Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2018 > novembro > Servidor fez palestrante em evento do CSJT
Conteúdo

Notícias

Servidor fez palestrante em evento do CSJT

Jackson Bertamoni apresentou o PLS no Hórus
publicado: 30/11/2018 15h30 última modificação: 05/12/2018 10h15

O Tribunal do Trabalho da Paraíba foi representado no II Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho pelo servidor Jackson Bertamoni de Lima, da Assessoria de Gestão Estratégica. O encontro aconteceu nos dias 28 e 29 em Curitiba (Paraná) no TRT da 3ª Região.

Jackson Bertamoni, que estava acompanhado pelo também servidor David Lira de Oliveira (SADM), fez a apresentação do Plano de Logística Sustentável (PLS) no Hórus.

O evento foi Instituído pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) como parte da Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, e reúne anualmente representantes de todas as cortes trabalhistas do País, incluindo o Tribunal Superior do Trabalho (TST). É anual e tem como objetivo viabilizar debates sobre o tema, além de possibilitar o alinhamento de estratégias entre os Tribunais Regionais do Trabalho e o Tribunal Superior do Trabalho.

Jackson Bertamoni é idealizador e gestor do projeto de compostagem do TRT da Paraíba. Trata-se de um programa de compostagem de resíduos orgânicos, que tem como o objetivo geral realizar destinação ambientalmente adequada dos resíduos orgânicos produzidos pelos servidores do Tribunal, por meio do processo da vermicompostagem.

Entre os desafios apresentados para o encontro está o estabelecimento de uma ruptura com os atuais padrões de consumo, com a adoção de uma nova forma de pensar e agir na Justiça Trabalhista. A ideia foi contribuir para a construção de um modelo de gestão que alie o plano estratégico à gestão sustentável.

Pacto global, eficiência enérgica, construções sustentáveis, gerenciamento de resíduos sólidos, acessibilidade, inclusão social e ações afirmativas para afrodescendentes foram alguns dos temas discutidos no evento.

Jaquilane Medeiros