Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 04 > Nucon recebe a visita do presidente da OAB e de advogados
Conteúdo

Nucon recebe a visita do presidente da OAB e de advogados

Na ocasião, foi destacado a importância de uma conciliação mais humanista nos atos judiciais
publicado: 03/04/2014 14h20 última modificação: 30/09/2016 11h11

 

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nucon), do Tribunal do Trabalho da Paraíba recebeu, nesta quarta-feira, 2, a visita do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Paraíba, Odon Bezerra Cavalcanti, e de advogados da Paraíba. O convite foi realizado pela coordenadora do Nucon, juíza Nayara Mota, com o intuito divulgar o Núcleo de Conciliação, instalado no Fórum Maximiano Figueiredo, junto à categoria. Na ocasião, foi destacado a importância de uma conciliação mais humanista nos atos judiciais, além da intenção de permanência do Núcleo, mesmo com a implantação do Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho (Pje-JT).

“Percebi que muitos advogados ainda não conhecem o Núcleo de Conciliação e não sabem como ele funciona. O objetivo dessa visita foi divulgar nossa proposta de conciliação e nossos objetivos, levando o conhecimento do trabalho do Nucon até a categoria”, ressaltou a juíza Nayara Mota.

O presidente da OAB-PB destacou, não só a importância do Nucon para a Justiça do Trabalho, mas também sua necessária permanência e divulgação em todos os estados. “No Nucon existe toda uma preparação psicológica para que a conciliação venha a existir. Dessa forma, a OAB da Paraíba vem dar a mão para esse projeto social que não pode ser extinto de forma alguma. Pelo contrário, ele tem que ser implementado em outros estados da federação. Não podemos abrir mão de núcleos como esse e dos servidores capacitados que aqui trabalham. Nós temos que avivá-lo a cada instante e difundir a criação de núcleos como esse no Brasil”, destacou.

 

Sala dos Advogados

Uma nova sala para os advogados foi instalada pelo diretor do Fórum Maximiano Figueiredo, juiz Normando Salomão Leitão. O ambiente funcionará no mesmo andar em que estão as secretarias das Varas do Trabalho e salas de audiências. O advogado José Mario Porto ressaltou a satisfação da advocacia trabalhista em receber o novo local. “O lugar irá reunir os advogados e as partes, criando um ambiente indispensável a harmonia da classe”, disse.

 

Depoimentos:

Adriano Borges - Advogado

“A importância do Nucon é incalculável. Acredito que o TRT da Paraíba deve continuar investindo para que o núcleo continue vivo e engajado com várias outras categorias, como a OAB. No Núcleo de Conciliação, a paz é encontrada dentro de um mar de conflitos, que é um processo trabalhista. As partes, muitas vezes, vem com uma carga negativa acumulada de anos por conta do ajuizamento da ação, mas quando chegam no núcleo, a carga negativa é despejada e a paz é restaurada. E má impressão que se tinha da Justiça e da empresa é sanada graças o trabalho de humanização realizado pelo Nucon”.

João Furtado – Empresário

“O Nucon mudou a minha forma de ver a Justiça Trabalhista. Antes eu tinha a impressão de estar indo para um confronto. Hoje eu sinto que vou para um local de conciliação. Acho que com a instalação do Nucon, houve um equilíbrio social e humano, onde todos os processos são concluídos”.

Adriano Villarim – Advogado

“Sou testemunha da importância do Nucon para o Banco do Brasil, que é uma empresa que não tem uma imagem muito boa em relação a política do acordo. O Nucon tem sido um parceiro para a realização dos nossos acordos. Os juízes Nayara Queiroz e Carlos Hindemburg de Figueiredo já fizeram verdadeiros milagres em processos que acreditava-se não haver acordo. O órgão tem modificado as pessoas que estão em conflito. Lembro que consegui fazer um acordo no final do expediente do último dia da Semana Nacional de Conciliação. Na ocasião faltou energia no andar do Núcleo e acreditei que tudo estava perdido, mas os juízes e servidores se disponibilizaram e transferiram a audiência para um escritório no outro andar. As partes trouxeram suas mágoas e seus traumas e colocaram na mesa. O acordo foi feito e todos saíram satisfeitos. Espero que o Nucon se aperfeiçoe cada vez mais”.

Morgana Macena – Trabalhadora

“Desde 2010 entrei com um processo na Justiça do Trabalho e durante esse período o meu nome era apenas um número. Quando cheguei ao Nucon, achei que ia encontrar Juízes e servidores da Justiça, mas encontrei pessoas. Foi quando deixei de ser um número e passei a ser uma pessoa com nome e sobrenome. Tive a certeza que as respostas que eu queria estavam ali. No Brasil se destrói tudo o que é bom para o povo, mas o Nucon deveria se espalhar como uma plantação de rosas que brotam e não se vê o fim”.

Jean Carlos da Silva - Jogador de futebol

“Eu agradeço por ter conhecido o Nucon e ter tido o meu problema resolvido. Estava há um ano e quatro meses lutando e na primeira audiência realizada no Nucon, tudo foi resolvido. Lá, as pessoas são bem tratadas e eu agradeço a doutora Nayara e aos servidores do Nucon pelo bom atendimento e por terem conseguido resolver meu caso.”

Nelson Lira – Presidente do Botafogo Futebol Clube

“O Botafogo da Paraíba conseguiu fazer uma conciliação gigante no Nucon. Eram 40 processos que estavam espalhados por várias Varas do Trabalho da Paraíba e até em outros estados. Todas as ações foram reunidas e vieram para o Nucon e, num ambiente diferenciado, em mesa redonda, que quebra o espírito de divergências, as partes saíram satisfeitas. Hoje o Botafogo é um time 100% legal diante da Justiça do Trabalho”.

Luiz Augusto Crispim Filho – Advogado do Botafogo Futebol Clube

“Do ponto de vista profissional, o Núcleo trouxe uma forma mais ágil de se chegar ao final de um processo e consegue contemplar todos os interesses da Justiça para desafogar as demandas. O reclamante recebe seus créditos e a empresa resolve suas pendências, porque no Nucon se encontra a conciliação humanizada”.

Carlos Henrique – Empresário sócio do Hospital São Domingos (extinto)

“O hospital, que tinha 104 funcionários, fechou em 2004. A maior parte desses funcionários buscou na Justiça seus direitos trabalhistas. Nós já conseguimos fazer cerca de 80 acordos no Nucon por que descobrimos que a melhor maneira de obter bons resultados em litígios é com a conciliação. No Núcleo se trabalha de forma humanitária, e se busca esgotar todas as formas de negociação, o que foi essencial para a solução dos nossos conflitos”.

Genildo Lucena – Advogado do Instituto Federal de Educação da Paraíba – IFPB

“O Nucon me chamou a atenção porque ele é a realização de um sonho meu para o mundo jurídico. Sempre entendi que o litígio é o último negócio e o acordo é o melhor. Na busca pelo acordo, os advogados da Funatec e da Prefeitura de João Pessoa resolveram procurar o Nucon para tentar a conciliação. Encontraram no Núcleo um lugar diferenciado, com os juízes Nayara Queiroz e Carlos Hindemburg totalmente envolvidos em humanizar a Justiça do Trabalho”.

João Souza da Silva Júnior – Advogado

“No período de dois anos podemos coroar um trabalho de excelência absoluta e que não se restringe a humanização, mas atinge um patamar muito maior, estreitando os laços entre os litigantes e garantindo a satisfação social”.

Paula Francinete – Auxiliar de Serviços que atua no Nucon

“O Nucon é diferente de todos os lugares que eu trabalhei. O diferencial é o acolhimento. É como se eu estivesse na minha casa. Se toda repartição fosse como o Nucon, as pessoas seriam mais felizes”.

Walter Azevedo – Diretor do TRT da Paraíba

“É um setor muito importante para o Tribunal porque traz o rigor da toga mais a humanização para o Judiciário. Possui uma equipe excelente que sempre consegue harmonizar e fazer a conciliação de forma humanizada. Uma ideia grandiosa da juíza Nayara Queiroz, objetivo principal do Nucon, que faz do TRT referência entre os outros Tribunais do país com o reconhecimento da sociedade de ver a conciliação como solução para os conflitos”.

José Araújo de Lima – Advogado

“Acredito que o Nucon foi uma das melhores ideias do TRT. Nele, processos sem chance de serem resolvidos são conciliados e todo acordo feito desarma as partes e os ânimos se acalmam. Quero parabenizar a doutora Nayara, o doutor Carlos Hindemburg e toda a equipe do Nucon pelo atendimento nota 10. Para o meu escritório é o melhor lugar para resolver os processos. Lá eu já resolvi mais de 30 e todos os envolvidos saíram satisfeitos”.