Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2008 > 01 > Imprensa destaca homenagens ao juiz Paulo Pires
Conteúdo

Imprensa destaca homenagens ao juiz Paulo Pires

publicado: 15/01/2008 12h14 última modificação: 30/09/2016 10h21

Os jornais Correio da Paraíba e O Norte publicaram nas edições de hoje amplas reportagens sobre o falecimento do juiz Paulo Pires, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho. Emissoras de rádio, TVs e sites especializados em notícias também deram grande divulgação à morte do magistrado. Pires faleceu na madruga do domingo de parada cardíaca em decorrência de problemas de saúde gerados pelo diabetes.

Os jornais destacaram a trajetória do magistrado na Justiça do Trabalho na Paraíba. Em 1985 Paulo Pires instalou e foi o primeiro presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região. A instalação da Corte aconteceu no dia 11 de outubro de 1985 e o juiz Paulo Montenegro Pires presidiu o Regional de 08 de novembro de 1985 a 12 de dezembro de 1987.

As reportagens trouxeram, também, depoimentos da presidente e do vice do TRT. A juíza Ana Clara Nóbrega destacou que “o juiz Paulo Pires, além de colega de toga, era um grande amigo. Lamentamos profundamente a perda e aproveitamos para renovar essa estima a família, em nome de Zuíla Pires, a esposa e do filho Plácido Pires, que atualmente preside a Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho. Foi um dos grandes lutadores, um obstinado na luta pela instalação do nosso TRT”.

Já o juiz vice-presidente, Edvaldo de Andrade, falou da importância do Juiz Paulo Montenegro Pires, para a Justiça do Trabalho e, em especial, para o TRT da 13ª Região “se vê principalmente pelo relevante impulso que ele deu para a criação do Tribunal do Trabalho da Paraíba, mediante contatos intensivos com o Congresso Nacional. E o reconhecimento desses serviços em prol deste Regional se evidencia no fato de ele ter sido o seu primeiro juiz-presidente, havendo instalado o Tribunal no mesmo local onde hoje, depois de ampliado, ainda permanece sediado”.

O velório em João Pessoa

O corpo do juiz Paulo Pires foi velado até às 11h do domingo em João Pessoa. Dezenas de servidores do TRT compareceram ao velório para prestar a última homenagem ao ex-presidente. Juízes do Regional, entre eles a presidente Ana Clara, o vice-presidente Edvaldo de Andrade, Afrânio Melo e Carlos Coelho, além de vários magistrados de 1ª Instância também compareceram ao velório.

O velório em Catingueira

Depois o corpo foi transferido para o município de Catingueira, onde aconteceu o sepultamento. A presidente do TRT, Ana Clara Nóbrega e os juízes de 1ª Instância Margarida Silva, Normando Salomão Leitão, além do juiz aposentado Marcondes Meira foram ao sepultamento.

Em Catingueira o velório aconteceu na fazenda da família, com a presença de familiares, autoridades, amigos e muitos servidores da Justiça do Trabalho. Em nome dos servidores falou Vicente Gayoso, que destacou o jurista, homem, o amigo e o pai Paulo Pires. Foram momentos de emoção. O filho do magistrado, Plácido Pires, que preside a Astra 13 falou em nome da família e agradeceu o apoio e a solidariedade dos amigos. No sepultamento foi executado o dobrado que leva o nome do juiz Paulo Pires.