
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DIRETOR DE TIC (PDTIC) - ANOS 2025/2026
7. SQUADS E GESTÃO DE PRODUTOS
A equipe de TIC do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região adotou, de forma experimental, ao
final de 2024, metodologias baseadas em squads e gestão de produtos. A motivação foi a necessidade de
aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos. Diante do crescente volume de demandas, da
complexidade dos sistemas judiciais e administrativos e da necessidade de maior agilidade e inovação, faz-se
necessária uma abordagem moderna e estruturada para os times que atendem as soluções e serviços de TIC.
Squads são equipes multidisciplinares e autônomas, organizadas para desenvolver e manter produtos
de tecnologia de forma ágil e eficiente. Os principais papéis existentes na Squad incluem dono do produto,
desenvolvedor, líder da squad, líder técnico, scrum master, integrante do atendimento, integrante da infraestrutura
de TIC e integrante da segurança de TIC. Cada Squad responsabiliza-se por um nicho de produtos (PJe 1º Grau,
Gestão de Pessoas, Processos Administrativos, etc.).
Para o aperfeiçoamento do modelo das Squads, entende-se que é necessário traduzir a visão de
desenvolvimento e manutenção de sistemas para a ideologia de gestão de produtos. Em termos práticos, o intuito
é evoluir as métricas para gestão do desempenho dos produtos, a satisfação e experiência dos usuários, a
atuação integrada da equipe negocial e de donos do produto, o controle de liberações de versões e visão de
roadmaps, futuro e evolução do produto.
A implementação dessa metodologia na equipe de TIC do TRT da 13ª Região tem trazido diversos
benefícios, tais como:
● Maior Agilidade e Entrega Contínua: A divisão do trabalho em pequenas equipes com foco específico
permite a entrega contínua de soluções, reduzindo prazos e otimizando processos.
● Colaboração e Compartilhamento de Conhecimento: A composição multidisciplinar das squads estimula a
interação entre desenvolvedores, integrantes de negócio, scrum masters, segurança e demais
profissionais envolvidos.
● Melhoria na Qualidade das Entregas: Com ciclos curtos de desenvolvimento e feedbacks constantes, há
um aprimoramento contínuo das soluções.
● Foco no Usuário Final: A proximidade com os stakeholders e o uso de metodologias ágeis garantem que
as soluções estejam alinhadas às reais necessidades dos usuários, buscando melhorar a sua experiência.
Neste Plano Diretor, dentre as ações priorizadas, contemplam-se a evolução e a ampliação tanto da
metodologia e quantitativo de squads quanto das práticas de gestão de produtos do TRT13.
8. FORÇA DE TRABALHO DE TIC
Os profissionais de TIC possuem competências especializadas em diversas áreas, como:
● Liderança, Governança, Estratégia e Planejamento;
● Processo Judicial Eletrônico;
● Infraestrutura de TIC;
● Banco de Dados;
● Rede de Computadores;
● Desenvolvimento Ágil de Software;
● Segurança da Informação;
● Gestão de Projetos;
● Modelagem e Auditoria de Processos;
● Contratação e Orçamento de TIC;
● Atendimento ao Usuário;
● Manutenção de Equipamentos de TIC;
● Entre outras afins.
Para a execução de suas atividades, os recursos humanos estão divididos em 6 unidades da SETIC,
assim distribuídas:
● Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação - SETIC;
● Coordenadoria de Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas - CDSS;