RELATÓRIO ANUAL DO PLANO DE
LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL
-2019-
JOÃO PESSOA/PB
2019
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ALTA ADMINISTRAÇÃO DO TRT13 – Biênio 2019/2021
Presidente – Desembargador Wolney de Macedo Cordeiro.
Vice-Presidente e Corregedor Desembargador Leonardo José Videres
Trajano.
Diretor Geral de Secretaria – Alexandre Gondim Guedes Pereira.
COMISSÃO GESTORA DO PLS
*Instituída pelo ATO TRT SGP nº 057/2019
Max Frederico Feitosa Guedes Pereira - Assessoria de Gestão Estratégica
- Presidente da Comissão.
Jackson Bertamoni de Lima - Gestão Socioambiental;
Germano Guedes Pereira - Representante da Coordenadoria de Material
e Patrimônio.
Edgard Saeger Neto representante da Secretaria de Gestão de Pessoas
e Pagamento de Pessoal.
Aciel Carneiro da Silva - representante da Coordenadoria de Segurança
Institucional.
Thatiane Carrilho Simões Lemos – representante do Núcleo de Saúde.
Péricles Costa Matias representante da Coordenadoria de Arquitetura,
Engenharia, Manutenção, Conservação e Limpeza.
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1. APRESENTAÇÃO
O Plano de Logística Sustenvel do Tribunal Regional do Trabalho da
13ª Região foi aprovado em 11 de outubro de 2017, por força do ATO
TRT GP 369/2017, cumprindo o que determina a Resolução CNJ
201/2015. Dada a importância deste instrumento de gestão, o Tribunal
inseriu o PLS entre as metas do seu Planejamento Estratégico
Institucional, de modo que o bom desenvolvimento do PLS faz parte da
busca pela excelência da atuação institucional do TRT13.
Durante o ano de 2019 foram editados normativos importantes no
âmbito do TRT13 relacionados diretamente ou indiretamente com a
dinâmica do PLS, conforme breve histórico a seguir:
Em 08 de abril de 2019 foi publicado o Ato TRT SGP 115,
instituindo e disciplinando o Programa TRT 13 Sustenvel, com a
finalidade precípua de disciplinar o uso de energia elétrica, telefone,
papel, água e combustível. Além destes, o Programa TRT 13 Sustentável
engloba os demais temas contemplados pelo Plano de Logística
Sustentável do TRT da 13ª Região.
Em 15 de abril de 2019 foi editado o ATO TRT SGP 0123,
instituindo o “Selo Eficiência TRT13”, como reconhecimento para
aquelas unidades do TRT13 que tiveram melhor desempenho nos
cenários estratégicos do Tribunal. Entre os requisitos para a concessão
do Selo, fez parte o uso eficiente de recursos como copos descartáveis e
papel para impressão, fato que também colaborou para um bom
desempenho do PLS.
Em 18 de junho de 2019 foi instituído o Programa Compostagem,
através do ATO TRT SGP N.º 206/2019, com a finalidade de manejar
adequadamente os resíduos orgânicos produzidos e promover a prática
de hábitos sustenveis de consumo em 100% (cem por cento) das
unidades da sede do Tribunal.
No mês de julho de 2019 foi editado o Ato TRT SGP 228/2019,
ajustando a linha de base dos indicadores, passando esta a ser o
realizado no ano de 2017, em virtude da similaridade do horário de
funcionamento com o atual exercício.
Em 10 de setembro de 2019, a meta de gasto com telefonia
móvel/internet foi ajustada pelo Ato TRT SGP nº 285/2019.
Foram realizadas 3 Reuniões de Avaliação da Sustentabilidade
durante o ano de 2019, com a participação dos membros do Comitê de
Governança Institucional do TRT13, quando foram avaliados os
desempenhos dos indicadores contidos no PLS e tomadas importantes
decisões na busca pelo atingimento do Plano proposto.
Este relatório busca informar o desempenho do Plano de Logística
Sustentável (PLS) do TRT da 13ª Região para magistrados, servidores e
todo público interessado. Desta forma pretende-se divulgar o PLS e
difundir a cultura da Responsabilidade Socioambiental.
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2. DESEMPENHO DO PLS – AVALIAÇÃO DOS ÚLTIMOS 4 ANOS
No quadro a seguir estão relacionados os temas e os indicadores do PLS do TRT13, ao longo dos últimos 4 anos.
QUADRO DOS INDICADORES DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DO TRT13
QUADRO I. Evolução dos indicadores do PLS ao longo dos últimos 4 anos
INDICADOR DESCRIÇÃO 2016 2017 2018 2019 VARIAÇÃO
2019/2016
ÁGUA MINERAL
Consumo de botijões de 20 litros (unidades) 6.863 6.886 7.229 7.133 103,58%
Gasto com botijões de 20 litros (R$) 44.850,00 51.665,66 42.926,94 45.573,65 101,61%
COPOS
DESCARTÁVEIS
Consumo de Copos descartáveis de 200ml
(centos)
4.343 4.248 2.970 1.380 31,78%
Gasto com Copos de 200ml (R$) 8.729,16 9.911,52 6.920,30 3.215,00 36,83%
Consumo de Copos descartáveis de 50ml
(centos)
1.432 1.345 851 460 32,12%
Gasto com Copos de 50ml (R$) 1.432,00 1.345,00 851,00 460,00 32,12%
PAPEL
Consumo de Papel (Resmas) 2.892 2.666 1.803 1.285 44,43%
Gasto com Papel (R$) 44.937,00 43.103,08 28.829,12 20.301,91 45,18%
IMPRESSÃO,
SUPRIMENTOS E
CONTRATAÇÕES
Quantidade de impressões/ano NM* 1.474.770 1.061.122 797.566 *54,08%
Gasto com suprimentos de impressão (R$) NM* 71.030,92 92.343,41 50.676,95 *71,34%
Gasto com aquisições de impressoras (R$) NM* 0,00 189.800,00 7.111,08 -
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INDICADOR DESCRIÇÃO 2016 2017 2018 2019 VARIAÇÃO
2019/2016
Gasto com impressão contratada (R$) NM* 0,00 0,00 0,00 0,00%
ENERGIA ELÉTRICA Consumo de energia elétrica (kWh) 2.257.920 2.565.905 2.541.155 2.704.414 119,77%
ÁGUA E ESGOTO Consumo de água e esgoto (m³) 7.793 9.009 8.198 7.119 91,35%
DESCARTE DE
RESÍDUOS
Destinação de papel (kg) 125 271 309 508 406,40%
Destinação de suprimentos de impressão
(unidades de cartuchos de toner)
0 0 67 29 -
Destinação de plásticos (kg) 27 25 28 75 277,78%
Destinação de lâmpadas (unidades) 244 119 166 560 229,51%
Destinação de pilhas e baterias (kg) 101 105 54 0 -
Destinação de vidros (kg) 19 14 39 28 147,37%
Destinação de metais (kg) 283 112 38 160 56,54%
Destinação de resíduos de saúde (kg) 1.920 2.940 618 110 **
Resíduos de obras (m³) 193 63 0 314 162,69%
Destinação de resíduos de informática (kg) 0 0 0 13 -
QUALIDADE DE VIDA
NO AMBIENTE DE
TRABALHO
Número de participação de servidores em
ações para a qualidade de vida no trabalho
1175 1.189 3.293 2.631 223,91%
Número de ações voltadas à qualidade de
Vida no trabalho
19 41 65 65 342,11%
Número de participação de servidores em
ações solidárias
105 153 417 1.074 1022,85%
Número de ações de inclusão para servidores
com deficiência.
0 0 1 7 -
TELEFONIA Gasto com telefonia fixa (R$) 242.065,65 238.575,82 157.107,24 155.517,76 64,25%
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INDICADOR DESCRIÇÃO 2016 2017 2018 2019 VARIAÇÃO
2019/2016
Gasto com telefonia móvel/internet (R$) 196.362,47 176.115,10 141.637,91 202.018,37 102,88%
LIMPEZA Gasto com material de limpeza (R$) 193.360,95 139.787,27 122.826,68 53.667,09 27,75%
COMBUSTÍVEL Consumo de combustível (litros) 18.052 20.507 17.207 18.821 104,26%
VEÍCULOS Gasto de Manutenção (Peças e serviços) 35.612,82 19.869,00 35.879,93 43.409,61 121,90%
ALTERAÇÕES DE
LAYOUT E PEQUENAS
OBRAS
Valor gasto com reformas (R$) NM* 544.000,00 6.427,77 14.858,34 *2,73%
CAPACITAÇÃO,
SENSIBILIZAÇÃO E
DIVULGAÇÃO
Quantidade de participantes em ações de
Responsabilidade Socioambiental.
0 28 168 648 -
Quantidade de ações de
capacitação/sensibilização.
0 0 5 8 -
CONTRATAÇÕES
SUSTENTÁVEIS
Percentual de contratações oriundas de
licitação em consonância com a Resolução
CSJT nº 103/2012.
NM* 100% 100% 100% 0,00%
NM*: Não Medido.
* Valor comparado com 2017 por não haver medição em 2016.
** Variação não calculada por ter havido mudança na base de cálculo, de litros (2016 e 2017) para quilograma.
Observações:
Os percentuais em vermelho na coluna Variação 2019/2016” indicam que houve um movimento contrário ao esperado na evolução do indicador,
quando se compara o ano de 2019 com o ano de 2016.
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3. DESEMPENHO DO PLS – AVALIAÇÃO DO ANO DE 2019
No quadro a seguir estão relacionados os temas e os indicadores do PLS do TRT13, com o resultado das apurações mensais ao longo de 2019.
QUADRO II. Evolução dos indicadores durante o ano de 2019
TEMA Meta no ano 2019
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
ACUMULADO
1. CONSUMO DE ÁGUA MINERAL
Botijões de 20 litros (unidades) <= 6.886 565 608 809 579 603 531 664 540 530 643 512 549 7.133
Valor Gasto (R$)
<= 51.665,66
3.563,30 3.821,72 5.348,91 3.649,46 3.789,02 3.429,94 4.380,14 3.414,80 3.355,40 4.095,22 3.248,48 3.477,26 45.573,65
2. CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS
Copo 200ml (centos) <= 3.190 123 144 173 100 155 56 135 117 115 112 90 60 1.380
Copo 50ml (centos) <= 1.008 33 25 60 40 64 31 40 38 30 36 41 22 460
Copo 200ml (R$) <= 7.433,88 286,59 335,52 403,09 233,00 361,15 130,48 314,55 272,61 267,95 260,96 209,70 139,80 3.215,40
Copo 50ml (R$) <= 1.008,72 33,00 25,00 60,00 40,00 64,00 31,00 40,00 38,00 30,00 36,00 41,00 22,00 460,00
3. CONSUMO DE PAPEL
Número de Resmas <= 2.000 128 120 132 124 98 68 121 94 95 128 102 75 1..285
Gasto com Papel (R$) <= 32.326,68 1.949,44 1.836,6 2.017,11 1.893,02 1.496,33 1.049,14 1.843,07 1.436,12 1.449,10 1.965,19 1.789,59 1.577,20 20.301,91
4. IMPRESSÃO E GASTOS COM EQUIPAMENTOS, SUPRIMENTOS E CONTRATAÇÕES DE SERVIÇOS DE IMPRESSÃO
Número de impressões/mês <= 1.330.980 64.238 78.010 72.489 81.084 78.216 56.963 77.164 64.553 60.856 63.834 59.048 41.111 797.566
Impressoras instaladas
(unidades)
307 - - - - - - - - - - - - 307
Gasto com suprimentos para
impressão (R$)
<= 71.030,92 2.644,04 10.038,90 10.281,78 4.036,06 2.086,02 1.606,02 3.194,04 960,00 4.329,06 5.281,44 3.598,71 2.620,90 50.676,97
Gasto com aquisições de
impressoras (R$)
0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 711,08 0,00 0,00 0,00 0,00 7.111,08
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TEMA Meta no ano 2019
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
ACUMULADO
Gasto com impressão
contratada (R$)
<= 21.395,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00
5. CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
Energia elétrica (kWh) <= 2.386.793 252.108 215.310 305.387 214.460 253.346 210.628 194.280 197.833 213.874 197.747 237.907 211.534 2.704.414
6. CONSUMO DE ÁGUA E ESGOTO
Capital e Interior (m³) <= 8.378 643 1.225 973 573 516 471 445 474 411 461 496 431 7.119
7. DESCARTE DE RESÍDUOS PARA ASSOCIAÇÃO DE RECICLADORES
Papel (kg)
Não
estabelecida
18 45 25 20 22 19 28 168 9 59 54 41 508
Suprimentos de impressão
(unidades)
Não
estabelecida
0 0 0 0 0 0 0 29 0 0 0 0 29
Plásticos (kg)
Não
estabelecida
2 4 3 3 2 12 5 7 5 20 12 0 160
Lâmpadas (unidades)
Não
estabelecida
0 0 80 80 80 80 0 80 80 0 80 0 560
Pilhas e baterias (kg)
Não
estabelecida
0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Vidro (kg)
Não
estabelecida
4 4 6 8 6 0 0 0 0 0 0 0 28
Metais (kg)
Não
estabelecida
1 3 2 2 2 19 114 16 1 1 0 0 160
Resíduos de saúde (kg)
Não
estabelecida
3 12 11 7 8,5 8 11,5 12 11 12 12 4 110,5
Resíduos de obras (m³)
Não
estabelecida
0 0 0 0 0 0 0
Resíduos de informática (kg)
Não
estabelecida
0 0 0 0 0 0 155 0 137 0 22 0 314
8. QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Número de participação de
servidores em ações para a
>= 1.272 233 363 75 114 71 86 827 74 315 295 157 21 2.631
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TEMA Meta no ano 2019
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
ACUMULADO
qualidade de vida no trabalho
Número de ações voltadas à
qualidade de Vida no trabalho
Não
estabelecida
5 6 5 6 5 5 2 5 6 10 5 5 65
Número de participação de
servidores em ações solidárias
>= 165 87 87 87 88 88 87 91 91 91 91 94 92 1.074
Número de ações de inclusão
para servidores com
deficiência.
>= 1 0 2 1 0 0 0 1 0 0 0 2 1 7
9. GASTO COM TELEFONIA FIXA E MÓVEL
Telefonia fixa (R$)
<=
224.261,27
11.834,63 13.039,25 13.066,55 13.501,64 12.823,95 12.981,76 12.463,34 12.816,60 13.012,17 13.038,79 12.807,82 14.131,26 155.517,76
Telefonia móvel/internet (R$)
<=
176.115,10
13.553,26 20.587,25 16.894,96 18.151,97 17.496,25 16.449,43 16.871,83 14.031,11 17.332,98 17.439,66 17.050,64 16.159,03 202.018,37
10. GASTO COM LIMPEZA
Material de limpeza (R$)
<=
117.468,68
10.077,79 1.825,64 6.100,36 3.094,25 4.111,32 4.302,93 4953,09 4261,17 4286,13 4324,33 3938,04 2392,04 53.667,09
11. CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
Gasolina + Diesel (litros) <= 19.010 1.453 1.625 1.063 1.822 2.022 2.025 1.131 1.635 1.300 1.689 2.009 1.047 18.821
12. GASTO COM MANUTENÇÃO DOS VEÍCULOS
Peças e serviços (R$) <= 18.309,28 1.730,05 0,00 12.072,67 0,00 0,00 0,00 0,00 4.581,15 13.440,05 0,00 0,00 11.585,69 43.409,61
13. REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO E RACIONALIZAÇÃO DOS GASTOS COM ALTERAÇÕES DE LAYOUT E PEQUENAS OBRAS
Valor gasto com reformas (R$)
<=
522.240,00
0,00 0,00 2.269,95 0,00 0,00 0,00 4.959,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 7.228,95
14. CAPACITAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO
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TEMA Meta no ano 2019
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
ACUMULADO
Número de participantes em
ações de Responsabilidade
Socioambiental.
>= 100 250 250 0 0 0 18 125 4 1 0 0 0 648
Número de ações de
capacitação/sensibilização.
>= 3 2 0 1 0 0 1 2 1 1 0 0 0 8
15. CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Percentual de contratações
oriundas de licitação em
consonância com a Resolução
CSJT nº 103/2012.
100,00% - - - - - - - - - - - - 100,00%
* Números em vermelho indicam que a meta não foi atingida.
Observação:
1. Em 10 de setembro de 2019, a meta de gasto com telefonia móvel/internet foi ajustada pelo Ato TRT SGP nº 285/2019.
2. Não foram atingidas as metas para os seguintes indicadores:
- Consumo de água, Botijões de 20 litros (unidades).
- Gasto com aquisições de impressoras (R$)
- Consumo de Energia elétrica (kWh)
- Gasto com Telefonia móvel/internet (R$)
- Gasto com Manutenção dos veículos - Peças e serviços (R$)
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3. MONITORAMENTO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL
A Seção de Gestão Socioambiental da Assessoria de Gestão Estratégica é
a responsável por divulgar, periodicamente, as quantidades de resíduos
descartados (Art. 31 do Programa TRT 13 Sustentável).
O desempenho do PLS do TRT13 é monitorado pelo Sistema Horus,
uma ferramenta de gestão administrativa e judiciária, desenvolvida pela
Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) do Tribunal.
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Figura 2: Painel da ferramenta administrativa do Sistema HORUS
Figura 1: Monitoramento do PLS no Sistema HORUS – consolidado de 2019.
Resultado de 81% de atingimento do PLS.
As marcas em vermelho indicam que a meta para este indicador não foi atingida.
Conforme demonstrado na figura 2, o resultado para o ano de 2019 foi
de 81% de atingimento das metas do PLS, frente a uma meta proposta
de 70%, ou seja, 11 p.p. acima da meta estabelecida.
Para o ano de 2020 o objetivo é que seja alcançada a meta em 80%,
no mínimo, dos indicadores do PLS. Um desafio sempre crescente desde
a formação do PLS do TRT13.
João Pessoa/Paraíba, 2019.
JACKSON BERTAMONI DE LIMA
Seção de Gestão Socioambiental TRT 13
Assessoria de Gestão Estratégica
MAX FREDERICO FEITOSA GUEDES PEREIRA
Presidente da Comissão Gestora do PLS
Assessor de Gestão Estratégica
WOLNEY DE MACEDO CORDEIRO
Desembargador Presidente
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