Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2007 > 05 > Magistrados vão lançar programa Trabalho, Justiça e Cidadania
Conteúdo

Magistrados vão lançar programa Trabalho, Justiça e Cidadania

A idéia é transformar os professores em agentes multiplicadores
publicado: 02/05/2007 16h17 última modificação: 30/09/2016 10h22

Em comemoração ao Dia do Trabalho, a Associação dos Magistrados do Trabalho da Paraíba vai lançar o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, que foi instituído pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA para capacitar professores de escolas públicas.

A idéia é transformar os professores em agentes multiplicadores dos ensinamentos básicos constantes do chamado “kit cidadania”, no qual se inserem noções de direitos trabalhistas, constitucionais, do consumidor, da criança e do adolescente.

Segundo o presidente da Amatra, juiz André Machado, “é necessário que a criança de hoje se torne um cidadão consciente no amanhã, de modo a poder exercer os seus direitos, mas, também, observar os deveres inerentes às relações de trabalho que irão protagonizar”. O programa deverá ser implantado na Paraíba ainda este ano, por meio de parcerias que a AMATRA está buscando firmar com outros órgãos públicos e privados, todos comprometidos e reconhecedores do valor social do trabalho.

Escolas públicas serão selecionadas e, após convênio com as Secretarias de Educação do estado ou do município, juízes, procuradores e operadores do Direito passarão à fase seguinte, ou seja, a capacitação dos agentes multiplicadores por meio da Cartilha do Trabalhador e outros códigos inseridos no chamado “kit”.

O ponto alto do programa é a “culminância”, quando os alunos devolvem aos seus ensinadores o aprendizado obtido por meio de diversas expressões da arte. Ainda segundo o juiz, “o ‘Trabalho, Justiça e Cidadania’ forma o trio de atuação mais nobre das associações trabalhistas, juntamente com os programas de combate ao trabalho escravo e infantil, combatendo a ignorância e a exploração, contribuindo, por outro lado, para o fortalecimento da cidadania”.