Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2007 > 04 > Juízes da Paraíba fazem curso treinamento em Brasília
Conteúdo

Juízes da Paraíba fazem curso treinamento em Brasília

Curso é destinado aos magistrados recém-empossados de vários estados
publicado: 17/04/2007 13h56 última modificação: 30/09/2016 10h22



Dez juízes aprovados no último concurso público realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho estão em Brasília, onde participam do Curso de Formação Inicial para juízes do Trabalho Substitutos. O treinamento está sendo promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Além dos representantes do TRT da Paraíba estão participando do curso juízes de outros 14 Tribunais Regionais do Trabalho

O Curso foi aberto pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Rider Nogueira de Brito e os alunos foram saudados em seguida pelo diretor da escola, ministro Carlos Alberto Reis de Paula. Logo após, o ministro do Tribunal Supremo da Espanha, Antonio Martín Valverde, ministrou a aula inaugural, abordando o tema “Processos de Conhecimento e Execução na Perspectiva do Direito do Trabalho Espanhol”.

Os alunos permanecerão em Brasília até o dia 4 de maio, quando o curso se encerra. Em seguida, voltarão ao TRTs para completar o módulo regional do curso. Na Enamat, as aulas são dadas por ministros do TST, juízes de TRTs e juízes de primeiro grau (Varas do Trabalho), além de professores da Fundação Getúlio Vargas e do Instituto Brasiliense de Direito Público, instituições com as quais a Enamat mantém convênio.

O curso de formação inicial é uma das etapas para aquisição da vitaliciedade do cargo de magistrado. Seu objetivo é dar aos magistrados uma formação específica para a atividade judicante, desenvolvendo as habilidades necessárias para o bom exercício da magistratura. São oferecidas disciplinas não ministradas nas faculdades de Direito, como Administração Judiciária, Psicologia e Comunicação, Técnica de Juízo Conciliatório, e Tecnologias Aplicadas à Magistratura do Trabalho.

Da Paraíba estão participando do treinamento os juízes Fernanda Monteiro de Lima Verde, Marcello Wanderley Maia Paiva, Alexandre Amaro Pereira, José Arthur da Silva Torres, Lindinaldo Silva Marinho, Antônio Francisco de Andrade, Andrea Longombardi Asquini, Mirella D’arc de Melo Cahu Arcoverde de Sousa, Renata Maria Miranda Santos e Marcelo Rodrigo Carniato.