Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Divisão de Estatística Transcrição dos episódios Episódio 8 = Reuniões de Avaliação Estratégica
MANUAIS DOS SISTEMAS

 

                                                                           

                                                                                    eGestao

                                 1º Grau

                                 2º Grau

Manual Basico

 

Manual do Descarte

Descarte

 Limpar e organizar…

é só começar!

 

Episódio 8 = Reuniões de Avaliação Estratégica

Neste episódio o Assessor de Gestão Estratégica nos apresenta o que são as reuniões de avaliação estratégica

Episódio 8 = Reuniões de Avaliação Estratégica

por Max Guedes Pereira

Meu nome é Max Guedes Pereira sou Assessor de Gestão Estratégica e nos próximos minutos faremos uma exposição de assuntos relacionados à gestão estratégica no âmbito da justiça do trabalho.

    Este é o episódio número oito e nele vamos continuar falando sobre Planejamento Estratégico na Justiça do Trabalho.

    No episódio seis falamos sobre Identidade Estratégica ao tratar de Missão, visão e valores que são conceitos que balizam o planejamento e não, necessariamente, são alicerçados em quantitativos de processos.

    A análise de ambiente, representada pela matriz SWOT, identifica as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à Justiça do Trabalho para um ciclo que vai até o ano de 2026. Diante do cenário estabelecido, identificamos os obstáculos a serem enfrentados para, no final do ciclo ser uma instituição melhor na prestação jurisdicional.

    Os obstáculos, por assim dizer, são tratados como Objetivos Estratégicos e neles a administração se volta para atingir os resultados esperados. Estes resultados, são definidos através de Indicadores e cada um deles é medido através de Metas, pré estabelecidas.

    Podemos exemplificar um Indicador e uma meta no atual planejamento estratégico da Justiça do Trabalho como o que estabelece alcançar 100% do índice de processos julgados no ano. “índice de processos Julgados” é o Indicador e “100%” a meta a ser perseguida.

    Assim como Objetivos Estratégicos para a atividade finalística, também estabelecemos para a atividade de apoio, como, por exemplo, atuação em temas ligados à gestão de pessoas, gestão de Tecnologia da Informação, gestão de Orçamento e Finanças, Governança e Sustentabilidade. Estas atividades sustentam a atividade principal da Justiça do Trabalho, que é a prestação jurisdicional.

    Através das Reuniões de Avaliação Estratégicas, conhecidas como RAEs a administração dos TRTs monitoram o desempenho dos indicadores de cada Objetivo Estratégico e de acordo com o resultado, delibera ações de gestão como por exemplo a instituição de Projetos Estratégicos e a melhoria nas gestões por Processo e gestão de Riscos.

É muito importante que magistrados e servidores conheçam o planejamento estratégico da sua instituição, pois ele é concebido com foco no jurisdicionado, ou seja, as ações do Plano Estratégico de forma direta ou indireta atingem o cidadão, razão da existência da Justiça do Trabalho.

Mande seu email com dúvidas e sugestões para age pesquisa @ gmail PONTO com

    Aguardamos todos vocês no nosso próximo episódio. Meu nome é Max Guedes Pereira e esse é o mini PodCast Estatística JT produzido pela Secretaria da Corregedoria em conjunto com o Núcleo de Estatística da Assessoria de Gestão Estratégica do TRT da Paraíba.

Ações do documento
Planejamento Estratégico 2021/2026

Capa do Caderno PEI 2021/2026

Capa book planejamento

« Julho 2024 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031