Você está aqui: Página Inicial > Comunicação Social > Notícias > 2008 > 11 > Mais de 100 profissionais participaram do IX Fórum de Saúde Ocupacional
Conteúdo

Mais de 100 profissionais participaram do IX Fórum de Saúde Ocupacional

Evento teve apoio da Amatra, Credjust e Unimed
publicado: 07/11/2008 12h42 última modificação: 30/09/2016 10h19




Mais de cem funcionários de empresas públicas e privadas de João Pessoa participaram do IX Fórum de Saúde Ocupacional e V Fórum de Saúde Mental e Trabalho do TRT, promovido pelas Seções de Fisioterapia e Psicologia do Serviço Médico do TRT. O evento acontece há nove anos e promove a atualização de profissionais do TRT e visitantes sobre o assunto, com o apoio da Amatra, Credjust e Unimed.

Foram dois dias de debates, palestras e mesas-redondas. A primeira palestra foi Técnicas Preventivas e de Controle do Estresse, com a fisioterapeutaGrmana Coutinho Lucena, que falou sobre a técnica da especialista Susan Andrews para administrar o estresse.

A Segunda atividade do IX Fórum de Saúde Ocupacional e V Fórum de Saúde Mental e Trabalho foi a mesa redonda: Assédio moral no Trabalho – Perspectivas de Atualção, com o juiz do Trabalho Wolney Cordeiro e a psicologa Suy Mey Mendonça.

A Reeducação Postual Global no Tratamento de Doenças Ocupacionais foi o tema apresentado pela fisioterapeuta Sandra Nagaumi. Ela destacou a importância da postura correta como medida preventiva.

A Atuação do Enfermeiro do Trabalho na Saúde do Trabalhador foi o tema da enfermeira do Trabalho Josenice Correia de Souza.

Alimentação e Qualidade de Vida – Um novo olhar sobre as dietas foi o tema da mutricionista do TRT Cristiana Mendes.

O juiz do Trabalho André Machado, presidente da Amatra, foi a palestrante da sexta-feira, com o tema Trabalho Escravo. A Amatra está coordenando, na Paraíba, uma campanha de arrecadação de assinaturas para aprovação de uma PEC que pune com o confisco das terras o fazendeiro que tiver empregados em condições semelhantes a de escravos.

A Saúde do Trabalhador na Atualidade foi o tema do médico do Trabalho Valker Lacerda, que abordou as doenças com maior incidência. Para finalizar o IX Fórum de Saúde Ocupacional e V Fórum de Saúde Mental trouxe o juiz da Infância e Juventude, Fabiano Moura de Moura que falou sobre A Espiritualidade no Trabalho. Ele destacou a importância da espiritualidade para as relações de convivência harmonica entre colegas dentro de uma instituição.