Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2020 > 10 > 2020 > 10 > TRT comemora semana das crianças com ações positivas realizadas no biênio
Conteúdo

Notícias

TRT comemora semana das crianças com ações positivas realizadas no biênio

Vídeos de campanha de combate ao trabalho infantil foram partilhados
publicado: 13/10/2020 09h52 última modificação: 13/10/2020 09h59

Na tentativa de auxiliar crianças e adolescentes no quesito segurança neste período de pandemia, o Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) produziu uma série de vídeos que abordam Conselhos Tutelares, ECA, escola, família, deveres do estado e ergonomia.

O primeiro deles foi sobre ergonomia. Devido ao distanciamento social, muitas crianças estão desenvolvendo suas atividades escolares on-line, permanecendo um tempo maior em frente às telas, na posição sentada, o que contribui para o sedentarismo e para os vícios posturais.

O vídeo foi produzido pela Assessoria de Comunicação Social a partir do roteiro elaborado pelo setor de fisioterapia do Núcleo de Saúde do Regional (Nusa) e mostra, por meio de animação, dicas ergonômicas simples, porém de extrema importância para a prevenção ao adoecimento e manutenção da saúde das crianças. A campanha do Regional está dentro das atividades do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Incentivo à aprendizagem, que tem como gestores na Paraíba o desembargador Edvaldo de Andrade e o juiz do trabalho Adriano Dantas.

Ao todo foram lançados 10 vídeos no final de 2019. Dos dez vídeos, dois tratam dos Conselhos Tutelares, mostrando que sempre que uma criança ou um adolescente tem seus direitos ameaçados ou violados, o Conselho Tutelar precisa ser acionado. Outros dois tratam especificamente do programa de aprendizagem legal, mostrando que a partir dos 14 anos é possível trabalhar na condição de aprendiz. Um deles aborda o Estatuto da Criança e do Adolescente e um outro aborda o Fundo para a Infância e Juventude (Fia).

Em um desses vídeos foi gravado o depoimento do arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz.

Para ter acesso aos vídeos, basta fazer a solicitação diretamente à Assessoria de Comunicação do TRT13 pelo e-mail acs@trt13.jus.br. O TRT disponibiliza os vídeos, inclusive, para a instituição ou entidade acrescentar sua logomarca ao final do vídeo.

Na Paraíba, os gestores do programa são o desembargador Edvaldo de Andrade e o juiz Francisco de Assis Barbosa.

Jaquilane Medeiros

Postado por Eduardo Pinelli