Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 10 > Encontro de Núcleos de Conciliação está reunindo presidentes de TRTs do Brasil
Conteúdo

Encontro de Núcleos de Conciliação está reunindo presidentes de TRTs do Brasil

Evento está acontecendo no Hotel cabo Branco, em João Pessoa
publicado: 01/10/2014 16h40 última modificação: 30/09/2016 11h13

O enfoque da Justiça do Trabalho sempre foi o da conciliação e nesse formato permanece há 60 anos”, disse o presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba desembargador Carlos Coelho ao abrir, oficialmente, I Encontro de Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho. Segundo o magistrado, a verdadeira conciliação não deve ser uma renúncia ou ato formal, mas sim um instituto na busca da paz social.

Após a apresentação do Hino Nacional, acompanhado por uma sanfona, e de um grupo do Serviço Social do Comércio – SESC, com a dança do Xaxado foi apresentada a primeira palestra do evento, com o tema “O Grande desafio: Semear a cultura da pacificação”, pelo professor doutor Kasuo Watanabe. O professor mostrou dados estatísticos do CNJ, que apontam aumento no número de conflitos e disse que a solução é buscar a conciliação.

A juíza Nayara Queiroz, coordenadora do Nucon agradeceu ao desembargador Carlos Coelho, pelo apoio ao evento e, ao desembargador (aposentado) Afrânio Melo, que em sua gestão como presidente do TRT, criou o Projeto Conciliar, que inspirou a ministra Ellen Gracie (STF) a criar o Conciliar Nacional. “Trabalho, incansavelmente, com garra, fé e afeto e tenho grandes parceiros na minha luta pela conciliação humanista, como o doutor Walter Azevedo”.

A programação da manhã foi encerrada pela apresentação, em vídeo, do Nucon da Paraíba, pelos juízes Nayara Queiroz e Carlos Hindemburg e também depoimentos de advogados e partes envolvidas em processos sobre a atuação do Núcleo. A magistrada lembrou que o Núcleo de Conciliação do TRT foi criado na gestão do então presidente, desembargador Paulo Maia, em 2012 e sua proposta é resgatar a função conciliatória da Justiça do Trabalho.

Ela lembrou que só este ano, entre os meses de janeiro a agosto foram realizadas 468 audiências com a presença das partes. Do total, 446 foram conciliados, 22,5% não conciliaram e 11,22% foram adiadas, resultando o total em valores de R$ 5.057.964,23. Em 2013, 91% das cerca 722 audiências realizadas, 699 fizeram acordos.

Participação

O evento está reunindo presidentes e vice-presidentes de TRTs de mais de vinte estados brasileiros, bem como representantes dos Núcleos dos Tribunais. A tarde o evento prossegue com as palestras “Direito á Paz”, ministrada pelo doutor Paulo Lopo Saraiva e a apresentação dos Tribunais do Trabalho. O artista plástico Pedro Nogueira, responsável pelas artes nas paredes do Nucon, está no saguão do Hotel Cabo Branco pintando uma tela, que será sorteada entre os participantes do encontro.

 

Quinta-feira

9h – 10h30 - Apresentação dos Tribunais do Trabalho.

10h30 – 10h45 – Coffee Break

10h45- 12h00 – Apresentação dos Tribunais do Trabalho

12h- 14h – Intervalo

14h – 15h – Apresentação dos Tribunais do Trabalho

15h – 15h45 – Reunião dos coordenadores

15:45 – 16h - Coffee Break

16h – Encerramento: Ministro João Batista Brito Pereira, corregedor-geral da Justiça do Trabalho

17h – Apresentação de Dança Folclórica.

17h30 – Encerramento