Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2018 > 03 > 2018 > 03 > 2018 > 03 > Corregedoria reúne juízes e servidores para mostrar resultados positivos de 2017
Conteúdo

Notícias

Corregedoria reúne juízes e servidores para mostrar resultados positivos de 2017

Participante também conheceram Plano de Logística do Regional
publicado: 23/03/2018 10h33 última modificação: 27/03/2018 09h11

A Corregedoria do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) reuniu juízes e diretores das Varas do Trabalho de João Pessoa, Santa Rita, Mamanguape, Guarabira e Itabaiana para apresentar os bons resultados alcançados pelo TRT13 em 2017.

Somente juízes, titulares e substitutos, foram mais de 30, o que resultou em um dos maiores encontros do Regional com magistrados para discutir, além dos resultados alcançados, as Metas do Poder Judiciário (conhecidas como metas do CNJ), indicadores do Planejamento Estratégico da Justiça do Trabalho (CSJT) e Planejamento Estratégico Institucional.

Realizada pela Corregedoria do TRT13, com o apoio da Escola Judicial e Assessoria de Gestão Estratégica, o encontro aconteceu no Centro do Saber e da Cultura do Tribunal, em João Pessoa.

João Pessoa julga mais processos

“Em relação a julgamento de processos, o ano de 2017 foi um dos melhores da Justiça de Trabalho da Paraíba e estamos aqui para reconhecer o esforço dos juízes e de toda a equipe de servidores. Além disso, vamos trocar ideias para enfrentar os desafios que serão postos este ano”, disse o desembargador vice-presidente e corregedor regional Wolney de Macedo Cordeiro, que abriu o Workshop de Governança Judiciária.

O desembargador pontuou os bons resultados alcançados pelas Varas do Trabalho de João Pessoa. Nos anos de 2015 e 2016 foram julgados menos processos do que os novos recebidos. No ano passado veio a boa notícia, as onze VTs da capital julgaram dois mil processos a mais do que receberam. Foram iniciados 17.149 e solucionados 19.194.

No ano de 2017, em todo o estado, a Justiça do Trabalho julgou mais processos do que recebeu. Na primeira instância, nas 27 Varas do Trabalho, foram protocolados 39.139 processos e solucionados 41.104.

Já em segunda instância, no Tribunal Pleno e nas Turmas de Julgamento, foram recebidos 12.135 novos processos e julgados 13.006, o que representou um aumento substancial de 67% no número de processos julgados em relação ao ano de 2016.

Metas alcançadas

Em relação as metas nacionais aprovadas no XI Encontro Nacional do Poder Judiciário para este ano de 2018, o Tribunal do Trabalho da Paraíba está muito bem. O ano já foi iniciado com o cumprimento das metas dois e seis. A dois estabelece o julgamento de 90% dos processos distribuídos até 31 de dezembro de 2016 no 1º e no 2º graus e a seis, o julgamento de 98% das ações coletivas distribuídas até 31 de dezembro de 2015 no 1º grau e até 31 de dezembro de 2016 no 2° grau.

Das outras quatro metas restantes, o TRT13 está batendo três: a um, julgar pelo menos 92% dos processos de conhecimento distribuídos no ano corrente, a cinco, baixar pelos menos 92% do total de casos novos de execução do ano corrente e a sete, identificar e reduzir em 2% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior.

A meta três prevê o aumento do índice de Conciliação na Fase de Conhecimento. Como o número de processos conciliados na Paraíba nos anos anteriores é bem alto, a meta fica difícil de ser alcançada.

Desafios para 2018

Grandes conquistas sempre são acompanhadas de grandes desafios”, disse o desembargador Wolney Cordeiro, elencando os obstáculos que terão que ser superados ao longo deste ano. Entre outros temas, o desembargador falou da mudança na lei trabalhista, a modificação no perfil das ações que serão iniciadas e a escassez no número de servidores. A previsão é que até o ano de 2020 cerca de 300 servidores do TRT requeiram aposentadoria, sem a indicação da realização de concurso público.

Para vencer esses desafios, tanto o desembargador quanto o juiz da Vice-Presidência e da Corregedoria, Adriano Dantas, que preferiu palestra no workshop, apresentaram e pediram soluções a juízes e servidores. Apresentaram novas ferramentas eletrônicas que estão à disposição e falaram sobre a otimização de rotinas, domínio do fluxo de trabalho e sobre a importância de ter informações do resultado do trabalho para constantes correções de rumos.

Plano de Logística

O juize auxiliar da Presidência, Marcello Maia, conversou com os juízes, trocando ideias sobre vários temas. O assessor de Gestão Estratégica do TRT, Max Frederico Guedes Pereira, apresentou painel destacando a preocupação do TRT13 com a sustentabilidade e gestão ambiental e detalhou o Plano de Logística do Regional (Ato 369/2017).