Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2007 > 08 > Corregedoria encerrou 1º semestre com exame de quase 10 mil processos

Corregedoria encerrou 1º semestre com exame de quase 10 mil processos

Ações do documento

A Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba encerrou o primeiro semestre deste ano com correições realizadas em doze Varas do Trabalho da capital e do interior do Estado. Ao todo foram autuados, no período correicionado, 9.226 processos, analisados 3.940 e receberam despacho 274 processos.

Segundo a presidente do TRT, que também é a juíza-corregedora, Ana Clara Nóbrega, os resultados obtidos mostram o desempenho das varas trabalhistas. “A maioria vem atendendo às expectativas da administração e os serviços prestados aos jurisdicionados têm apresentado ótimo nível de qualidade. Em todas as correições conversamos com advogados, que têm elogiado o dinamismo da Justiça do Trabalho. Temos direcionado, nesta gestão, grandes esforços para a 1ª Instância”, disse.

A presidente esteve presente na maioria dos trabalhos realizados, assim como o juiz Edvaldo de Andrade, vice-presidente do Tribunal, na impossibilidade de participação da juíza-presidente. Durante as correições, Ana Clara recomendou aos juízes a realização, sempre que possível, de audiências unas e que as sentenças sejam proferidas de forma líquida para agilizar o cumprimento dos julgados.

Recomendou aos servidores das Varas do Trabalho maior atenção nos prazos legais e a importância da disponibilidade das informações precisas no Suap – Sistema Único de Acompanhamento de Processos, disponível na internet, e que repercute na qualidade dos serviços prestados pelo TRT.

A 4ª Vara do Trabalho de João Pessoa, após a realização dos trabalhos correicionais, introduziu uma nova dinâmica de trabalho e já colhe os resultados desse novo modelo, implantado com o apoio da juíza titular Mirtes Takeko Shimanoe e dos juízes substitutos Lindinaldo Marinho e Marcelo Maia, além dos servidores.

O diretor da Secretaria da Corregedoria, Abílio Sá Neto ressalta que “a melhoria dos equipamentos de informática e a modernização dos programas oferecidos pelo TRT aos juízes, servidores, advogados e jurisdicionados, tem facilitado os trabalhos desenvolvidos na 1ª Instância”.

Amanhã a Corregedoria encerra a correição na Central de Mandados de João Pessoa. Na quinta e sexta-feira os trabalhos serão realizados no Serviço de Distribuição do Fórum Maximiano Figueiredo.

Na próxima semana, de 29 a 31 deste mês, será na 3ª Vara do trabalho de Campina Grande. Em setembro, de 24 a 26, será na Vara do Trabalho de Itaporanga. Entre os dias 18 e 19 na 4ª Vara do Trabalho de Campina Grande.

A Corregedoria tem pronto o calendário até o final deste ano e, também a programação prévia para o próximo ano.