Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2013 > 04 > Prevenção de acidentes na construção será tema de seminário no TRT da Paraíba
Conteúdo

Prevenção de acidentes na construção será tema de seminário no TRT da Paraíba

Ação é parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do TST
publicado: 22/04/2013 11h30 última modificação: 30/09/2016 10h09

O Tribunal do Trabalho da Paraíba está com as inscrições abertas para empresários do ramo da construção civil que queiram participar do Encontro empresarial sobre prevenção de acidentes na indústria da construção”. O evento será realizado das 13h às 17h do dia 2 de maio, na sede do Tribunal, que fica na avenida Corálio Soares de Oliveira, centro de João Pessoa.

O encontro faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho do Tribunal Superior do Trabalho e é a terceira ação promovida pelos gestores do Programa no estado, os juízes José Artur da Silva Torres e José Guilherme Marques Júnior. Tem como objetivo buscar trazer à tona os aspectos relacionados aos acidentes do trabalho e às doenças ocupacionais.

A abertura do Encontro acontecerá às 13h com palestra do engenheiro de Segurança do Trabalho, Jófilo Moreira Lima Júnior, com o tema “Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção”. Na programação a exposição do painel “Efeitos e consequências jurídicas e patrimoniais dos acidentes de trabalho para os empresários da construção civil”.

O painel será apresentado pelo auditor fiscal do trabalho da SRTE e engenheiro de segurança do trabalho, Carlos Alberto Castor Pontes; pelo procurador do trabalho da 13ª Região, Paulo Germano Costa de Arruda; pela procuradora federal da 5ª Região, Ana Karla Toscano de Brito Carneiro e pelo gestor do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Paraíba, juiz José Artur da Silva Torres.

As inscrições para participação no encontro estarão abertas até quinta (25) e podem ser feitas pelo e-mail gdcc@trt13.jus.br, contando nome completo e empresa. Para maiores informações ligue (83) 3533.6060.

 

Ações

A primeira ação do Programa na Paraíba foi realizada no canteiro da obra do Centro de Convenções de João Pessoa. Palestra educativa, distribuição de brindes e cantoria do poeta e repentista Oliveira de Panelas marcou o ato público educativo pelo trabalho seguro e contou com a participação de quase trezentos trabalhadores, além da equipe de engenheiros da empresa Via Engenharia.

A segunda ação do Programa foi realizada no canteiro da obra do Fórum Maximiano Figueredo envolvendo 60 trabalhadores da construção civil. A obra está sob a responsabilidade da Empresa Comtérmica com supervisão da equipe de Gestão e Fiscalização formada pelos engenheiros e arquitetos do TRT Gibson Robson Meira, Clóvis dos Santos Lima e Francisco de Assis Medeiros Costa.

Números

Nos dois eventos, o juiz José Artur Torres, gestor regional do programa na Paraíba apresentou os dados estatísticos do Ministério da Previdência Social que mostram números de acidentes no Brasil, na Paraíba e em João Pessoa. A construção civil é a atividade que mais registra acidentes de trabalho no Brasil. Por este motivo foi escolhida pelo Tribunal Superior do Trabalho para se iniciar a campanha. As estatísticas, segundo o Ministério de Previdência Social, revelam que em 2010 ocorreram no Brasil 701.496 acidentes e desses, 2.712 com vítimas fatais. No mesmo período a Paraíba registrou 4.957 acidentes e desses, só na capital foram 1.705.