Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2008 > 06 > TRT comemora Dia Mundial do Meio Ambiente
Conteúdo

TRT comemora Dia Mundial do Meio Ambiente

publicado: 05/06/2008 10h48 última modificação: 30/09/2016 10h20

Mobilizações realizadas no mundo inteiro objetivam  chamar a atenção da população para a necessidade de desenvolver ações alinhadas à consciência ecológica. O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba está fazendo a sua parte. Durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, criada pelo Governo Federal de acordo com o Decreto 86.028 de maio de 1981, a Presidência do Tribunal instituiu a coleta seletiva e desde a última segunda-feira, os setores estão recebendo coletores adequados para separação do lixo.

 A nova política de preservação ambiental adotada pelo TRT tem como objetivo a separação dos resíduos conforma suas características para facilitar a reciclagem do material e com isso aliviar os grandes lixões e aterros sanitários. Já receberam as caixas coletoras a Ordenadoria de Despesas, Núcleo de Contratos, Núcleo de Magistrados, Secretaria Judiciária, Secretaria do Tribunal Pleno, Serviços Gerais e Portaria.

Também já receberam a Assessoria Jurídica da Presidência, Secretaria Administrativa, Secretaria de Informática, Secretaria de Planejamento e Finanças, Serviço de Saúde, Serviço de Pagamento, Serviço de Recursos, Secretaria de Recursos Humanos e NDAS, Assessoria de Comunicação Social, Cerimonial e Eventos e Serviço de Cadastramento Processual. Hoje (quinta) a entrega será feita apenas na Secretaria Geral da Presidência e amanhã (sexta), na Chefia de Gabinete da Presidência e Serviços de Precatórios. A última entrega será feita na segunda, dia 9, na Secretaria da Corregedoria.

O TRT vai instalar também o conjunto de coletores na área externa e em setores que ficam na Praça da Independência e na Lagoa. De acordo com Vicente Rocha, o Programa de Preservação do Meio Ambiente está inserido nos critérios 'Cidadão e Sociedade, Gestão de Pessoas e Planos Estratégicos do Projeto nacional de Gestão Pública e Desburocratização - Gespública. "O Programa funciona como interação positiva nas relações interpessoais e portanto, como uma ferramenta para a melhoria da qualidade", afirmou.

Mobilizações:

- Em 1972 a ONU realizou em Estocolmo, na Suécia, uma Conferência Mundial para Preservação e Melhoria do Ambiente Humano. Na ocasião foi recomendado o Dia Mundial do Meio Ambiente com data de 5 de junho.

- Em 1975 a UNESCO promoveu o Congresso de Belgrado sobre o Ambiente Humano e Ecológico. Em 1977, a Conferência Intergovernamental na cidade de Tbilise, na União Soviética. Em 1987 realizou a Conferência Internacional sobre Educação e Formação Ambiental.

- Em 1992 foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro (Rio - Eco 92), onde foi elaborada a Agenda 21.

- Em 2002, foi realizada na África do Sul Rio + 10, uma Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de dar continuidade a Eco - 92.