Conteúdo

O TRT13 – Breve Histórico


O Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região – Paraíba foi criado pela Lei Federal 7.324, de 18 de junho de 1985, com sua jurisdição nos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, antes pertencentes à Jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região – Pernambuco.

A instalação da Corte ocorreu em 11 de outubro de 1985 em seu edifício-sede, localizado na Av. Corálio Soares de Oliveira, S/N, Centro – João Pessoa/PB, próximo à Praça da Independência, Centro da capital paraibana, em prédio simples e insuficiente à demanda trabalhista que estava por vir. A solenidade contou com a presença de representantes de toda a sociedade paraibana, e das autoridades locais e nacionais, que prestigiaram o evento com discursos eloquentes contemplando um resumo da história da Justiça do Trabalho na Paraíba.

Nesse mesmo dia foram empossados os 06 (seis) Juízes Togados que passaram a compor a mais nova Corte Trabalhista brasileira, como também os 02 (dois) Juízes Classistas, representantes dos empregados e empregadores, que passaram a constituir o Tribunal Pleno com 08 (oito) Juízes de 2ª Instância.

A Lei que criou o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região também aumentou o número de Juntas de Conciliação e Julgamento em funcionamento nos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, que passaram a contar com a seguinte estrutura:

a) na Paraíba: 1ª, 2ª, e JCJ's de João Pessoa e JCJ´s de Campina Grande, Guarabira, Patos e Sousa;

b) no Rio Grande do Norte: 1ª, 2ª e 3ª JCJ's de Natal e JCJ´s de Mossoró, Macau e Goianinha.

Após a criação do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região pela Lei 8.215, de 25 de julho de 1991, com jurisdição no estado do Rio Grande do Norte, o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região passou a ter jurisdição apenas no estado da Paraíba.

A Emenda Constitucional 24/99, de 10 de dezembro de 1999, extinguiu a representação classista em todas as instâncias na Justiça do Trabalho, transformando as Juntas de Conciliação e Julgamento em Varas do Trabalho. As duas vagas de juízes classistas do Tribunal foram transformadas em vagas de dois juízes togados, mantendo-se, contudo, o número das representações conferidas ao quinto constitucional.

Com a Lei nº 12.422, sancionada pela Presidência da República em 16 de junho de 2011, a composição do TRT da 13ª Região foi mais uma vez alterada, passando de 08 (oito) para 10 (dez) Desembargadores do Trabalho, com atuação no Tribunal Pleno e em 02 (duas) Turmas, estas criadas pela Resolução Administrativa 082/2007, de 9/10/2007.

Em dezembro de 2016, a 2ª Vara do Trabalho de Santa Rita, instalada no Fórum José Carlos Arcoverde foi removida para João Pessoa. A unidade passou a compor o Fórum Maximiano Figueiredo, recebendo a denominação de 10ª Vara de João Pessoa sem a necessidade de redefinição da jurisdição, começando a receber processos por distribuição a partir do dia 2 de janeiro de 2017. À exceção dos processos conclusos ao juiz, os demais em andamento e os já arquivados na 2ª VT, foram automaticamente remetidos para a 1ª Vara de Santa Rita, sem alteração na configuração da competência territorial.

Em outubro de 2017, houve a aprovação da transferência da Vara do Trabalho de Areia/PB para a cidade de João Pessoa/PB, passando a ser denominada de 11ª Vara do Trabalho de João Pessoa/PB, ATO TRT GP N. 349/2017, a partir do dia 23 de outubro de 2017 a instalação e consequente início da distribuição dos processos.

Neste ano de 2019, foram instaladas quatro Varas do Trabalho, transferidas na semana passada de Itabaiana, Mamanguape, Picuí e Cajazeiras, para as cidades João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande. Na sessão administrativa a aprovação foi unânime pelo Tribunal Pleno.

No dia 3 de junho de 2019 foi inaugurada a 12ª e a 13ª Varas do Trabalho de João Pessoa.

No dia 4 de junho de 2019 foi inaugurada a 2ª Vara do Trabalho de Santa Rita e a 7ª Vara do Trabalho de Campina Grande, tendo início a distribuição de processos para as novas unidades no  dia 10 de junho do ano corrente.

Os advogados e a sociedade dos municípios que integravam as Varas do Trabalho de Itabaiana e Mamanguape, à exceção dos municípios de Ingá e Mogeiro, que passam a integrar a jurisdição das Varas do Trabalho de Campina Grande, passarão a ser atendidos pelas Varas do Trabalho de Santa Rita.

Os municípios que integravam a Vara do Trabalho de Picuí serão atendidos nas Varas do Trabalho de Campina Grande. Já a região de Cajazeiras terá atendimento na Vara do Trabalho de Sousa.

As mudanças atingiram os municípios de Pombal, Santa Cruz, São Bentinho, São Domingos e São Francisco que passarão a ter atendimento na Vara do Trabalho de Catolé do Rocha. E, por último, o município de Bayeux que será atendido nas Varas do Trabalho de João Pessoa, em relação aos casos novos.

Atualmente, o Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região conta com 27 Varas do Trabalho, que estão distribuídas entre as seguintes jurisdições:

Nº

Município

Número de Varas do Trabalho

01

João Pessoa

13

02

Campina Grande

07

03

Santa Rita

02

04

Catolé do Rocha

01

05

Guarabira

01

06

Itaporanga

01

07

Patos

01

08

Sousa

01

-

Total

27

CANAL DE ACESSO: 

TRT13>VARAS DO TRABALHO