
PODER JUDICIÁRIO - JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO
PLANO DIRETOR DE TIC (PDTIC) - ANOS 2025/2026
1. INTRODUÇÃO
Este documento apresenta o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para
o biênio 2025/2026, conforme o que determina a Resolução CNJ 370/2021 (ENTIC-JUD):
Art. 6º Cada órgão deverá elaborar e manter o Plano Diretor de Tecnologia
da Informação e Comunicação (PDTIC), o qual deverá elencar às ações que
estarão alinhadas ao Planejamento Estratégico Institucional, ao
Planejamento Estratégico Nacional do Poder Judiciário e à Estratégia
Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário.
Um Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) é uma ferramenta que
possibilita o diagnóstico, a definição de objetivos, o planejamento de ações e a gestão racional dos recursos de
TIC, com foco no atendimento da estratégia organizacional, assim como no suporte aos serviços e soluções
tecnológicas essenciais ao negócio.
O presente trabalho, fruto da atuação articulada entre os servidores da Divisão de Gestão de TIC
(DGTIC), Assessoria de Governança de TIC (AGTIC) e os membros do Comitê de Governança de TIC (CGOVTIC)
desta Corte, realizou um diagnóstico das necessidades de TIC no âmbito de todo o TRT da 13ª Região, a fim de
realizar o planejamento das ações para solucionar os problemas tecnológicos mais importantes enfrentados por
servidores, magistrados e jurisdicionados que atuam nessa Justiça especializada.
Ao final do quadriênio, espera-se que o cumprimento das ações aqui programadas contribua para que
este Tribunal alcance sua missão institucional, a qual visa à promoção de uma prestação jurisdicional célere e
eficaz, tornando-o uma referência nas atividades jurisdicionais e administrativas.
2. MODELO DE GOVERNANÇA DE TIC
O Modelo de Governança de TIC do TRT-13 é definido pela Política de Governança e Gestão de
Tecnologia da Informação e Comunicação (PGTIC), instituída pela Resolução Administrativa Nº 108/2022.
A estrutura de Governança de TIC Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região conta com os
seguintes elementos:
● Comitê de Governança de TIC - CGOVTIC: C tem por finalidade avaliar e opinar sobre as questões
relacionadas à Governança e Gestão de TIC no TRT 13ª Região, bem como submetê-las, quando
necessário, à aprovação da Presidência ou do Tribunal Pleno;
● Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação - CGTIC: tem por finalidade auxiliar o
CGOVTIC nas questões relacionadas à gestão de TIC no TRT 13ª Região;
● Assessoria de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação - AGTIC: tem por
finalidade coordenar, monitorar e orientar, em alinhamento com a PGTIC, a Política de Segurança
da Informação e Comunicação e demais normas e planos afins, as ações de governança e gestão
de TIC, observadas as deliberações do CGOVTIC;
● Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação: deverá observar estritamente as
diretrizes e ações previstas nos normativos e nos planos de governança e gestão de TIC e de
segurança da informação, atentando para as deliberações provenientes do CGOVTIC e da
Presidência desta Corte.