Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2007 > 01 > Novos juízes do TRT começam a atuar já no mês de fevereiro
Conteúdo

Novos juízes do TRT começam a atuar já no mês de fevereiro

Os 11 novos juízes do Trabalho Substitutos começam a atuar, já com jurisdição definida (Varas do Trabalho onde vão
publicado: 24/01/2007 11h54 última modificação: 30/09/2016 10h23

Os 11 novos juízes do Trabalho Substitutos começam a atuar, já com jurisdição definida (Varas do Trabalho onde vão exercer as atividades), a partir do próximo dia 5. Até o final deste mês, os recém-empossados estão participando de um treinamento realizado em uma parceria do TRT com a Esmat 13 - Escola Superior da Magistratura do Trabalho da Paraíba. O objetivo é propiciar aos novos juízes conhecimento detalhado da atividade jurisdicional e o exercício da magistratura nos aspectos práticos da atividade.

Segundo o secretário-geral da Presidência do TRT, Dorgival Terceiro Neto Júnior, os magistrados vão atuar principalmente nos Fóruns do Trabalho de João Pessoa e Campina Grande, onde se concentra o maior número de processos trabalhistas no Estado.

A presidente do TRT, juíza Ana Clara Nóbrega, disse que a realização do treinamento decorre de previsão constitucional. Semana passada a presidente conversou com os novos juízes. Elogiou a disposição de trabalho e o interesse pela participação no curso. Eles estão participando de palestras com temas de interesse ao exercício da magistratura, visitas para conhecimento das instalações e participando de atos judiciais e administrativos, além de treinamento para operacionalização na web. A programação começou na quinta-feira, 11.

Temas das palestras

Os juízes empossados já participaram de palestras sobre o Trabalho da Ouvidoria, ministrada pelo juiz vice-presidente do TRT Edvaldo Andrade, sobre a atuação da Central de Mandados Judiciais e de Arrematações, proferida pela juíza Ana Paula Cabral Campos, o trabalho da Delegacia Regional do Trabalho com a delegada Francisca Barbosa, e Ética e Prática Judicante com o juiz titular da 7ª Vara do Trabalho Ubiratan Moreira Delgado.

A programação inclui ainda o conhecimento de temas polêmicos como a execução trabalhista, com o juiz Wolney Cordeiro; Audiências, Prazos e Ritos com o juiz Paulo Roberto Vieira e Aspectos práticos relevantes na elaboração da sentença e sentença líquida. Vários outros temas serão abordados por magistrados, diretores do TRT, servidores e outras pessoas que deverão debater assuntos de interesse da Justiça do Trabalho.

“O interessante é que escolhemos como palestrantes magistrados e servidores da própria Justiça do Trabalho da Paraíba, aproveitando e valorizando a nossa Instituição”, disse o presidente da Amatra, juiz André Machado, que também será um dos palestrantes.

De 19 de março a 18 de abril, a atuação dos magistrados será suspensa para a participação de um curso no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, na Enamat, Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho.