Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2017 > 04 > Campanha nacional reforça importância da Justiça do Trabalho
Conteúdo

Notícias

Campanha nacional reforça importância da Justiça do Trabalho

Movimento tem como lema “Justiça, Nosso Trabalho”
publicado: 04/04/2017 16h34 última modificação: 05/04/2017 07h32

O Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), está lançando esta semana uma campanha nacional em defesa da Justiça do Trabalho. Elaborada de forma conjunta pelas assessorias de comunicação dos 24 Regionais Trabalhistas, a campanha, de caráter permanente, tem como lema “Justiça, Nosso Trabalho”, e busca enfatizar a importância do sistema de proteção de direitos e da atuação da Justiça do Trabalho como agente pacificador de conflitos entre empresas e trabalhadores.

Na última sexta-feira (31), todos os tribunais realizaram ato público em defesa da Justiça do Trabalho. Na Paraíba foi realizado pela Escola Judicial (Ejud) e reuniu dezenas de representantes de entidades sindicais e de classe.

A campanha, agora, é direcionada às redes sociais, e pretende demonstrar a necessidade da Justiça do Trabalho para a manutenção do equilíbrio na relação entre capital e trabalho, visando dar efetividade aos direitos e aos deveres em sintonia com a preservação da atividade econômica. Além disso, a campanha busca alertar para a constante ameaça de fragilização da Justiça do Trabalho e dos direitos sociais.

Mobilização conjunta e nacional

O lançamento da campanha é um marco para mobilização conjunta e nacional, agregando diversas instituições e órgãos. Além da divulgação em todos os seus canais na internet, o TRT da 13ª Região mobilizará suas unidades de 1ª instância com a distribuição de cartazes. Outras iniciativas estão sendo delineadas para este ano.

Decisões emblemáticas do TRT13 em seus mais de 30 anos de atuação comprovam a importância da atuação do Judiciário Trabalhista para a garantia do sistema de direitos.

Temas da campanha

Nas redes sociais serão divulgadas peças com temas como:

. Acidentes

. Jornadas exaustivas

. Más condições de trabalho

. Pagamento do 13º salário, férias e aviso prévio

. Greves, conflitos sociais e instabilidade econômica

. Justiça do Trabalho como justiça conciliadora, justiça acessível e justiça social

. O trabalho infantil, que destrói o futuro de todos

. Trabalho degradante e trabalho escravo: eles ainda não acabaram

. Discriminação no trabalho, assédio sexual e moral

Todas as peças trazem a frase: “Seus direitos estão garantidos na Justiça do Trabalho”.

O lema da campanha é: “Justiça, nosso trabalho”.

Primeiro tema

O primeiro tema a ser abordado é de esclarecimento, mostrando que a Justiça do Trabalho não existe apenas no Brasil: “A Justiça do Trabalho não é jabuticaba. Nosso modelo de Justiça do Trabalho é semelhante ao da Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Dinamarca, Espanha e outros países desenvolvidos”.