Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2017 > 05 > Nova Vara do Trabalho de Campina já está recebendo processos
Conteúdo

Notícias

Nova Vara do Trabalho de Campina já está recebendo processos

Solenidade de inauguração foi presidida pelo desembargador Eduardo Sergio
publicado: 11/05/2017 09h18 última modificação: 11/05/2017 09h19

O tempo de tramitação de processos nas Varas do Trabalho de Campina Grande será reduzidos a partir desta semana. Desde esta segunda-feira (8) está funcionando no Fórum Irineu Joffily a 6ª Vara Trabalhista, que no dia 2 começou a receber novos processos. O presidente do Tribunal do Trabalho da Paraíba, desembargador Eduardo Sergio de Almeida, fez a inauguração da unidade, acompanhado da juíza titular, Lílian Leal e do substituto, Alexandre Amaro.

De acordo com a Secretaria da Corregedoria do TRT, em 2016, a Vara do Trabalho de Monteiro recebeu uma média de 250 processos, já as 5 Varas de Campina tiveram, em 2016, uma demanda de aproximadamente 2 mil processos. A nova VT vai proporcionar maior celeridade na tramitação dos processos, já que o volume de ações a ser distribuído nas 6 unidades será reduzido.

“Esse é um momento histórico para o nosso tribunal. Com a nova unidade funcionando em Campina, vamos equacionar o trabalho dos juízes e dos servidores e oferecer aos jurisdicionados e aos advogados um processo com prazo menor de tramitação. Agradeço a colaboração da juíza Lílian nesse trabalho de transferência e reafirmo o compromisso de manter em funcionamento o posto avançado da Justiça do Trabalho em Monteiro. Nenhum jurisdicionado ou advogado da região de Monteiro terá qualquer prejuízo”, disse o presidente do TRT.

Justiça social

Na solenidade de instalação da 6ª Vara do Trabalho, a juíza titular, Lílian Leal, o substituto, Alexandre Amaro e os servidores da unidade foram saudados pela juíza diretora do Fórum Irineu Joffily, Nayara Queiroz Mota de Sousa, pelo presidente da Amatra13, juiz André Machado e pelo presidente da Astra 13, Sérgio Teixeira. Todos destacaram o perfil da juíza Lílian Leal e a alegria de receber a equipe em Campina Grande, onde o funcionamento das 5 Vts já é muito bom.

Os juízes titulares e substitutos que atuam nas outras cinco Varas do Trabalho de Campina Grande participaram da solenidade de inauguração.

Acompanharam o presidente do TRT13 na solenidade em Campina Grande os juízes Marcelo Maia (auxiliar da Presidência) e Adriano Dantas (auxiliar da Vice-Presidência e da Corregedoria); o diretor-geral de secretaria, Paulo Lindenberg; a secretária-geral da Presidência, Cybelle Falconi; o diretor administrativo Anderson Pimentel e o gestor da Coordenadoria de Segurança e Transportes, Jefferson Pereira.

 

Segundo a juíza Lílian Leal não há dúvida de que o número de processos julgados no Fórum Trabalhista de Campina Grande vai aumentar. “Com a nova unidade, o acesso da justiça será ampliado à população. O nosso desafio aqui será não apenas dar conta dos processos, mas falar pra sociedade de uma justiça que não representa nenhum retrocesso, que está a favor do desenvolvimento do país, mas com justiça social”.

Vara do Trabalho foi transferida

No mês passado, em sessão administrativa, os desembargadores do TRT decidiram pela transferência da Vara do Trabalho de Monteiro para a cidade de Campina Grande. A decisão decorreu de estudos realizados pela Comissão de Revisão de Jurisdição das Varas do Trabalho da 13ª Região (Comrejuris), que, após análises estatísticas e reuniões nas quais foram discutidos aspectos jurídicos e fáticos relvantes, concluiu por recomendar a transferência da Vara do Trabalho de Monteiro para a cidade de Campina Grande, considerando, principalmente, o relatório “Justiça em Números”, divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a movimentação processual na unidade jurisdicional.