Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2006 > 11 > Novo Fórum Trabalhista é inaugurado
Conteúdo

Novo Fórum Trabalhista é inaugurado

Com mais duas Varas Trabalhistas, uma Central de Atendimento e um Drive Thru, o presidente do TRT, juiz Afrânio ...
publicado: 28/11/2006 15h02 última modificação: 30/09/2016 10h23

Com mais duas Varas Trabalhistas, uma Central de Atendimento e um Drive Thru, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, juiz Afrânio Melo entregou na manhã de hoje a população da grande João Pessoa, o novo Fórum Trabalhista Maximiano Figueiredo. A solenidade aconteceu no Empresarial João Medeiros, onde agora está instalado o novo Fórum.

Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Paraíba e da Justiça do Trabalho, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Ronaldo Lopes Leal, que esteve em João Pessoa apenas para participar da solenidade, fez o corte da fita inaugural juntamente com o juiz Afrânio Melo.

Em seu discurso o presidente do TRT disse que o novo empreendimento vem para melhorar e otimizar os serviços que são oferecidos àqueles que batem as portas da Justiça do Trabalho da Paraíba. “A busca por melhores condições de trabalho foi a marca registrada de nossa gestão”, disse o magistrado, destacando que o Fórum saiu de uma área de 2.500 metros quadrados para um novo espaço com 5 mil metros quadrados.

O ministro Ronaldo Lopes Leal disse que veio a Paraíba inaugurar mais uma casa da Justiça do Trabalho, que, segundo ele, tem um papel constitucional fundamental. “Instalar uma casa dessa é prestigiar a sociedade e é isso que está fazendo o presidente do TRT, juiz Afrânio Melo”, disse o presidente do Tribunal Superior do Trabalho.

Segundo ele, João Pessoa possui agora uma casa que se destina especialmente ao trabalhador e é nela que ele vai fazer valer os direitos que a Constituição lhe assegura. O ministro destacou o papel da secretaria de Informática do TRT, revelando que está à frente de todos os Tribunais do Trabalho do país em termo de desenvolvimento. “Quando a tecnologia se coloca à disposição, tudo transcorre de forma mais célere”. Admitiu.

Novos Serviços

Entre os novos serviços estão o Drive Thru um ambiente para os advogados fazerem protocolo de petições e devolução de processos. O serviço poderá ser feito sem a necessidade de sair do veículo. Outra novidade é a Central de Atendimento, com diversos guichês com funcionários para informar sobre andamento de processos e tirar dúvidas de advogados e da população.

Ainda está à disposição dos usuários da Justiça do Trabalho o Tele-Atendimento ao Cidadão, um projeto pioneiro no Brasil e resultado de parceria do TRT com a Embratel, que vai fornecer infra-estrutura necessária para a prestação do serviço que vai permitir aos usuários o acesso às informações por qualquer telefone através do número 83-3533-6533.

Existiam em João Pessoa sete Varas do Trabalho e com a instalação da 8ª e 9ª, surgiu à necessidade urgente de transferência para um prédio maior que pudesse ter espaço para acomodar as duas novas unidades, além de oferecer mais conforto aos magistrados, servidores, advogados e usuários da Justiça do Trabalho.

As nove unidades vão funcionar em um único pavimento do empresarial. Em outro pavimento estão instaladas as salas de treinamento, gabinetes médico-odontológicos e área de integração cultural. O local possui ainda a Sala do Advogado, sala de Juízes, recepção, Central de Mandados, Distribuição dos Processos, auditório com capacidade para 150 pessoas, serviço de Saúde, biblioteca, sala de cursos, Protocolo, Almoxarifado, Administração do Fórum e uma agência da Caixa Econômica.

Exposição

Obras de arte que fazem parte do acervo do Tribunal ficaram expostas na Área de Integração Cultural do novo Fórum. Expostos também trabalhos técnicos científicos a exemplo dos Projetos Arrematar e Conciliar, Sistema 5 S, Fluxograma e Padronização das Varas do Trabalho.