusão de pessoa com
deficiência, em números absolutos.
Descrição do indicador: mede a realização de a
ções de inclusão para servidores com deficiência, promovidas pelo TRT13.
75
PLANO DE ÃO QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
O Q QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Atualizar o Programa de Controle
Médico da Saúde Ocupacional
(PCMSO).
CSaude
Considerar os dados de absenteísmo e os
resultados dos exames periódicos do ano
anterior para sugerir novas ações de promoção
da saúde.
Janeiro/
2023
Ação
Contínua
2
Ampliar a realização de ações de
promoção da saúde ocupacional
relacionadas ao trabalho,
observadas as diretrizes da
Resolução CSJT 141/2014.
CSaude
Manter o Programa de Acompanhamento
Periódico da Saúde - especialidade medicina,
com o Grupo prevenção e controle da
hipertensão e da diabetes.
Promover ações específicas voltadas para a
saúde da mulher.
Manter as campanhas do Setembro Amarelo,
Outubro Rosa, novembro Azul, campanha de
controle da HAS, diabetes, tabagismo, saúde
bucal.
Janeiro/
2023
Ação
Contínua
3
Realizar exames médicos
periódicos.
CSaude
Planejar e divulgar o cronograma anual e
executar os exames periódicos.
Janeiro/
2023
Anual
4
Implementar o Programa de Gestão
de Riscos Ocupacionais (PGRO)
CSaude
Inspecionar as unidades para identificação de
eventuais riscos ocupacionais (fí sicos, químicos,
biológicos e de acidentes), por meio da
avaliação periódica e permanente dos
ambientes e condições de trabalho.
Identificar possíveis fontes de riscos à saúde e
segurança ocupacional e adotar medidas para
promover um ambiente de trabalho seguro e
saudável.
Janeiro/
2023
Dezembro/
2024
76
CAPACITAÇÃO
SOCIOAMBIENTAL
77
Objetivos específicos:
Capacitar e sensibilizar a força de trabalho do TRT13 na tetica da Responsabilidade Socioambiental.
Promover a capacitão de magistrados e servidores em temas relacionados à gestão socioambiental e
sustentabilidade, de forma a subsidiar e estimular a tomada de decies que levem em considerão esses
conceitos.
Promover a cultura da sustentabilidade na instituão e também na vida pessoal do público-alvo.
Contribuir para o alcance da meta 4.7 (a 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e
habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da
educação para o desenvolvimento sustenvel e estilos de vida sustenveis, direitos humanos, igualdade de
gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural
e da contribuão da cultura para o desenvolvimento sustentável) da Agenda 2030.
78
Série histórica até 2020
CAPACITAÇÃO SOCIOAMBIENTAL U.M 2018 2019 2020 2021 2022
ACap - Ações de capacitação e sensibilização ações 5 8 3 4 6
PSC - Participação em ações de sensibilização e
capacitação
participações 168 648 31 56 161
INDICADOR 21 AÇÕES DE CAPACITAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO NA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
21
AÇÕES DE CAPACITAÇÃO E
SENSIBILIZAÇÃO NA TEMÁTICA
SOCIOAMBIENTAL
(nº de ações)
Promover pelo menos 2 ações de capacitação por ano
voltadas para a temática socioambiental.
GEx 3 Mensal
2 2 2 2 2 2
Fórmula de cálculo
Resultado = Quantidade de ações de capacitação e sensibilização na temática
Socioambiental, em números absolutos.
Descrição do indicador: mede a quantidade de ações de capacitação e sensibilização na temática Socioambiental, promovidas pelo TRT13.
79
INDICADOR 22 PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DE PROMOÇÃO E CAPACITAÇÃO NA TEMÁTICA
SOCIOAMBIENTAL
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
22
PARTICIPAÇÃO EM AÇÕES DE
CAPACITAÇÃO NA TEMÁTICA
SOCIOAMBIENTAL
(no de participantes)
Manter acima de 30 participações por ano em ações de
sensibilização e capacitação
GEx 3 Mensal
100 30 30 30 30 30
Fórmula de cálculo
Resultado = Quantidade de servidores, magistrados, estagiários e terceirizados que
participaram em ações de capacitação na temática Socioambiental, em números absolutos.
Descrição do indicador: mede a quantidade de participações nas ações de capacitação na t emática Socioambiental, promovidas pelo
TRT13.
80
PLANO DE ÃO CAPACITÃO E SENSIBILIZAÇÃO NA TEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL
O Q QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Organizar capacitação sobre
responsabilidade socioambiental
em EAD.
EJUD /
SGSocioambiental
Organizar ao menos 1 palestra/ano com a
temática socioambiental.
Janeiro/
2023
Dezembro/
2023
2
Incluir a Responsabilidade
Socioambiental como tema nas
ambientações para novos
servidores.
SGSocioambiental/
GEx 3
Propor à SEGEPE incluir o tema nas
ambientações para novos servidores.
Janeiro/
2023
Dezembro/
2023
81
APOIO AO SERVIÇO
ADMINISTRATIVO
82
Série hist órica até 2020
CAPACITAÇÃO SOCIOAMBIENTAL U.M 2018 2019 2020 2021 2022
GCGraf Gastos com serv iços gráficos R$ ND R$ 9.899,00* ND R$ 3. 332,00 R$ 16.020,50
*LM SERVGRAFICA E COPIADORA LTDA Protocolo 9990/2019. materiais gráficos necessários (cartazes, faixas, banner, folder, BACKDROP's) para a
divulgaçã o do evento, bem como dos materiais para distribuição com os participantes (pastas, crachás com cordão, blocos de
anotações) para o III Congresso Internacional das Escolas J udic iais da 6ª, 13ª, 19ª e 21ª Re giões, nos dias 24 e 25 de outubro de 2019.
INDICADOR 23 GASTOS COM SERVIÇOS GRÁFICOS
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
23
GASTOS COM SERVIÇOS GRÁFICOS
(R$)
Limitar o aumento de gastos em 10% ao ano, tendo como base
para 2021 o mesmo valor realizado em 2019.
GEx 1 Mensal
R$
10.889,00
R$
11.978,00
R$
13.175,00
R$
14.493,00
R$
15.942,00
R$
17.537,00
Fórmula de cálculo Variação dos gastos = [(Gasto no ano corrente/gastos do ano anterior) x 100] - 100
Descrição do indicador: mede o gasto realizado com serviços gráficos.
PLANO DE AÇÃO GASTOS COM SERVOS GRÁFICOS
O QUÊ QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Priorizar o uso dos s erviços de
impressão da reprografia própria do
TRT13.
ASPROS/
ACS/
CMP
Contratar serviços de impressão apenas quando
não houver condições técnicas da reprografia do
TRT13.
Janeiro/2023
Enquanto
estiver
vigente o
contrato de
aluguel da
impressora
colorida.
Anotações:
Para a construção da meta foi considerado o histórico de 2019.
Ocorrências:
Em 2022 houve a impressão da revista do biênio. Foram mais de 170 unidades impressas o que importou em um valor total de R$ 16.020,50
considerando todo o serviço de edição e impressão. O valor ficou acima da meta em R$ 4.042,50. Não estava no radar das metas esse número de
impressões.
AQUISIÇÕES E
CONTRATAÇÕES
86
Série hist órica até 2020
CAPACITAÇÃO SOCIOAMBIENTAL U.M 2018 2019 2020 2021 2022
ACR Aquisições e contratações realizadas Qtde ND ND ND ND ND
ACS Aquisições e contratações sustentáveis realizadas Qtde ND ND ND 30 47
INDICADOR 24 PERCENTUAL DE AQUISIÇÕES E CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS
INDICADOR
META PLURIANUAL
GEx
responsável
Apuração
2021 2022 2023 2024 2025 2026
24
PERCENTUAL DE AQUISIÇÕES E
CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS
SOBRE A TOTALIDADE
Incluir critério de sustentabilidade em, no mínimo, 90% das
contratações
GEx 1 Mensal
90% 90% 100% 100% 100% 100%
Fórmula de cálculo
% = [(Aquisições e co ntratações realizadas com critérios de sustentabilidade/Aquisições e
contratações realizadas) x 100
Descrição do indicador:
mede o percentual de aquisições e contratações realizadas no exercício com a inclusão de critério de sustentabilidade.
PLANO DE AÇÃO AQUISÕES E CONTRATÕES
O QUÊ QUEM COMO INÍCIO FIM
1
Incluir cr itério de sustentabilidade na
aquisição e/ou contratação de acordo
com o Guia de Contratações
Sustentáveis da Justiça do Trabalho.
Unidade
demandante
Alinhar com o Guia de Contratações Sustentáveis
da Justiça do Trabalho e correlatos.
Janeiro/2023
Ação
continuada.
2
Orientar aos demandantes das
contratações sobre como utilizar o
Guia de Contratações Sustentáveis
da Justiça do Trabalho.
SADM
Promover palestra para orientação dos
demandantes.
Janeiro/2023 Janeiro/2024