Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2007 > 09 > Quinta Cultural do TRT traz ‘As Bastianas’
Conteúdo

Quinta Cultural do TRT traz ‘As Bastianas’

publicado: 18/09/2007 07h57 última modificação: 30/09/2016 10h22



O Projeto Quinta Cultural do Tribunal Regional do Trabalho, que já levou ao Fórum Maximiano Figueiredo Ariano Suassuna, Flávio José e a dupla Antônio Barros e Ceceu, chega a sua quarta versão e apresenta o grupo paraibano ‘As Bastianas’ resgatando o mais tradicional forró pé de serra. Na programação, o lançamento do CD ‘Juazeiro Forte’, primeiro da carreira de Manoel Carlos, servidor do TRT lotado no setor de Recursos Humanos do Regional.

O evento vai acontecer no horário compreendido entre 14h00 e 16h00 desta quinta-feira, dia 20, no auditório do Fórum Maximiano Figueiredo. A abertura será feita pela presidente do TRT, juíza Ana Clara Nóbrega e pelo juiz Paulo Henrique. O grupo folclórico Xodó de Menina, formado por servidoras do TRT vai fazer uma apresentação especial,dançando o xaxado.

No hall de entrada do auditório do Fórum, serão montadas três exposições, revelando a arte do luthier Carlos Oliveira e dos artistas plásticos Luíza Marilac e Ion Pontes. São bonecos trabalhados pelas mãos do artesão Ion Pontes, violinos, da arte de Carlos Oliveira e obras de arte em óleo sobre tela de Luíza Marilac.

Depois de ter participado de três versões do Festival de Forró do Nordeste (Forrofest), na Paraíba e uma no Festival de Forró do Rio Grande do Norte (Forraço), o servidor do Tribunal Manoel Carlos vai lançar seu primeiro Cd ‘Juazeiro Forte’. São 14 faixas que misturam os estilos romântico e forró. Acompanhado pela Bandinha de Seu Lula, o cantor vai apresentar entre outras, as músicas Rima de Uma Canção, Brasileiro Nordestino e História de Amor, todas classificadas em festivais.

Já a artista plástica Luíza de Marilac vai expor 10 telas que destacam as orquídeas e as bromélias. O trabalho de Luíza vai foi exposto no Salão Nacional de Porcelana, no Hotel Caiçara e na Justiça Federal. As obras de arte que serão apresentadas pela primeira vez ao TRT fazem parte do acervo da artista que também é professora de arte e tem ateliê na avenida Miguel Santa Cruz – Torre, em João Pessoa.

Luíza é natural de Sousa, mas reside em João Pessoa há muitos anos. Fez alguns cursos para aperfeiçoar sua arte e hoje mostra seu talento pelos quatro cantos da cidade. Já o artesão Ion Pontes, trará bonecas de pano para expor no TRT. O artista fez uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna expondo bonecos que representaram personagens da obra A Pedra do Reino.

Criatividade e estilo serão mostrados na exposição “Violões Pau-Brasil” do luthier Carlos Oliveira. São instrumentos musicais como violão, guitarra, cavaquinho, rabeca, bandolins e outros, com designers exclusivos confeccionados em pau brasil, madeira de simbologia histórico-cultural dos brasileiros. A exposição de Carlos Oliveira já foi mostrada em festivais de arte como o Fenart (PB), Feira de Música (CE), Expomusic (SP) e Projeto Seis e Meia (PB).