Tribunal Regional do
Trabalho da 13ª Região
Planejamento Estratégico de
Tecnologia da Informação
2015-2020
Desembargadores do Trabalho
(Gestão 2015-2016)
Ubiratan Moreira Delgado
(Presidente e Corregedor)
Eduardo Sérgio de Almeida
(Vice-Presidente)
Leonardo José Videres Trajano
(Presidente da 1ª Turma e Ouvidor)
Carlos Coelho de Mirando Freire
Ana Maria Ferreira Madruga
Paulo Maia Filho
Francisco de Assis Carvalho e Silva
(Presidente da 2ª Turma)
Edvaldo de Andrade
Wolney de Macedo Cordeiro
Comissão Permanente de Informática
(em março de 2016)
Leonardo José Videres Trajano
(Presidente da Comissão)
Abílio de Sá Neto
Aryoswaldo José Brito Espínola
Lindinaldo Silva Marinho
Max Frederico Feitosa Guedes Pereira
Paulo Sérgio Costa
Paulo Linderberg Castor de Lima
Ronaldo de Araújo Farias
Saulo Mendes Sobreira Filho
Silvana Marsicano Franca
Gestores da Secretaria de Tecnologia
da Informação e Comunicação
(em março de 2016)
Ronaldo de Araújo Farias
Diretor da SETIC
Daniel Nunes Lira Barbosa
Coordenadoria de Tecnologia e Suporte Técnico
Luis Fabiano Saldanha Bandeira
Coordenadoria de Desenvolvimento e
Manutenção de Sistemas
Rodrigo Cartaxo Marques Duarte
Coordenadoria do SUAP
Rogério Nunes Costa da Silva
Coordenadoria de Atendimento ao Usuário
Samuelson Wagner de Araújo e Silva
Núcleo de Governança de TIC
Comissão de Elaboração do PETIC 2015-2020
Aryoswaldo José Brito Espínola
Marcelo Luis Machado Moura
Max Frederico Feitosa Guedes Pereira
Ronaldo de Araújo Farias
Samuelson Wagner de Araújo e Silva
Wagner de Souza Porto
Introdução
Planejamento Estratégico é o processo que permite a uma organização
estabelecer a sua estratégia, a qual, após definida, servirá de diretriz para a
tomada de um conjunto de decisões acerca da alocação de recursos, bem
como a respeito da realização de ações pré-definidas, a fim de suportar a
missão e a visão de futuro institucionais.
Para a elaboração do seu Planejamento Estratégico de Tecnologia da
Informação e Comunicação (PETIC-TRT13 2015-2020), a Secretaria de
Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da
13ª Região - SETIC foi norteada pelas seguintes diretrizes:
Alinhamento ao Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e
Comunicação da Justiça do Trabalho (PETIC-JT 2015-2020), conforme
estabelecido na Resolução CSJT nº 158, de 27 de novembro de 2015;
Alinhamento à Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e
Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), conforme estabelecido
na Resolução CNJ nº 2011, de 15 de dezembro de 2015;
Alinhamento ao Planejamento Estratégico Institucional do Tribunal
Regional do Trabalho da 13ª Região (PEI-TRT13 2015-2020), conforme
estabelecido na Resolução Administrativa TRT 13 148, de 4 de abril
de 2014;
Ao alinhar-se aos documentos listados acima, a SETIC também
observou, de forma indireta, o planejamento e a gestão estratégica do
Judiciário, conforme estabelecido na Resolução CNJ 198, de de julho de
2014; o Plano Estratégico da Justiça do Trabalho, conforme estabelecido na
Resolução CSJT n.º 145, de 28 de novembro de 2014; o Plano Estratégico do
Conselho Superior da Justiça do Trabalho, conforme estabelecido na
Resolução CSJT n.º 146, de 28 de novembro de 2014; o Modelo de Gestão do
Portfólio de Tecnologia da Informação e das Comunicações da Justiça do
Trabalho, instituído pela Presidência do Conselho Superior da Justiça do
Trabalho, por meio do Ato n.º 133, 18/08/2009 (atualizado e republicado em 14
de março de 2014); e a Política de Padronização e Atualização da
Infraestrutura Tecnológica que suporta o Sistema Processo Judicial Eletrônico
da Justiça do Trabalho (PJe-JT) – Ato Nº 342/CSJT.GP.SG de 14 de novembro
de 2014.
A partir dessas diretrizes, buscou-se definir uma metodologia de trabalho
adequada à realidade da SETIC deste Tribunal, considerando-se as seguintes
premissas:
Utilização da metodologia Balanced Scorecard (BSC), no âmbito do TRT
da 13ª Região, como instrumento de planejamento estratégico
institucional e de tecnologia da informação;
Participação da Comissão Permanente de Informática e dos servidores
da SETIC, representados pelos seus coordenadores, na elaboração da
proposta de plano estratégico;
Participação de representantes das áreas de negócio e de TIC do TRT
da 13ª Região no processo de planejamento;
Consideração do PETIC-TRT13 como um documento e um processo
norteador das ações estratégicas das áreas de Tecnologia da
Informação e Comunicação (TIC) do TRT da 13ª Região;
Abrangência pelo PETIC-TRT13 de um conjunto de objetivos
estratégicos, indicadores e metas definidas por consenso, o qual deve
ser alcançado pela integração de todas as áreas de TIC do TRT da 13ª
Região por meio de iniciativas (programas, projetos e operações) de
suas respectivas unidades;
Alinhamento do PDTIC do TRT da 13ª Região ao PETIC-TRT13,
devendo o primeiro documento contemplar, em suas ações, os objetivos
estratégicos, indicadores e metas que levem ao alcance dos resultados
acordados e registrados neste PETIC;
Desdobramento das metas estabelecidas no PETIC-TRT13 2015-2020
em metas anuais, as quais deverão ser monitoradas pelas unidades
indicadas de acordo com a periodicidade adequada, a fim de subsidiar a
condução dos projetos e ações corretivas necessárias ao alcance dos
resultados propostos.
Na sua formulação, o PETIC-TRT13 seguiu a metodologia Balanced
Scorecard, proposta na década de 90 pelos professores da Harvard Business
School David P. Norton e Robert S. Kaplan. A metodologia, desde sua
utilização pelo Conselho Nacional de Justiça na elaboração do Planejamento
Estratégico do Judiciário, vem sendo adotada como padrão no âmbito dos
Tribunais para os seus processos de planejamento estratégico institucional e
de TIC.
Indo além do suporte à elaboração da proposta de planejamento
propriamente dita, o Balanced Scorecard é, na verdade, um sistema de gestão
estratégica capaz de possibilitar a implementação da estratégia, mantendo-a
como referencial central no gerenciamento da organização.
A concepção do Balanced Scorecard compreende a tradução da visão e
da missão de uma organização em um conjunto integrado de objetivos
estratégicos e indicadores que formam a base para um sistema de
gerenciamento estratégico e de comunicação. O resultado da execução dessa
metodologia é um documento composto por mapa estratégico, temas,
objetivos, indicadores e iniciativas.
Elemento visual de importância central na metodologia, o mapa
estratégico é capaz de aglutinar, por meio de uma representação gráfica de
alto poder de comunicação, os diferentes elementos do modelo Balanced
Scorecard. No mapa, a estratégia da organização pode ser comunicada de
forma eficaz, por intermédio de um conjunto de objetivos estratégicos, que se
encontram balanceados em diversas perspectivas e interligados por relações
de causa e efeito.
As perspectivas do Balanced Scorecard são “pontos de vista” referentes
ao negócio e que representam os fatores-chave para uma visão integrada da
organização. Cada perspectiva engloba um conjunto de objetivos estratégicos
que retrata o que a organização pretende alcançar sob o ponto de vista de
cada uma das dimensões do desempenho organizacional, assim como os
principais desafios a serem enfrentados para o alcance da visão e o
cumprimento da missão institucional.
Os temas estratégicos, por sua vez, são agrupamentos de objetivos
relacionados a um mesmo assunto ou com relações de causa e efeito muito
fortes. São os pilares centrais da estratégia, reunindo uma série de objetivos
que formam uma hipótese estratégica coerente.
Os objetivos estratégicos, por seu turno, são considerados os fins a
serem perseguidos pela organização para o cumprimento de sua missão
institucional e o alcance de sua visão de futuro. Constituem o elo entre as
diretrizes de uma instituição e seu referencial estratégico.
Associados aos objetivos estratégicos, são formulados conjuntos de
indicadores e metas que deverão, respectivamente, informar aos colaboradores
e gestores o andamento da execução da estratégia elaborada pela
organização, e estabelecer os níveis de desempenho ou melhoria para o
alcance dos objetivos estratégicos estabelecidos.
Por último, a implementação do Balanced Scorecard prevê a definição
de um conjunto de iniciativas estratégicas, que podem ser definidas como o
conjunto de ações necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos e ao
preenchimento das lacunas de desempenho existentes entre o desempenho
atual e as metas futuras.
As iniciativas estratégicas correspondem a programas e projetos, de
caráter estratégico, a serem desenvolvidos pela organização dentro do
horizonte de tempo do planejamento. Em geral, algumas iniciativas, quando
executadas em conjunto, podem estar contribuindo para o alcance de um ou
mais objetivos estratégicos, aos quais se vinculam. Para implementação da
estratégia deste PETIC, optou-se por deixar as iniciativas estratégicas a cargo
do PDTIC, documento próprio, alinhado a este PETIC.
Apresentados esses conceitos fundamentais à elaboração de um
PETIC, cumpre destacar também que o processo de planejamento desse
documento compreendeu as seguintes etapas:
Designação de Comissão para elaboração do PETIC, constituída pelo
Assessor da AGE, Diretor de TIC, Diretor-Geral e servidores do NGTIC;
Realização de reunião de planejamento inicial, envolvendo a Assessoria
de Gestão Estratégica – AGE e a SETIC;
Elaboração da minuta do PETIC-TRT13 2015-2020 pelo Núcleo de
Tecnologia da Informação e Comunicação – NGTIC, vinculado à SETIC;
Análise da minuta pelas coordenadorias e Diretoria da SETIC;
Análise da minuta pela Comissão Permanente de Informática COINF
deste Tribunal, constituída por juízes e desembargadores e servidores
das áreas técnica, judicial e administrativa;
Consolidação, pelo NGTIC, das contribuições e correções sugeridas
pela Direção da SETIC e pela COINF;
Concluídas essas atividades, chegou-se ao Mapa Estratégico de
Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT da 13ª Região para o
período de 2015 a 2020, composto pelos objetivos, indicadores e metas
correspondentes, os quais podem ser visualizados nas páginas seguintes.
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 13
a
REGIÃO
Missão
Prover e manter serviços e soluções de Tecnologia da Informação e
Comunicação efetivas que viabilizem e priorizem o cumprimento da função
institucional do TRT 13.
Visão
Ser reconhecido, até 2020, pela excelência dos serviços e soluções de
Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC no âmbito do Poder Público.
Valores
Acessibilidade – Democratizar e facilitar o acesso à Justiça;
Celeridade – Prezar pela agilidade nos trâmites judiciais e administrativos;
Efetividade Garantir, com eficiência e eficácia, a entrega de serviços e
soluções de TIC que atendam às expectativas dos usuários;
Ética Agir com honestidade, justiça, comprometimento e transparência
em todas as suas ações e relações;
Inovação – Manter-se atualizado e buscar soluções inovadoras para o
cumprimento da missão institucional;
Responsabilidade socioambiental Atuar para a garantia da cidadania e
para a gestão ambiental;
Valorização das pessoas Incentivar a meritocracia, a melhoria contínua
do relacionamento, o bem-estar e a satisfação pessoal e profissional;
Qualidade Buscar a melhoria contínua nos serviços e soluções de TIC
ofertados;
Cooperação Atuar colaborativamente, de forma a atingir os objetivos
comuns e racionalizar os recursos disponíveis.
Tema
Excelência no Atendimento.
Objetivo Estratégico
Primar pela satisfação do usuário de TIC.
Descrição
Garantir que os sistemas e serviços de TIC sejam ágeis e de fácil utilização,
dando retorno à sociedade e contribuindo para melhorar a imagem do TRT 13.
Indicadores
ISUEL Índice de satisfação de usuários externos de TIC com a qualidade
dos serviços e sistemas locais fornecidos;
ISUIL Índice de satisfação de usuários internos de TIC com a qualidade
dos serviços e sistemas locais e dos equipamentos fornecidos.
Metas Relacionadas
Atingir, até 2020, 80% de grau de satisfação dos usuários externos de TIC
com a qualidade dos serviços e sistemas locais fornecidos pela área de
TIC;
Atingir, até 202, 80% de grau de satisfação dos usuários internos de TIC
com a qualidade dos serviços e sistemas locais e dos equipamentos
fornecidos pela área de TIC.
Indicador Meta
ISUEL
Índice de
satisfação de
usuários
externos de
TIC com a
qualidade dos
serviços e
sistemas
locais
fornecidos
Atingir, até 2020, 80% de grau de satisfação dos usuários externos de
TIC com a qualidade dos serviços e sistemas locais fornecidos pela
área de TIC
2015 2016 2017 2018 2019 2020
- 60% 65% 70% 75% 80%
O que mede
Nível de satisfação dos usuários externos (advogados, procuradores e
demais cidadãos) com os serviços e sistemas locais fornecidos pela
área de TIC
Quem mede SETIC
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Anual
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede Pesquisa de satisfação com os usuários externos
Por que mede Para avaliar o nível de aceitação dos sistemas e serviços locais
Como medir
ISUEL = (Nota apurada / Nota máxima) * 100%, em que:
Nota Apurada = Nota apurada por questionário de avaliação de
satisfação do usuário externo aplicada pelo TRT 13 em relação
aos serviços e sistemas locais fornecidos pela área de TIC
Nota Máxima = Nota máxima que pode ser alcançada no
questionário
Indicador Meta
ISUIL Índice
de satisfação
de usuários
internos de
TIC com a
qualidade dos
serviços e
sistemas
locais e dos
equipamentos
fornecidos
Atingir, até 2020, 80% de grau de satisfação dos usuários internos de
TIC com a qualidade dos serviços e sistemas locais e dos
equipamentos fornecidos pela área de TIC
2015 2016 2017 2018 2019 2020
- 60% 65% 70% 75% 80%
O que mede
Nível de satisfação dos usuários internos (magistrados e servidores)
com os serviços e sistemas locais e com os equipamentos fornecidos
pela área de TIC
Quem mede SETIC
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Anual
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede Pesquisa de satisfação com os usuários internos
Por que mede
Para avaliar o nível de aceitação dos sistemas e serviços locais e
equipamentos fornecidos
Como medir
ISUIL = (Nota apurada / Nota máxima) * 100%, em que:
Nota Apurada = Nota apurada por questionário de avaliação de
satisfação do usuário interno aplicada pelo TRT 13 em relação
aos serviços e sistemas locais e aos equipamentos fornecidos
pela área de TIC
Nota Máxima = Nota máxima que pode ser alcançada no
questionário
Tema
Eficiência Operacional.
Objetivo Estratégico
Aprimorar a gestão e governança de TIC.
Descrição
Aprimorar a estrutura organizacional da SETIC, alinhando-a à estratégia TIC do
Poder Judiciário, adotando as melhores práticas em governança,
gerenciamento de projetos, processos e serviços de TIC.
Indicadores Relacionados
IGOVTI – Índice de Governança de TI (iGovTI, versão 2014, conforme
TCU).
Metas Relacionadas
Atingir a faixa “aprimorado”, até 2020, na avaliação do iGovTI.
Indicador Meta
IGOVTI Índi-
ce de Gover-
nança de TI
Atingir a faixa “aprimorado”, até 2020, na avaliação do iGovTI
2015 2016 2017 2018 2019 2020
Inicial
Intermediário
Intermediário
Intermediário
Intermediário
Aprimorado
O que mede
Nível de Governança de TIC do TRT 13 de acordo com o indicador
IGovTI adotado pelo TCU
Quem mede NGTIC
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Anual
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede Processos, serviços e estruturas organizacionais de TIC
Por que mede Para avaliar o nível de Governança de TIC do TRT da 13ª Região
Como medir
Resultado da resposta ao questionário do iGovTI, versão 2014 do TCU,
disponível no sítio eletrônico:
http://portal.tcu.gov.br/comunidades/fiscalizacao-de-tecnologia-
da-informacao/atuacao/perfil-de-governanca-de-ti/
Tema
Eficiência Operacional.
Objetivo Estratégico
Garantir o gerenciamento de serviços de TIC com qualidade.
Descrição
Estruturar os processos e as equipes responsáveis para garantir o adequado
gerenciamento de serviços de TIC.
Indicadores Relacionados
ISI – Índice de solução dos incidentes do PJe-JT resolvidos no prazo do
ANS.
Metas Relacionadas
80% dos incidentes do PJe-JT resolvidos localmente no prazo do ANS, até
2020.
Indicador Meta
ISI Índice de
solução dos
incidentes do
PJe-JT
resolvidos
localmente no
prazo do ANS
até 2020
80% dos incidentes do PJe-JT resolvidos localmente no prazo do ANS
ate 2020
2015 2016 2017 2018 2019 2020
- 72% 74% 76% 78% 80%
O que mede
Percentual de incidentes do PJe-JT resolvidos localmente, dentro do
prazo do Acordo de Nível de Serviço (ANS) definido no Catálogo de
Serviços de TIC
Quem mede CSUAP/STPCJ
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Trimestral
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede Sistema de registro de chamados da SETIC
Por que mede Para aumentar a eficiência na presteza do atendimento aos incidentes
Como medir
ISI = IR/TI, em que:
IR = Total de incidentes do PJe-JT solucionados no prazo
TI = Somatório de todos os incidentes no PJe-JT dentro do
período avaliado, incluindo os solucionados e os em aberto com
ANS expirado
Observação
Os incidentes de que trata este indicador são aqueles eventos de
interrupção de serviço que podem ser resolvidos localmente, sem
necessidade de atuação externa (auxílio do CSJT ou CNJ).
Tema
Eficiência Operacional.
Objetivo Estratégico
Aprimorar a gestão de riscos de TIC.
Descrição
Prover recursos materiais e tecnológicos que permitam identificar, analisar e
mitigar, de forma contínua, os riscos de TIC.
Indicadores Relacionados
ISN – Índice de mapeamento dos riscos das soluções nacionais críticas de
TIC nas quais o TRT 13 esteja envolvido.
Metas Relacionadas
Mapear, até 2020, 100% dos riscos de soluções nacionais críticas de TIC
nas quais o TRT 13 esteja envolvido.
Indicador Meta
ISN – Índice
de
mapeamento
dos riscos das
soluções
nacionais
críticas de TIC
nas quais o
TRT 13 esteja
envolvido.
Mapear, até 2020, 100% dos riscos de soluções nacionais críticas de
TIC, nas quais o TRT 13 esteja envolvido
2015 2016 2017 2018 2019 2020
- 50% 75% 100% 100% 100%
O que mede
Percentual de mapeamento dos riscos das soluções nacionais críticas
de TIC nas quais o TRT 13 esteja envolvido
Quem mede SETIC
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Semestral
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede Soluções nacionais de TIC das quais o TRT 13 faça parte
Por que mede Para aumentar a efetividade dos planejamentos de TIC
Como medir
ISN = (QSM/QT) * 100%, em que:
QSM = Quantidade de soluções nacionais de TIC consideradas
críticas que tiveram seus riscos mapeados
QSM = Quantidade total de soluções nacionais de TIC
consideradas críticas
Tema
Alinhamento e Integração.
Objetivo Estratégico
Promover a interação e a cooperação técnica de TIC no âmbito do Judiciário.
Descrição
Contribuir para o desenvolvimento de soluções corporativas integradas,
padronizadas nacionalmente, e para a cooperação entre órgãos do Poder
Judiciário, buscando o trabalho em equipe e a alocação de recursos, com foco
nas prioridades estratégicas e na descentralização da execução das ações de
manutenção e evolução do sistema PJe-JT.
Indicadores Relacionados
ICOOP – Índice de cooperação do TRT 13 para o desenvolvimento do
sistema PJe-JT (manutenção corretiva e evolutiva);
ICOAN - Índice de cooperação do TRT 13 em ações nacionais de TIC.
Metas Relacionadas
Realizar, pelo menos, 1 ação de cooperação por ano, até 2020, no
desenvolvimento do PJe-JT; ou Alcançar o número de, pelo menos, uma
ação cooperativa no desenvolvimento do sistema PJe-JT, até 2020;
Participar de, pelo menos, 1 ação nacional de TIC por ano, até 2020.
Indicador Meta
ICOOP
Índice de
cooperação
do TRT 13
para o
desenvolvime
nto do sistema
PJe-JT
(manutenção
corretiva e
evolutiva)
Realizar, pelo menos, 1 ação de cooperação por ano, até 2020, no
desenvolvimento do PJe-JT
2015 2016 2017 2018 2019 2020
- - 1 1 1 1
O que mede
Índice de cooperação do TRT13 com o desenvolvimento do sistema
PJe-JT
Quem mede CSUAP
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Semestral
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede
Convênios firmados em que o TRT 13 coopere no desenvolvimento do
PJe-JT
Por que mede
Para garantir que o TRT13 contribua com o desenvolvimento do
sistema PJe-JT
Como medir
ICOOP = Número de ações cooperativas no desenvolvimento do
sistema PJe-JT
Indicador Meta
ICOAN
Índice de
cooperação
do TRT 13 em
ações
nacionais de
TIC.
Participar de, pelo menos, 1 ação nacional de TIC, por ano, até 2020
2015 2016 2017 2018 2019 2020
- 1 1 1 1 1
O que mede Índice de cooperação do TRT13 com ações nacionais de TIC
Quem mede SETIC
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Semestral
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede
Convênios firmados em que o TRT 13 coopere na realização de ações
nacionais
Por que mede Para garantir a participação do TRT13 em ações nacionais de TIC
Como medir
ICOAN = Número de ações nacionais de TIC com participação do
TRT13
Tema
Infraestrutura e Tecnologia.
Objetivo Estratégico
Garantir a disponibilidade dos sistemas judiciais e administrativos.
Descrição
Promover o acesso à Justiça do Trabalho, democratizando a relação da
população com os órgãos da JT, bem como garantindo equidade no
atendimento à sociedade. Minimizar a indisponibilidade dos sistemas judiciais e
administrativos nacionais.
Indicadores Relacionados
INPJE – Índice de Indisponibilidade Não-Programada do PJe-JT;
IPJE – Índice de Indisponibilidade Programada do PJe-JT.
Metas Relacionadas
Máximo de 0,5% de indisponibilidade anual não-programada do PJe-JT até
2020;
Máximo de 3% de indisponibilidade anual programada do PJe-JT até 2020.
Indicador Meta
INPJE
Índice de
Indisponibilida
de Não-
Programada
do PJe-JT
Máximo de 0,5% de indisponibilidade anual não-programada do PJe-JT
até 2020
2015 2016 2017 2018 2019 2020
3% 2% 1% 0,7% 0,6% 0,5%
O que mede
Grau de indisponibilidade não-programada dos serviços do PJe-JT ao
público externo
Quem mede CSUAP
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Mensal
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede Relatório de interrupções de funcionamento do PJe-JT
Por que mede
Para garantir a redução do tempo de indisponibilidade do PJe-JT
causado por incidentes
Como medir
INPJE = ( QINP / THP ) x 100%, em que:
QINP = Quantidade de horas com indisponibilidade não-
programada dos serviços do PJe-JT
THP = Total de horas no período
Observação
Considerar a definição de indisponibilidade conforme Resolução CSJT
136/2014, que institui o Sistema Processo Judicial Eletrônico da
Justiça do Trabalho
Indicador Meta
IPJE Índice
de
indisponibilida
de
Programada
do PJe-JT
Máximo de 3% de indisponibilidade anual programada do PJe-JT até
2020
2015 2016 2017 2018 2019 2020
6% 6% 5% 4% 3% 3%
O que mede
Grau de indisponibilidade programada dos serviços do PJe-JT ao públi-
co externo
Quem mede CSUAP
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Mensal
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede Relatório de interrupções de funcionamento do PJe-JT
Por que mede
Para garantir a redução do tempo de indisponibilidade do PJe-JT nas
intervenções programadas
Como medir
IPJE = (QIP / THP) x 100%, em que:
QIP = Quantidade de horas com indisponibilidade programada
dos serviços do PJe-JT
THP = Total de horas no período
Observação
Considerar a definição de indisponibilidade conforme Resolução CSJT
136/2014, que institui o Sistema Processo Judicial Eletrônico da
Justiça do Trabalho
Tema
Infraestrutura e Tecnologia.
Objetivo Estratégico
Garantir a infraestrutura de TIC que suporte o negócio.
Descrição
Adequar a infraestrutura de TIC para atender à demanda crescente, gerada
pela execução da estratégia do TRT da 13ª Região até 2020, prezando pela
renovação e evolução do parque computacional, de acordo com os padrões
estabelecidos e em conformidade com os requisitos e normativos legais.
Indicadores
ICIM – Índice de conformidade à infraestrutura mínima de TIC.
Metas
100% de atendimento aos normativos referentes à infraestrutura mínima de
TIC, até 2020.
Indicador Meta
ICIM Índice
de
conformidade à
infraestrutura
mínima de TIC
100% de atendimento aos normativos referentes à infraestrutura míni-
ma de TIC
2015 2016 2017 2018 2019 2020
- 60% 70% 80% 90% 100%
O que mede
Percentual de adequação aos requisitos de infraestrutura estabeleci-
dos nos normativos relativos à matéria (Resolução CNJ Nº 211/2015 e
Ato CSJT Nº 43/2013).
Quem mede CAU/CTST/CDMS/CSUAP
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Trimestral
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede TRT 13
Por que mede
Verificar se o TRT 13 atende aos requisitos mínimos de infraestrutura
de TIC conforme os normativos relativos à matéria (Resolução CNJ Nº
211/2015 e Ato CSJT Nº 43/2013)
Como medir
ICIM = (ICIM
1
+ ICIM
2
)
/
2, em que:
O ICIM
1
é a média aritmética do percentual de implantação dos itens I
a XIII do art. 24 da Resolução CNJ 211/2015 (ENTIC-JUD)
ICIM
1
= (PIE
I
+ PIE
II
+ … + PIE
XIII)
/ 13, em que:
PIE = o percentual de implantação dos itens do ENTIC-JUD
i = índice dos incisos do art. 24 do ENTIC-JUD
O ICIM
2
é a média aritmética do percentual de implantação dos itens I
a VIII do art. 1º do Ato CSJT Nº 43/2013
ICIM
2
= (PIA
I
+ PIA
II
+ … + PIA
IIIV)
/ 8, em que:
PIA = o percentual de implantação dos itens do Ato CSJT
43/2013
i = índice dos incisos do art. 1º do Ato CSJT Nº 43/2013
Tema
Orçamento.
Objetivo Estratégico
Buscar a excelência na gestão orçamentária e de custos.
Descrição
Garantir que o orçamento viabilize a execução da estratégia de TIC e que seja
executado de modo eficiente e transparente. Refere-se à utilização de
mecanismos para alinhar as necessidades orçamentárias de custeio,
investimentos e pessoal ao aprimoramento da prestação jurisdicional,
atendendo aos princípios constitucionais da administração pública. Envolve
estabelecer uma cultura de redução do desperdício de recursos públicos
Indicadores
ILO – Índice de Liquidação Orçamentária;
IEO – Índice de Empenho Orçamentário;
IEEO – Índice eficiência de execução orçamentária;
IAOE – Índice de ações orçamentárias de investimento efetivadas.
Metas
Alcançar, até 2020, 75% de liquidação de despesa na execução
orçamentária de TIC;
Alcançar, até 2020, 97% de empenho orçamentário de TIC;
Alcançar, até 2020, 77% de eficiência na execução orçamentária;
Alcançar, até 2020, 90% de acerto no planejamento das ações de
investimento de TIC.
Indicador Meta
ILO – Índice
de Liquidação
Orçamentária
Alcançar, até 2020, 75% de liquidação de despesa na execução orça-
mentária de TIC
2015 2016 2017 2018 2019 2020
- 55% 60% 65% 70% 75%
O que mede
Percentual do valor de despesas liquidadas em relação ao total de des-
pesas previstas no orçamento anual aprovado para SETIC
Quem mede SETIC
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Trimestral
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede SIAFI/SIGEO
Por que mede
Verificar se o orçamento está sendo liquidado ao longo do exercício
orçamentário previsto.
Como medir
ILO = (VDL / TOA), em que:
VDL = Valor em reais das Despesas Liquidadas
TOA = Total em reais do Orçamento anual aprovado
Indicador Meta
IEO – Índice
de Empenho
Orçamentário
Alcançar, até 2020, 97% de empenho orçamentário de TIC
2015 2016 2017 2018 2019 2020
- 90% 90% 90% 95% 97%
O que mede
Percentual do valor de despesas empenhadas em relação ao total de
despesas previstas no orçamento anual aprovado para SETIC
Quem mede SETIC
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Trimestral
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede SIAFI/SIGEO
Por que mede
Verificar se o orçamento está sendo empenhado ao longo do exercício
orçamentário previsto
Como medir
IEO = (VDE / TOA), em que:
VDE = Valor em reais das Despesas Empenhadas
TOA = Total em reais do Orçamento anual aprovado
Indicador Meta
IEEO Índice
eficiência de
execução
orçamentária
Alcançar, até 2020, 77% de eficiência na execução orçamentária
2015 2016 2017 2018 2019 2020
58% 61% 66% 68% 73% 77%
O que mede
Percentual de execução de despesas liquidadas em relação às empe-
nhadas ao longo do orçamento anual aprovado para SETIC
Quem mede SETIC
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Trimestral
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede SIAFI/SIGEO
Por que mede
Verificar se as despesas empenhadas estão sendo liquidadas ao longo
do exercício orçamentário previsto
Como medir
IEEO = (ILO/IEO), em que:
ILO – Índice de Liquidação Orçamentário
IEO – Índice de Empenho Orçamentário
Indicador Meta
IAOE Índice
de ações
orçamentárias
de
investimento
efetivadas
Alcançar, até 2020, 90% de acerto no planejamento das ações de in-
vestimento de TIC
2015 2016 2017 2018 2019 2020
70% 75% 80% 85% 85% 90%
O que mede
Percentual de execução do plano de contratação, com base na quanti-
dade de ações orçamentárias empenhadas no exercício sobre o total
de ações orçamentárias aprovadas para o exercício
Quem mede SETIC
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Semestral
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede SIAFI/SIGEO/Plano de Contratação de TIC
Por que mede
Verificar se as ações orçamentárias previstas no plano de contratação
estão sendo empenhadas ao longo do exercício
Como medir
IAOE = (QAOE / TAOP), em que:
QAOE = Quantidade de ações orçamentárias empenhadas no
exercício
TAOP = Total de ações orçamentárias previstas no Plano de
Contratação de TIC aprovado
Tema
Gestão de Pessoas e da Qualidade de Vida.
Objetivo Estratégico
Desenvolver competências técnicas e gerenciais com foco na estratégia.
Descrição
Adotar políticas, métodos e práticas na gestão de comportamentos internos,
objetivando potencializar o capital humano na SETIC. Consideram-se
programas e ações relacionados à avaliação e ao desenvolvimento de
competências gerenciais e técnicas dos servidores.
Indicadores
ICG – Índice de Capacitação Gerencial;
ICT – Índice de Capacitação Técnica.
Metas
75% dos ocupantes de cargos formais de chefia, lotados na área de TIC,
capacitados no ano em no mínimo 40 horas de cursos gerenciais de TIC,
até 2017;
60% de servidores não ocupantes de cargos formais de chefia, lotados na
área de TIC, com no mínimo 40 horas de capacitação em cursos técnicos
de TIC, até 2017.
Indicador Meta
ICG Índice
de
Capacitação
Gerencial
75% dos ocupantes de cargos formais de chefia, lotados na área de
TIC, capacitados no ano em no mínimo 40 horas de cursos gerenciais
de TIC, até 2017
2015 2016 2017 2018 2019 2020
- 55% 75% 75% 75% 75%
O que mede
Percentual dos ocupantes de cargos formais de chefia, lotados na área
de TIC, capacitados, no ano, em no mínimo 40 horas de cursos geren-
ciais de TIC
Quem mede SEGEPE/EJUD/SETIC
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Semestral
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede Quadro de TIC
Por que mede
Garantir que os ocupantes de cargos formais de chefia lotados na
SETIC detenham conhecimentos gerenciais, habilidades e atitudes
necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos relacionados a este
PETIC.
Como medir
ICG = (NSCT / TSCT), em que:
NSCT = número de ocupantes de cargos de chefia lotados na
SETIC e treinados, no ano, no mínimo 40h, em cursos
gerenciais de TIC
TSCT = total dos ocupantes dos cargos de chefia de TIC
Observação
Para fins deste PETIC, consideram-se como de chefia, além do cargo
ocupado pelo Diretor, os exercidos pelos chefes das coordenadorias,
núcleos e seções da SETIC, conforme o Regulamento Geral do TRT da
13ª Região
Indicador Meta
ICT – Índice
de
Capacitação
Técnica
60% de servidores não ocupantes de cargos formais de chefia, lotados
na área de TIC, com no mínimo 40 horas de capacitação em cursos
técnicos de TIC, até 2017
2015 2016 2017 2018 2019 2020
- 40% 60% 60% 60% 60%
O que mede
Percentual dos servidores não ocupantes de cargos formais de chefia,
lotados na área de TIC, capacitados, no ano, em no mínimo 40 horas
de cursos técnicos de TIC
Quem mede SEGEPE/EJUD/SETIC
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Semestral
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede Quadro de TIC
Por que mede
Garantir que os servidores da SETIC não ocupantes de cargos formais
de chefia detenham conhecimentos técnicos, habilidades e atitudes
necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos relacionados a este
PETIC.
Como medir
ICT = (NSTT / TSTT), em que:
NSTT = número de servidores da SETIC não ocupantes de
cargos de chefia treinados, no ano, no mínimo 40h, em cursos
técnicos de TIC
TSTT = total dos servidores da SETIC não ocupantes de cargos
de chefia de TIC
Observação
Para fins deste PETIC, consideram-se como de chefia, além do cargo
ocupado pelo Diretor, os exercidos pelos chefes das coordenadorias,
núcleos e seções da SETIC, conforme o Regulamento Geral do TRT da
13ª Região
Tema
Gestão de Pessoas e da Qualidade de Vida.
Objetivo Estratégico
Garantir a adequação dos quadros de pessoal de TIC para a execução da
estratégia.
Descrição
Adequar as estruturas funcionais de TIC para atender a demanda crescente
gerada pela execução da estratégia do TRT 13 até 2020, bem como conformá-
las aos normativos, requisitos legais e melhores práticas de governança.
Indicadores
ICEM – Índice de conformidade ao quadro mínimo de pessoal de TIC;
IPGP – Índice de implantação de Política de Gestão de Pessoas que
promova a fixação de recursos humanos na área da Tecnologia da
Informação e Comunicação.
Metas
100% de atendimento aos normativos referentes ao quadro mínimo de pes-
soal TIC;
100% de implantação da Política de Gestão de Pessoas para o quadro de
TIC.
Indicador Meta
ICEM Índice
de
conformidade
ao quadro
mínimo de
pessoal de
TIC
100% de atendimento aos normativos referentes ao quadro mínimo de
pessoal de TIC, até 2020
2015 2016 2017 2018 2019 2020
- 60% 60% 70% 90% 100%
O que mede
Percentual de adequação do quadro de TIC à Resolução CNJ
211/2015 (ENTIC-JUD).
Quem mede SAPPE/SETIC
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Semestral
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede Quadro de pessoal de TIC
Por que mede
Para adequar o quadro de pessoal da TIC ao estabelecido na
Resolução CNJ Nº 211/2015 (ENTIC-JUD)
Como medir
A razão entre a força de trabalho de TIC existente e a força mínima de
trabalho sugerida pela Resolução CNJ Nº 211/2015
ICEM = (FTA / FTS) * 100, em que:
FTA = Força de trabalho atual
FTS = Força de trabalho sugerida
Indicador Meta
IPGP Índice
de
implantação
de Política de
Gestão de
Pessoas que
promova a
fixação de
recursos
humanos na
área da
Tecnologia da
Informação e
Comunicação.
100% de implantação da Política de Gestão de Pessoas para o quadro
de TIC, até 2020
2015 2016 2017 2018 2019 2020
-
Iniciado
Em andamento
Em andamento
Em andamento
Implantado
O que mede
Mede a situação da política de governança e da gestão de pessoas re-
lativamente ao quadro TIC no TRT 13ª Região
Quem mede SEGEPE/SETIC
Quando mede
Periodicidade de Acompanhamento: Semestral
Periodicidade de Apuração: Anual
Onde mede TRT da 13ª Região
Por que mede
Aprimorar a governança e a gestão do quadro de TIC, com a finalidade
de prestar melhores serviços ao TRT 13, bem como promover a fixação
de recursos humanos na área de TIC
Como medir
Status e evolução da implantação da política de gestão do quadro de
TIC, conforme previsto na Resolução CNJ Nº 211/2015 (ENTIC-JUD)
Matriz de Alinhamento
Itens de Planejamento Influência
Tema Objetivos Indicadores
PETIC
CSJT
ENTIC
CNJ
PEI
TRT13
Excelência no
Atendimento
Primar pela
satisfação do
usuário de TIC.
ISUEL ISUE OE-9
ISUIL ISUI
OE-9 /
INA-9
Eficiência
Operacional
Aprimorar a gestão
e governança de
TIC
IGOVTI IGOVTI
OE-4 /
INA-4
OE-¨6
OE-7
Garantir o
gerenciamento de
serviços de TIC com
qualidade
ISI ISI OE-7
Aprimorar a gestão
de riscos de TIC
ISN ISN OE-8 OE-7
Alinhamento e
Integração
Promover a
interação e a
cooperação técnica
de TIC no âmbito
do Judiciário
ICOOP ICOOP OE-7
ICOAN ICOAN OE-7
Infraestrutura e
Tecnologia
Garantir a
disponibilidade dos
sistemas judiciais e
administrativos
INPJE INPJE OE-7
IPJE IPJE OE-7
Garantir a
infraestrutura de
TIC que suporte o
negócio
ICIM
ICIM OE-2 OE-7
Gestão de Pessoas
e da Qualidade de
Vida
Desenvolver
competências
técnicas e
gerenciais com foco
na estratégia.
ICG
ICG OE-1 OE-7
ICT
ICT OE-1 OE-7
Garantir a
adequação dos
quadros de pessoal
ICEM ICEM OE-7
de TIC para a
execução da
estratégia
IPGP OE-7
Orçamento
Buscar a excelência
na gestão
orçamentária e de
custos
ILO ILO
OE-3 /
OE-5
OE-7
IEO IEO OE-3 OE-7
IEEO IEEO OE-3 OE-7
IAOE IAOE OE-3 OE-7