Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2008 > 09 > Estudantes de Direito participam do Projeto Aula-Audiência
Conteúdo

Estudantes de Direito participam do Projeto Aula-Audiência

Alunos fizeram a III Visita Educativa do Fórum Maximiano Figueiredo
publicado: 15/09/2008 08h18 última modificação: 30/09/2016 10h20

Mais de 100 alunos do curso de Direito participaram, na semana passada, da III visita ao Fórum Maximiano Figueiredo. A visita dos estudantes foi acompanhada pelo professor Jocélio Jairo e faz parte do projeto técnico-científico de visitas educativas da Área de Integração Cultural, denominado de Aula-Audiência. Os estudantes foram recebidos pelo juiz Paulo Henrique Tavares da Silva, Diretor do Fórum.

 



As visitas funcionam como ferramentas para a melhoria da qualidade, na medida em que fazem o intercâmbio do Fórum com a comunidade, se informam sobre a realidade da justiça do trabalho. Além disso, complementa o aprendizado acadêmico de forma prática, o que se alinha perfeitamente ao modelo de excelência que está sendo implantado no Tribunal com base no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O evento consiste em duas visitas distintas: A  primeira como participação no Projeto Aula-Audiência, de autoria do juiz Paulo Henrique Tavares e que acontece no auditório, equipado com telão e projetor multimídia. Lá, os alunos assistem as audiências e conhecem os procedimentos de uma audiência real. A segunda parte é a visitação aos setores do Fórum, onde os alunos têm oportunidade de questionar esclarecer dúvidas em cada sala.

O evento foi organizado pelo Núcleo do Processo de Qualidade, sob a coordenação dos servidores Gilvan Azevedo, Bernadete e Marden Góes, com a participação das servidoras Maria Anita e Lucidalva Dantas. De acordo com Gilvan Azevedo, foram visitados os gabinetes dos Juízes, o Memorial - Centro Cultural, Central de Atendimento, Central de Mandados e Distribuição dos Feitos. Nas salas visitadas, foram encontrados servidores capacitados, que explicaram o funcionamento dos setores, suas interfaces e conexões.

Na 4ª Vara do Trabalho, o juiz Lindinaldo Silva Marinho explicou as diversas atividades de seu gabinete. Nos outros setores colaboraram os servidores: Ana Cristina, Rita de Cássia, Marcelo Gouveia, Heitor Cézar, Nilton Mota, Raquel Lira, Geraldo Sampaio, Sinval Filho, Izeuma Rodrigues, Francisco Hirlen e Marta Rivera.