ASSESSORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA – AGE
Seção de Projetos – SPROJ
“PROJETO GOVERNANÇA IDS”
Termo de Abertura
1. INFORMAÇÕES BÁSICAS
Nome do Gestor Lotação E-mail Ramal
Max Frederico Feitosa Guedes Pereira
AGE
maxpereira@trt13.jus.br
6033
Nome do substituto eventual Lotação E-mail Ramal
Jackson Bertamoni de Lima
AGE
jblima@trt13.jus.br
6107
PATROCINADOR Desembargador Leonardo José Videres Trajano
DATA DE INÍCIO 02/08/2021 DATA DE TÉRMINO
19/12/2021
2. ESCOPO
Este projeto tem como escopo o tratamento dos indicadores do PLS-TRT13 (Plano de Logística
Sustentável) que necessitam de melhor desempenho. Estes indicadores impactam no IDS
Índice de Desempenho de Sustentabilidade do CNJ que é obtido a partir da avaliação de ações
socioambientais promovidas pelos órgãos do Judiciário. O projeto, com foco na governança
institucional, vai contribuir para um melhor desempenho dos indicadores, como por exemplo,
consumo de energia elétrica, água, copos descartáveis, papel e destinação dos resíduos,
através de ações a serem desenvolvidas pelas diversas unidades judiciárias e administrativas.
3. ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico do TRT 13ª Região 2021-2026
Objetivo Estratégico 1: Fortalecer a comunicação e as parcerias institucionais;
Objetivo Estratégico 2: Promover o trabalho decente e a sustentabilidade;
Objetivo Estratégico 3: Fortalecer a governança e a gestão estratégica;
Objetivo Estratégico 10: Aperfeiçoar a gestão orçamentária e financeira.
ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
4. PARTES INTERESSADAS
CNJ
CSJT
Presidência
Unidades administrativas e judiciárias
Magistrados e servidores
Sociedade
5. JUSTIFICATIVA
Este projeto se justifica pela necessidade de monitorar e gerir os principais indicadores do Plano
de Logística Sustentável do TRT13 com foco na eficiência. Estes indicadores compõe o IDS
Índice de Desempenho de Sustentabilidade do Poder Judiciário, índice criado pelo CNJ
Conselho Nacional de Justiça para avaliar as ações socioambientais promovidas pelos órgãos
do Judiciário.
Em boa parte do mundo, há esforços significativos para a melhoria da sustentabilidade, de modo
a aumentar a capacidade de entrega dos resultados demandados pela sociedade, em termos de
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serviços e políticas públicas, a reduzir o seu custo e a melhorar o gerenciamento dos seus
riscos.
Recentemente, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o Balanço Socioambiental do
Poder Judiciário, relatório que reúne dados estatísticos de todo o Poder Judiciário, entre 2015 e
2020, do uso de recursos no âmbito dos Planos de Logística Sustentável de cada tribunal brasi-
leiro. Este indicador é obtido a partir da avaliação de relatórios que contêm questões relativas às
ações socioambientais promovidas pelos órgãos do Judiciário. Na edição de 2020 o TRT13 obte-
ve a sétima colocação entre os Regionais da Justiça do Trabalho, comum IDS de 62,3%.
A pontuação resulta da implementação de uma série de medidas de contenção que impactaram
na racionalização dos recursos, quanto ao consumo de água, energia elétrica, copos descartá-
veis, água envasada, impressões, dentre outras. São ações que visam a economicidade e sus-
tentabilidade dos órgãos do Poder Judiciário.
6. ENTREGAS / AÇÕES
Estrutura de Decomposição de Trabalho (EDT)
Cronograma
Área
responsável
Início Término
Entrega 1: ENERGIA ELÉTRICA
02/08/2021 01/10/2021
Equipe do
Projeto
Ação 1.1: Ato com orientação expressa (Ofício Circular) para
que todos desliguem completamente seus computadores ao fi-
nal do expediente, excluindo-se os casos especiais, bem como
impressoras e ar condicionado.
02/08/2021 06/08/2021 AGE/SADM
Ação 1.2: Acompanhar a solicitação feita à ENERGISA para a
redução da demanda da potência contratada com base no es-
tudo do Protocolo 5604/2020.
02/08/2021 30/08/2021 AGE/CAEMA
Ação 1.3: Intensificar campanha para o uso racional de energia
elétrica.
02/08/2021 30/08/2021 AGE/ACS
Ação 1.4: Instalar os sensores de presença nos banheiros, es-
cadas e locais de pouca circulação nos FMF e FIJ.
02/08/2021 01/10/2021 CAEMA
Ação 1.5: Orientar servidores sobre melhores parâmetros do
controle remoto do ar condicionado, a programação mais efici-
ente dos equipamentos como a temperatura mínima de opera-
ção, a velocidade de ventilação e o modo de condicionamento
do ar.
02/08/2021 30/08/2021
AGE/
TERCEIRIZAD
O
Ação 1.6: Diminuir o número de lâmpadas ativas nas luminá-
rias onde não haja prejuízo para a segurança e conforto dos
usuários.
02/08/2021 15/09/2021 CAEMA
Ação 1.7: Divulgar os dados de consumo das unidades, men-
salmente.
02/08/2021 30/08/2021 AGE/ACS
Entrega 2: ÁGUA E ESGOTO
02/08/21 19/12/2021
Ação 2.1: Acompanhar o consumo de água do prédio da Mon-
senhor Walfredo Leal.
02/08/2021 30/08/2021 AGE/CAEMA
Ação 2.2: Registrar semanalmente a medição dos hidrômetros
nas unidades da capital.
02/08/2021 19/12/2021 CAEMA
Ação 2.3: Criar sistema de alerta de alto consumo, no Hórus.
02/08/2021 13/08/2021 AGE
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Ação 2.4: Inspecionar mensalmente as instalações hidrossani-
tárias dos prédios da capital.
02/08/2021 19/12/2021
CAEMA/AGE
Ação 2.5: Realizar campanhas para o consumo consciente de
água.
02/08/2021 30/08/2021
AGE/ACS
Ação 2.6: Divulgar os dados de consumo das unidades.
02/08/2021 30/08/2021 AGE/ACS
Entrega 3: COPOS DESCARTÁVEIS
02/08/2021 30/08/2021
Ação 3.1: Deixar de fornecer copos de 50 ml, imediatamente,
até o fim de 2021.
02/08/2021 13/08/2021
CMP
Ação 3.2: Interromper a aquisição de copos de 50 ml até con-
sumir todo o estoque.
02/08/2021 13/08/2021
CMP
Ação 3.3: Intensificar campanha de estímulo para o uso das
canecas não descartáveis.
02/08/2021 30/08/2021
AGE/ACS
Ação 3.4: Divulgar os dados de consumo das unidades.
02/08/2021 30/08/2021 AGE/ACS
Entrega 4: PAPEL
02/08/21 30/08/2021
Ação 4.1: Definir o limite de papel a ser utilizado pelas unida-
des até o final de 2021.
02/08/2021 13/08/2021
GDG/SADM/
CMP/AGE
Ação 4.2 Manter campanha para redução no consumo de pa-
pel e estimular aplicação de alternativas para evitar impres-
sões.
02/08/2021 30/08/2021
AGE/ACS
Ação 4.3: Divulgar os dados de consumo das unidades.
02/08/2021 30/08/2021 AGE/ACS
Entrega 5: DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS
02/08/2021 30/08/2021
Ação 5.1 Colocar recipiente coletor ao lado das impressoras
para coletar papéis A4 usados (Memorando da SADM).
02/08/2021 30/08/2021
SADM
Ação 5.2: Encaminhar para a Sede do Tribunal os papéis usa-
dos descartados pelas Unidades do interior (VT Itaporanga. VT
Sousa, VT Catolé do Rocha, VT Guarabira, VT Patos e VT San-
ta Rita), pelo caminhão da rota de entrega de materiais.
02/08/2021 30/08/2021
SADM
Ação 5.3: Antes da entrega para a reciclagem, pesar e registrar
a quantidade de papel e outros resíduos gerados nos Fóruns de
Campina Grande e João Pessoa.
02/08/2021 30/08/2021
FÓRUM JPA E
CGA
Ação 5.4: Divulgar dados da coleta e destinação de resíduos
gerados pelo Tribunal.
02/08/2021 30/08/2021
AGE
7. CUSTOS
Categoria Detalhamento Responsável Exercício
Financeiro
Custo
Estimado
Total: R$
Obs. Não há custos adicionais com o projeto.
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Termo de Abertura
8. EQUIPE DO PROJETO
Nome Lotação Período Dedicação
Emerson Maul Andrade - Parcial
Aryoswaldo Espínola
- Parcial
Webert Silveira
- Parcial
Patrícia Rocha
9. FINALIZAÇÃO
Data Assinatura do gestor do projeto
Em __/__/21.
MAX FREDERICO FEITOSA GUEDES PEREIRA
Gestor do Projeto
Manifestação do titular da unidade patrocinadora
Ciente.
Encaminhe-se à AGE/Seção de Projetos para as devidas providências.
Em __/__/21.
LEONARDO JOSÉ VIDERES TRAJANO
Patrocinador
Manifestação da AGE/Seção de Projetos
Manifesto-me favoravelmente à abertura do projeto.
Em __/__/21.
JOSÉ HERIBERTO LACERDA MARTINS
Chefe da Seção de Projetos
De acordo.
MAX FREDERICO FEITOSA GUEDES PEREIRA
Assessor de Gestão Estratégica
Autorização da Presidência
Autorizo a abertura do projeto.
Em __/___/21.
LEONARDO JOSÉ VIDERES TRAJANO
Desembargador Presidente
Max Frederico
Feitosa Guedes
Pereira
Assinado de forma digital
por Max Frederico Feitosa
Guedes Pereira
Dados: 2021.08.11 12:59:38
-03'00'
Max Frederico
Feitosa
Guedes Pereira
Assinado de forma digital
por Max Frederico
Feitosa Guedes Pereira
Dados: 2021.08.11
12:59:50 -03'00'
José Heriberto
de Lacerda
Martins
Assinado de forma digital
por José Heriberto de
Lacerda Martins
Dados: 2021.08.11 13:14:34
-03'00'
Assinado de forma digital
por LEONARDO JOSE
VIDERES
TRAJANO:101308970
Dados: 2021.08.13 11:53:17
-03'00'
LEONARDO JOSE
VIDERES
TRAJANO:101308970
Assinado de forma digital por
LEONARDO JOSE VIDERES
TRAJANO:101308970
Dados: 2021.08.13 11:53:40
-03'00'