a apresentação dos resultados preliminares efetuada por esta SECAUD.
II - Não se demonstrou planejamento das necessidades de educação e treinamento.
Indagada sobre a existência de plano anual de capacitação específico para os
servidores responsáveis pela área de admissão de servidores, a Sra. Eclésia Lopes Costa
da Silva, chefe da Divisão do Quadro de Pessoal, respondeu, no documento sequencial 3
do PROAD 3034/2024, que não existe.
III - Há possibilidades de aprimoramento da transparência do órgão quanto ao
processo de convocação dos aprovados no concurso público permitindo à
sociedade um acompanhamento mais efetivo do andamento do concurso pelo sítio
oficial eletrônico da Instituição (https://trt13.jus.br/institucional-1/concursos). No referido
endereço, consta apenas o Edital que regeu o concurso (aba: Editais), e a Relação Final
de Candidatos Aprovados (Classificação Geral, e listagem específica para candidatos
negros e candidatos com deficiência. Existem ainda sete listas de candidatos que
requereram a desistência definitiva ou expressaram interesse em reposicionamento para
o final da lista classificatório, além da relação de documentos a serem apresentados para
a posse (aba: Comunicados e Resultados).
Como exemplo de transparência mais abrangente (Boas Práticas), cita-se o
Quadro de Nomeações desenvolvido pelo Ministério Público da União (disponível em
https://www.mpu.mp.br/concursos/concurso-publico-de-servidores/quadro-de-
nomeacoes), onde é possível verificar, conforme o cargo e concurso, a listagem dos
candidatos aprovados, por ordem de classificação, sendo apresentado uma coluna onde é
discriminada, de forma sucinta e objetiva, qual a situação atualizada de cada candidato:
Se nomeado(a), se a nomeação foi tornada sem efeito, se o(a) candidato(a) formalizou
desistência (definitiva), se solicitou reposicionamento para o fim da fila etc.
Por oportuno, destaca-se que a publicização de informações concentradas e mais
objetivas, relacionadas ao concurso, facilita a consulta pelos cidadãos, favorecendo o
controle social.
À vista do exposto, a avaliação dos controles internos, no que concerne aos
atributos de desenho e implementação dos controles, caracteriza-se como MEDIANO
para os componentes de Ambiente de Controle, Avaliação de Riscos, Atividades de
controle e Atividades de monitoramento e SATISFATÓRIO para o componente de
Informação e comunicação.
Conforme Manual de Auditoria Financeira do TCU (2016), apresenta-se os
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