Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2021 > 01 > 2021 > 01 > TRT13 inicia oficinas para definir futuro da Justiça do Trabalho na Paraíba
Conteúdo

Notícias

TRT13 inicia oficinas para definir futuro da Justiça do Trabalho na Paraíba

Servidores de diversas áreas começarão a ser convocados para oficinas temáticas que definirão o Planejamento Estratégico 2021-2026
publicado: 25/01/2021 10h41 última modificação: 27/01/2021 09h50

É chegado o momento de pensar o futuro do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região! E tanto magistrados, quanto servidores poderão sugerir, opinar e participar do planejamento deste futuro.

Para isso, nesta terça-feira, dia 26, começam a ser realizadas as oficinas temáticas com servidores de vários segmentos do tribunal. O Planejamento Estratégico para o Poder Judiciário foi implantado em 2010 pelo CNJ, o Conselho Nacional de Justiça. O primeiro ciclo durou cinco anos, entre 2010 a 2014. E o segundo ciclo foi de 2015 a 2020. Este Planejamento Estratégico abrange todos os segmentos de Justiça: Trabalhista, Comum, Federal, Eleitoral e Militar.

Agora, o TRT13 começa a preparar o seu Planejamento Estratégico para os próximos 6 anos, que vigorará de 2021 a 2026. A revisão na estratégia é regida pelas resoluções CNJ n° 325/2020 e CSJT n° 259/2020. Então, está na hora do TRT-PB começar a fazer o trabalho e finalizar o documento até abril, quando deve ser aprovado pelo Tribunal Pleno.

Envolvimento e Participação

"Quando se convida todos os colaboradores (magistrados e servidores) para participar da elaboração do Plano, como vai acontecer nas oficinas, o resultado do trabalho produz um documento mais fiel sobre a real situação do Regional assim como um maior envolvimento de todos na busca dos resultados", afirmou Max Feitosa, Assessor de Gestão Estratégica do TRT 13.

O assessor também explicou que no ciclo passado, foram feitas oficinas presenciais, nas quais foram ouvidas centenas de pessoas, que deram sugestões, fizeram observações e, por fim, tudo foi consolidado na construção do documento final. "Essas oficinas foram fundamentais para o sucesso do planejamento. Infelizmente, dessa vez, não será possível fazê-las de forma presencial, por causa do isolamento social causado pala pandemia da Covid-19. Mas nem por isso esse trabalho colaborativo deixará de ser feito e ter o êxito que esperamos", enfatizou.

Programação

O Presidente do Tribunal, Desembargador Leonardo Trajano, convida para, a partir da próxima terça-feira, dia 26, através do Google Meet, os diretores das 27 Varas do Trabalho e seus substitutos participarem da primeira oficina temática. Já na quinta, dia 28, será realizada a segunda, com os magistrados. Na sequência, na segunda-feira, dia 1º de fevereiro, será feita a oficina com os diretores da Área Administrativa. Uma quarta oficina, ainda em data a ser definida pelo Presidente, será realizada com os desembargadores e Assessores Jurídicos.

Depois de receber as sugestões colhidas nas oficinas e organizá-las num documento, será feita uma reunião no próximo mês de março, com o Comitê de Governança Institucional do TRT 13 para apresentar o que as oficinas sugeriram para o futuro da Justiça do Trabalho na Paraíba. E é esse Comitê que irá discutir, retirar, incluir e, no fim, aprovar a versão final do Planejamento Estratégico do TRT 13, que deverá, depois disso, ser submetido, através de Sessão de Julgamento ao Pleno.

Débora Cristina