PODER JUDICIÁRIO FEDERAL

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO

SECRETARIA DE AUDITORIA


RELATÓRIO DE AUDITORIA Nº 04/2023


1.IDENTIFICAÇÃO


    1. PROAD 2.865/2023

    2. Áreas Auditadas: UPC

    3. Período Auditado: 2022

    4. Objetivos:


Objetivo 1: Avaliação dos resultados quantitativos e qualitativos da gestão, em especial quanto à eficácia e eficiência no cumprimento dos objetivos estabelecidos no plano plurianual (PPA), dos objetivos estabelecidos no plano estratégico, da execução física e financeira das ações da Lei Orçamentária Anual (LOA) vinculadas a programas temáticos, identificando as causas de insucessos no desempenho da gestão.


Objetivo 2: Avaliação da qualidade e suficiência dos controles internos administrativos com vistas a garantir que seus objetivos estratégicos sejam atingidos, considerando os seguintes elementos do sistema de controles internos da unidade:


a) ambiente de controle;

b) avaliação de risco;

c) atividades de controle;

d) informação e comunicação;

e) monitoramento.


    1. Equipe de Auditoria: Nathália de Almeida Torres, Marcos José Alves da Silva, Mari Hara Onuki Monteiro e Maurício Dias Sobreira Bezerra.



2. INTRODUÇÃO


A Constituição Federal prevê no seu art. 74:


Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União;

II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;


Assim, a Secretaria de Auditoria do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, em cumprimento ao disposto no referido artigo bem como ao seu Plano Anual de Atividades de Auditoria para o exercício de 2023, item 2.1.3 Auditoria dos Resultados da Gestão de 2022, Comunicado de Auditoria 04/2023 da SECAUD TRT 13ª Região, PROAD2.865/2023, instaurou a presente auditoria, com os seguintes objetivos:




a) ambiente de controle;

b) avaliação de risco;

c) atividades de controle;

d) informação e comunicação

e) monitoramento.

Sendo assim, foi constituída a Equipe de Auditoria pelo COMUNICADO DE AUDITORIA/TRT/SECAUD 04/2023 de 21 de março de 2023, sequencial 1 do PROAD n. 2.865/2023.

3. METODOLOGIA


Para alcance dos objetivos e comprovação das questões de auditoria definidas no planejamento, a equipe de auditoria utilizou-se de metodologia atualmente adotada pelos diversos Órgãos e Entidades de Fiscalização Superior (EFS), notadamente a Resolução nº 309/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata sobre as diretrizes técnicas das atividades de auditoria do Poder Judiciário, sendo utilizadas as seguintes técnicas de auditoria:


O objetivo desta auditoria é avaliar os resultados quantitativos e qualitativos da gestão quanto à eficácia e eficiência no cumprimento dos objetivos.

Eficácia é medida pelo grau de cumprimento dos objetivos e metas fixados nos programas de ação, esta medida é feita através da comparação entre os resultados realmente obtidos e os resultados esperados ou previstos nos planos ou programas de ação, dessa forma para verificação da eficácia no cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico Institucional e no Plano Plurianual e Orçamento Anual, referentes ao exercício de 2022, foram realizados comparativos entre as metas estabelecidas e os resultados alcançados.

Eficiência é a relação existente entre os bens e serviços consumidos e os bens e serviços ofertados. Assim, uma performance eficiente é a maximização dos resultados com recursos determinados ou a obtenção ou prestação do serviço com o mínimo possível de recursos, mantendo a qualidade e quantidade desejada.

A verificação da eficiência no cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos nos PEI, PPA e LOA, relativas ao exercício de 2022, foi realizada, nesta auditoria, através da análise dos resultados obtidos na concretização dos objetivos da ão Orçamentária – Capacitação de Recursos Humanos em conjunto com o Objetivo Estratégico 08 – Incrementar Modelo de Gestão de Pessoas em Âmbito Nacional, mais especificamente o indicador Índice de impacto dos eventos de capacitação promovidos pelo TRT (IIEC).


4. LIMITAÇÕES


Esta auditoria não apresentou limitações.


5. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE GESTÃO

5.1 EFICÁCIA DA GESTÃO


A eficácia da gestão é medida através da comparação entre os resultados realmente obtidos e os resultados esperados ou previstos nos planos ou programas de ação.


5.1.1 Plano Plurianual e Orçamento Anual


A execução das ações destinadas a este Tribunal está disposta, de forma sintética, no quadro a seguir, refletindo uma utilização de 97,21% do total disponibilizado:




DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS ORÇAMENTÁRIOS

AÇÕES

DOTAÇÃO AUTORIZADA*

DESPESA REALIZADA**

%

ASSISTÊNCIA JURÍDICA A PESSOAS CARENTES

R$ 1.300.000,00

R$ 1.299.169,99

99,94%

ATIVOS CIVIS DA UNIÃO

R$ 260.350.766,00

R$ 260.115.857,48

99,91%

AJUDA DE CUSTO PARA MORADIA OU AUXÍLIO MORADIA A AGENTES PÚBLICOS

R$ 141.676,00

R$ 108.746,73

76,76%

APRECIAÇÃO DE CAUSAS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

R$ 19.802.309,00

R$ 18.664.949,92

94,26%

APRECIAÇÃO DE CAUSAS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

R$ 3.802.662,00

R$ 3.617.319,37

95,13%

APRECIAÇÃO DE CAUSAS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

R$ 470.000,00

R$ 440.765,95

93,78%

APRECIAÇÃO DE CAUSAS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

R$ 230.001,00

R$ 207.924,41

90,40%

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL E DE UTILIDADE PÚBLICA

R$ 249.000,00

R$ 156.371,27

62,80%

ASSISTÊNCIA MÉDICA E ODONTOLÓGICA AOS SERVIDORES CIVIS, EMPREGADOS, MILITARES E SEUS DEPENDENTES

R$ 14.049.750,00

R$ 14.022.069,13

99,80%

BENEFÍCIOS OBRIGATÓRIOS AOS SERVIDORES

R$ 1.373.035,00

R$ 1.306.958,39

95,19%

BENEFÍCIOS OBRIGATÓRIOS AOS SERVIDORES

R$ 10.012,00

R$ 6.421,96

64,14%

BENEFÍCIOS OBRIGATÓRIOS AOS SERVIDORES

R$ 16.316.285,00

R$ 14.886.924,83

91,12%

BENEFÍCIOS OBRIGATÓRIOS AOS SERVIDORES

R$ 204.441,00

R$ 166.135,70

81,26%

CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO E DE SUAS AUTARQUIAS E FUNDAÇÕES PARA O CUSTEIO DO REGIME DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS

R$ 53.476.605,00

R$ 49.791.778,27

93,11%

APOSENTADORIAS E PENSÕES CIVIS DA UNIÃO

R$ 129.665.533,00

R$ 129.590.039,61

99,95%

TOTAL GERAL

R$ 501.432.075,00

R$ 494.361.505,01

98,59%

Tabela nº 01 – Quadro de Detalhamento de Programas – 2022 (Disponível em: https://www.trt13.jus.br/contaspublicasng/#/execucaoOF)


* Dotação Autorizada – Dotação Inicial + Créditos Adicionais

** Despesa Realizada – Despesa Liquidada


DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO POR ELEMENTOS DE DESPESA

ELEMENTOS DE DESPESA

DOTAÇÃO AUTORIZADA*

DESPESA REALIZADA**

%

APOSENTADORIAS, RESERVA

R$ 100.478.751,33

R$ 100.478.751,33

100%

PENSÕES

R$ 17.510.875,29

R$ 17.510.875,29

100%

CONTRIBUIÇÃO A ENTIDADES FECHADAS

R$ 1.433.451,47

R$ 1.433.451,47

100%

VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS

R$ 246.710.922,85

R$ 246.710.922,85

100%

OUTRAS DESPESAS VARIÁVEIS

R$ 2.044.036,43

R$ 2.044.036,43

100%

SENTENÇAS JUDICIAIS

R$ 2.576.874,72

R$ 2.576.874,72

100%

DESPESAS DE EXERCÍCIOS

R$ 17.853.636,41

R$ 17.553.234,50

98,32%

RESSARCIMENTO DE DESPESAS

R$ 1.185.092,18

R$ 1.185.092,18

100%

APLICAÇÕES DIRETAS

R$ 960.796,51

R$ 0,00

0%

OBRIGAÇÕES PATRONAIS

R$ 52.212.658,32

R$ 49.572.163,48

94,94%

DESPESAS DE EXERCÍCIOS

R$ 515.808,49

R$ 432.273,11

83,80%

APLICAÇÕES DIRETAS

R$ 694.596,84

R$ 0,00

0%

OUTROS BENEFÍCIOS ASSISTENCIAIS DO SERVIDOR

R$ 1.505.881,81

R$ 1.439.805,20

95,61%

DIÁRIAS

R$ 563.526,40

R$ 563.526,40

100%

MATERIAL DE CONSUMO

R$ 672.312,81

R$ 591.295,80

87,95%

PASSAGENS E DESPESAS

R$ 506.453,23

R$ 501.828,23

99,09%

OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS

R$ 1.368.341,84

R$ 1.368.341,84

100%

LOCAÇÃO DE MÃO DE OBRA

R$ 4.783.110,05

R$ 4.730.978,90

98,91%

OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS

R$ 21.378.790,96

R$ 20.744.906,42

97,03%

SERVIÇOS DE TIC

R$ 2.559.389,68

R$ 2.531.985,55

98,93%

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO

R$ 10.747.829,00

R$ 10.692.459,41

99,48%

OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS

R$ 165.329,08

R$ 165.329,08

100%

AUXÍLIO-TRANSPORTE

R$ 10.012,00

R$ 6.421,96

64,14%

DESPESAS DE EXERCÍCIOS

R$ 5.710.276,20

R$ 4.276.395,44

74,89%

INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES

R$ 1.987.992,79

R$ 1.987.992,79

100%

OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS E CONTRIBUIÇÕES

R$ 223.228,31

R$ 223.228,31

100%

APLICAÇÕES DIRETAS

R$ 14,51

R$ 0,00

0%

SERVIÇOS DE TIC

R$ 2.614.675,43

R$ 2.614.675,43

100%

OBRAS E INSTALAÇÕES

R$ 963.206,66

R$ 963.206,66

100%

EQUIPAMENTOS E MATERIAL

R$ 1.494.203,40

R$ 1.461.452,23

97,81%

TOTAL GERAL

R$ 501.432.075,00

R$ 494.361.505,01

98,59%

Tabela nº 02 – Quadro de Detalhamento de Programas – 2022 (Disponível em: https://www.trt13.jus.br/contaspublicasng/#/execucaoOF)


* Dotação Autorizada – Dotação Inicial + Créditos Adicionais

** Despesa Realizada – Despesa Liquidada


Para verificação do cumprimento das ações estabelecidas pelo Plano Plurianual e pelo Orçamento Anual, referentes ao exercício de 2022, foi feita comparação entre a dotação autorizada e a despesa executada, sendo considerada como INEFICAZ as ações cujos percentuais de execução encontram-se abaixo de 70%.

5.1.2 Planejamento Estratégico Institucional


A execução das metas estabelecidas pelo Planejamento Estratégico Institucional deste Tribunal está disposta, de forma sintética, no quadro a seguir:


DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL

OBJETIVO ESTRATÉGICO

DESCRIÇÃO

INDICADORES

METAS

RESULTADOS

OE1
Perspectiva Sociedade

Fortalecer a comunicação e as parcerias institucionais

Índice de Ações Integradas de Comunicação Social (IAIC)

100%

100%

Índice de Satisfação com a comunicação externa/interna

80%

Interna: 90%

Externa: 100%

OE2
Perspectiva Sociedade

Promover o trabalho decente e a sustentabilidade

Índice de Integração da Agenda 2030 ao Poder Judiciário (Meta 9/CNJ)

100%

100%

Percentual de execução do Plano de Logística Sustentável – PLS do TRT13

86%

86%

Índice de Participação de Mulheres nos Comitês e Comissões do TRT13

27%

28%

Índice de Participação de Mulheres nos Cargos em Comissões de livre indicação do Presidente do TRT 13 *

X

X

Promover pelo menos uma ação visando o Combate ao Trabalho Infantil (Meta 11/CNJ) **

X

X

OE3
Perspectiva Processos Internos

Fortalecer a governança e a gestão estratégica

Índice de processos de trabalho críticos mapeados com identificação dos controles internos (IPMCI)

5

5

Índice de execução do Plano de Obras

95%

100%

Tempo Médio de Duração de Licitações Concluídas (TDLC)

150

153

OE4
Perspectiva Processos Internos

Promover a integridade e a transparência em relação aos atos de gestão praticados

Índice de Atendimento às Deliberações e às recomendações de Auditoria (IADRDA)

50%

52%

OE5
Perspectiva Processos Internos

Garantir a duração razoável do processo

Índice de Processos Julgados (Meta 1/CNJ)

100%

102,25%

Índice de Processos Antigos (Meta 2/CNJ)

93%

99,07%

Taxa de Congestionamento Líquida, exceto Execuções Fiscais (Meta 5/CNJ)

40,12%

28,05% (quanto menor melhor)

Tempo Médio de Duração do Processo na Fase de Conhecimento do Primeiro Grau (TMDP1)

128

116 (quanto menor melhor)

Tempo Médio de Duração do Processo na Fase de Conhecimento do Primeiro Grau (TMDP2)

80

44 (quanto menor melhor)

OE6
Perspectiva Processos Internos

Garantir a efetividade do tratamento das demandas repetitivas

Tempo Médio entre a Afetação e o Acórdão de Mérito (TMASM)

60

56 (quanto menor melhor)


OE7
Perspectiva Processos Internos

Assegurar o tratamento adequado dos conflitos trabalhistas

Índice de Conciliação (Meta 3/CNJ)

38,5%

34,99%

Índice de Conciliação do 2º Grau

2%

6%

OE8
Perspectiva Aprendizagem e Crescimento

Incrementar modelo de gestão de pessoas em âmbito nacional

Índice de Promoção da Saúde de Magistrados e Servidores – IPSMS (Meta 10/CNJ)

15%

60%

Índice de impacto dos eventos de capacitação promovidos pelo TRT (IIEC)

80%

90%

Índice de Clima Organizacional (IOC)

70%

80,43%

Índice Mínimo de Capacitação dos Servidores em Competências (IMCSC)

30%

47%

OE9
Perspectiva Aprendizagem e Crescimento

Aprimorar a governança de TIC e a proteção de dados

Índice de Satisfação com os Sistemas de TIC (ISTIC)

75%

87%

Igov TIC - JUD

Aprimorado

Excelencia

Índice de Implementação da Transformação Digital – Justiça 4.0 (META 10/CNJ)

100%

100%

E10
Perspectiva Aprendizagem e Crescimento

Aperfeiçoar a gestão orçamentária e financeira

Índice de Execução das Dotações para Despesas Discricionárias (IEDD)

92%

95%

OE11
Processos Internos

Consolidar uma política de inovação para a superação de desafios institucionais

Quantidade de Eventos realizados para discussão de temas relacionados à inovação

5

11

Quantidade de Soluções de Inovação Implementadas na rotina do Tribunal

4

7

Tabela nº 03 - Quadro de execução do PEI.


Para verificação do cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidas pelo Planejamento Estratégico Institucional, referentes ao exercício de 2021, foram realizados comparativos entre as metas estabelecidas e o resultado alcançado, sendo considerado, por esta equipe de auditoria, como INEFICAZ as metas cujos percentuais de cumprimento encontram-se abaixo de 70% do previsto ou acima de 30% do previsto no caso das metas que tinham como objetivo a redução do resultado.


5.2 EFICIÊNCIA DA GESTÃO


Eficiência da gestão é medida através da relação existente entre os bens e serviços consumidos e os bens e serviços ofertados. Assim, uma performance eficiente é a maximização dos resultados com recursos determinados ou a obtenção ou prestação do serviço com o mínimo possível de recursos, mantendo a qualidade e quantidade desejada.


5.2.1 Planejamento Estratégico, Plano Plurianual e Orçamento Anual.


A verificação da eficiência no cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos nos PEI, PPA e LOA, relativas ao exercício de 2022, foi realizada, nesta auditoria, através da análise dos resultados obtidos na concretização dos objetivos da ão Orçamentária – Capacitação de Recursos Humanos em conjunto com o Objetivo Estratégico 08 – Incrementar Modelo de Gestão de Pessoas em Âmbito Nacional, mais especificamente o indicador Índice de impacto dos eventos de capacitação promovidos pelo TRT (IIEC).


DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS ORÇAMENTÁRIOS

AÇÕES

DOTAÇÃO AUTORIZADA

DESPESA REALIZADA*

%

APRECIAÇÃO DE CAUSAS NA JUSTIÇA DO TRABALHO
(Capacitação de Recursos Humanos)

R$ 470.000,00

R$ 440.765,95

93,78%


DETALHAMENTO DA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL

OBJETIVO ESTRATÉGICO

DESCRIÇÃO

INDICADORES

METAS

RESULTADOS

OE8
Perspectiva Aprendizagem e Crescimento

Incrementar modelo de gestão de pessoas em âmbito nacional


Índice de impacto dos eventos de capacitação promovidos pelo TRT (IIEC)

80%

90%

O princípio da eficiência se apresenta para o setor público como a constante busca por melhores resultados na administração dos recursos públicos. Trata-se eficiência como qualidade da ação administrativa, ele pode ser comparado ao princípio da boa administração. (Zago, 2006, p. 20)


O percentual de execução da ação orçamentária Capacitação de Recursos Humanos (93,78%) aliado ao resultado do indicador Índice de impacto dos eventos de capacitação promovidos pelo TRT (IECC) (90%) revela alcance dos objetivos do gasto.


6. ACHADOS


a) Achado n° 01:

Ações Orçamentárias apresentaram baixo percentual de execução (abaixo de 70%)


b) Situação Encontrada:

As Ações Orçamentárias “Publicidade institucional e de utilidade pública” e “Benefícios obrigatórios aos servidores - Auxílio-Transporte apresentaram percentual de execução abaixo de 70%.


AÇÕES

DOTAÇÃO AUTORIZADA

DESPESA REALIZADA*

%

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL E DE UTILIDADE PÚBLICA

R$ 249.000,00

R$ 156.371,27

62,80%

BENEFÍCIOS OBRIGATÓRIOS AOS SERVIDORES – AUXÍLIO-TRANSPORTE

R$ 10.012,00

R$ 6.421,96

64,14%


É importante observar que a Ação Orçamentária “Publicidade institucional e de utilidade pública” vem, nos últimos 3 anos (2020, 2021 e 2022), apresentando percentual de execução abaixo de 70%, como é possível verificar no quadro abaixo:


AÇÕES

ANO

DOTAÇÃO AUTORIZADA

DESPESA REALIZADA*

%

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL E DE UTILIDADE PÚBLICA

2022

R$ 249.000,00

R$ 156.371,27

62,80%

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL E DE UTILIDADE PÚBLICA

2021

R$ 142.000,00

R$ 87.657,11

61,73%

PUBLICIDADE INSTITUCIONAL E DE UTILIDADE PÚBLICA

2020

R$ 114.520,00

R$ 75.907,71

66,28%



c) Objeto:

Quadro de Detalhamento de Programas 2022;

d) Critério:

Eficácia


e) Evidências:

Quadro de Detalhamento de Programas 2022;


f) Possíveis causas da ocorrência do achado:


Não ocorrência dos fatos geradores da despesa.


Falhas na elaboração, acompanhamento e/ou revisão do Plano de Contratações Anual em relação às contratações da ação orçamentária Publicidade Institucional e de Utilidade Pública.


Falhas que podem estar relacionadas a:

- Ausência de acompanhamento/monitoramento da execução do Plano de Contratações pela unidade gestora/demandante da ação orçamentária (e.g. planilha de controle com a situação atual de cada contratação ou mecanismo equivalente);

- Ausência de cultura de planejamento por parte da unidade gestora/demandante da ação orçamentária;

- Ausência de previsão de revisões periódicas do planejamento das contratações pela unidade gestora/demandante.


g) Análise da Equipe de Auditoria:


A não ocorrência dos fatos geradores da despesa em questão é justificativa plausível para o baixo percentual de realização da despesa autorizada.


Esta equipe de auditoria identificou que:

- São realizadas revisões periódicas do Plano Anual de Aquisições e Contratações do TRT 13;

- Existe normativo interno que disciplina e mapeia o processo de trabalho para elaboração, aprovação e acompanhamento do plano anual de contratações do TRT 13 (Ato TRT SGP nº 095/2020).


h) Recomendações:


Não obstante exista uma cultura de planejamento e de transparência relacionada às contratações no TRT 13, as contratações da ação orçamentária Publicidade Institucional e de Utilidade Pública vêm apresentando baixo grau de execução por 3 anos consecutivos o que atesta que há falhas no que diz respeito a elaboração, ao acompanhamento e/ou a revisão do Plano de Contratações Anual por parte da unidade gestora/demandante dessa ação orçamentária.

Dessa forma, recomenda-se à Assessoria de Comunicação Social (ACS):





7. AVALIAÇÃO DOS CONTROLES INTERNOS


A Avaliação dos controles internos pode ocorrer em dois níveis, nível de entidade e nível de atividades. A avaliação em nível de atividades também chamada de avaliação em nível de processos tem como objetivo avaliar se os controles internos no nível operacional das atividades estão apropriadamente concebidos, na proporção requerida pelos riscos e se funcionam de maneira contínua e coerente, alinhado com as respostas a riscos definidas pela administração.

Avaliar controles internos, em síntese, consiste em:

1. Revisar objetivos-chave do processo

2. Identificar e avaliar riscos relevantes relacionadas a esses objetivos

3. Avaliar os controles internos que a gestão adota para administrar os riscos



1. Revisar objetivos-chave do processo

Processo de Elaboração do Plano Anual de Aquisições e Contratações – PAAC (Ato TRT GP nº 095/2020) tem como objetivo promover a gestão orçamentária e financeira, aprimorar a governança e a gestão das Contratações, e assegurar o alinhamento das práticas de governança e gestão com as prioridades e estratégias institucionais



2. Identificar e avaliar riscos relevantes relacionadas a esses objetivos

Não há mapa de riscos identificados para o Processo de Elaboração do Plano Anual de Aquisições e Contratações – PAAC.



3. Avaliar os controles internos que a gestão adota para administrar os riscos

Não há mapa de respostas aos riscos identificados para o Processo de Elaboração do Plano Anual de Aquisições e Contratações – PAAC.



8. CONCLUSÕES


Finalizado o relatório, e cumpridas as determinações emanadas do COMUNICADO DE AUDITORIA/TRT/SECAUD 04/2023 da SECAUD TRT 13ª Região, sequencial 1 do PROAD nº 2.865/2023 e, ainda, de acordo com os objetivos propostos na auditoria de avaliação dos resultados da gestão do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região relativo ao exercício de 2022, constatou-se que:

A ação orçamentária “Publicidade institucional e de utilidade pública” vem apresentando nos últimos 3 anos percentual de execução abaixo de 70%.


Apesar da existência de normativo interno que disciplina e mapeia o processo de trabalho para elaboração, aprovação e acompanhamento do plano anual de contratações (Ato TRT SGP nº 095/2020) e da identificação da realização periódica de revisões do Plano Anual de Aquisições e Contratações por parte do TRT 13, recomenda-se a unidade gestora/demandante da ação orçamentária Publicidade Institucional e de Utilidade Pública:




9. PROPOSTA DE ENCAMINHAMENTO


Em face do caráter conclusivo deste relatório, sugere a equipe de auditoria dar-lhe conhecimento ao Exmo. Desembargador Presidente deste Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região para adoção das providências que entender necessárias.


À superior apreciação do Diretor da Secretaria de Auditoria


João Pessoa, 27 de abril de 2023


Nathália de Almeida Torres
Líder da Auditoria


Maurício Dias Sobreira Bezerra
Membro da Auditoria


Marcos José Alves da Silva
Membro da Auditoria


Mari Hara Onuki Monteiro
Membro da Auditoria





1