ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA – AGE
Seção de Projetos – SPROJ
“PROJETO GOVERNANÇA IDS”
RELATÓRIO DE ENTREGA
1. Identificação do projeto
Nome do Gestor Lotação E-mail Ramal
Max Frederico Feitosa Guedes Pereira
AGE
maxpereira@trt13.jus.br
6033
Nome do substituto eventual Lotação E-mail Ramal
Jackson Bertamoni de Lima
AGE
laleal@trt13.jus.br
6107
PATROCINADOR
Desembargador Leonardo José Videres Trajano
DATA DO INÍCIO
02/08/2021
DATA DO TÉRMINO
17/12/2021
2. Objetivo geral do projeto
Este projeto tem como escopo o tratamento dos indicadores do PLS-TRT13 (Plano de Logística Sustentável)
que necessitam de melhor desempenho. Estes indicadores impactam no IDS Índice de Desempenho de
Sustentabilidade do CNJ que é obtido a partir da avaliação de ações socioambientais promovidas pelos órgãos
do Judiciário. O projeto, com foco na governança institucional, vai contribuir para um melhor desempenho dos
indicadores, como por exemplo, consumo de energia elétrica, água, copos descartáveis, papel e destinação dos
resíduos, através de ações a serem desenvolvidas pelas diversas unidades judiciárias e administrativas.
3. Prazo: proposto x cumprido
Período previsto Período cumprido Comentário sobre alteração em relação ao planejado
02/08/2021 a 19/12/2021 02/08/2021 a 19/12/2021
Não houve alteração de datas quanto ao planejado.
4. Entregas: propostas x concluídas
Entrega
Datas
Comentários
(aspectos relevantes na execução ou
no formato da entrega, discrepância
entre as datas, alteração de escopo,
inclusão de novas entregas, outros)
Planejada Efetivada
1
Energia Elétrica 02/08/21 a
01/10/21
02/08/21 a 17/12/21
-
2
Água e Esgoto 02/08/21 a
19/12/21
02/08/21 a 19/10/21
3
Copos Descartáveis 02/08/21 a
30/08/21
02/08/21 a 16/09/21
-
4
Papel 02/08/21 a
30/08/21
02/08/21 a 18/08/21 -
5
Destinação de resíduos
recicláveis
02/08/21 a
30/08/21
02/08/21 a 21/09/21
1
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA – AGE
Seção de Projetos – SPROJ
“PROJETO GOVERNANÇA IDS”
RELATÓRIO DE ENTREGA
6
Segmento GESTÃO DE
PESSOAS
21/02/22 a
09/03/22
21/01/22 a 09/03/22
5. Impactos para o Tribunal
Resultados alcançados
a. - Entrega Energia: Ofício circular sobre o uso racional da energia elétrica no Regional; Redução da de-
manda contratada de energia; Instalação de sensores de presença nos banheiros, escadas e corredores
do FMF e FIJ; Orientação dos servidores sobre como usar o controle remoto do ar condicionado; Dimi-
nuição de lâmpadas ativas nas luminárias em ambientes de pouca circulação e Divulgação mensal do
consumo de energia para Varas;
- Entrega Água e Esgoro: Gestão eficiente no consumo de água do prédio da Walfredo Leal; Adotado re-
gistro semanal da medição dos hidrômetros as unidades da capital; Adotado inspeção mensal nas insta-
lações hidrossanitárias dos prédios da capital e Divulgação mensal do consumo de água para Varas;
- Entrega Copos Descartáveis: Deixou de fornecer copos de 50ml; Suspensão de aquisição de copos de
50ml, até consumir todo o estoque; Divulgação mensal do consumo de copos para todo o Regional.
- Entrega Papel: Deixar de fornecer papel as unidades de João Pessoa (Sede, FMF e Prédios isolados)
em 2021, quanto às Varas do Trabalho distribuir, com redução, baseado no último ano e Divulgação
mensal do consumo de papel para todo o Regional.
- Entrega Destinação de Resíduos Recicláveis: Sadm oficiou as unidades para colocar recipiente para
coletar papéis; Varas estão encaminhando para a sede do TRT os papéis usados descartados para se-
rem destinados a cooperativas de reciclagem eAdotar a prática de pesar todo papel antes de encaminhar
para cooperativa de reciclagem.
Resultados a serem atingidos
a.
Todos os itens previstos do Projeto foram atingidos.
6. Incorporação das entregas do projeto às atividades do Tribunal
Rotinas a serem definidas / alteradas (se couber)
O que Medidas para viabilizar
a.
1) Mensalmente encaminhar por e-mail para
os gestores de gabinetes, varas e unidades
administrativas os consumos relativos ao mês
corrente e a série histórica de água, energia,
copos e papel.
2) Mensalmente divulgar na Intranet os
consumos relativos do mês corrente e a série
histórica de água, energia, copos e papel.
1) AGE (Seção de Gestão Socioambiental e Seção de
Inteligencia de Dados) produzem o material para
encaminhar por e-mail;
2) AGE (Seção de Gestão Socioambiental e Seção de
Inteligencia de Dados) produzem o material para
encaminhar a ACS para divulgação na Intranet.
Indicadores para acompanhamento dos novos produtos, serviços ou processos de trabalho que irão incorporar as
melhorias introduzidas pelo projeto
O que Medidas para viabilizar
a. - -
Sugestões e outras recomendações (se couber)
O que Medidas para viabilizar
2
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA – AGE
Seção de Projetos – SPROJ
“PROJETO GOVERNANÇA IDS”
RELATÓRIO DE ENTREGA
a. -
7. Lições aprendidas
Análise de Resultados de pesquisa (anexa a este Relatórios) feita junto a Magistrados do E. TRT da 13ª Região
a.
A participação efetiva de todos os gestores (gabinetes, varas e unidades administrativas) é
fundamental para o TRT ter melhorias no IDS – Índice de Desempenho Sustentável
b.
A divulgação dos consumos de todos na Intranet é importante meio de transparência e competição
para melhoria da gestão
c.
d.
e.
Recomendações para outros projetos
a.
O que não foi previsto e facilitou o andamento do projeto
a.
b.
O que não foi previsto e prejudicou o andamento do projeto
a.
Facilidade ou dificuldade em conseguir a contribuição e apoio das partes envolvidas (externas ao projeto)
a. -
Utilidade do emprego das ferramentas e técnicas próprias da gestão de projetos
a. -
8. Equipe: prevista x alocada
Nome
Dedicação conforme
planejada (sim ou não)
Comentário
Previsão inicial (proposta)
a.
b.
9. Custos estimados x incorridos
Evento Custo estimado Custo incorrido
Comentário sobre cada item
divergente
10. Finalização
Data do relatório Assinatura do gestor do projeto
3
ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA – AGE
Seção de Projetos – SPROJ
“PROJETO GOVERNANÇA IDS”
RELATÓRIO DE ENTREGA
Em 09/06/2022. Max Frederico Feitosa Guedes Pereira
Gestor do Projeto
4
Max Frederico
Feitosa Guedes
Pereira
Assinado de forma digital por
Max Frederico Feitosa Guedes
Pereira
Dados: 2022.06.09 16:17:37
-03'00'