Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2008 > 08 > Diretores do TRT da Paraíba participam de curso em São Paulo
Conteúdo

Diretores do TRT da Paraíba participam de curso em São Paulo

Veja o depoimento do diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas,
publicado: 22/08/2008 09h54 última modificação: 30/09/2016 10h20

Os diretores do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba, Alexandre Gondim, da Secretaria de Gestão de Pessoas e Vicente Rocha, da Assessoria de Gestão Estratégica e as servidoras Adriana Maia e Carla Fiúza, estiveram em São Paulo para participar de um curso sobre nova ferramenta de gestão.





A equipe esteve no TRT de São Paulo e os diretores Gondim e Rocha foram, ainda, ao Tribunal do Trabalho de Campinas, interior do estado. O objetivo foi trazer novas experiências e práticas para o TRT da Paraíba, na busca da atual administração pela valorização dos servidores. Abaixo o depoimento do diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas, Alexandre Gondim, sobre as experiências nos Regionais de São Paulo.

Um exemplo a ser seguido

Na semana passada, na companhia de alguns colegas da Assessoria de Gestão Estratégica, nos dirigimos a São Paulo para participar de um Curso sobre uma nova ferramenta de Gestão.

Aproveitamos a oportunidade para visitar os Tribunais da 2ª e 15ª Regiões, com o objetivo de colher subsídios para melhoria contínua dos serviços realizados no nosso Regional. Fomos extremamente bem recebidos, tanto em São Paulo como em Campinas.

O TRT de São Paulo muito nos impressionou, pois, não obstante o número diminuto de servidores para fazer frente ao alarmante movimento processual, de logo se pode observar que o mesmo está se modernizando, com o direcionamento do seu foco para os resultados.

Na verdade, o TRT da 2ª Região, usando ferramentas científicas, vem, paulatinamente, modernizando sua gestão e, por via de conseqüência, melhorando significativamente seus resultados.

Vale registro, inclusive, que o referido Tribunal contratou a consultoria da Fundação Getúlio Vargas para redesenhar o modelo dos seus processos, bem como para auxiliar na elaboração do seu Planejamento Estratégico.

Todavia, o que mais nos encantou não foi este novo modelo de se gerenciar a administração pública, e sim, o respeito com que tratam as pessoas portadoras de necessidades especiais.

Quando da visita à 2ª Região tivemos a oportunidade de conhecer Daniel, lotado no GEDEQ (Grupo da Qualidade), onde é responsável pelo atendimento ao usuário (interno e externo), seja por meio de telefone ou respondendo os e-mail’s daquela unidade. Trata-se de um servidor extremamente carismático e competente.

Tudo bem, até aí nenhuma novidade, pois na nossa Região também encontramos servidores com esse perfil. Todavia, este não é o diferencial que nos impressionou. O diferencial é que para desenvolver seu mister, e mesmo para o seu dia-a-dia, Daniel precisa contar com o apoio de um prestador de serviços.

Para a nossa surpresa e, de certa forma satisfação, este Prestador de Serviços nada mais é do que seu CÃO GUIA. Pasmem, Daniel tem um cão guia que, inclusive, usa, nas dependências do TRT, um crachá funcional, de prestador de serviços, onde consta seu retrato.



O nome dele é BROCK, um Labrador Preto, altamente educado, que obedece e interage com todos os servidores da Região. No GEDEQ, unidade em que Daniel Trabalha, já consta, ao lado do seu birô, um colchãozinho onde Brock passa o dia deitado. Quando Brock precisa satisfazer suas necessidades fisiológicas, dá sinal para Daniel que, prontamente, o leva para passear e resolver seu problema.

Vale ressaltar que todos os equipamentos de informática utilizados por Daniel já estão devidamente adaptados para que o mesmo possa desenvolver suas atividades de forma digna e merecedora de elogios. Confesso que este exemplo de cidadania e respeito ao próximo nos fez muito bem.

Observa-se que, com boa vontade, tudo é possível. Quem já imaginou, dentro de um órgão público, os servidores compartilharem seu espaço com um animal. O TRT da 2ª Região está de parabéns. É um belo exemplo de inclusão social. É um exemplo a ser seguido.

É tudo que nós que fazemos a área de Recursos Humanos perseguimos, um Tribunal “CUIDANDO DE VOCʔ.

Alexandre Gondim Guedes Pereira

Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas