Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2014 > 09 > TRT vai realizar o I Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho
Conteúdo

TRT vai realizar o I Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho

Evento acontecerá nos dias 1º e 2 de outubro no auditório do Fórum de João Pessoa e as inscrições já podem ser feitas
publicado: 17/09/2014 10h52 última modificação: 30/09/2016 11h13

O Tribunal do Trabalho da Paraíba vai realizar, nos dias 1º e 2 de outubro, o I Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho. O evento acontecerá no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa e reunirá magistrados e servidores ligados aos Núcleos de Conciliação de TRTs de todo o país. A abertura será às 9h pelo presidente do TRT, desembargador Carlos Coelho.

De acordo com a juíza Nayara Queiroz, coordenadora do Nucon do TRT da Paraíba, o objetivo do encontro é difundir a política de consenso em âmbito nacional, bem como promover o intercâmbio de experiências entre os Tribunais do Trabalho do país. “A sociedade brasileira clama por uma Justiça célere, efetiva e justa e a conciliação judicial se apresenta como o meio de solução de conflitos que atende as exigências sociais”, disse a magistrada.

Os participantes vão conhecer a proposta da “Conciliação Humanista” implementada no TRT da Paraíba, além de fazer visitas às instalações físicas ao Núcleo de Conciliação, com o propósito de divulgar a metodologia de atuação do Regional paraibano. Na oportunidade os TRTs do país farão a apresentação de suas vivências, momento da troca de experiências, o que facilitará o processo de aprendizagem e aperfeiçoamento dos Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho.

Para a coordenadora do Nucon “o acordo para ser efetivo precisa ser resultado da vontade das partes e não imposição do conciliador, pois somente assim haverá a assunção da responsabilidade pelos termos ajustados e possibilitará a restauração do relacionamento pós-conflito”.

Ao final do Encontro será elaborada uma Carta ao Ministro Corregedor do Tribunal Superior do Trabalho, com as impressões dos coordenadores sobre a importância da instalação os Núcleos de Conciliação na Justiça do Trabalho, bem como indicando as dificuldades encontradas para o bom desempenho das atividades.

É necessário uma frequência mínima de 75% (setenta e cinco) nas atividades do encontro para ter direito ao certificado. As inscrições serão feitas no e-mail: nucon@trt13.jus.br.

 

Programação

 

DIA 1º – quarta-feira

 

09h – Abertura com o Exmo. Desembargador Presidente Carlos Coelho de Miranda Freire

09h30 – Palestra – tema: “O Grande Desafio:Semear a Cultura da Pacificação”

Palestrante: Doutor Kazuo Watanabe

10h30 – 11h – Intervalo

11h – Apresentação do Núcleo de Conciliação Humanista – TRT 13ª Região

Visitação ao espaço físico

12h30 – 14h – Intervalo para almoço

14h – 15h – Palestra – tema: “Direito à Paz”

Palestrante: Doutor Paulo Lopo Saraiva

15h – 17h30 – Apresentação dos trabalhos

 

DIA 2 – quinta-feira

9h – 12h30 – Apresentação dos Trabalhos

12h30 – 13h – Intervalo para almoço

14h – 15h30 – Reunião dos Coordenadores para elaboração da Carta ao Ministro

Corregedor Geral da Justiça do Trabalho, João Batista Brito Pereira

14h30 – 16h – Intervalo

16h – Encerramento com a presença do Ministro Corregedor Geral da Justiça do Trabalho, João Batista Brito Pereira