Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > Dia do Advogado Trabalhista é celebrado nesta segunda-feira (20)
Conteúdo

Notícias

Dia do Advogado Trabalhista é celebrado nesta segunda-feira (20)

Profissional serve como um ponto de equilíbrio entre os trabalhadores e dos patrões, garantindo assim a equidade entre as partes
publicado: 20/06/2022 13h22 última modificação: 21/06/2022 09h04

É celebrado nesta segunda-feira (20) o Dia do Advogado Trabalhista, uma data que tem como objetivo reconhecer o trabalho dos profissionais do Direito que se dedicam a mediar as relações entre trabalhadores e patrões em todo o país. O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) não esquece da data e ajuda a evidenciar a importância do advogado trabalhista para a Justiça do Trabalho.

“A atuação do advogado trabalhista é fundamental para a missão de fazer justiça e pacificar os conflitos decorrentes das relações de trabalho. O TRT-13 parabeniza todos estes profissionais e conta com sua atuação diária para exercermos conjuntamente as atribuições da Justiça do Trabalho com excelência”, afirmou o presidente do TRT-13, Leonardo Trajano.

O exercício da advocacia é repleto de possibilidades, com inúmeras especialidades e conhecimentos técnicos específicos de cada área. O Direito Trabalhista é um deles e, para exercê-lo com excelência, é preciso ter uma compreensão ampla da legislação, como evidencia o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas da Paraíba (AATRA-PB), Paulo Miranda. “Compreender a dinâmica da economia, das relações de trabalho, de áreas afins ao universo trabalhista, social e econômico dá a esse profissional a expertise necessária à boa atuação na advocacia trabalhista”, enfatizou. 

Para ser um advogado trabalhista, é preciso ter em mente que há a necessidade de um preparo constante para conseguir atuar em diversas frentes, lidando tanto com clientes quanto com os magistrados da Justiça do Trabalho. “O dia a dia do advogado trabalhista é bastante agitado. Ele participa de audiências e sessões semanais e às vezes até diárias. Diferente de outros ramos do direito, o advogado trabalhista tem atuação permanente em audiências e sessões de julgamento que demandam dele expertise na prática dos atos processuais, organização de agendas e prazos, além de boa comunicação com clientes, servidores e magistrados”, enfatizou Paulo Miranda. 

Durante a pandemia, as relações de trabalho passaram por uma transformação completa. A atividade telepresencial, mediada por dispositivos eletrônicos passou a ser a regra e isso também foi um desafio para os advogados trabalhistas. Agora, para o presidente da AATRA-PB, é preciso atenção para realizar o devido ajuste nessas relações. “O maior desafio da advocacia trabalhista neste momento é conciliar suas atividades laborais com um modelo híbrido de funcionamento dos mais diversos Tribunais Regionais pelo país. Como toda novidade, ainda não há uma uniformidade de funcionamento de varas e Regionais no país após a flexibilização das ações de combate ao Covid-19, de maneira que se adequar às várias formas de funcionamento do Judiciário tem sido o maior desafio atual da advocacia e é tema de constantes debates entre a classe”, informou.

Em relação ao TRT-13, o presidente Paulo Miranda enfatiza a harmonia entre os profissionais do direito trabalhista e a JT. “Há muito, o TRT-13 vem mantendo com a advocacia um diálogo aberto e próximo, visando acolher as sugestões de melhoria dadas pela classe em total cooperação com o bom funcionamento do Poder Judiciário Trabalhista local. Essa cooperação entre a advocacia e o TRT-13 é vista em números, já que ano após anos este Regional se destaca como um dos melhores do país na solução dos conflitos trabalhistas que lhe são levados a julgamento. Ganham a sociedade e a advocacia trabalhista quando esta relação é de cooperação e não está sendo diferente aqui na Paraíba”, completou.

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13