6. CONTROLES INTERNOS
Controle Interno é definido como sendo um processo conduzido pela estrutura de
governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para
proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a
operações, divulgação e conformidade.
O controle interno auxilia as entidades a alcançar objetivos importantes e a
sustentar e melhorar o seu desempenho, e consiste em cinco componentes integrados:
ambiente de controle; avaliação de riscos; atividades de controle; Informação e
comunicação e atividades de monitoramento.
Ambiente de controle – conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a
base para a condução do controle interno por toda a organização.
Avaliação de riscos – processo dinâmico e iterativo para identificar e avaliar os
riscos à realização dos objetivos.
Atividades de controle – ações estabelecidas por meio de políticas e
procedimentos que ajudam a garantir o cumprimento das diretrizes determinadas pela
administração para mitigar os riscos à realização dos objetivos.
Informação e comunicação – informação é necessária para que a entidade cumpra
responsabilidades de controle interno a fim de apoiar a realização de seus objetivos e a
comunicação é o processo contínuo e iterativo de proporcionar, compartilhar e obter as
informações necessárias.
Atividades de monitoramento – avaliações contínuas, independentes, ou uma
combinação das duas, para se certificar da presença e do funcionamento de cada um dos
cinco componentes de controle interno, inclusive a eficácia dos controles nos princípios
relativos a cada componente.
Quando uma auditoria não encontra nenhuma desconformidade ao analisar um
processo em um determinado setor de um órgão público, como foi o caso presente, isso
pode indicar várias coisas sobre os controles internos administrativos do referido setor em
relação ao processo auditado:
1. Eficácia dos Controles Internos: A ausência de desconformidades sugere que os
controles internos estão funcionando de maneira eficaz. Isso significa que os
procedimentos e políticas estabelecidos para garantir a conformidade e a eficiência do
processo estão sendo seguidos corretamente.
2. Conformidade com Normas e Regulamentações: A auditoria pode indicar que o setor
está em conformidade com as normas, regulamentos e diretrizes aplicáveis. Isso é um
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