TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO
13ª REGIÃO
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL – PLS
Relatório 2017
João Pessoa, abril/2018
1. APRESENTAÇÃO
O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região teve seu Plano de Logística Sustenvel
aprovado em 11 de outubro de 2017, por força do ATO TRT GP 369/2017, cumprindo o que
determina a Resolução CNJ nº 201/2015.
O PLS TRT13 estabelece ações a serem desenvolvidas no período 2017-2020, com
metas, indicadores, responsabilidades e prazos bem definidos, sendo uma ferramenta
indispensável a adoção de práticas sustenveis que colaborem com a manutenção dos
recursos naturais, garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
Alinhando ao Planejamento Estratégico Institucional, que tem como um dos seus
indicadores o índice de alcance de suas metas, o PLS TRT13 tem como objetivo disseminar a
cultura de responsabilidade socioambiental no âmbito deste Regional, incentivando práticas de
sustentabilidade e racionalização de gastos.
Tendo como público-alvo os magistrados, servidores, funcionários terceirizados e o
público em geral, O PLS TRT13 foi elaborado pela equipe do Projeto Estratégico Plano de
Logística Sustentável (PLS), cuja abertura foi autorizada pela Presidência deste Regional em
02/02/2017. Para tanto, a Seção de Gestão Socioambiental elaborou minuta, resultado de
benchmarking processo através do qual se verifica como outras instituições realizam
determinada tarefa para definir as melhores práticas que conduzem a um desempenho
superior e diferenciado, buscando a melhoria de seus próprios processos.
2. Indicadores de sustentabilidade
Para a identificação da série histórica fez-se a pesquisa dos indicadores propostos nos
últimos anos, sendo que nem todos puderam ser apurados corretamente, dada a maneira
como os processos se desenvolvem neste regional.
INDICADOR
UNIDADE DE
MEDIDA
2015 2016 2017
1. ÁGUA MINERAL
Quantidade de botijões
de 20 litros
consumidos no ano
Unidades ND ND 6.886
Gasto em R$ com
botijões de 20 litros
no ano.
Reais ND ND 51.689,80
2. COPOS DESCARTÁVEIS
Copo 200ml (água)
Centos ND 4.343 4.299
Copo 50ml (café)
Centos ND 1.432 1.377
Copo 200ml (água)
Reais ND 7.434,15 9.105,95
Copo 50ml (café)
Reais ND 1.324,63 1.377,00
3. PAPEL
Papel Clorado
Resmas ND 528 1.155
Papel Reciclado
Resmas ND 2.012 1.509
Papel Oficio II
Resmas ND 344 60
Papel Clorado
Reais ND 7.719,44 20.189,40
Papel Reciclado
Reais ND 24.364,15 22.982,07
Papel Oficio II
Reais ND 4.994,88 871,20
4. IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS E EQUIPAMENTOS INSTALADOS
Impressões de
documentos totais
(Quantidade total de
impressões/corpo
funcional + forca de
trabalho auxiliar)
Impressões ND ND 1.121.299
Equipamentos
instalados (Quantidade
de equipamentos
instalados por unidade
de trabalho)
Equipamentos ND ND 307
Gasto com aquisições
de suprimentos (Valor
em R$ gasto com a
compra de suprimentos)
Reais 124.202,15
Gasto com aquisições
de impressoras.
Reais ND ND 0,00
Gasto com contratos de
outsourcing de
impressão (equipamento
+ manutenção +
impressão por folha +
Reais ND ND 21.395,00
suprimento)
5. ENERGIA ELÉTRICA
Consumo de energia
elétrica
kWh 2.715.908 2.264.482 2.566.445
6. ÁGUA E ESGOTO
Consumo de água
7.708 7.662 9.009
7. GESTÃO DE RESÍDUOS
Destinação de papel
kg ND ND 271
Destinação de
suprimentos de
impressão
Unidades ND ND 0
Destinação de
plásticos
kg ND ND 25
Destinação de lâmpadas
Unidades ND ND 119
Destinação de pilhas e
baterias
kg ND ND 105
Madeira
kg ND ND
Destinação de vidros
kg ND ND 14
Destinação de metais
kg ND ND 112
Destinação de resíduos
de saúde
kg ND ND 2.940
Resíduos de obras
ND ND
Destinação de resíduos
de informática
kg ND ND 0
Material reciclável
destinado às
cooperativas
kg ND ND 3.616
8. QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO
Número de participação
em ações voltadas para
a qualidade de vida no
trabalho.
Participantes ND ND 1189
Participação de
servidores em ações
solidárias (inclusão
digital,
alfabetização,
campanhas
voluntárias).
Ações ND ND 41
Número de ações de
inclusão para
servidores com
deficiência.
Ações ND ND 2,35
9. TELEFONIA
Gasto com telefonia
fixa
Reais 263.171,33 242.065,65 238.389,40
Gasto com telefonia
móvel/internet
Reais ND ND 176.114,76
10. LIMPEZA
Gasto com material de
limpeza
Reais 174.956,49
11. COMBUSTÍVEL
Consumo de gasolina
litros
23.522,00 18.052,00
14.773,77
Consumo de diesel
litros 5.400,40
12. VEÍCULOS
Gasto de Manutenção
(Peças)
Reais 148.762,00
Gasto de Manutenção
(Serviços)
Reais 0,00
13. REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO E RACIONALIZAÇÃO DOS GASTOS COM ALTERAÇÕES DE LAYOUT E
PEQUENAS OBRAS
Valor gasto com
reformas
Reais 544.000,00
14. CAPACITAÇÃO, SENSIBILIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO
Quantidade de
participantes em ações
de Responsabilidade
Socioambiental.
Ações 0
Quantidade de ações de
capacitação/sensibiliz
ação.
Participantes 0
15. CONTRATAÇÕES SUSTENTÁVEIS
Percentual de
contratações oriundas
de licitação em
consonância com a
Resolução CSJT nº
103/2012.
Percentual n/m n/m 100%
3. Matriz de Responsabilidade
Considerando que o art. do ATO TRT GP 369/2017, que instituiu o PLS no âmbito da
13ª Região, estabelece que a implementação do PLS-TRT13 é de responsabilidade de todas as
unidades do Tribunal, foi definida a seguinte Matriz de Responsabilidade:
4. Avaliação e Monitoramento
A avaliação e monitoramento do PLS TRT13 será feito pela Comissão Gestora do PLS,
instituída pela Portaria TRT GP 192/2017, com o auxílio da Seção de Gestão Socioambiental
da Assessoria de Gestão Estratégica – AGE. Para tanto, será seguida a seguinte metodologia:
• acompanhar os Planos de Ação e Indicadores;
• realizar, pelo menos 2 vezes por ano, Reuniões de Avaliação do PLS;
• avaliar os resultados e replanejar as ações, se for o caso;
• divulgar os resultados nos meios eletrônicos disponíveis.
Para possibilitar um melhor acompanhamento do Plano, a Assessoria de Gestão Estratégica,
através do Núcleo de Estatística, incluiu no Sistema Hórus, ferramenta de gestão desenvolvida pelo
TRT13, todos os seus indicadores e metas.
Em 1º de março do corrente ano, ocorreu a primeira Reunião de Avaliação da
Sustentabilidade RAS, com a participação dos membros da Comissão Permanente de
Responsabilidade Socioambiental, presidida pela Juíza Mirella Darc de Melo Cahu Arcoverde de
Souza.
5. Ações
Dentre as ações realizadas pela Seção de Gestão Socioambiental, merece destaque uma
campanha de conscientização quanto à redução do uso de copos descartáveis. Foram expostos na
entrada do Edifício-Sede do Regional os copos de água e café utilizados durante 10 dias úteis.
A figura abaixo demonstra a quantidade de copos acumulada durante esses 10 dias e a
projeção para 1 ano.
Em 10 dias
Em 1 Mês
Equivalentes a
Em 1 Ano
Água necessária para produzir essa quantidade
de copos
Espera-se que a implementação das ações previstas no PLS, bem como outras a serem
realizadas pela Seção de Gestão Socioambiental, ajudem no processo de mudança de cultura nessa
área, promovendo um maior engajamento de magistrados e servidores, ajudando no alcance das
metas do PLS.
João Pessoa, 17 de abril de 2018.
EDGARD SAEGER NETO
Chefe da Seção de Gestão Socioambiental
TRT 13