Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2007 > 10 > Dia da Criança: Estudantes participam de audiências na 2ª VT de Campina

Dia da Criança: Estudantes participam de audiências na 2ª VT de Campina

Ações do documento

Quinze alunos do Colégio Santa Teresa participaram hoje de uma atividade diferente em Campina Grande: A comemoração antecipada do Dia da Criança promovida pela Justiça do Trabalho. A 2ª Vara do Trabalho de Campina Grande, no Fórum Irenêo Joffily, que tem como titular o juiz Normando Salomão Leitão, recebeu os alunos para acompanhar as audiências.

A idéia é mostrar as crianças, desde cedo, os direitos que são assegurados pela Constituição Federal aos trabalhadores brasileiros. Os estudantes assistiram a quatro audiências e em duas delas houve conciliação imediata e arquivamento do processo. Outros dois processos vão prosseguir em tramitação.

Dos 15 alunos que assistiram as audiências, um deles, Eduardo Moura Menezes, de 10 anos e que cursa a 5ª série do ensino fundamental, atuou como uma espécie de Juiz Auxiliar. Sentou à mesa de audiências da 2ª VT ao lado do juiz Normando Salomão. Para o magistrado, o que mais chamou a atenção foi o interesse demonstrado pelas crianças, não apenas de estar na audiência, mas de participar fazendo perguntas sobre a Justiça do Trabalho, os direitos do trabalhador e o papel de cada parte na audiência.

O juiz Normando Salomão Leitão disse ainda que a idéia de levar as crianças para conhecer de perto a Justiça do Trabalho foi tomada seguindo as orientações da direção do Tribunal Regional do Trabalho, que tem desenvolvido ações que buscam a proximidade da Justiça do Trabalho com o povo. “Foi uma atividade proveitosa e o aluno, Eduardo Moura Menezes revelou que sempre quis ser advogado, mas mudou de idéia e agora vai estudar para ser Juiz”, disse o magistrado.