Conteúdo

Governança de TIC

publicado 06/04/2015 10h47, última modificação 25/07/2023 09h19

Governança Corporativa

Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade.

 Imagem que resume o ciclo da governança corporativa.

Governança de TIC

Governança de TIC é uma estrutura de relacionamentos e processos, de responsabilidade da alta administração, para direcionar e controlar a organização, garantir a continuidade do negócio contra interrupções e falhas, minimizar os riscos, otimizar a aplicação de recursos, garantir o alinhamento da TI a marcos de regulamentação externos e alinhar a TI aos negócios.

Gestão de TIC

A Gestão de TIC está focada na implementação das decisões tomadas pela Governança de TIC. Assim, planeja, constrói, executa e monitora atividades alinhadas à estratégia estabelecida pela Governança.

tcu-relacao-governanca-e-gestao.png

Governança de TIC no TRT da 13ª Região

Além da Presidência e do Tribunal Pleno, cujos membros representam as mais altas instâncias na estrutura organizacional do TRT da 13ª Região, a Governança de TIC também é conduzida localmente pelos integrantes das seguintes áreas, nos termos da Política de Governança e Gestão de TIC:

Comitês e comissões

Conteúdo de Responsabilidade da
SEGGEST - Secretaria de Governança e Gestão Estratégica
Email: seggest@trt13.jus.br
Telefone: (83) 3533-6119