Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2019 > 06 > Justiça do Trabalho abre consulta pública para identificar principais desafios
Conteúdo

Notícias

Justiça do Trabalho abre consulta pública para identificar principais desafios

Dificuldades apontadas serão tema de ações do Inova TRT-SC, programa de incentivo à inovação
publicado: 11/06/2019 10h34 última modificação: 11/06/2019 11h58

Foi lançada uma consulta pública para todo o país com o objetivo de identificar as principais dificuldades enfrentadas pela Justiça do Trabalho no Brasil. Formulada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), a pesquisa é aberta a toda a sociedade e tem questões sobre temas comuns a todos os órgãos da JT, como prestação jurisdicional, gestão de custos e Processo Judicial Eletrônico (PJe), entre outros.

O lançamento do questionário foi realizado durante a apresentação do Inova TRT-SC, programa de incentivo à inovação planejado para melhorar a gestão e os serviços prestados pela Justiça do Trabalho. O objetivo é que as respostas da consulta sirvam de base para diversas atividades de inovação que serão realizadas dentro do programa. A cerimônia ocorreu no auditório da sede do Tribunal, em Florianópolis, e foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

O Inova TRT-SC tem como objetivo central aproximar a JT do ecossistema de inovação, um ambiente de aprendizagem e criação que conecta pessoas, empresas e órgãos públicos para o desenvolvimento de projetos inovadores, mobilizando mentes capacitadas e criativas para encontrar soluções alternativas para seus problemas, sendo elas aliadas, ou não, à tecnologia.

O Programa está sendo viabilizado por meio de uma parceria entre TRT-SC e o grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, do Departamento de Engenharia do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Hackaton Inova TRT-SC

Após a consulta, que ficará disponível até o dia 20 de junho, e com o conhecimento das dificuldades em mãos, será realizado dentro do programa o Hackaton Inova TRT-SC, de 13 a 15 de setembro. Trata-se de uma maratona tecnológica com 52 horas de duração que vai reunir os integrantes do ecossistema de inovação, além de advogados e órgãos da JT para desenvolver soluções aos desafios identificados. Além de magistrados, servidores e advogados, o público-alvo inclui também estudantes universitários, designers, profissionais de negócio, de inovação e de TI, especialmente programadores.

O evento terá abrangência nacional e inscrições abertas para TRTs de todos os estados, pois as soluções desenvolvidas poderão ser adotadas em todo o país. A iniciativa, inédita na JT, premiará as melhores alternativas apresentadas. O edital com regulamento, período de inscrições e premiação será lançado no final de julho.

LabInovaTRT12

Outra novidade apresentada no evento foi a criação do LabInova12, espaço de criação colaborativa pensado para oferecer condições mais favoráveis para que a inovação ocorra no Tribunal. O local será formatado como uma espécie de startup, onde as pessoas estarão conectadas para trocar conhecimentos e experiências.

“Será um espaço físico colaborativo, um coworking”, explicou o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT-SC, Gustavo Ibarra, responsável pela apresentação técnica do Inova desta sexta-feira. O servidor referia-se ao modelo de trabalho no qual profissionais de diversas áreas atuam conjuntamente em seus projetos, privilegiando o compartilhamento de ideias.

“O LabInova12 não fará parte da estrutura organizacional do TRT-SC, privilegiando a independência na tomada de decisões”, afirmou.

Em seu discurso, a presidente do TRT-SC, desembargadora Mari Eleda, falou sobre a relação entre inovação e a melhoria da prestação jurisdicional, alvo principal do programa.

“Inovar é um sonho continuado do homem. Na gestão e no processo, a Justiça trabalha dados para gerar informações e orientar decisões. Nisso, evoluções tecnológicas recentes permitem ampliar os sonhos e pretensões e ir além do habitual”, ressaltou.

A magistrada citou como exemplo os autos eletrônicos processuais, que “entregam conteúdos a novos algoritmos capazes de captar informações e padrões para a automatização de rotinas e tarefas” – algo impensável há poucos anos. Segundo a presidente, as transformações dos modos tradicionais de fazer as coisas são tão revolucionárias que fizeram surgir uma designação especial: disrupções.

A desembargadora finalizou lembrando que o mundo jurídico é tido por muitos como conservador, não receptivo às novidades. “Senhores, ajudem-nos a transformar essa imagem. Vamos inovar, recriar procedimentos, agilizar a entrega jurisdicional, baixar os custos da dicção do Direito, tornar a Justiça mais justa e promover a cidadania”, conclamou. “A flecha está lançada”.


Fonte: www.trt12.jus.br