Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2008 > 09 > TRT disponibiliza novo Portal de Consultas

TRT disponibiliza novo Portal de Consultas

"Banco de Jurisprudência" poderá ser acessado no site do Regional

Ações do documento

O Tribunal Regional do Trabalho estará disponibilizando a partir desta quinta-feira, dia 18, seu novo portal de consulta à jurisprudência. A nova ferramenta, fruto de um trabalho desenvolvido em parceira da Secretaria do Tribunal Pleno com Secretaria de Tecnologia da Informação, permitirá que as consultas às decisões do Tribunal e de suas Turmas sejam feitas em moldes semelhantes aos dos Tribunais Superiores.

 De acordo com Vladimir Azevedo de Mello, secretário do Tribunal Pleno, o banco de jurisprudência poderá ser acessado via Portal de Serviços do “website” do Tribunal (www.trt13.jus.br) e vai permitir a realização de pesquisas avançadas, ou seja, poderá o usuário direcionar sua busca para apenas um órgão julgador, um determinado juiz, por períodos de tempo ou mesmo por tipo de processo, sendo também possível uma conjugação desses parâmetros de busca. “A atualização do banco de dados é automática e dar-se-á mediante a publicação das decisões no Diário da Justiça Eletrônico”, disse.

Segundo Vladimir Azevedo, “trata-se do início de um trabalho de resgate da memória jurisprudencial do TRT da Paraíba e de medida primeira voltada ao incremento dos serviços prestados pelo Setor de Jurisprudência”. De acordo com o secretário, o passo seguinte será a estruturação do Setor de Jurisprudência que servirá de instrumento de monitoração da atividade judicante do Tribunal e das Turmas, subsidiando, de forma mais adequada e direcionada, a Comissão de Jurisprudência, Magistrados e Advogado.

O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Max Guedes Pereira enfatizou a circunstância de ter sido o sistema integralmente desenvolvido por técnicos do próprio Tribunal e estar perfeitamente ajustado às demais rotinas informatizadas. O responsável técnico pelo novo serviço foi o servidor Davi Medeiros Cabral, encarregado do desenvolvimento e conclusão, com o apoio do servidor Hernan Nardelli Fonseca.

O projeto teve início há um ano e meio, por determinação da presidente do TRT, juíza Ana Clara Nóbrega, com a visita do Secretário do Tribunal Pleno e de técnico da área de informática ao Tribunal Superior do Trabalho e ao Superior Tribunal de Justiça, com a finalidade de terem conhecimento da sistemática de trabalho das duas Cortes em relação à Jurisprudência.

(

www.trt13.jus.br)