Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2006 > 01 > Pleno julgou mais de 400 processos na primeira semana depois do recesso

Pleno julgou mais de 400 processos na primeira semana depois do recesso

O Tribunal Regional do Trabalho retomou as sessões de julgamento deste ano de 2006 na semana passada

Ações do documento

O Tribunal Regional do Trabalho retomou as sessões de julgamento deste ano de 2006 na semana passada. Após o recesso, apenas 19 dias corridos, os juízes voltaram às sessões no Tribunal Pleno. Segundo o secretário substituto da Secretaria do Pleno, Joaquim Antônio, 428 processos estavam na pauta da primeira semana de Sessões Ordinárias, que aconteceu da terça-feira, dia 10, até a última quinta-feira.


Ao todo, 371 processos ordinários e 57 prioritários foram julgados durante as sessões. "O objetivo foi limpar a pauta até o final da semana", disse Joaquim Antônio. Enquanto isso, na primeira audiência de distribuição realizada pelo TRT, 281 processos deram entrada no Tribunal e foram distribuídos.
A primeira Sessão Ordinária ocorrida depois do recesso foi presidida pela vice-presidente do TRT, juíza Ana Clara de Jesus Maroja Nóbrega e contou com a participação dos juízes Vicente Vanderlei Nogueira de Brito, Francisco de Assis Carvalho e Silva, Edvaldo de Andrade, e os juízes convocados Herminegilda Leite Machado e Wolney Cordeiro.

Balanço
No ano passado os juízes de Segunda Instância do Tribunal Regional do Trabalho julgaram 6.142 processos. O balanço foi apresentado pela Secretaria do Tribunal Pleno do TRT em dezembro último.
A expectativa para este ano é de que esse número aumente. "Com a ampliação da competência da Justiça do Trabalho, o número de processos nas Varas já demonstrou acréscimo este ano. O aumento previsto deverá atingir também a Segunda Instância", disse o presidente do Regional, juiz Afrânio Melo. 
Segundo ele, além do número de processos julgados, outro fato positivo para a Justiça do Trabalho em 2005, foi a atualização dos acórdãos publicados. "Estamos em dia com um item que interessa diretamente às partes nos processos e aos advogados", disse. O setor de publicações passou a pertencer a Secretaria do Tribunal Pleno desde o mês de março.

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho é composto pelo juiz Afrânio Melo, presidente; pela juíza Ana Clara de Jesus Maroja Nóbrega, vice-presidente e pelos juízes Vicente Vanderlei, Ana Maria Madruga, Francisco de Assis Carvalho e Silva, Edvaldo de Andrade, Paulo Maia e Carlos Coelho. A secretária do Tribunal Pleno é a servidora Evanize Jurema.


O presidente do TRT elogiou a atuação dos colegas magistrados no ano que passou. "Estamos julgando processos no Tribunal com 20 dias depois de protocolados em 2ª Instância. Hoje somos, graças a Deus, referência no Brasil pela qualidade e agilidade das nossas decisões", disse. O juiz Afrânio Melo fez questão de registrar também o trabalho dos juízes de Primeira Instância,que atuaram no Tribunal Pleno este ano como convocados.