Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > TRT-13 recebe visita técnica de estudantes de Direito
Conteúdo

Notícias

TRT-13 recebe visita técnica de estudantes de Direito

Professor de faculdade particular de João Pessoa leva grupo de discentes para acompanhar uma sessão no Tribunal Pleno
publicado: 17/05/2022 14h46 última modificação: 25/05/2022 08h19

Professor Alex Taveira.jpeg
Professor Alex Taveira salientou a importância desta visita técnica, ainda mais após o período mais grave da pandemia

Na manhã desta terça-feira (17), estudantes do sétimo e nono períodos do curso de direito da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) estiveram presentes na sessão da 2ª Turma do Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). Sob a presidência do desembargador Assis Carvalho, os magistrados do tribunal deram boas-vindas ao grupo discente e apresentaram as atribuições e a funcionalidade da Corte trabalhista.

Além do desembargador Assis Carvalho, também estiveram presentes na sessão o desembargador Ubiratan Delgado, a juíza Herminegilda Machado e o Procurador do Ministério Público do Trabalho da Paraíba (MPT-PB), José Caetano. Dando suporte e secretariando a sessão, Fátima Raposo e Ana Tereza.

O professor das disciplinas de Processo e Prática Trabalhista da FPB, Alex Taveira, salientou a importância desta visita técnica, ainda mais após o período pandêmico que não permitia a realização de sessões presenciais, como foi a de hoje. “Muitos dos estudantes que aqui estão só tiveram contato com o Direito de forma telepresencial. Essas matérias de prática ficaram restritas aos ambientes virtuais. Nessa oportunidade, tivemos a chance de trazer os estudantes para o tribunal para identificar quem são os desembargadores, quem é que faz os votos, a sistemática de apreciação dos recursos”, evidenciou Taveira.

Observar uma sessão presencial, na opinião da estudante de sétimo período Ludmila Andrade, é “ver o direito vivo”, com todas as engrenagens à mostra. “A gente passa muito tempo na sala aprendendo, vendo ementas, acórdãos, mas ver isso acontecendo na prática é uma sensação de que a gente ainda tem muito a descobrir, discutir e ver. Ter a oportunidade de vivenciar isso presencialmente é gratificante e estimulante, dá vontade de correr atrás, se formar e começar a atuar logo”, compartilhou a estudante, com empolgação.

Estudante 1.jpeg
O estudante Luis Henrique Mendes ficou feliz em poder aliar a teoria à prática

Estudante.jpeg
A estudante Ludmila Andrade ficou empolgada em participar deste momento ao vivo

Outro estudante presente na sessão foi Luis Henrique Mendes, também do sétimo período de Direito da FPB. Ele elogia a iniciativa de seu professor em levá-los para conferir de perto a palavra da lei sendo efetivada. “É como o professor Alex defende sempre, precisamos aliar prática à teoria. Sem a prática, a teoria se perde, não tem sentido. Ter esta oportunidade de vir com a turma para cá só nos dá mais estímulo para sermos agentes da Justiça com mais embasamento”, completou.

Ludmila estava especialmente empolgada com a ocasião por já estagiar em um escritório de advocacia voltado para a área trabalhista, que é o caminho que a estudante de 21 anos pretende seguir. “No dia a dia do meu trabalho, eu tenho acesso às decisões, mas é incrível poder, antes mesmo de me formar, ver e acompanhar de perto o processo antes do resultado final, entender como ele se dá em cada uma de suas etapas. É uma dádiva para mim”, enfatizou.

visita estudantes .jpeg
Além do desembargador Assis Carvalho, também estiveram presentes o desembargador Ubiratan Delgado, a juíza Herminegilda Machado e o Procurador do Ministério Público do Trabalho, José Caetano

André Luiz Maia
Assessoria de Comunicação Social TRT-13