Ata da Reunião Ordinária do Comitê de Governança de TIC CGOVTIC
(04/2024)
1. IDENTIFICAÇÃO DA REUNIÃO
Data
Horário
Local
Coordenador
09/05/2024
(João Pessoa/PB)
Início
-
Término
-
Reunião eletrônica
Lindinaldo Silva Marinho
2. PARTICIPANTES
Lotação
Cargo
JAP
Juiz Auxiliar da Presidência
SGP
Secretário-Geral da Presidência
GDG
Diretora-Geral da Secretaria
Segejud
Secretário-Geral Judiciário
Seggest
Secretário substituto de Governança e Gestão Estratégica
Setic
Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação
SCR
Secretária da Corregedoria
AGTIC
Assessor de Governança de TIC
AGSI
Assessor de Governança da Segurança da Informação
DGTIC
Chefe da Divisão de Gestão de TIC
3. PAUTA DA REUNIÃO
3.1. PDTIC - Ações/Projetos 2024
3.2. PDTIC - Capacitação 2024
3.3. PDTIC - Contratos e orçamento 2024
3.4. Plano Diretor de Governança de TIC 2024
3.5. Pesquisa sobre bem-estar na SETIC
4. DISCUSSÃO DA PAUTA
Foram apresentadas as seguintes informações para os membros do CGOVTIC:
- Painel de Indicadores de TIC 2024
- PDTIC - Ações/Projetos 2024
- PDTIC - Capacitação 2024
- PDTIC - Contratos e orçamento 2024
- Plano Diretor de Governança de TIC 2024
- Relatório da pesquisa sobre bem-estar na SETIC
Foram sugeridas as seguintes alterações no Plano de Ações/Projetos de TIC:
Sugestões da SETIC
Tema
Demanda
Sugestão
Justificativa
Previsão
Situação
Atendimento
Criar um modelo de
divulgação de
recursos avançados
do Google Workspace
e Zoom
Mudança de
tema e alteração
de priorização
Sair do contexto de atendimento e
transferir para Gestão, por se tratar
de item relativo à gestão de produtos.
Despriorizar a demanda devido a
atuação da gestão de produtos em
itens mais prioritários.
2024
Alteração
Sistemas
Nacionais
Implantação módulos
do SIGEP:
Capacitação,
Avaliação Funcional e
Autoatendimento
Inclusão da
demanda e
priorização para
o trimestre
Trata-se de ação com impacto no
projeto de modernização da
SEGEPE. Os módulos foram
avaliados na visita ao TRT02 e
podem auxiliar bastante a SEGEPE
nas atividades cotidianas.
Set/2024
Inclusão
LUIS
FABIANO
SALDANHA
BANDEIRA
15/05/2024 13:08
LINDINALDO
SILVA
MARINHO
15/05/2024 13:12
Ata da Reunião Ordinária do Comitê de Governança de TIC CGOVTIC
(04/2024)
Sistemas
Locais
Soluções para
progressões de
servidores e
automatização das
substituições de FC
Remover a
automatização
das
substituições
Módulo ROL, apresentado na visita
ao TRT02, contém funcionalidade
referente a lançamento automático
de substituições.
Jun/2024
Alteração
Sistemas
Locais
Estudo do Módulo
ROL do SIGEP
Incluir com
priorização para
o trimestre
Diversas automatizações de
atividades da SEGEPE. Eliminação
de trabalho repetitivo.
Jun/2024
Inclusão
Sistemas
Locais
Implantação do
Módulo ROL do
SIGEP
Incluir com
priorização para
o trimestre
Diversas automatizações de
atividades da SEGEPE. Eliminação
de trabalho repetitivo.
Set/2024
Inclusão
Sugestões da Corregedoria
Tema
Demanda
Sugestão
Previsão
Situação
Sistemas
Nacionais
Painel de Conciliações do TRT9
Implantar o Painel de Conciliações do
TRT9
2024
Inclusão
Deliberações do Comitê:
- Aprovar as alterações de priorização sugeridas pela Setic, majoritariamente envolvendo otimização de
rotinas e procedimentos afetos à Gestão de Pessoas;
- Ser o "Painel de Conciliações do TRT9" objeto de estudo e análise da área técnica (SETIC) e negocial
(SCR) a partir da perspectiva de custo/esforço e benefícios da implantação para o TRT-13, devendo o
resultado ser apresentado na próxima reunião (presencial) do comitê;
- Ser o relatório da pesquisa de bem-estar da Setic objeto de análise pela própria unidade no tocante às
iniciativas que podem ser adotadas pela Administração e aquelas que dependem da própria unidade.
5. PENDÊNCIAS
N/A
6. ANEXOS
6.1. Indicadores de TIC 2024
6.1.1. PDTIC
6.1.2. Capacitação
6.1.3. Orçamento
6.2. PDTIC - Ações/Projetos 2024
6.3. PDTIC - Capacitações 2024
6.4. PDTIC - Contatos e Orçamento 2024
6.5. Plano Diretor de Governança de TIC 2024
6.6. Relatório da pesquisa sobre bem-estar na SETIC
7. FECHAMENTO DA ATA - ASSINATURAS
LINDINALDO SILVA MARINHO
Juiz Auxiliar da Presidência
Coordenador
LUÍS FABIANO SALDANHA BANDEIRA
Assessor de Governança de TIC
Relator
Pessoal
Capacitação
PTD
Orçamento
iGovTIC-JUD
Indicadores de TIC - 2024
PDTIC
% Executado
Gestão
Sis. Nacionais
Sis. Locais
Infraestrutura
CIência Dados
Atendimento
Seg. Cibernética
30,43%
29,41%
28,57%
27,27%
20,00%
13,33%
10,00%
TEMA
TIPO
DESCRIÇÃO
CONCLUSÃO
PREVISÃO
Atendimento
Ação
Adequação dos equipamentos de TIC ao Ato de Nivelamento.
Jun/2024
Atendimento
Ação
Atualização das imagens de todas as marcas e modelos de computadores e
notebooks ativos no parque
Jun/2024
Atendimento
Ação
Criação da Imagem dos computadores Dell
Fev/2024
Mar/2024
Atendimento
Ação
Criar um modelo de divulgação de recursos avançados do Google Workspace e Zoom
Mar/2024
Atendimento
Ação
Manutenção preventiva e corretiva de impressoras
Jun/2024
Atendimento
Ação
Revisão da Política de Gerenciamento de Patches
Set/2024
Atendimento
Ação
Revisão do Ato de Nivelamento de Equipamentos de TIC e do Procedimento de
Solicitação e Devolução de Equipamentos de TIC
Mar/2024
Atendimento
Ação
Revisão e manutenção preventiva e corretiva dos notebooks POSITIVO
Jun/2024
Atendimento
Ação
Revisão quantitativo de estações necessárias (considerando o teletrabalho) para
redução de custo com máquinas
Mar/2024
Atendimento
Ação
Substituição dos computadores no FMF - Etapa 1
Mar/2024
Atendimento
Projeto
ALIA v2 - Novo projeto de acessibilidade com evolução das funcionalidades do
original
Set/2024
Atendimento
Projeto
Implantação do CITSmart (Fase 1)
Mar/2024
Mar/2024
Atendimento
Projeto
Implantação do CITSmart (Fase 2)
Jun/2024
Atendimento
Projeto
Implantação do CITSmart (Fase 3: outros setores, como CSI, ACS e CMP)
Set/2024
Atendimento
Projeto
Solução com arduíno para economia de energia elétrica
Jun/2024
CIência Dados
Ação
Estudo de solução para degravação de audiência
Mar/2024
CIê i D d
A ã
E d é i ã d i f d l i d
M /2024
M /2024
24,58%
Executado
Concluído
29
Previsto
118
TEMA
Todos
TRIMESTRE
Todos
TIPO
Todos
CONCLUÍDO
Todos
Contratos
Microsoft Power BI
1 de 8
08/05/2024, 15:14
Microsoft Power BI
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMGFjYTVmMmMtNjNjNy00ZTk1LWIxMTMtMWQ2OTZiY2JmYzIyIiwidCI6IjVmODFjMWJlLWNmYWMtNGUwZi04ZjE5LWY4YWUwY2FkM2Y0ZiJ9
1/1
PDTIC
Pessoal
PTD
Orçamento
iGovTIC-JUD
Indicadores de TIC - 2024
Capacitação
TEMA
CAPACITAÇÃO
PREVISÃO
Ciência de Dados
A deep understanding of deep learning [57,5h]
45444
Ciência de Dados
Anotação de Dados para Modelos de Inteligência Artificial no Judiciário [10h]
45412
Ciência de Dados
Inteligência artificial e machine learning: O guia completo [25h]
45352
Ciência de Dados
Introdução à Inteligência Artificial para o Poder Judiciário
45352
Ciência de Dados
LangChain with Python Bootcamp [7,5h]
45444
Ciência de Dados
LLamaIndex [4,5h]
45352
Ciência de Dados
LLMs Mastery: Complete Guide to Transformers & Generative AI [2h]
45444
Ciência de Dados
Machine Learning [44h]
45444
Ciência de Dados
NLP - Natural Language Processing with Python [11,5]
45444
Ciência de Dados
OpenAI API Bootcamp [9h]
45627
Ciência de Dados
Reconhecimento de textos em imagens com OCR e Python [12h]
45565
Desenvolvimento
Apache AirFlow [3,5h]
2024
Desenvolvimento
Banco de Dados
2024
Desenvolvimento
Banco de Dados Oracle 2024 Completo: SQL+PLSQL+Modelagem [32h]
2024
Desenvolvimento
BI
2024
Desenvolvimento
Clean Code [6,5h]
2024
Desenvolvimento
Curso UX/UI (udemy) [20h]
45442
Desenvolvimento
Dados
2024
Desenvolvimento
DevOps
2024
% Executado
Gestão e Gover…
Ciência de Dados
Segurança
Infraestrutura
Desenvolvimento
58,62%
58,33%
50,00%
25,64%
9,09%
27,14%
Executado
Realizado
54
Planejado
199
Tema
Todos
Previsão
Todos
Contratos
Microsoft Power BI
3 de 8
08/05/2024, 15:40
Microsoft Power BI
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMGFjYTVmMmMtNjNjNy00ZTk1LWIxMTMtMWQ2OTZiY2JmYzIyIiwidCI6IjVmODFjMWJlLWNmYWMtNGUwZi04ZjE5LWY4YWUwY2FkM2Y0ZiJ9
1/1
Total
Investimento
Custeio
Empenhado
5,41 Mi
4,83 Mi
89,28%
PDTIC
Pessoal
Capacitação
PTD
iGovTIC-JUD
Indicadores de TIC - 2024
Orçamento
Empenhado
5,74 Mi
4,83 Mi
84,16%
Liquidado
5,74 Mi
948,39 Mil
16,52%
Liquidado
5,41 Mi
948,39 Mil
17,52%
Empenhado
329,00 Mil
0,00
0,00%
Liquidado
329,00 Mil
0,00
0,00%
Contratos
Microsoft Power BI
5 de 8
08/05/2024, 15:13
Microsoft Power BI
https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMGFjYTVmMmMtNjNjNy00ZTk1LWIxMTMtMWQ2OTZiY2JmYzIyIiwidCI6IjVmODFjMWJlLWNmYWMtNGUwZi04ZjE5LWY4YWUwY2FkM2Y0ZiJ9
1/1
109/05/2024 10:05:36
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DE AÇÃO DE TIC - ANOS 2023/2024
TEMA TIPO DEMANDANTE ESTRATÉGICO DESCRIÇÃO PREVISÃO CONCLUSÃO SITUAÇÃO / RISCO
Implantação do CITSmart (Fase 1)
Substuição dos computadores no FMF - Etapa 1
[Demanda Alterada] Proposta ao CGOV:
Implantação do CITSmart (Fase 2)
Solução com arduíno para economia de energia elétrica
ALIA v2 - Novo projeto de acessibilidade com evolução das
funcionalidades do original
Plugin para inclusão de voto vencido no PJe 2º grau
Implantação módulos SIGEP: DMAG, GAA e GECJ
Atendimento Ação SETIC Criação da Imagem dos computadores Dell Mar/2024 Fev/2024 Concluído
Atendimento Projeto SETIC Mar/2024 Mar/2024 Concluído
Atendimento Ação SETIC Mar/2024
Em execução. Foi levantada a quandade de estações ulizadas
no Fórum de João Pessoa. .
Planilha comparava dos quantavos. (Abaixo)
Atendimento Ação SETIC Patrimônio
Revisão do Ato de Nivelamento de Equipamentos de TIC e do
Procedimento de Solicitação e Devolução de Equipamentos de TIC
Mar/2024
Atendimento Ação SADM Patrimônio Mar/2024 Em execução. Ajustes nas imagens.
Atendimento Ação SETIC
Criar um modelo de divulgação de recursos avançados do Google
Workspace e Zoom
Mar/2024
Transferir para backlog
da DGTIC
Atendimento Projeto SETIC Jun/2024 Em execução
Atendimento Projeto SADM Sustentabilidade Jun/2024 Priorizado
Atendimento Ação SADM Patrimônio Adequação dos equipamentos de TIC ao Ato de Nivelamento. Jun/2024
Atendimento Ação SETIC
Atualização das imagens de todas as marcas e modelos de computadores
e notebooks avos no parque
Jun/2024 Priorizado
Atendimento Ação SETIC Manutenção prevenva e correva de impressoras Jun/2024 Priorizado
Atendimento Ação SETIC Revisão e manutenção prevenva e correva dos notebooks POSITIVO Jun/2024 Priorizado
Atendimento Projeto SADM Acessibilidade Set/2024 Backlog
Atendimento Projeto Implantação do CITSmart (Fase 3: outros setores, como CSI, ACS e CMP) Set/2024 Backlog
Atendimento Ação SETIC Revisão da Políca de Gerenciamento de Patches Set/2024 Backlog
Atendimento Ação SETIC Implementar Chatbot no CITSmart Backlog
Sis. Nacionais Projeto CSJT Nacional PJe Ver. 2.10 - Implantação Mar/2024 Jan/2024 Concluído
Sis. Nacionais Projeto SCR Startup-JT - PJe Gestão - Piloto (2ª etapa) Mar/2024 Mar/2024 Concluído
Sis. Nacionais Projeto SEGEJUD Startup-JT - PJe Admissibilidade - Piloto (2ª etapa) Mar/2024 Mar/2024 Concluído
Sis. Nacionais Ação SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Análise dos módulos DMAG, GAA e GECJ Mar/2024 Mar/2024 Concluído
Sis. Nacionais Ação JAP/SEGEJUD Nacional Mar/2024 Mar/2024 Concluído. Preparando ação de disponibilização e divulgação.
Sis. Nacionais Ação SAPI - Autoatendimento Mar/2024
Projeto estendido até abril devido a dificuldades técnicas
encontradas durante o desenvolvimento.
Sis. Nacionais Ação SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Abr/2024 Priorizado
Sis. Nacionais Ação SCR Startup-JT - PJe Gestão- Piloto (3ª etapa) Jun/2024 Priorizado
Sis. Nacionais Ação SEGEJUD Startup-JT - PJe Admissibilidade - Piloto (3ª etapa) Jun/2024 Priorizado
Revisão quantavo de estações necessárias (considerando o
teletrabalho) para redução de custo com máquinas
Ato de nivelamento
Planilha comparava dos quantavos.
Priorizado. Planilha comparava dos quantavos
209/05/2024 10:05:36
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DE AÇÃO DE TIC - ANOS 2023/2024
TEMA TIPO DEMANDANTE ESTRATÉGICO DESCRIÇÃO PREVISÃO CONCLUSÃO SITUAÇÃO / RISCO
Sis. Nacionais Projeto JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Set/2024 Backlog
Sis. Nacionais Ação JAP / SEGEJUD Área fim Implantação do HórusJud (painéis eGestão TRT08) Set/2024 Backlog
Sis. Nacionais Ação JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Set/2024
Priorizar no 3º trimestre.
Projeto de modernização da SEGEPE
Sis. Nacionais Ação SGP/SEGEJUD Nacional Implantação robôs do solaria (RJ9 e RJ17) Set/2024 Backlog
Sis. Nacionais Projeto JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Dez/2024 Backlog
Sis. Nacionais Ação SCR Incorporação da Startup PJe Gestão no PJe Dez/2024
Backlog. Só poderá ser realizada após o resultado da fase de
avaliação dos MVPs
Sis. Nacionais Ação SEGEJUD Incorporação da Startup PJe Admissibilidade no PJe Dez/2024
Backlog. Só poderá ser realizada após o resultado da fase de
avaliação dos MVPs
Sis. Nacionais Ação SEGEJUD Nacional e-Cartas - Implantar nova versão (TRT4) 2024 Backlog
Sis. Nacionais Ação SGP/SEGEJUD Nacional Implantação robôs do solaria (RJ6, RJ8, e RJ20) Backlog
Sis. Nacionais Ação SEGEPE PROGECOM - Implantação do sistema de gestão por competências Backlog
Sis. Nacionais Ação SCR Nacional Implantação do EXE-PJE
Suspenso (1T) para priorização da ação "Análise dos módulos
GAA, DMAG e GECJ"
Sis. Locais Ação SETIC Migrar Wildfly dos sistemas locais para a versão 26/27/29 (2ª etapa) Mar/2024 Mar/2024 Concluído
Sis. Locais Projeto
SEGEJUD/Presi
dência
Mar/2024 Mar/2024 Concluído
Sis. Locais Ação CDSS Estudo melhor ferramenta portal Mar/2024 Mar/2024 Concluído
Sis. Locais Ação CDSS Mar/2024 Fev/2024 Concluído
Sis. Locais Ação SEGEJUD/SGP Transparência Mar/2024 Abr/2024 Concluído
Sis. Locais Projeto TRT5 Mar/2024 Abr/2024 Concluído
Sis. Locais Ação SEGEPE Atualização do PROAD Jun/2024
Priorizado. Aguardar o resultado do Ranking da Transparência,
pois pode haver impacto (acordado com Renan)
Sis. Locais Projeto SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Jun/2024 Em execução
Sis. Locais Projeto DGTIC Solução genérica para avaliação dos produtos de TIC Jun/2024 Em execução
Sis. Locais Projeto JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Jun/2024 Em execução
Sis. Locais Ação SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Implantação do SAF Jun/2024 Já está em produção, porém pendente de configuração
Sis. Locais Projeto JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Jun/2024
Priorizar no 2º trimestre,
em substuição à solução de substuição automáca que seria
desenvolvida localmente
Migração do Mentorh para o SIGEP - Etapa 1
Implantação módulos do SIGEP: Capacitação, Avaliação Funcional e
Autoatendimento
[Demanda Nova] Proposta ao CGOV:
Migração do Mentorh para o SIGEP - Etapa 2
Eliminação de alimentação manual das informações referentes às
páginas da transparência.
Estudo sobre migração de acervo sico dos assentamentos funcionais
Adequações no portal da Transparência para Ranking da Transparência
SISREC - Adaptação do sistema para implantação em outros tribunais
(ACT com TRT5)
Novo Portal da SEGEPE - Avaliação técnica do Drupal
Soluções para progressões de servidores e automazação das
substuições de FC
Estudo do Módulo ROL do SIGEP
[Demanda Nova] Proposta ao CGOV:
309/05/2024 10:05:36
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DE AÇÃO DE TIC - ANOS 2023/2024
TEMA TIPO DEMANDANTE ESTRATÉGICO DESCRIÇÃO PREVISÃO CONCLUSÃO SITUAÇÃO / RISCO
Sis. Locais Projeto JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Set/2024
Priorizar no 3º trimestre.
Projeto de modernização da SEGEPE
Sis. Locais Ação JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Dashboard de estascas da Central de Atendimento da SEGEPE Set/2024 Backlog
Sis. Locais Ação JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Novo Portal da SEGEPE - Reestruturação pós-ideação Set/2024 Backlog
Sis. Locais Projeto JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
SEGEPE - Meu Portal Set/2024 Backlog
Sis. Locais Ação JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Automazar checagens de erros conhecidos do cadastro com SAPI Set/2024 Backlog
Sis. Locais Projeto JAP / SCR Gabinetes Assistente de elaboração de decisões judiciais (front e back) Dez/2024 Backlog
Sis. Locais Projeto JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Automazar geração de cerdões pelo próprio usuário Dez/2024 Backlog
Sis. Locais Ação CMP Evolução do aplicavo mobile de inventário 2024 Backlog
Sis. Locais Ação JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Digitalizar e transferir dados das folhas de 88 a 91 (acervo sico) 2024 Backlog
Sis. Locais Ação JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Rubrica local do Folha-web para adiantamento do 1/3 de férias Backlog
Sis. Locais Ação JAP Gabinetes Implantação de solução para transcrição de audiências (TRT-17) Backlog
Sis. Locais Ação JAP Implantação do sistema de prova de vida (TRT-19) Backlog
Sis. Locais Ação SETIC Portal da TI Backlog
Gestão Ação SETIC Definir e Implementar cerimônias da metodologia de projetos ágeis Fev/2024 Fev/2024 Concluído
Gestão Ação SETIC Acompanhamento de Projeto: (DAU) Implantação do CITSmart - Fase 1 Mar/2024 Mar/2024 Concluído
Gestão Ação SEGEJUD
Acompanhamento de Projeto: (CDSS) Alimentação automáca do portal
da transparência
Mar/2024 Mar/2024 Concluído
Gestão Ação JAP
Modernização
SEGEPE
Mar/2024 Mar/2024 Concluído
Gestão Ação SETIC Gestão
Elaborar esboço de metodologia de gestão de produtos - Etapa
pós-entrega
Mar/2024 Mar/2024 Concluído
Gestão Ação SETIC Modelar Workshop de UX e UI Mar/2024 Abr/2024 Modelo fechado. DOD elaborado.
Gestão Ação SETIC Gestão Estudo do CITSmart como ferramenta de gestão de projetos Abr/2024 Abr/2024 Concluído. Decidido pelo Wekan
Gestão Ação JAP
Modernização
SEGEPE
Mai/2024 Em execução
Gestão Ação JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Jun/2024 Em execução
Gestão Projeto JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Jun/2024 Priorizado
Gestão Projeto SETIC Acompanhamento de Projeto: (DAU) Implantação do CITSmart - Fase 2 Jun/2024 Priorizado
Implantação do Módulo ROL do SIGEP
[Demanda Nova] Proposta ao CGOV:
Imersão ágil e mapeamento de desafios na SEGEPE / Folha de
Pagamento (Etapas 1 e 2)
Imersão ágil e mapeamento de desafios na SEGEPE - Visitas a outros
tribunais e geração do relatório final
Implantação da Central de Atendimento da SEGEPE
Ideação do Novo Portal da SEGEPE e Meu Portal
409/05/2024 10:05:36
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DE AÇÃO DE TIC - ANOS 2023/2024
TEMA TIPO DEMANDANTE ESTRATÉGICO DESCRIÇÃO PREVISÃO CONCLUSÃO SITUAÇÃO / RISCO
Gestão Projeto SETIC Acompanhamento de Projeto: (CITIC) WAF / CDN para Portal Jun/2024 Priorizado
Gestão Projeto SETIC Acompanhamento de Projeto: (CDSS) Solução de avaliação de produtos Jun/2024 Priorizado
Gestão Ação SETIC Gestão de produto: (DSN) SAPI Autoatendimento Jun/2024 Priorizado
Gestão Ação SETIC Padronização de fluxo e ferramenta(s) de gestão do conhecimento Set/2024 Backlog
Gestão Ação Definição e implantação de fluxo de priorização e gestão de RDMs Set/2024 Backlog
Gestão Ação JAP / SEGEPE Área fim Set/2024 Backlog
Gestão Ação JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Acompanhamento de Projeto: (CDSS) Novo Portal da SEGEPE (pós
ideação)
Set/2024 Backlog
Gestão Ação JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Acompanhamento de Projeto: (DSN) Migração do Mentorh para o SIGEP Set/2024 Backlog
Gestão Ação SETIC UX Dez/2024 Backlog
Gestão Ação SETIC Gestão Formalização do processo de ideação / refinamento Dez/2024 Backlog
Gestão Ação SETIC Gestão
Formalização do metodologia de gestão de produtos (pós-entrega e
acompanhamento periódico)
Dez/2024 Backlog
Gestão Ação SETIC Inclusão do SAOPJe no catálogo de produtos Backlog
Gestão Ação SETIC Inclusão do SAOAdm no catálogo de produtos Backlog
Gestão Ação SETIC Inclusão do Gemini no catálogo de produtos Backlog
Gestão Ação SETIC
Elaborar Treinamento/Sensibilização dos demandantes para melhorar o
engajamento durante os projetos
Mar/2024 Suspenso (1T)
Infraestrutura Ação SETIC Segurança Atualização de SO do cluster PJe Mar/2024 Jan/2024 Concluído.
Infraestrutura Ação SETIC Segurança Atualização de SO do cluster ADM Mar/2024 Jan/2024 Concluído.
Infraestrutura Ação SETIC Realocação dos servidores em rack Jun/2024 Mar/2024 Concluído.
Infraestrutura Ação SETIC Segurança Implantar mobile access no firewall Mar/2024 Finalizado, aguardando apenas o melhor momento para liberar
Infraestrutura Projeto SETIC Segurança Mar/2024 Será transformado em projeto. Previsto para Junho/2024.
Infraestrutura Ação SETIC Organização do Cabeamento nas salas de Telecom do Edicio Sede Mar/2024 Abril/2024 Concluído.
Infraestrutura Ação SETIC Segurança Atualização e padronização do SO dos servidores Jun/2024 Abril/2024 Concluído.
Infraestrutura Ação SETIC Desfazimento de equipamentos de TI obsoletos Jun/2024 Mai/2024 Concluído.
Infraestrutura Ação CSI Jun/2024 Em execução
Infraestrutura Ação SETIC Orçamento Elaboração de ETP e TR - Extensão de garana do Blade HPE Jun/2024 Em execução. Previsão: abril
Infraestrutura Ação SETIC Orçamento Elaboração de ETP e TR - Roteadores para links de dados Jun/2024 Em execução
Infraestrutura Ação SETIC Implantação connua em ambiente de homologação Set/2024 Em execução. Previsão: abril
Infraestrutura Ação SETIC Segurança 2024 Backlog
Infraestrutura Ação SETIC Segurança
Implementar funcionalidades do NAC para possibilitar o ingresso
automaco na rede apenas de disposivos que atendam aos critérios de
segurança estabelecidos.
2024 Backlog
Ideação da Solução de Assistente de elaboração de Sentença/Voto
Ideação do Portal da TI
Implantação da solução de WAF + CDN (Portal)
Elaboração de ETP e TR - Solução de Segurança Eletrônica e Controle de
Acesso
Criar planos de restauração dos serviços essenciais
509/05/2024 10:05:36
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DE AÇÃO DE TIC - ANOS 2023/2024
TEMA TIPO DEMANDANTE ESTRATÉGICO DESCRIÇÃO PREVISÃO CONCLUSÃO SITUAÇÃO / RISCO
Infraestrutura Ação SETIC Segurança 2024 Backlog
Infraestrutura Projeto SETIC Segurança 2024 Backlog
Infraestrutura Ação SETIC Segurança Implementação de novo firewalI 2024 Em planejamento
Infraestrutura Ação CSI Implantação de Solução de Segurança Eletrônica e Controle de Acesso 2024 Pré-priorizado. Aguardando conclusão da contratação
Infraestrutura Ação SETIC Segurança Aprimorar procedimentos de testes de restauração 2024 Backlog
Infraestrutura Ação SETIC Laboratório para validar o uso do Terraform 2024 Backlog
Infraestrutura Ação SETIC Avação do Spanning-Tree 2024 Backlog
Infraestrutura Ação SETIC Configuração da entrega connua no GitLab 2024 Backlog
Infraestrutura Ação SETIC Implementação de servidor de impressão Backlog
Infraestrutura Ação SETIC Segurança Implantação da nova solução de WiFi Backlog
Infraestrutura Ação SETIC Substuição do Switch CORE e Switches de Acesso Backlog
Seg. Cibernéca Ação SETIC Segurança
Definir procedimento de análise de vulnerabilidades de estações,
sistemas e avos
Mar/2024 Mar/2024 Concluído
Seg. Cibernéca Ação SETIC Criação de fluxo de gestão de vulnerabilidades Mar/2024 Fluxo criado, faltando validação (CGSI) e publicação do mesmo
Seg. Cibernéca Ação CSI Jun/2024 Em execução
Seg. Cibernéca Ação SEGGEST [PDGSI - RDI 09/2022] Apoio à revisão do Plano de Connuidade de TIC Jul/2024 Em execução
Seg. Cibernéca Ação SETIC Elaboração de procedimentos para testes externos dos sistemas Web Jun/2024 Em execução
Seg. Cibernéca Ação SETIC LGPD 2024
Filtrar os pos de processos e de documentos que podem ser
acessados publicamente, visando preservar o sigilo de dados
pessoais de servidores e magistrados. Existem muitos
protocolos (especialmente os gerados pelo SISPAE) que contém
informações e documentos pessoais como CPF, RG, número de
conta de banco, etc.
Seg. Cibernéca Ação SETIC Segurança 2024
Iniciada, ferramentas e modelos sob análise. Demanda
importante. Se possível, já iniciar conversas com as Unidades de
Desenvolvimento para ir moldando o que será feito.
Seg. Cibernéca Ação CSI Implantação de Solução de Segurança Eletrônica e Controle de Acesso 2024 Pré-priorizado. Aguardando conclusão da contratação
Seg. Cibernéca Ação SETIC
Omização do Gerenciamento de Idendade e Acesso para sistemas,
avos e serviços
2024 Backlog
Seg. Cibernéca Ação SETIC Revisão e Controle de usuários administradores de sistemas da SETIC 2024 Backlog
Seg. Cibernéca Ação SETIC Segurança Estudo sobre infraestrutura para migação de vulnerabilidades
Conforme análise no email "PDTIC - Proposta de Inclusão de
Projeto"
Cópias de backups em local disnto do local primário
Implantação da solução de WAF + CDN (PJe)
Elaboração de ETP e TR - Solução de Segurança Eletrônica e Controle de
Acesso
Revisão dos documentos com acesso público no PROAD e Portal de
Serviços
Suportar a CDSS na implantação de um modelo seguro para o
desenvolvimento de sistemas
609/05/2024 10:05:36
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DE AÇÃO DE TIC - ANOS 2023/2024
TEMA TIPO DEMANDANTE ESTRATÉGICO DESCRIÇÃO PREVISÃO CONCLUSÃO SITUAÇÃO / RISCO
Seg. Cibernéca Ação SETIC Segurança Revisar o uso dos ambientes PJe-Adm e PJe-Bugfix
Esses ambientes são cópias da base de produção. É necessário
uma análise quanto aos perfis de acesso a esses ambientes,
principalmente aos dados processuais, bem como aos dados
pessoais sensíveis presentes nos cadastros de pessoas sicas e
jurídicas (LGPD). A senha desse ambiente hoje é uma senha
padrão para todos os usuários.
Verificar necessidade de mascaramento de dados.
Seg. Cibernéca Ação SETIC Segurança
Implantação de um modelo com métricas para avaliação da Segurança
Cibernéca seguindo padrões internacionais
Aguardando prioridade
CIência Dados Ação SETIC Orçamento Mar/2024 Mar/2024 Concluído.
CIência Dados Ação SETIC
Omização do procedimento de OCRização e estruturação dos
documentos do PJe
Mar/2024 Mar/2024 Concluído.
CIência Dados Ação SEGEJUD Gabinetes Mar/2024 Estudo realizado. Relatório final em elaboração.
CIência Dados Ação SEGEJUD Gabinetes Rotulador 2.0 Mar/2024 Em execução
CIência Dados Ação SETIC Gabinetes Jun/2024 Priorizado. Depende da conclusão do rotulador 2.0
CIência Dados Ação SETIC Gabinetes
Experimentos de ML para classificação de seções e subseções de peções
iniciais e contestações
Jun/2024 Priorizado. Não iniciado ainda
CIência Dados Ação JAP / SEGEPE
Modernização
SEGEPE
Experimentos de IA para classificação de documentos administravos
(imagens)
Jun/2024 Em execução
CIência Dados Ação LAIS POC - Chat para perguntas e respostas em escopo reduzido Jun/2024 Em execução
CIência Dados Ação JAP Gabinetes Set/2024 Backlog. Depende do classificador de partes dos documentos
CIência Dados Ação DSN Nacional 2024 Backlog
CIência Dados Ação SETIC Inovação para TI Modelo de IA para agrupamento de chamados de TIC por similaridade Backlog
CIência Dados Ação SETIC Inovação para TI
Modelo de IA para classificação de chamados de TIC e indicação de
solução do SAPI
Backlog
CIência Dados Ação SETIC Backlog
CIência Dados Ação SETIC Gabinetes
Cooperação TRT-17 - Experimentos para idenficação dos interlocutores
em audiências híbridas
Backlog
CIência Dados Ação GDWM Gabinetes Sugestão de sentença (mérito) com base no entendimento do magistrado Backlog
CIência Dados Ação JAP Acessibilidade Tradutor de Decisões Judiciais em Linguagem Simples Backlog
CIência Dados Ação JAP Gabinetes Idenficação automáca dos pedidos da inicial
Suspenso (1T) para priorizar a melhoria no OCR e o Rotulador
2.0
Estudos técnicos para contratação de infraestrutura para
desenvolvimento de soluções de IA
Estudo de solução para degravação de audiência
Rotulagem de peções iniciais e contestações para treinamento de
modelos de IA
Minuta de Relatório de Sentença (versão 1.0)
Modelo de IA para o Resumo processual (Startup-JT)
Formalização de Convênio com UFCG
709/05/2024 10:05:36
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DE AÇÃO DE TIC - ANOS 2023/2024
TEMA TIPO DEMANDANTE ESTRATÉGICO DESCRIÇÃO PREVISÃO CONCLUSÃO SITUAÇÃO / RISCO
Legenda Progresso
24,58%
OE - Objevos Estratégicos PEI TRT13/PEJT - Objevos Estratégicos - 2022-2026
Concluída
Em Execução / Priorizada
Atraso / Atenção
Inclusão / Alteração
Total Ano 2024
Ações 2024 25,00%
Projetos 2024 23,08%
01- Aumentar a Sasfação dos Usuários do Sistema Judiciário 01 - Fortalecer a Comunicação e as Parcerias Instucionais;
02- Promover a Transformação Digital 02 - Promover o Trabalho Decente e a Sustentabilidade;
03- Reconhecer e Desenv. as Competências dos Colaboradores 03 - Fortalecer a Governança e a Gestão Estratégica;
04 - Promover a Integridade e a Transparência Em Relação Aos Atos De Gestão Pracados;
05- Aperfeiçoar a Governança e a Gestão 05 - Garanr a Duração Razoável do Processo;
06- Aprimorar as Aquisições e Contratações 06 - Garanr a Efevidade Do Tratamento Das Demandas Repevas;
07- Aprimorar a Segurança da Informação e a Gestão de Dados 07 - Assegurar o Tratamento Adequado dos Conflitos Trabalhistas;
08- Promover Serviços de Infra. e Soluções Corporavas 08 - Incrementar Modelo de Gestão de Pessoas Em Âmbito Nacional;
09 - Aprimorar a Governança de TIC e a Proteção de Dados;
CGTIC 2022: 10 - Aperfeiçoar a Gestão Orçamentária e Financeira.
CGTIC 2023:
CGOVTIC 2024:
CGOVTIC 2023:
CGOV 2022:
04- Buscar a Inovação de Forma Colaborava
(ENTIC-JUD 2022 2026)
1026/2023
849/2022
81/2024
1207/2023
853/2022
SEGGEST - PDGTIC
SEGGEST - PDGSI
Chamados
108/05/2024 15:24:01
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DE CAPACITAÇÃO DE TIC - ANO 2024
TEMA CAPACITAÇÃO REFERÊNCIA (Opcional) PREVISÃO PLANEJADO REALIZADO
Infraestrutura Amazon Web Services (AWS): Essencial [12h] 2024 Ewerton, Thommas 2 Ewerton, Thommas 2
Infraestrutura Ansible para SysAdmin [19h] 2024 Paulo, Wilberto, Ewerton 3
Infraestrutura Acve Directory e Polícas de Grupo no Windows Server 2019 [7,5h] 2024 Wilberto 1 Wilberto 1
Infraestrutura Netbox - Documentação de Redes [20,5h] 2024 Adriana, Thommas 2 Adriana 1
Infraestrutura AWS na práca [31,5h] 2024 Ewerton, Paulo, Danillo 3
Infraestrutura GitLab CI - Para Pipelines CI/CD & DevOps [4,5h] 2024 Danillo, Paulo 2 Danillo 1
Infraestrutura AWX para Sysadmin [8h] 2024
Ruber, Danillo, Paulo, Wilberto,
Ewerton
5
Infraestrutura Terraform - Do Básico ao Avançado [14,5h] 2024
Ruber, Danillo, Paulo, Wilberto,
Ewerton
5
Infraestrutura Administrando o Google Workspace (G Suite) [14h] 2024 Ruber, Wilberto 2
Infraestrutura Dominando Zabbix do básico ao avançado [10,5h] 2024 Wilberto 1
Infraestrutura Orquestração de Containers com Kubernetes [10h] 2024
Ruber, Danillo, Paulo, Wilberto,
Ewerton
5
Infraestrutura Engenharia de Redes - LAN (Local Area Networks) [8,5h] 2024 Adriana, Thommas 2 Adriana, Thommas 2
Infraestrutura Acve Directory - do Zero ao Avançado 2024 Ranieri 1 Ranieri 1
Infraestrutura Acve Directory - Do Zero ao Avançado [8h] 2024 Romulo Mendes 1
Infraestrutura Formação SQL Server 2017 Desenvolvedor Expert SQL e T-SQL [21,5h] 2024 Alessandra 1
Infraestrutura Windows 11 2024 Alessandra 1 Alessandra 1
Infraestrutura Desempenho e Troubleshoong em Redes de Computadores [6h] 2024 Thommas, Adriana 2 Adriana 1
Segurança EJUD - Teste de Invasão de Aplicações Web 2024 Epitácio, Manuel, Ricardo 3 Manuel, Ricardo 2
Segurança RNP - Hackers do Bem - Curso de Nivelamento 2024 Manuel, Ricardo 2 Manuel, Ricardo 2
Segurança RNP - Hackers do Bem - Curso Básico 2024 Manuel, Ricardo 2
Segurança EJUD - Pentest+ EAD 2024 Manuel 1
Desenvolvimento Testes 2024 Benjamin 1
Desenvolvimento Testes 2024 Benjamin 1
Desenvolvimento Testes 2024 Benjamin 1
Desenvolvimento Testes 2024 Benjamin 1
Desenvolvimento Programação 2024 Dudu 1
Desenvolvimento Programação 2024 Juliana 1
Desenvolvimento Programação 2024 Juliana 1
Desenvolvimento Programação 2024 Juliana 1
Desenvolvimento Programação - Java Avançado 2024 Jorge 1
Desenvolvimento Programação - Angular 2024 Jorge 1
Desenvolvimento Dados 2024 Kallyne 1
Desenvolvimento Programação 2024 Miguel 1
Desenvolvimento Programação 2024 Miguel 1
Desenvolvimento Programação 2024 Miguel 1
Desenvolvimento Banco de Dados 2024 Wagner 1 Wagner 1
Desenvolvimento BI 2024 Wagner 1 Wagner 1
Desenvolvimento DevOps 2024 Wagner 1
Desenvolvimento Programação 2024 Rafael 1
Desenvolvimento Programação 2024 Rafael 1
Desenvolvimento DevOps 2024 Rafael, Sebas 2
Desenvolvimento Programação 2024 Sebas 1
Desenvolvimento Programação 2024 Sebas 1
Desenvolvimento Programação 2024 Sebas 1
Desenvolvimento Programação 2024 Sebas 1
Desenvolvimento Programação 2024 Gleydson 1 Gleydson 1
hps://trt13br.udemy.com/course/amazon-web-services-essencial
hps://trt13br.udemy.com/course/ansible-para-sysadmin/
hps://trt13br.udemy.com/course/acve-directory-e-policas-de-grupo-no-windows-server-2019/
hps://trt13br.udemy.com/course/netbox-doc-redes/
hps://trt13br.udemy.com/course/aws-na-praca/
hps://trt13br.udemy.com/course/gitlab-ci/
hps://trt13br.udemy.com/course/awx-para-sysadmin/
hps://trt13br.udemy.com/course/terraform-do-basico-ao-avancado/
hps://trt13br.udemy.com/course/administrando-o-google-workspace-g-suite/
hps://trt13br.udemy.com/course/dominando-zabbix-do-basico-ao-avancado/
hps://trt13br.udemy.com/course/orquestracao-de-containers-com-kubernetes/
hps://trt13br.udemy.com/course/engenharia-de-redes-lan/
hps://trt13br.udemy.com/course/acve-directory-do-zero-ao-avancado/
hps://trt13br.udemy.com/course/aprenda-powershell-do-zero/
hps://trt13br.udemy.com/course/aprenda-o-windows-11-do-zero/
hps://trt13br.udemy.com/course/desempenho/
hps://esr.rnp.br/turma/teste-de-invasao-de-aplicacoes-web-ead-3505/
hps://conteudo.hackersdobem.org.br/
hps://conteudo.hackersdobem.org.br/
hps://esr.rnp.br/cursos/pentest-ead-parceria-oficial-compa-seg23/
hps://trt13br.udemy.com/course/ulmate-istqb-advanced-level-test-automaon-engineer/
hps://trt13br.udemy.com/course/istqb-advanced-test-automaon/
hps://trt13br.udemy.com/course/automated-soware-tesng-with-webdriverio/
hps://trt13br.udemy.com/course/webdriverio-e2e-test-framework-from-scratch/
hps://trt13br.udemy.com/course/api-rest-e-spring-boot-aprenda-do-zero-e-na-praca/
hps://trt13br.udemy.com/course/java-curso-completo/
hps://trt13br.udemy.com/course/curso-jakartaee-java-ee-9-desde-cero-a-experto/
hps://trt13br.udemy.com/course/curso-de-angular-15-do-iniciante-ao-especialista/
hps://www.cnj.jus.br/formacao-e-capacitacao/pdpj/
hps://www.cnj.jus.br/formacao-e-capacitacao/pdpj/
hps://trt13br.udemy.com/course/arquitetura-hexagonal-ou-ports-and-adapters-na-praca/
hps://trt13br.udemy.com/course/the-complete-guide-to-angular-2/
hps://trt13br.udemy.com/course/site-web-drupal-9/
hps://trt13br.udemy.com/course/advanced-sql-for-data-engineering/learn/lecture/38301852
hps://trt13br.udemy.com/course/curso-power-bi-estudos-de-caso
hps://trt13br.udemy.com/course/git-and-github-bootcamp/
hps://trt13br.udemy.com/course/drupal-tutorial/
hps://trt13br.udemy.com/course/curso-php-7-online/
hps://trt13br.udemy.com/course/curso-docker/learn/lecture/7559920#overview
Course: Angular Core Deep Dive - Beginner to Advanced (Angular 17) | Udemy Business
Course: Angular Forms In Depth (Angular 17) | Udemy Business
Course: Angular Material In Depth (Angular 17) | Udemy Business
Course: REST API's RESTFul do 0 à AWS c. Spring Boot 3 Java e Docker | Udemy Business
hps://trt13br.udemy.com/course/fluer-bootcamp-with-dart/
hps://trt13br.udemy.com/course/power-bi-completo-do-basico-ao-avancado/learn/lecture/123406
https://www.udemy.com/course/sqlserver-2017-developer-expert/
208/05/2024 15:24:01
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DE CAPACITAÇÃO DE TIC - ANO 2024
TEMA CAPACITAÇÃO REFERÊNCIA (Opcional) PREVISÃO PLANEJADO REALIZADO
Desenvolvimento Docker Essencial para o Desenvolvedor [8,5h] 2024 Wagner Regis, Andrei 2
Desenvolvimento Reacve Angular Course (with RxJs, Angular 15) [5,5h] 2024 Fred, Gustavo 2 Fred 1
Desenvolvimento Apache AirFlow [3,5h] 2024 Marcos Lins 1
Desenvolvimento Clean Code [6,5h] 2024
Gustavo, Marcos, Luiz Teixeira,
Fred, Hugo, Andrei, Gouveia,
Wagner Regis, Caio
9 Fred 1
Desenvolvimento Programação Python do Zero ao Avançado + 32 Projetos Reais [20h] 2024 Marcos Lins 1
Desenvolvimento Oracle SQL Performance Tuning Masterclass (2023) [20h] 2024 Lucas 1
Desenvolvimento Git Completo: Do Básico ao Avançado [7h] 2024 Bruno Counho 1
Desenvolvimento Power BI Completo - Do Básico ao Avançado [10h] 2024 Bruno Counho, Lucas 2
Desenvolvimento Spring Boot 3, Spring 6 & Hibernate for Beginners [33,5h] 2024 Luiz Teixeira 1
Desenvolvimento Sistema de Diárias e Viagens - Configuração e Usabilidade - Março/2024 Curso interno promovido pela EJUD13 2024 Caio 1 Caio 1
Desenvolvimento Spring Security 6 Zero to Master along with JWT,OAUTH2 [15h] 2024 Ranieri 1 Ranieri 1
Desenvolvimento Banco de Dados Oracle 2024 Completo: SQL+PLSQL+Modelagem [32h] 2024 Lucas 1
Desenvolvimento Curso UX/UI (udemy) [20h] mai./2024
Ruggery, Cartaxo, Breno,
Emerson, Miguel, Rafael, Dudu,
Juliana, Kallyne, Sebasão,
Wagner, Gleydson, Jorge,
Benjamin, Andrei Miranda,
Bruno Counho, Caio Caroca
Frederico Guedes, Gustavo
Wagner, Hugo Nóbrega, Luiz
Teixeira, Rodrigo Gouveia,
Wagner Regis, Elliackin,
Jaqueline, Rômulo
25 Frederico Guedes, Ruggery 2
Desenvolvimento Workshop UX/UI - UFC [30h] Curso presencial contratado pela EJUD-13 jun./2024
Ruggery, Cartaxo, Breno,
Emerson, Miguel, Rafael, Dudu,
Juliana, Kallyne, Sebasão,
Wagner, Gleydson, Jorge,
Benjamin, Andrei Miranda,
Bruno Counho, Caio Caroca
Frederico Guedes, Gustavo
Wagner, Hugo Nóbrega, Luiz
Teixeira, Rodrigo Gouveia,
Wagner Regis, Elliackin,
Jaqueline, Rômulo
25
Ciência de Dados NLP - Natural Language Processing with Python [11,5] jun./2024 Cartaxo, André 2 Cartaxo, André 2
Ciência de Dados LLMs Mastery: Complete Guide to Transformers & Generave AI [2h] jun./2024
Cartaxo, Elliackin, Jaqueline,
André, Hildeberto
5
Cartaxo, Hildeberto,
Elliackin, Jaqueline
4
Ciência de Dados LangChain with Python Bootcamp [7,5h] jun./2024 Hildeberto, Jaqueline 2 Hildeberto 1
Ciência de Dados LLamaIndex [4,5h] mar./2024 Hildeberto 1 Hildeberto 1
Ciência de Dados Reconhecimento de textos em imagens com OCR e Python [12h] set./2024 Elliackin, Cartaxo 2
Ciência de Dados OpenAI API Bootcamp [9h] dez./2024
Cartaxo, Hildeberto, Jaqueline,
Elliackin
4 Elliackin 1
Ciência de Dados Inteligência arficial e machine learning: O guia completo [25h] mar./2024 Jaqueline 1 Jaqueline 1
Ciência de Dados Introdução à Inteligência Arficial para o Poder Judiciário Curso do CNJ mar./2024 Jaqueline 1 Jaqueline 1
Ciência de Dados Anotação de Dados para Modelos de Inteligência Arficial no Judiciário [10h] abr./2024 Jaqueline, Cartaxo, André 3 Cartaxo, Jaqueline 2
Ciência de Dados Machine Learning [44h] jun./2024 Cartaxo, André 2
Ciência de Dados A deep understanding of deep learning [57,5h] jun./2024 Cartaxo 1 Cartaxo 1
Gestão e Governança Curso Completo Gestão de Produto - Product management [6h] jun./2024 Cartaxo, Breno, Ruggery 3 Breno, Ruggery 2
Gestão e Governança Introdução ao Lean Incepon [3h] jun./2024 Ruggery, Breno 2 Ruggery 1
Gestão e Governança Introdução Google Analycs [2h] set./2024 Cartaxo, Ruggery, Breno 3 Ruggery 1
Gestão e Governança Agile Trends 2024 [32h] mar./2024 Cartaxo 1 Cartaxo 1
Gestão e Governança Scrum Product Owner [6,5h] mar./2024 Cartaxo, Breno, Ruggery 3 Cartaxo, Breno, Ruggery 3
hps://trt13br.udemy.com/course/docker-essencial-para-o-desenvolvedor/#overview
hps://trt13br.udemy.com/course/rxjs-reacve-angular-course/
hps://trt13br.udemy.com/course/the-complete-hands-on-course-to-master-apache-airflow/
hps://trt13br.udemy.com/course/wring-clean-code/
hps://trt13br.udemy.com/course/programacao-python-do-basico-ao-avancado/
hps://trt13br.udemy.com/course/sql-performance-tuning-masterclass/
hps://trt13br.udemy.com/course/git-completo-do-basico-ao-avancado
hps://trt13br.udemy.com/course/power-bi-completo-do-basico-ao-avancado/
hps://trt13br.udemy.com/course/spring-hibernate-tutorial/
hps://trt13br.udemy.com/course/spring-security-zero-to-master/
hps://trt13br.udemy.com/course/design-de-interface/
hps://trt13br.udemy.com/course/nlp-natural-language-processing-with-python
hps://trt13br.udemy.com/course/llms-mastery-complete-guide-to-transformers-generave-ai
hps://trt13br.udemy.com/course/langchain-with-python-bootcamp
hps://trt13br.udemy.com/course/lamaindex/
hps://trt13br.udemy.com/course/reconhecimento-de-textos-com-ocr-e-python
hps://trt13br.udemy.com/course/openai-python-api-bootcamp-learn-to-use-ai-gpt3-and-more
hps://trt13br.udemy.com/course/inteligencia-arficial-machine-learning-guia-completo/
hps://www.cnj.jus.br/eadcnj/course/view.php?id=2029
hps://trt13br.udemy.com/course/python-for-machine-learning-data-science-masterclass
hps://trt13br.udemy.com/course/deeplearning_x
hps://trt13br.udemy.com/course/curso-completo-gestao-de-produtos-product-management/
hps://trt13br.udemy.com/course/incepon-e-design-sprint-curso-e-treinamento/
hps://trt13br.udemy.com/course/google-analycs-insights/
hps://agiletrendsbr.com/agile-trends-2024/
hps://trt13br.udemy.com/course/cerficacao-scrum-product-owner-preparatorio-completo/
hps://trt13br.udemy.com/course/banco-de-dados-oracle-completo-sqlplsqlmodelagem-de-dados/?
308/05/2024 15:24:01
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DE CAPACITAÇÃO DE TIC - ANO 2024
TEMA CAPACITAÇÃO REFERÊNCIA (Opcional) PREVISÃO PLANEJADO REALIZADO
Gestão e Governança Formação de analista de processos de serviços de TI [24,5] 2024 Luiz, Milton 2
Gestão e Governança Gestão de Serviços de TI [6h] 2024 Luiz, Milton 2 Milton 1
Gestão e Governança Curso OKR para Gestores e Substutos [2,5h] mar./2024
Bruno, Breno, Raimundo,
Ewerton, Wilberto, Emerson,
Gouveia, Bemjamin, Luiz,
Ericson, Ricardo, Milton, Hugo
13
Breno, Luiz, Bruno, Wilberto,
Emerson, Milton, Ewerton,
Gouveia
8
hps://trt13br.udemy.com/course/curso-il-foundaon-v3-cerficacao-a-jato/
hps://trt13br.udemy.com/course/it-service-management-bootcamp-gestao-de-servicos-de-/
hps://trt13br.udemy.com/course/okr-metodologia-e-aplicacao
Realizado 199 54
Infraestrutura
Segurança
Desenvolvimento
Ciência de Dados
Gestão e Governança
LEGENDA STATUS PROTOCOLOS DOS PLANOS
27,14%
25,64%
50,00%
9,09%
58,33%
58,62%
Pendência Plano
Não Iniciado
Parcialmente Concluído
Totalmente Concluído
* Plano 2024
* Plano 2023
* Plano 2022
* Plano 2021
* Plano 2020
(81/2024)
(1207/2023)
(853/2022)
(10385/2020)
(18005/2019)
109/05/2024 10:08:01
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DE CONTRATOS E ORÇAMENTO DE TIC - ANO 2024
ID OBJETO PRIO. SITUAÇÃO CONTRATADA AÇÃO VIGÊNCIA
PRORROGA
A
VLR
PERMANENTE
VLR
CUSTEIO
VLR
CONTINUADO
FONTE CONTRATO
PROT.
PRINCIPAL
PROT.
PRINCIPAL
GRAU
JURIS
BREVE JUSTIFICATIVA
1 Rede-JT - Capital Principal (Brisanet) Cont Brisanet Vigente 25/02/26 25/02/26 R$ 38.456,04 TRT13 06/2021 5793/2023 1º e 2º ATO CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC N.° 132/2022
2 Rede-JT - Capital Redundante (Vogel) Cont Vogel Encerrar 05/08/24 05/08/24 R$ 31.617,24 TRT13 25/2019 1368/2019 1º e 2º ATO CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC N.° 132/2022
3 Rede-JT - Interior Principal (Vogel) Cont Vogel Vigente 10/03/26 10/03/26 R$ 83.426,52 TRT13 07/2021 6059/2023 1º e 2º ATO CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC N.° 132/2022
4 Rede-JT - Interior Redundante (Sitec) Cont SitecNet Encerrar 11/08/24 11/08/24 R$ 68.530,33 TRT13 28/2019 1368/2019 1º e 2º ATO CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC N.° 132/2022
5 Link de Internet - Principal (Brisanet) Cont Brisanet Prorrogar 14/08/24 14/02/27 R$ 10.078,92 TRT13 10/2022 4323/2024 1º e 2º ATO CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC N.° 132/2022
6 Link de Internet - Redundante (1Telecom) Cont 1Telecom Prorrogar 16/08/24 16/02/27 R$ 12.399,96 TRT13 11/2022 4461/2024 1º e 2º ATO CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC N.° 132/2022
7 Sala-Cofre - Suporte e Manutenção (AN) Cont Green4T Prorrogar 27/07/24 27/07/27 R$ 384.000,00 TRT13 29/2022 4457/2024 1º e 2º ATO CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC N.° 132/2022
8 PAM - Ger. Privilégio de Acesso (TST) Cont JAMC Prorrogar 08/09/24 08/09/27 R$ 221.718,06 TRT13 37/2022 5864/2023 1º e 2º Previnir incidentes como os do CNJ e STJ em novembro/2020
9 Suporte Infra Ágil (TRT12) Cont Teltec Prorrogar 23/11/24 23/11/26 R$ 28.521,24 CSJT 31/2021 9960/2023 1º e 2º ATO CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC N.° 132/2022
10 Oracle - Suporte (AN) Cont Oracle Vigente 24/11/25 24/11/25 R$ 356.087,64 CSJT 32/2021 7504/2023 1º e 2º ATO CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC N.° 132/2022
11 Postgres - Suporte (AN) (TRT23) Cont Tecnisys Vigente 21/04/26 21/04/26 R$ 105.212,16 TRT13 09/2021 8200/2023 1º e 2º ATO CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC N.° 132/2022
12 Servidor de Aplicação JBoss - Suporte Cont PARS Encerrar 23/08/24 23/08/24 R$ 324.028,56 CSJT 27/2020 4755/2023 1º e 2º ATO CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC N.° 132/2022
13 Zoom - EJud Cont XP On Prorrogar 16/09/24 16/09/26 R$ 620,16 TRT13 23/2021 6383/2023 Determinação do CSJT
14 Zoom - Audiências e Sessões (CSJT) Cont XP On Prorrogar 18/02/24 18/02/26 R$ 23.068,92 CSJT 05/2021 11512/2023 1º e 2º Determinação do CSJT
15 Adobe Cloud Cont Tecnetworking Encerrar 17/05/24 17/05/24 R$ 0,00 TRT13 15/2020 663/2023 Edição de vídeo e imagem para ACS
16 AutoCAD Cont MapData Encerrar 25/10/24 25/10/24 R$ 0,00 TRT13 29/2021 22112/2021 Visualização e edição de projetos arquitetônicos
17 Antivírus Cont ISH Vigente 08/08/25 08/08/25 R$ 66.731,16 CSJT 19/2021 19251/2021 1º e 2º ATO CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC N.° 132/2022
18 Emissão de Certificados Digitais - SEGEPE Cont Certisign Encerrar 30/09/24 30/09/24 R$ 7.500,00 TRT13 37/2020 0734/2020 1º e 2º Dar celeridade e desburoicratizar alguns processos
19 Central de Serviços Terceirizada Cont Ilha Service Vigente 16/01/26 16/07/28 R$ 816.840,96 TRT13 28/2023 1725/2023 1º e 2º Manter o serviço tercerizado de atendimento aos usuários
20 Certificados e-CNPJ e WildCard Cont Soluti Prorrogar 26/06/24 26/06/27 R$ 1.525,50 TRT13 24/2022 2427/2024 1º e 2º Funcionamento do JTE e domínio *.trt13.jus.br
21 Power BI Cont WeltSolutions Prorrogar 18/08/24 18/08/26 R$ 3.695,40 TRT13 33/2022 4754/2023 Ferramente de análise de dados
22 Ferram. Oficinas Inovação (Miro) Cont OP Tecnologia Prorrogar 09/10/24 09/10/33 R$ 6.190,00 TRT13 43/2023 9118/2023 1º e 2º Uso de práticas inovadores e imergentes nas oficinas
23 Google Workspace (TRT02) Cont RJR/RW3 Vigente 20/06/25 20/12/27 R$ 232.542,40 TRT13 40/2022 25620/2021 1º e 2º Contrato irá verncer sem possibilidade de renovação
24 Gerenciamento de Vulnerabilidades (TRT08) Cont ITProtect Vigente 07/09/27 07/09/27 R$ 120.000,00 CSJT 36/2022 28043/2021 1º e 2º Previnir incidentes como os do CNJ e STJ em novembro/2020
25 Risk Manager Cont Módulo Vigente 31/05/27 31/05/27 R$ 58.500,00 TRT13 11/2023 1330/2023 1º e 2º ATO CSJT.GP.SG.SETIC.CGTIC N.° 132/2022
26 CDN - Content Delivery Network (TRT04) Cont Claro Vigente 26/09/25 26/09/27 R$ 114.456,96 CSJT 43/2022 30851/2021 1º e 2º Camada extra de segurança para os serviços Web
27 ITSM (TRT24) Cont Central IT Vigente 17/03/26 17/09/28 R$ 526.716,00 TRT13 38/2023 4217/2023 1º e 2º Sanar vulnerabilidades e recomendações de auditorias
28 IntelliJ Cont Cyber Wan Vigente 02/10/25 02/10/27 R$ 0,00 TRT13 37/2023 2227/2023 Ferramentas de desenvolvimentos defasadas e improdutivas
29 Software Design CANVA Cont Ana Célia Prorrogar 16/11/24 16/11/33 R$ 1.229,78 TRT13 48/2023 5519/2023 Design gráfico e banco de imagens
31 Rede-JT - Capital Redundante 1 Licitado Licitação R$ 52.209,68 TRT13 1215/2024 1º e 2º Imprescindível a comunicação do TRT13ª
32 Rede-JT - Interior Redundante 1 Licitado Licitação R$ 62.508,40 TRT13 1215/2024 1º e 2º Imprescindível a comunicação do TRT13ª
33 Servidor de Aplicação JBoss 1 Aguardando Prioridade Licitação R$ 118.810,47 TRT13 1º e 2º Suporte do servidor de aplicação garante disponibilidade
37 Adobe Cloud (TRT22) 1 Contrato Assinado Coparticip R$ 49.800,00 TRT13 2166/2024 Edição de vídeo e imagem para ACS
36 AutoCAD (TRT22) 1 Aguardando Prioridade Coparticip R$ 222.360,00 TRT13 11476/2023 Visualização e edição de projetos arquitetônicos
34 Emissão de Certificados Digitais A3 (TRT16) 1 Aguardando coparticipação Coparticip R$ 2.062,50 TRT13 12073/2023 1º e 2º Certificados digitas A3 para servidores e magistrados
30 Material de Consumo de TIC 1 Tramitação Administrativa Licitação R$ 10.000,00 TRT13 1996/2024 1º e 2º Necessário para atividades de rotina da SETIC
46 Suporte Servidores Blade (Nacional) 1 Finalizando Estudos Licitação Nac. CSJT 44/2019 1197/2024 1º e 2º Garantia de disponibilidade dos serviços
48 Infraestrutura de IA 1 Pesquisando Preço Licitação R$ 200.000,00 TRT13 Recurso essencial para desenvolvimento dos projetos do LAIS
47 Roteadores para Link de Dados 1 Iniciando Estudos Licitação R$ 60.000,00 TRT13 2259/2024 1º e 2º Roteadores atuais sem suporte acima de 200 Mbps
59 ALIA v2 - Parceria IFPB/Desenv. Interno 1 Finalizando Estudos Licitação R$ 265.440,24 TRT13 2261/2024 1º e 2º Criação do novo protótipo para o ALIA junto ao IFPB
35 Firewall (TRT12) 1 Contrato Assinado Coparticip R$ 1.336.768,00 CSJT 2703/2024 1º e 2º Segurança de nossa rede
51 Dockstation para Notebooks 1 Aguardando Prioridade Licitação R$ 23.400,00 TRT13
53 Fones de ouvido com redução de ruído 1 Aguardando Prioridade Licitação R$ 15.900,00 TRT13
60 Análise de Segurança de Código Fonte 1 Aguardando Prioridade Licitação R$ 176.000,00 TRT13
56 Solução de trabalho no IOS 1 Aguardando Prioridade Licitação R$ 10.000,00 TRT13 Necessário para criação de apps para iPhone
66 Solução de Stream para Lives 1 Aguardando Prioridade Licitação R$ 13.000,00 TRT13 Aquisição de software para realização de lives
61 Telas Interativas - Presidência, Labor e Ejud 1 Aguardando Prioridade Licitação R$ 150.000,00 TRT13
39 Storage (TST) 1 Aguardando Prioridade Coparticip R$ 1.920.000,00 CSJT 8063/2023 1º e 2º Garantir desempenho e disponibilidade dos serviços
38 Microcomputadores (TRT23) 1 Aguardando Prioridade Coparticip R$ 1.986.526,00 CSJT 7493/2023 1º e 2º Substituição de equipamentos fora de garantia
42 1 Aguardando Prioridade Coparticip R$ 39.451,86 CSJT 7774/2023 1º e 2º Mitigar o risco de ataques usando a desinformação
45 Garantia para equipamentos de infra (TRT18) 1 Aguardando Prioridade Coparticip R$ 852.934,03 CSJT 8024/2023 1º e 2º
40 Solução Wifi - Interior e Capital (TRT23) 1 Aguardando coparticipação Coparticip R$ 960.000,00 CSJT 8062/2023 1º e 2º Melhor organização e acessibilidade à rede do Tribunal
41 Solução Ataques Cibernéticos - XDR (TRT02) 1 Aguardando coparticipação Coparticip R$ 755.346,48 CSJT 8182/2023 1º e 2º Segurança de nossa rede
43 Roteadores de Internet (TRT03) 1 Aguardando coparticipação Coparticip R$ 420.384,22 R$ 39.145,66 CSJT 8210/2023 1º e 2º
44 Ativos de Rede - Switches (TRT24) 1 Aguardando coparticipação Coparticip R$ 850.000,00 CSJT 8209/2023 1º e 2º
65 Solução de Atualização dos Portais 1 Aguardando Prioridade Licitação R$ 375.000,00 CSJT 1º e 2º Melhorar a acessibilidade e segurança da atual solução
52 Notebooks 1 Aguardando Prioridade Licitação R$ 807.500,00 CSJT 1º e 2º Flexibilidade para servidores em teletrabalho híbrido
57 2 Aguardando Prioridade Licitação R$ 120.000,00 TRT13
Flexibilidade para servidores em teletrabalho híbrido, permite rá
Necessidade de equipamentos para realização de reuniões rem
Verificação automática de segurança das aplicações desenvolv
Melhorar a qualidade das apresentações e reuniões na presidên
Solução de conscientização de segurança (TRT4
Diversos equipamentos da sala cofre estão perdendo a garantia
Roteadores atuais lentos e irão perder garantia. Equipamentos
Switches atuais estão obsoletos e sem garantia. Equipamentos
Degravação do Áudio das Audiências - SEGEJUD
Otimização das rotinas de trabalho e facilitar a localização de t
5793/2023
1368/2019
6059/2023
1368/2019
4323/2024
4461/2024
4457/2024
5864/2023
9960/2023
7504/2023
8200/2023
4755/2023
6383/2023
11512/2023
663/2023
22112/2021
19251/2021
0734/2020
1725/2023
2427/2024
4754/2023
9118/2023
25620/2021
28043/2021
1330/2023
30851/2021
4217/2023
2227/2023
5519/2023
1215/2024
1215/2024
2166/2024
11476/2023
12073/2023
1996/2024
1197/2024
2259/2024
2261/2024
2703/2024
8063/2023
7493/2023
7774/2023
8024/2023
8062/2023
8182/2023
8210/2023
8209/2023
209/05/2024 10:08:01
67 Google Duet AI 2 Aguardando Prioridade Licitação R$ 90.000,00 TRT13
68 Impressoras 2 Aguardando Prioridade Licitação R$ 90.000,00 TRT13
63 SIABI (SaaS) - Continuado 3 Aguardando Prioridade Compra Direta R$ 27.000,00 TRT13 4576/2023 Contrato não permite mais prorrogação.
64 Oracle em Nuvem 3 Aguardando Prioridade Licitação TRT13 1º e 2º Melhor modelo de negócio na nuvem
R$ 7.778.710,22 R$ 2.928.312,24 R$ 5.038.218,99
R$ 0,00 R$ 0,00 R$ 0,00
Total Incluído no PAAC
Total Removido do PAAC
Saldo
01 - Aumentar a Satisfação dos Usuários do Sistema Judiciário;
02 - Promover a Transformação Digital;
03 - Reconhecer e Desenvolver as Competências dos Colaboradores;
04 - Buscar a Inovação de Forma Colaborativa;
05 - Aperfeiçoar a Governança e a Gestão;
06 - Aprimorar as Aquisições e Contratações;
07 - Aprimorar a Segurança da Informação e a Gestão de Dados;
08 - Promover Serviços de Infraestrutura e Soluções Corporativas.
IA integrada ao Google para tarefas nas aplicações das ferrame
Criação de ilhas de impressão. Impressoras atuais fora de gara
4576/2023
TOTAL
TOTAL R$ 459.300,00 R$ 547.600,24 R$ 424.591,05
LIQUIDADO 0,00%
Protocolos dos Planos e Links Úteis ENTIC-JUD - Objetivos Estratégicos ENTIC-JUD PEI TRT13 / PEJT - Objetivos Estratégicos
(Fonte TRT13 e Prioridade 1)
(Fonte TRT13 e Prioridade 1)
* CGOVTIC 2024
* CGOVTIC 2023
* CGOVTIC 2022
* CGOVTIC 2021
#REF!
#REF!
#REF!
(????/2024)
(1207/2023)
(853/2022)
(19338/2021)
* PAAC 2024 - PROAD 4247/2023
01 - Fortalecer a Comunicação e as Parcerias Instucionais;
02 - Promover o Trabalho Decente e a Sustentabilidade;
03 - Fortalecer a Governança e a Gestão Estratégica;
04 - Promover a Integridade e a Transparência Em Relação Aos Atos De Gestão Pracados;
05 - Garanr a Duração Razoável do Processo;
06 - Garanr a Efevidade Do Tratamento Das Demandas Repevas;
07 - Assegurar o Tratamento Adequado dos Conflitos Trabalhistas;
08 - Incrementar Modelo de Gestão de Pessoas Em Âmbito Nacional;
09 - Aprimorar a Governança de TIC e a Proteção de Dados;
10 - Aperfeiçoar a Gestão Orçamentária e Financeira.
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DIRETOR DE GOVERNANÇA DE TIC 2024
ATIVIDADE ORIGEM PREVISÃO CONCLUSÃO SITUAÇÃO PEI ENTIC
Revisão do processo de gerenciamento de portfólio e projetos de TIC Mai/2024 Em andamento OE09 OE05
Melhoria no monitoramento do PDTIC (Contratos) Mar/2024 Abr/2024 Concluído OE09 OE05
Priorização dos processos de TIC para revisão Jan/2024 Fev/2024 Concluído OE09 OE05
Priorização dos processos de TIC para auditoria Jan/2024 Fev/2024 Concluído OE09 OE05
Processo para disponibilização dos artefatos de contratação de TIC em repositório
nacional e portal do TRT13
Mar/2024 Mar/2024 Concluído OE09 OE05
Revisar o Plano de Transformação Digital (PTD) Jun/2024 Priorizado OE09 OE05
Revisão do processo de gerenciamento de incidentes Mai/2024 Em andamento OE09 OE05
Revisão do processo de gerenciamento de requisições Mai/2024 Em andamento OE09 OE05
Elaboração do Processo de Gerenciamento de Portfólio de Serviços de TIC Jun/2024 Em andamento OE09 OE05
Gerenciamento de Nível de Serviço de TI 2024
Aguardando
prioridade.
OE09 OE05
Gerenciamento de Capacidade de TI 2024
Aguardando
prioridade.
OE09 OE05
Gerenciamento de Disponibilidade de TI 2024
Aguardando
prioridade.
OE09 OE05
Gerenciamento de Eventos de TI 2024
Aguardando
prioridade.
OE09 OE05
iGovTIC-Jud
iGovTIC-Jud
iGovTIC-Jud
RDI 127/2022
iGovTIC-Jud
iGovTIC-Jud
CITSmart
CITSmart
CITSmart
RDI 127/2022
RDI 127/2022
RDI 127/2022
RDI 127/2022
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DIRETOR DE GOVERNANÇA DE TIC 2024
ATIVIDADE ORIGEM PREVISÃO CONCLUSÃO SITUAÇÃO PEI ENTIC
Elaborar catálogo técnico de serviços de TIC 2024
Aguardando
prioridade.
OE09 OE05
Revisar a política de pessoas de TIC 2024
Aguardando
prioridade
OE09 OE03
Ampliação do escopo do processo de implantação do PJe para abarcar os demais
sistemas nacionais (PROAD, SIGEP, SIGEO, SCMP, SILC)
2024
Aguardando
prioridade
OE09 OE05
Elaboração do Processo de Planejamento e Gerenciamento das Capacitações de TIC 2024
Aguardando
prioridade
OE09 OE05
Auditoria - Gerenciamento de Problemas 2024
Aguardando
prioridade.
OE09 OE05
Auditoria - Gerenciamento de Incidentes de Segurança da Informação 2024
Aguardando
prioridade.
OE09 OE05
Auditoria - Continuidade de TIC 2024
Aguardando
prioridade.
OE09 OE05
Auditoria - Cumprimento de Requisições 2024
Aguardando
prioridade.
OE09 OE05
Auditoria - Gerenciamento da Função Central de Serviços 2024
Aguardando
prioridade.
OE09 OE05
Auditoria - Gerenciamento de Mudanças 2024
Aguardando
prioridade.
OE09 OE05
Auditoria - Gerenciamento da Disponibilidade e da Capacidade de TIC 2024
Aguardando
prioridade.
OE09 OE05
Elaborar o processo de transformação digital 2024
Aguardando
prioridade.
OE09 OE05
iGovTIC-Jud
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DIRETOR DE GOVERNANÇA DE TIC 2024
ATIVIDADE ORIGEM PREVISÃO CONCLUSÃO SITUAÇÃO PEI ENTIC
ENTIC-JUD - Objetivos Estratégicos (2021 a 2026) PEI TRT13/PEJT - Objetivos Estratégicos (2021 a 2026)
01 - Aumentar a Satisfação dos Usuários do Sistema Judiciário 01 - Fortalecer a Comunicação e as Parcerias Institucionais;
02 - Promover a Transformação Digital 02 - Promover o Trabalho Decente e a Sustentabilidade;
03 - Reconhecer e Desenvolver as Competências dos Colaboradores 03 - Fortalecer a Governança e a Gestão Estratégica;
04 - Buscar a Inovação de Forma Colaborativa
05 - Aperfeiçoar a Governança e a Gestão 05 - Garantir a Duração Razoável do Processo;
06 - Aprimorar as Aquisições e Contratações
07 - Aprimorar a Segurança da Informação e a Gestão de Dados 07 - Assegurar o Tratamento Adequado dos Conflitos Trabalhistas;
08 - Promover Serviços de Infraestruturaestrutura e Soluções Corporativas
09 - Aprimorar a Governança de TIC e a Proteção de Dados;
10 - Aperfeiçoar a Gestão Orçamentária e Financeira.
Em andamento
Priorizado
Adicionado
Alterado
Executado
04 - Promover a Integridade e a Transparência Em Relação Aos Atos
06 - Garantir a Efetividade Do Tratamento Das Demandas Repetitivas
08 - Incrementar Modelo de Gestão de Pessoas Em Âmbito Nacional;
COORDENADORIA DE SAÚDE
PSICOLOGIA
Relatório de Pesquisa sobre Bem-estar na SETIC
Parte I - Ano 2023
Psicóloga responsável: Tereza Lobo
MARIA
TEREZA
PEREIRA
LOBO
26/04/2024 09:56
Introdução
Atendendo a uma solicitação realizada pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, por meio da Assessoria de Governança de
Tecnologia da Informação e Comunicação (SEGGEST-AGTIC) e pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) do
TRT13 (PROAD 2814/2023), a Coordenadoria de Saúde (CSAUDE), por meio do setor de Psicologia deste Tribunal, realizou uma pesquisa
sobre Bem-estar Laboral na SETIC, nos meses de julho e agosto de 2023.
Para tanto, foram elaborados 2 (dois) questionários. O primeiro foi aplicado nos servidores lotados na SETIC; o segundo, nos servidores
cujo cargo é da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), porém não se encontram mais lotados na SETIC.
O atual relatório refere-se aos resultados obtidos na primeira parte desse trabalho. A segunda parte será entregue em momento oportuno,
assim que as devidas análises dos resultados obtidos estiverem concluídas.
O objetivo deste relatório é auxiliar a Gestão a identificar possíveis insatisfações no ambiente laboral que podem estar prejudicando o
bem-estar na unidade. Com informações dessa natureza, é possível promover mudanças no setor e alcançar uma maior satisfação no trabalho.
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Bem-estar laboral na SETIC
Nesta pesquisa, optou-se por enfatizar as facetas do bem-estar laboral relacionadas com o reconhecimento e valorização (R/V) no
trabalho, além das formas de avaliação do trabalho realizado.
Esse foco foi delimitado a partir de reuniões realizadas com representante da SEGGEST-AGTIC e com o gestor da SETIC, além da
análise do último trabalho realizado na SETIC sobre bem-estar laboral, em que ficou evidente a importância dada a estas temáticas pelos
servidores da unidade.
Este relatório inicia com o gráfico 1 e tabela 1, que evidenciam as formas mais importantes de reconhecimento e valorização (R/V) na
SETIC. O gráfico 2 complementa esses dados, mostrando os percentuais de presença destas formas de R/V na unidade.
Os gráficos 3 e 4 tratam da percepção dos servidores em relação a serem reconhecidos/valorizados na SETIC e no Tribunal como um
todo.
Em seguida, por meio dos gráficos 5 e 6, ficam evidentes as melhores formas de avaliação do trabalho realizado e em que medida se
encontram presentes no setor.
Por fim, o gráfico 7 evidencia a satisfação geral dos servidores da SETIC com as formas pelas quais são avaliados.
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Reconhecimento e valorização no ambiente laboral
Agrupamentos
Classificação
Formas de Reconhecimento e Valorização no Trabalho
Total com pesos
1
1
Receber uma gratificação específica para a atividade de TI
84
2
2
Ter o tempo necessário para desenvolver e entregar um trabalho de qualidade
81
3
Ter um ambiente físico de trabalho ergonômico, acolhedor, agradável
80
3
4
Ter um ambiente de trabalho promotor de saúde mental
77
5
Receber feedbacks positivos da chefia imediata
76
Ter flexibilidade de horários/ponto, ainda que não esteja oficialmente em regime de teletrabalho
76
Ter uma distribuição justa das tarefas entre os membros da equipe, evitando sobrecargas
76
4
6
Estar mais integrado(a) ao planejamento, à organização e às decisões que afetam seu trabalho
72
7
Receber feedbacks positivos da alta administração do Tribunal
71
5
8
Ter o quadro completo de profissionais necessários(as) ao bom andamento do trabalho
69
9
Receber Função Comissionada (FC/CJ)
68
Conseguir negociar interesses pessoais com a chefia, tendo ganhos tanto para você quanto para a
instituição
68
6
10
Compartilhar internamente o que cada setor da SETIC realiza
64
11
Compartilhar externamente o que cada setor da SETIC realiza
63
Estar mais integrado(a) à(s) equipe(s) de trabalho em sua unidade
63
7
12
Estar mais integrado(a) à(s) equipe(s) de trabalho do Tribunal
59
13
Ser contemplado(a) com o regime de teletrabalho
58
8
14
Ter mais controle sobre quando realizar pausas em seu trabalho
54
15
Participar de atividades coletivas que promovam o bem-estar e a saúde
52
Tabela 1 - Classificação das formas de reconhecimento e valorização com pesos
* Peso +3 para Muito Importante (MI), +2 para Importante (I), +1 para Pouco Importante (PI), -1 para Não se aplica/não é importante. Escala de 93 a -31.
4
Pode-se perceber, a partir da tabela 1, a formação de alguns agrupamentos de formas de reconhecimento e valorização (R/V) no
trabalho, tendo em vista um maior ou menor intervalo de valores entre eles.
Isolada e destacadamente, Receber uma gratificação específica para a atividade de TI é considerada a forma mais importante de
reconhecimento e valorização (R/V) para os servidores da SETIC, apresentando o valor de 84, sendo 3 (três) pontos acima do lugar.
Num bloco de respostas, com a diferença apenas de 1 (um) ponto entre si (81 e 80, respectivamente), tem-se que Ter o tempo
necessário para desenvolver e entregar um trabalho de qualidade e Ter um ambiente físico de trabalho ergonômico, acolhedor, agradável, são
considerados, em seguida à gratificação específica de TI, como as formas mais importantes de R/V.
O agrupamento constitui-se das seguintes formas de R/V: Ter um ambiente de trabalho promotor de saúde mental; Receber feedbacks
positivos da chefia imediata; Ter flexibilidade de horários/ponto, ainda que não esteja oficialmente em regime de teletrabalho; Ter uma
distribuição justa das tarefas entre os membros da equipe, evitando sobrecargas (a primeira apresentou 77 pontos e, as 3 (três) últimas, 76).
Percebe-se, a partir do e agrupamentos, que questões relacionadas às condições necessárias para entregar um trabalho de qualidade, à saúde
física e mental, à proximidade dos servidores em relação ao gestor, ao perfil do gestor (participativo, flexível, justo), à percepção de justiça
organizacional, são mais importantes, por exemplo, que receber uma FC/CJ (já que o maior reconhecimento financeiro viria de uma gratificação
específica da área) e que participar de atividades que promovam bem-estar e saúde (uma vez que, mais importante que participar de ações
pontuais, é manter um ambiente laboral constantemente promotor de saúde mental e bem-estar laboral, o que é possível se existir uma gestão
que preze por construir e manter relações respeitosas, espaços dialógicos, justiça organizacional).
Um agrupamento possível engloba como formas de R/V: Estar mais integrado(a) ao planejamento, à organização e às decisões que
afetam seu trabalho e Receber feedbacks positivos da alta administração do Tribunal (72 e 71 pontos, respectivamente). Ou seja, participar de
algum nível decisório é importante para o servidor, especialmente em questões que envolvem diretamente seu fazer laboral. Nota-se que é
importante receber feedbacks positivos da alta administração, mas é muito mais significativo receber tais feedbacks da chefia imediata, que é
quem realmente observa e conhece o que cada servidor realiza (existe um intervalo de 5 pontos entre essas formas de R/V).
Compõem o agrupamento de formas de R/V: Ter o quadro completo de profissionais necessários(as) ao bom andamento do trabalho;
Receber Função Comissionada (FC/CJ) e Conseguir negociar interesses pessoais com a chefia, tendo ganhos tanto para você quanto para a
instituição (69, 68 e 68 pontos, respectivamente). Apesar do aspecto quantitativo da equipe ter aparecido somente neste bloco, para se alcançar
uma entrega de qualidade e uma distribuição justa de tarefas (bloco 2) é preciso contar com o número de profissionais adequado ao bom
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andamento do trabalho. Aqui novamente se enfatiza o perfil negociador da chefia, mas de forma genérica. No agrupamento 2, uma demanda
específica por flexibilidade de horário/ponto.
Num bloco, temos como formas de R/V: Compartilhar internamente o que cada setor da SETIC realiza (64 pontos), Compartilhar
externamente o que cada setor da SETIC realiza (63 pontos) e Estar mais integrado(a) à(s) equipe(s) de trabalho em sua unidade (63 pontos).
Percebe-se que mostrar as realizações da SETIC, dentro da unidade e no Tribunal como um todo, apesar de importantes, não são tão prioritárias
quanto outras formas de R/V. em termos de integração, nota-se que os servidores consideram mais importante a integração dentro da unidade
de trabalho que na instituição (esta, inclusive, consta apenas no próximo bloco e apresenta 4 pontos de intervalo em relação à integração na
própria unidade).
Podemos agrupar, na colocação: Estar mais integrado(a) à(s) equipe(s) de trabalho do Tribunal e Ser contemplado(a) com o regime
de teletrabalho. Neste agrupamento, chama a atenção que 16% (gráfico 1, página 7) dos respondentes consideram que estar em teletrabalho não
é importante (NI) como uma forma de R/V. Apesar de não ser um percentual tão significativo, este foi o maior percentual de NI dentre as formas
de R/V.
Por fim, no último agrupamento, podemos considerar que Ter mais controle sobre quando realizar pausas em seu trabalho e Participar
de atividades coletivas que promovam o bem-estar e a saúde não são formas prioritárias de R/V na SETIC, embora sejam consideradas
importantes.
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Gráfico 1 - Formas de reconhecimento e valorização na ordem de importância
7
Gráfico 2 - Formas de reconhecimento e valorização existentes no ambiente laboral na ordem de importância
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Comparando-se os gráficos 1 e 2, e tendo a tabela 1 como referência classificatória das formas de R/V, é possível realizar algumas
ponderações. Em primeiro lugar, a forma de R/V considerada como mais importante para os servidores da SETIC (gratificação específica para
a atividade de TI) não faz parte de sua realidade. O reconhecimento financeiro é prioritário para esse grupo de servidores, mas não de qualquer
forma. Uma vez que 74% dos respondentes recebem uma FC/CJ, poderia se esperar que a questão financeira estivesse contemplada.
Entretanto, ter uma gratificação por realizar um trabalho técnico específico de Tecnologia da Informação (TI) torna-se algo realmente valoroso
para esses profissionais.
As formas de R/V que compõem o grau de importância (2º agrupamento) estão presentes para os seguintes percentuais dos
respondentes: ter o tempo necessário para desenvolver e entregar um trabalho de qualidade (52%) e ter um ambiente físico de trabalho
ergonômico, acolhedor, agradável (55%). Percebe-se que quase metade da equipe (48%) não tem tempo para a conclusão de suas tarefas com
qualidade e, para 45%, o ambiente físico de trabalho não está adequado. Como 100% dos servidores consideram essas duas formas de R/V como
muito importante (MI) ou importante (I) e elas se encontram no segundo nível de importância, torna-se ainda mais necessário que os gestores
busquem aumentar a quantidade de servidores que se sinta contemplada por elas.
Em relação às formas de R/V presentes no grau de importância (3º agrupamento), observa-se que apenas 29% consideram que têm
um ambiente de trabalho promotor de saúde mental, tendo, portanto, 71% que acreditam que o ambiente laboral não lhes é salutar. Como 97%
dos respondentes consideram que ter saúde mental no trabalho é MI ou I, que se compreender as razões desse desconforto laboral e buscar
soluções para saná-los. no que diz respeito a receber feedbacks positivos da chefia imediata, 74% relatam recebê-los, indicando que a maioria
das chefias imediatas cumpre com um papel fundamental do gestor, de estabelecer espaços dialógicos junto à sua equipe e dar retornos positivos
às pessoas. Essa forma de R/V também é considerada como MI ou I por 97% da equipe. Observa-se que 42% dos servidores têm flexibilidade de
horários/ponto, ainda que não estejam oficialmente em regime de teletrabalho, enquanto 58% da equipe não se beneficiam dessa prática (100%
percebem essa forma de R/V como MI ou I). Quando se trata de ter uma distribuição justa das tarefas entre os membros da equipe, evitando
sobrecargas, 48% dos respondentes consideram que as tarefas são bem distribuídas, enquanto 52% não se sentem contemplados com uma justa
distribuição. Neste caso, 97% consideram essa forma de R/V como MI ou I.
É importante que os gestores busquem ampliar essas práticas do nível de importância para todos os servidores da unidade. A
percepção de que existe injustiça organizacional, ou seja, tratamentos diferenciados onde não se deveria, pode desestimular as pessoas,
provocar absenteísmo ou presenteísmo, alterações de humor, queda de produtividade, sofrimento psíquico.
9
Em lugar de importância, Estar mais integrado(a) ao planejamento, à organização e às decisões que afetam seu trabalho é visto
como algo presente na rotina de trabalho de 42% dos servidores, o que significa que 58% não estão participando de decisões fundamentais que
afetam seu fazer laboral. Ressalta-se que é impossível que os servidores participem de todas as decisões de seu setor, uma vez que a natureza de
algumas delas cabe a instâncias superiores. Além disso, essa dinâmica tornaria a produtividade extremamente lenta. Mas é de suma importância
que os servidores participem de algumas decisões que incidam diretamente sobre seu trabalho, como a organização de seus processos de
trabalho, fluxos e outras, passíveis de construção conjunta. Outra forma de R/V deste bloco é Receber feedbacks positivos da alta administração
do Tribunal que é presente para 7% da equipe e é considerada como MI e I por 84% dos servidores.
No nível de importância, apenas 16% dos servidores consideram que o setor Tem o quadro completo de profissionais necessários(as)
ao bom andamento do trabalho; 74% Recebem Função Comissionada (FC/CJ) e 48% Conseguem negociar interesses pessoais com a chefia,
tendo ganhos tanto para si quanto para a instituição. Temos, portanto, 84% de servidores que acreditam que o quadro de profissionais está
aquém do necessário; a grande maioria dos servidores recebe FC/CJ e 52% não conseguem negociar com a chefia, podendo indicar alguma
rigidez da mesma.
Em relação às formas de R/V presentes no grau de importância (6º agrupamento), observa-se que 36% dos servidores conseguem
compartilhar internamente o que seu setor realiza, 10% compartilham externamente o que seu setor da SETIC realiza e 61% consideram que
estão mais integrados às equipes de trabalho em sua unidade. Tem-se, portanto, 39% de servidores que ainda não se sentem tão integrados à
equipe; 64% que ainda não disseminam o que realizam, dentro do próprio setor; e 90% consideram que não divulgam, para o restante do
Tribunal, o que fazem no setor.
No lugar de importância, temos que apenas 10% dos servidores estão mais integrados(as) à(s) equipe(s) de trabalho do Tribunal.
Ser contemplado(a) com o regime de teletrabalho é realidade para 48% dos respondentes. Como 74% consideram importante (MI ou I) estar em
teletrabalho como forma de R/V (Gráfico 1), percebe-se que existe uma demanda reprimida de pessoas que desejariam estar nesse regime de
trabalho.
Por fim, no último agrupamento, podemos observar que 74% da equipe têm controle sobre quando realizar pausas no trabalho e
apenas 19% participam de atividades coletivas que promovam o bem-estar e a saúde. Apesar de haver um nível alto de controle sobre as pausas
(prática promotora de saúde mental), tem-se que considerar que 26% não estão conseguindo realizá-las.
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Percepção de reconhecimento e valorização na
SETIC e no Tribunal
Gráfico 3 - Percepção de reconhecimento e valorização na SETIC
Gráfico 4 - Percepção de reconhecimento e valorização no Tribunal
Apesar de haver diversas formas de Reconhecimento e
Valorização no Trabalho ainda não contempladas para percentuais
significativos de servidores da SETIC (Gráfico 2), a grande maioria
destes trabalhadores (87%, Gráfico 3) sente-se reconhecido e
valorizado em sua unidade de trabalho, de uma forma geral.
Entretanto, quando se trata da percepção de ser reconhecido
e valorizado na instituição como um todo, esse percentual cai para
65% (Gráfico 4), sugerindo que existem questões a serem
observadas também a nível da Gestão Institucional para se obter
uma melhor percepção de R/V na SETIC.
Diante destes dados, sugere-se que os gestores avaliem
possibilidades de atuação tanto da Alta Administração quanto da
Administração Local para melhorar a percepção de R/V nesta
unidade.
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Formas de avaliação no ambiente laboral
Gráfico 5 - Formas de avaliação do trabalho segundo o grau de importância
12
Gráfico 6 - Formas de avaliação do trabalho existentes no ambiente laboral
13
Observando-se o gráfico 5, percebe-se que todas as formas de avaliação são importantes em algum grau para todos os servidores
respondentes, pois nenhuma delas foi considerada como não importante (NI).
A forma mais importante de avaliação do trabalho, segundo a grande maioria dos servidores é avaliar o trabalho de acordo com sua
complexidade (71% consideram como muito importante (MI) e, 29%, como importante (I) - Gráfico 5). Esse tipo de avaliação requer, por parte
do gestor, estudos pormenorizados das atividades realizadas em cada área de sua unidade, estabelecimento de categorias de complexidade e a
consequente mensuração de acordo com cada categoria. Apesar de ocupar o primeiro lugar de importância, essa forma de avaliação encontra-se
presente para pouco mais da metade (55%) dos servidores e ocupa o segundo lugar de avaliação mais utilizada na unidade (Gráfico 6).
A segunda melhor forma de avaliação do trabalho, para os servidores da SETIC, é avaliar a produtividade de forma coletiva (52%
consideram como MI, 45% como I e apenas 3% consideram como pouco importante (PI) - Gráfico 5). Essa forma de avaliação ocupa o terceiro
lugar no gráfico 6 e está presente para 52% dos respondentes.
Em terceiro lugar, tem-se como melhor forma de avaliação do trabalho avaliar o tempo dedicado ao estudo/aprimoramento em cada área
(45% percebem como MI, 52% como I e apenas 3% percebem como PI - Gráfico 5). Esse tipo de avaliação está presente para apenas 16% dos
servidores, ocupando o quarto lugar no gráfico 6.
Em quarto e último lugar, aparece como melhor forma de avaliação do trabalho avaliar a produtividade de forma individualizada (26%
consideram como MI, 52% como I e 23% como PI). Apesar de ocupar o lugar de importância, essa é a forma de avaliação mais utilizada na
SETIC, estando presente para 72% dos respondentes.
14
Satisfação geral com a avaliação do trabalho
De uma forma geral, percebe-se que os servidores da SETIC
encontram-se satisfeitos com as formas de avaliação utilizadas no
setor: 87% estão satisfeitos e apenas 13 % não estão.
Apesar disso, é importante que o gestor analise os resultados
obtidos na pesquisa e promova melhorias nesse quesito, de acordo
com suas possibilidades.
Gráfico 7 - Satisfação geral com a avaliação do trabalho
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Considerações finais
O objetivo de pesquisas como esta é fornecer à gestão informações relevantes sobre seu ambiente de trabalho que possam ajudá-la a
tomar decisões, no sentido de melhorar o bem-estar laboral de sua equipe. Ressalta-se que o presente relatório reflete a percepção dos servidores
da SETIC sobre seu bem-estar laboral, especificamente no que diz respeito a reconhecimento e valorização no trabalho e avaliação do trabalho
realizado.
Alguns resultados são mais claros que outros e permitem que se obtenha uma boa compreensão do que é apontado, podendo ser alvo
de planejamento e execução de mudanças por parte da gestão. Outros precisam de maior aprofundamento e precisam ser melhor investigados.
Isso pode ser realizado por iniciativa do gestor, junto à equipe e aos gestores dos diversos níveis, para se obter uma melhor compreensão das
demandas, de como e em que níveis seria possível contemplá-las, parcial ou integralmente. Sugere-se que se inicie o trabalho a partir das
questões mais importantes para os servidores, considerando, também, o que é possível à gestão executar.
João Pessoa, 26 de abril de 2024
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Maria Tereza Pereira Lobo
CRP13/6809
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MARIA TEREZA
PEREIRA
LOBO:201329177
Assinado de forma digital por
MARIA TEREZA PEREIRA
LOBO:201329177
Dados: 2024.04.26 09:50:09
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