Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2007 > 07 > Juízes e servidores participam de curso de Redação Jurídica

Juízes e servidores participam de curso de Redação Jurídica

Evento aconteceu na semana passada no auditório do Fórum de João Pessoa

Ações do documento

Simplificar a linguagem jurídica. Foi esse o objetivo do curso realizado na semana passada no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo. Ministrado pelo professor Leonardo Jacinto Teixeira, o curso Redação Jurídica trouxe a proposta de aproximação entre as sentenças e os jurisdicionados.

“A realização do curso é mais uma demonstração de atenção que a Administração do TRT tem às reivindicações dos seus magistrados e servidores, focado no aprimoramento do Regional”, disse a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, juíza Ana Clara Nóbrega que fez a abertura do evento.

Segundo a magistrada, o curso vai proporcionar aos jurisdicionados trabalhistas uma Justiça ainda mais eficiente.

Dentro da programação, o curso abordou atualização gramatical e as principais dificuldades de se entender a linguagem jurídica. Para o professor Leonardo Teixeira, é importante eliminar os vícios, como frases longas e a inadequação de termos, além de diminuir o uso do Latim.

O especialista em redação jurídica, Leonardo Jacinto possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado pela Universidade Católica do Rio de Janeiro e já publicou vários livros, entre os quais Redação Jurídica e Linguagem Jurídica.

A proposta do trabalho apresentada pelo professor, foi resultado de uma análise feita em diversas sentenças onde foram identificados os problemas. “Fiz um estudo e busquei orientação do Tribunal Superior do Trabalho para identificar as necessidades do público”, disse. O curso contou com a participação de 80% dos magistrados trabalhistas, diretores de Varas e servidores do TRT.

Confira as fotos do curso.