Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2008 > 04 > Tribunal lança programa que prevê coleta seletiva e uso de papel reciclado
Conteúdo

Tribunal lança programa que prevê coleta seletiva e uso de papel reciclado

publicado: 22/04/2008 07h45 última modificação: 30/09/2016 10h20

O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba lança hoje às 8h, quando se comemora o Dia da Terra, o Programa de Responsabilidade Sócio-Ambiental. Numa ação pioneira o programa será desenvolvido durante todo o ano com uma série de ações de contribuição para a preservação do meio ambiente, envolvendo o quadro de servidores de magistrados e servidores do TRT.

A implantação do Programa é uma orientação do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, para que os Tribunais adotem políticas públicas visando a formação e recuperação de ambientes ecologicamente equilibrados e que instituam comissões ambientais para o planejamento, elaboração e acompanhamento de medidas com este objetivo. A Responsabilidade Sócio-Ambiental também faz parte do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.

O lançamento vai acontecer na sede do TRT. Às 8h haverá, nas escadarias do Regional, apresentação do grupo da Emlur ‘Batimculata’. Em seguida a presidente do Regional, juíza Ana Clara Nóbrega, fará a abertura oficial, seguida pela presidente da Emlur – Empresa Municipal de Limpeza Urbana da Capital, Laura Farias. Como palestrantes vão participar do lançamento do programa a diretora do Departamento de Valorização e Recuperação dos Resíduos Sólidos, Elma Xavier e a chefe de Divisão de Educação Ambiental, Ana Lúcia Nascimento. O tema em comum será “Princípio dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar”.

A presidente do TRT vai assinar o ato criando o Programa de Responsabilidade Sócio-Ambiental. “É preciso estimular atitudes e procedimentos que levem à utilização racional dos recursos naturais e do patrimônio público, a necessidade de promover mudanças de conduta dos servidores e daqueles com os quais se relacionam em torno da preservação ambiental” ressaltou Ana Clara Nóbrega.

O diretor geral do TRT, Carlos Melo, vai falar sobre a importância da implantação da coleta seletiva. Na ocasião haverá a entrega de coletores individuais e conjuntos que serão utilizados pelos diversos setores do Tribunal.

O Programa de Responsabilidade Sócio-Ambiental estabeleceu diversas ininciativas, entre elas a proibição da compra de qualquer tipo ou espécie de material permanente ou de consumo que não esteja dentro dos padrões exigidos pela legislação ambiental brasileira.

Coleta seletiva e uso de papel reciclado

O Programa de Responsabilidade Sócio-Ambiental prevê diversas ações que serão implantadas no Regional. Além da coleta seletiva de lixo, algumas iniciativas já farão parte do dia-a-dia dos servidores, como a impressão em duas faces de todo o papel utilizado na Instituição, uso de papel reciclado, entre outras ações. O objetivo é oferecer estrutura para a adoção de práticas ecologicamente corretas. Todo o resíduo coletado pelo Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba será destinado à entidade que atuam em parceria com a Emlur.

Durante todo dia ocorrerá uma exposição de produção artística realizada com material reciclado. O TRT já criou a Comissão Permanente de Gestão Ambiental que vai elaborar o Plano de Gestão Ambiental do TRT da Paraíba. “É fundamental fazermos a nossa parte para melhorar o planeta que vivemos”, afirma a presidente do TRT.